As coisas que ouvimos na gravidez | De Mãe para Mãe

As coisas que ouvimos na gravidez

Responda
210 mensagens
mom_leonor -
Offline
Desde 25 Maio 2016

Olá gravidinhas,
Quantas de vocês já ouviram os comentários mais parvos ou dica absurdas sobre a gravidez? Pois então criei este tópico para podermos partilhar as idiotices que ouvimos durante estes nove meses Sorriso
Pois bem, as minhas começaram logo bem.."agora tens que comer por dois mas tem cuidado senão ficas muito gorda e depois nunca vais ao sítio e ele troca-te por outra que seja jeitosa" - pois é nos temos que nos preocupar em manter a linha senão os nossos maridos vão-nos deixar, qual preocupação com a saúde dos bebés qual que...
Depois vieram os comentários relativos aos animais, eu tenho 3cadelas e adoro animais. Qual o meu espanto quando me dizem que não lhes posso tocar senão a bebê vai nascer com o pelo deles!!! Pois é as veterinárias nunca podem engravidar senão os bebés vao nascer com o pelinho de todos os animais em que elas tocaram!!!! Depois veio o que eu podia ou não cheirar. Aparentemente se cheirarmos flores a pobre criança nasce com uma flor marcada no corpo. Mais uma vez as nossas queridas floristas ou jardineiras ou não engravidam ou tem que pedir baixa pra não correr o risco do bebê nascer com um jardim no corpo.
E a pior de todas foi logo no início da gravidez quando me disseram que agora não posso fazer força para fazer coco porque senão ele pode sair!!!!
Santa paciência... partilhem as vossas experiências para tentarmos levar estas coisas a rir Sorriso e sem arrancar cabelos

AnaIndia -
Offline
Desde 10 Nov 2015

Olá, tenho várias para contar:

"Essa roupa está apertada, estás a apertar a criança"

"Estás gorda, tens que ter cuidado senão a criança é obesa"

"Tens a cara inchada" (juro que a minha cara está exactamente igual)

"Tens que comer por dois"

"Não podes comer muito senão ela nasce gorda"

"Habitua-te porque vais ficar com a barriga flácida"

"Espero que a bebé chore o dia todo para o pai dela ver o trabalho que deu"

E remato com esta, que me disseram 1 vez quando estava com dor de cabeça (tenho exanquecas):

" se estás com dor de cabeça é porque a bebé também está com dor de cabeça".

E assim me despeço lol. Só rindo.

Sobre AnaIndia

www.omundodaindia.blogspot.com

A minha filha é a minha vida.

Vânia- -
Offline
Desde 05 Ago 2015

Ou meu Deus eu ficava desnorteada com os comentários/palpites que as pessoas faziam questão de dar... Mas prepare-se mamã, quando a sua princesa nascer as dicas vão aumentar exponencialmente.... Eu gosto especialmente quando a Inês chora e me dizem "aaah isto é fome de certezinha....." ... FICO DOEEEENTE!!! À espera

AnaIndia -
Offline
Desde 10 Nov 2015

Vânia- escreveu:
Ou meu Deus eu ficava desnorteada com os comentários/palpites que as pessoas faziam questão de dar... Mas prepare-se mamã, quando a sua princesa nascer as dicas vão aumentar exponencialmente.... Eu gosto especialmente quando a Inês chora e me dizem "aaah isto é fome de certezinha....." ... FICO DOEEEENTE!!!

Bem, eu acho que não vou ter paciência nenhuma para esses comentários. As pessoas têm que se mentalizar que a mãe sou eu e, principalmente as pessoas mais velhas, têm que perceber que as coisas mudaram desde a altura delas. Eu aceito sugestões e opinioes, pra mim são muito bem-vindas. Mas quando as pessoas entram numa de crítica sem qualquer fundamento, odeio!

Sobre AnaIndia

www.omundodaindia.blogspot.com

A minha filha é a minha vida.

verDehoPe -
Offline
Desde 23 Fev 2016

Eu apenas vou deixar uma (que foi uma pessoa muito importante para mim que me disse), acho que nunca me vou esquecer, transmiti a maravilhosa noticia que estava grávida à espera de um sorriso e um beijinho e a pessoa respondeu-me:

"estavas farta de estar bem!"

Sobre verDehoPe

verDehoPe

mom_leonor -
Offline
Desde 25 Maio 2016

Ja me ri com o que contaram, as pessoas de facto não tem a mínima noção das coisas que dizem. Mama não me assuste porque eu tenho muito mau feitio e sou muito protetora e já sei que se mandarem bitaites que vai dar problemas. Mas enquanto ela está na barriguinha vou tentando rir é mandando as dicas para as pessoas se porém no sítio delas!!! E o pior é que nem foram pessoas de idade a dizerem estas bacuradas todas, mas sim pessoas jovens e algumas ate já tem filhos Confuso

AnaIndia -
Offline
Desde 10 Nov 2015

Eu até agora engordei 10 quilos e as pessoas falam como se eu tivesse uma baleia. Nós já estamos mais sensíveis na gravidez, já vimos na balança 10 quilos a mais e ainda temos que levar com os comentários... ninguem aguenta.

