Cólicas ou obstipação? | De Mãe para Mãe

Cólicas ou obstipação?

Responda
6 mensagens
Joana Isabel Cr... -
Offline
Desde 01 Abr 2017

Olá meninas!
Tenho lido bastante neste fórum e tem sido de grande ajuda. Assim resolvi expor o nosso caso. A minha pikena tem um mês e 3 dias e nasceu com 4Kg. Com 2 semanas, tive que começar a dar suplemento após cada mamada (a pikena nasceu esfomeada). E na maternidade recomendaram aptamil HA1. Entretanto, o LA passou a ser dado em exclusivo (o LM foi se...). Começámos a notar que a pikena fazia menos cocó, volta e meia tinha a cara muito vermelha e chorava. Na nossa ingenuidade, pensámos serem cólicas. Dissemos isso mesmo no centro de saúde e mandaram nos mudar para aptamil confort 1. Assim o fizemos e nada mudou. Estimulei com canula de bebegel e nada. No dia que fez um mês (tinha receio de o fazer antes), pus mesmo o gel. E fez cocó na hora. No dia seguinte a mesma coisa. Com mais atenção e após algumas pesquisas, pergunto (talvez pergunta parva, eh eh eh):cólicas e obstipação não são bem a mesma coisa, pois não? Ela só chora e fica vermelha após as refeições, faz uma força terrivel para fazer cocó. Fora essas alturas, é calma. Muitas vezes, acho que acaba por adormecer de cansaço pela força que faz.. A verdade é que não faz nada, só manda umas bufas valentes. Deverei trocar para um leite AO? E que marca aconcelham?

Desde já, obrigada!

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Eu penso que é a mesma coisa, no sentido de a obstipação leva a gases retidos e gases causam cólicas e desconforto.

Kayapsa -
Offline
Desde 19 Mar 2014

Colicas e obstipaçao são diferentes. Mm bebes que fazem bem coco podem ter colicas uma vez que faz parte do processo normal de maturaçao do intestino. Os bebes que sofrem de obstipaçao alem das colicas normais tendem a ter colicas/dores de barriga mais fortes uma vez que como não conseguem fazer a barriguinha acaba por ficar cheia o que causa grande desconforto. Alem do que por vezes forma-se um tampao de coco mais rijo que chega a impedir a saída de gases... O meu filho mais velho so começou a fazer coco com uma mudança do leite para o navalac ar Digest pois como o espeçante utilizado neste leite é a alfarroba tem como possível efeito secundário a diarreia como o meu piolho era muito preso o coco ficou mais molinho. Alem do leite tb demos biogaia que é um probiotico que ajuda a regular o intestino. Ate regular muita paciência massagem e bebegel...

Sobre Kayapsa

pais de primeira viagem... A viajar pela segunda vez...

Kayapsa -
Offline
Desde 19 Mar 2014

Depois de para com o leite começamos com o xarope de maça reineta e sementes ee linhaça na sopa. Agr já faz bem todos os dias e as vezes mais do que uma vez por dia. Deixamos o xarope mas ainda mantemos as sementes de linhaça na sopa.

Sobre Kayapsa

pais de primeira viagem... A viajar pela segunda vez...

Joana Isabel Cr... -
Offline
Desde 01 Abr 2017

Obrigada pelas respostas, meninas! As coisas já melhoraram bastante, pois mudámos para o LA NAN 1AO e também está a tomar biogaia. O primeiro cocó foi uma festa, por aqui! Eh eh eh!

Beijokas e, mais uma vez, obrigada!

LILI@ -
Offline
Desde 05 Jun 2016

Eu só consegui efeito com NOVALAC AR DIGEST.. foi muitas latas diferentes sem sucesso..

Sobre LILI@

Eu 37 anos (1 trompa dilatada, outra obstruída)
Histerossalpinografia março 2016
Maio2016 primeira FIV (IVI LISBOA) (5 embriões de 5 dias)
Junho2016 1 transferência 1 embrião fresco (---)
Julho 2016 TÉC ciclo natural 2 embriões (++)
gravidez gemelar!!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?