Sobre AnaIndia

www.omundodaindia.blogspot.com

A minha filha é a minha vida.

Juscinéia3A -
Offline
Desde 05 Dez 2015

Na minha primeira gravidez... Qnd eu estava treinando, minha irmã comentou com a patroa dela que eu estava tentando engravidar e ela disse: Xiiii é porque ela já esta farta de sexo kkkkkkkkkkkkk

* "I Have a Dream"

* "I Believe In Simple Things"

* "O Reino de Deus é bem maior do do as nossas possíveis perdas"

patusca80 -
Offline
Desde 25 Jan 2015

Olá meninas!
A minha sogra quando lhe comunicamos a gravidez também se saiu com uma boa "antes isso que uma perna partida"…!

Lol

Sobre patusca80

1.ª ICSI - Jan/15 (sem embriões)
2.ª ICSI - Abr/15 (sem embriões)
3.° ICSI - Fev/16 (transferência a 03/03/16 de 2 embriões - BETA POSITIVO a 15/03/16 104,7; 18/03/16 = 475)

AnaIndia -
Offline
Desde 10 Nov 2015

E o meu sogro saiu-se com: "ainda nao vou dar os parabens porque ainda é cedo".

Sobre AnaIndia

www.omundodaindia.blogspot.com

A minha filha é a minha vida.

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Olá Mom_leonor, Se já estás assim e ainda estás grávida, nem queiras saber depois de nascer. Eu já tive a minha dose na primeira filha e já decidi que a próxima que tenha, visitas é no hospital e em casa só depois de um mês, excepto a minha mãe se a chamar ou os avós, visitas rápidas de no máximo meia hora.
Cheguei a ter de aturar amigos dos meus sogros 3 horas e a bebe nem sequer tinha 15 dias.
À primeira todos, caem, à segunda, cai quem quer e à terceira cai quem é burro. Por isso essa coisa de visitas para mim acabou. E não estou a ser reles que já vi por aqui muita mãe a dizer o mesmo.
Depois de teres a bebé, é muito pior, sobre amamentação entao! Ui Tenta Pensar por ti, fala com profissionais e tu é que és a mãe tu é que vais saber o que a bebe tem. Uns têm paranóias com a fome, outros com a fralda, outros com cólicas, enfim atura-se de tudo...

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

LOL as pessoas realmente não sabem fechar a boca!!
Eu desde o inicio já engordei 10kg (já devem de ir em mais, amanhã vou à balança :\/ ) , deixei de fumar assim que soube que estava grávida e não sou imune à toxoplasmose nem à rubéola...

"deixaste de fumar?? isso vai te fazer mal ao teu filho!!"

"não comes a carne (mal passada)?? no meu tempo e comia de tudo.. Hoje em dia é só mariquices!"

Num restaurante a empregada: "tão não comes as ameijoas?? não gostas??" e eu "não quero comer, simples" e ela "ah mas isso é por causa da gravidez?? no tempo não me proibiram de nada e comi de tudo e os meus filhos cá estão!"

"estás tão gordaaaa!"

"estás com a cara inchada"

"estás tão grande, pareces uma baleia!"

"tens as mamas pequenas, tu não vais ter leite, mentaliza-te disso!"

Eu estou proibidíssima de me aproximar de crianças doentes pela minha GO.. a minha sobrinha (com 4 aninhos) ficou muito doente, algo que apanhou na pré escola, e a própria mãe dela disse me para não as visitar por causa da gravidez e da menina estar muito doente.. a avó da miúda ainda me diz "ah mas é uma infecção bacteriológica, isso não é contagioso, não te faz mal nenhum estares com a menina!"

Eu tenho mais mas assim de repente foram estes os comentários que mais me "marcaram" loool

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Quanto ao que ouvimos, acho que cada uma tem uma lista interminável..

"Prepara tudo para dia 5 de agosto que desse dia não passa"
Nasceu dia 12 de agosto sendo que o doutor contribuiu para o início do processo senão não era tal cedo.

"Tens a barriga baixa, estás inchada, estás assim e assado"

"Quem tem maminhas pequenas não produz muito leite"
Tinha elas pequeninas, ainda estao mais pequenas. Dei LM exclusivo até quase 5 meses e por opção comecei a dar outras coisas.

"Quem tem mamilos invertidos ou curto ou raso não consegue dar de mamar"
O mamilo comprido ajuda, mas não é condição necessária para que tudo seja perfeito. Ainda dou de mamar, tenho o mamilo curto, custou mas aprendeu a mamar.

Quanto a ela vai ser assim e assado como o pai e o avô e a avó, passava-me da cabeça, mas não dizia nada... Infelizmente..

Dicas de educação: "quando fizer asneira não se deixa ver bonecos, ninguém dá uma palmadinha na mão da princesa"

Dicas de planeamento familiar: Agora daqui a 2 anos vem outro, e já chega. Um é pouco, dois 2 é demais.
Eu quero ter daqui a 4/5 anos mais um, e no total ainda penso em ter 4. (posso mudar os planos).

Enfim... É ótimo estar com pessoas sociáveis, que gostam de falar e etc, mas era tão bom que às vezes soubessem fechar a boca...

E atenção! Não me disseram isto uma vez! Tipo "saiu-me sem querer" Disseram e voltaram a dizer e ainda dizem algumas coisas...

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

AnaIndia, disseram-me exactamente isso do bebe chorar igual ao pai para ele ver como é bom, Esqueci-me de referir isso no comentário anterior. Diga-me: Uma mãe, que deseja isso a um filho, é uma mãe no seu perfeito juízo?

Eu, pelo que contam, fui o bebe mais chorão que alguém algum dia viu, todos os meus familiares dizem isso. E os meus pais nunca me desejaram esse mal.

Epah, sem comentários.. Há coisas que é mesmo de ficar boquiaberta...

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Amiga da minha mãe a respeito das aulas de preparação para o parto: "ahh, mas no meu tempo não havia nada disso e nós paríamos à mesma..."

Chego à conclusão que nós agora somos umas fracotas e antigamente é que as mulheres eram fortalhaças...

mom_leonor -
Offline
Desde 25 Maio 2016

As pessoas as vezes estavam bem era caladinhas!! Tudo bem que eles pensam que nos estão a fazer um enorme favor e o fazem com as melhores intenções (espero eu) mas tem que usar a cabecinha para pensar antes de falar, caramba a paciência tem limites.
Uma grávida com as hormonas já alteradas e ainda ouvir que está gorda, ou isto ou aquilo --'
A mim também me disseram uma vez que já estava mais gordinha mas levaram logo resposta! É que ainda por cima até agora ainda não engordei uma grama e no início tive uma crise de fígado em que perdi 4kg e nem esses recuperei.. gostam de meter o Bedelho e sai lhes furado!
Lembrei-me agora de outra- a minha familia nao reagiu muito bem a gravidez porque so tenho 25 anos e todas as minha primas só foram maes aos 36, logo eu sou muito nova --' no entanto tanto eu como o pai trabalhamos, moramos juntos, temos o nosso carro e tudo o precisamos. Para além de já estarmos juntos 8 anos, enquanto as ditas primas estão em relações bem mais recentes do que a minha apesar de j serem mais velhas. Quando descobri o sexo liguei a contar a minha avó e a resposta foi:" preferia que não tivesses nada mas está bem". No outro dia veio visitar me a loja onde trabalho e estava uma rapariga com duas crianças. Perguntou logo se eram dela, ao que respondeu que só a mais novinha era dela. Resumindo a rapariga tinha sido mãe aos 22 e agora tem 26 e minha rica avó que me acha nova para ser mãe, diz lhe muito depressa que tem que fazer já a segunda senão fica muito tarde --' é preciso uma paciência...

RitaFatima -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Para mim a pior coisa que podem dizer a uma gravida de primeira viagem é que sofreram um aborto, que perderam o bebe. Eu entendo as historias e nem imagino a dor que será, mas acho que é horrivel contar isto a uma pessoa que esta gravida pela primeira vez.
Para terem ideia uma colega de trabalho contou mais que uma vez que perdeu o bebe aos 4 meses e meio, e ando em PÂNICO ate passar os 4 meses e meio. Acho que para tudo ha lugar mas ha pessoas que insistem em contar e por vezes tenho de me chatear porque esta não é melhor altura para deixar alguem tao preocupado.
Ah e claro a alimentação adoro os comentarios,comer iogurtes faz mal, comer pão faz mal, não podes comer massa a noite, não podes comer legumes....

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

RitaFatima, fizeste-me lembrar de uma conversa com a minha sogra aqui há uns tempos. Estávamos a almoçar quando ela começa: "sabem, quando os bebés nascem são muiiiito pequeninos... A vizinha 'não sei quantas' teve um bebé que morreu no berço uma semana depois de nascer"... Eu sei que ela não faz por mal, mas é chato...

Juscinéia3A -
Offline
Desde 05 Dez 2015

O pior que me aconteceu foi qnd estava gravida do meu filho, liguei pra uma colega de trabalho para lhe contar, eu toda feliz e ela disse: Olha Ju ainda é muito cedo, não se apega muito não porque até os 3 meses tudo pode acontecer (eu só estava de 4 semanas). Eu toda feliz e ela me jogou um balde de água fria em cima, mas não dei muita importância porque ela já era uma senhora e simplesmente concordei com ela. As pessoas não fazem por mal com estes comentários, elas pensam que nos está a ajudar com os conselhos, eu não levo a mal.

* "I Have a Dream"

* "I Believe In Simple Things"

* "O Reino de Deus é bem maior do do as nossas possíveis perdas"

AnaIndia -
Offline
Desde 10 Nov 2015

Pois, as pessoas não têm noção do ridiculo. Quando começam com os comentários de "estás gorda" apetece-me responder "olha e tu estás feia e não ando a dizer-te isso todos os dias!" Havia de ser lindo...
Uma amiga da minha mãe tambem me veio com essa conversa de "no meu tempo nao havia nada disso e tínhamos os bebés". Hello, o mundo evolui... Caso não tenham reparado!

Sobre AnaIndia

www.omundodaindia.blogspot.com

A minha filha é a minha vida.

RitaFatima -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Eu fico muito em baixo com medo que aconteça, basta sentir uma pontada, uma pressão um desconforto para me lembrar de tudo o que me dizem. Bem sei que não fazem por mal (acho eu) mas a necessidade de contar o que correu mal é muito aborrecido.

Maria_Papoila -
Offline
Desde 06 Fev 2015

Da sogra: "Ai não pode passar das 40 semanas porque tenho um trauma, o primo X passou e ia nascendo morto, o líquido já estava castanho!"

Se enfiasses os teus traumas num sítio que eu cá sei e deixasses de partilhar essas barbaridades com uma mulher grávida...

♥ Abril 2015 - Falência Ovárica Precoce AMH 0,1 FSH 13
♥ Julho 2015 - Inscrição p/DO
♥ Outubro 2015 - TEC (-) Dezembro 2015 - TEC (+)
♥ Maio 2018 - TEC (-) Dezembro 2018 - TEC (+)
♥️ Março 2021 - Gravidez Espontânea

RitaFatima -
Offline
Desde 27 Jan 2016

Loooooool ai Maria Papoila ri-me bastante agora, eu entendo que queiram alertar, mas será preciso contar as tristezas todas? Deixar alguém com um aperto do preocupação desnecessariamente? Se não tem nada de feliz a dizer é preferível não dizer nada.

Maria_Papoila -
Offline
Desde 06 Fev 2015

De uma amiga, aquando o meu descolamento precoce da placenta e prognóstico reservado, depois de um historial e infertilidade, assumindo que não ia correr bem (e atenção que ninguém tinha maior noção e medo da ameaça de aborto quanto eu!): "Ao menos já sabes que é possível."

Porque toda a gente, mesmo sem saber minimamente, dizia que iria correr bem e é tudo o que nós queremos ouvir!

♥ Abril 2015 - Falência Ovárica Precoce AMH 0,1 FSH 13
♥ Julho 2015 - Inscrição p/DO
♥ Outubro 2015 - TEC (-) Dezembro 2015 - TEC (+)
♥ Maio 2018 - TEC (-) Dezembro 2018 - TEC (+)
♥️ Março 2021 - Gravidez Espontânea

Maria_Papoila -
Offline
Desde 06 Fev 2015

Da sogra: quando lhe contámos, às 10 semanas, depois de um historial de infertilidade. "Eu já sabia. Eu já sabia porque fui a uma vidente e ela disse que o meu filho ia ser pai e que ia ser para já. E é um menino! E depois vais ter uma menina."

E cinco números e duas estrelas, não adivinhas não?

Só tenho pena que, por coincidência, esteja mesmo grávida de um menino, porque assim ela vai achar que tem razão...

♥ Abril 2015 - Falência Ovárica Precoce AMH 0,1 FSH 13
♥ Julho 2015 - Inscrição p/DO
♥ Outubro 2015 - TEC (-) Dezembro 2015 - TEC (+)
♥ Maio 2018 - TEC (-) Dezembro 2018 - TEC (+)
♥️ Março 2021 - Gravidez Espontânea

Maria_Papoila -
Offline
Desde 06 Fev 2015

Mom_Leonor bem hajas pela criação deste tópico!! Vai ser terapêutico!!

♥ Abril 2015 - Falência Ovárica Precoce AMH 0,1 FSH 13
♥ Julho 2015 - Inscrição p/DO
♥ Outubro 2015 - TEC (-) Dezembro 2015 - TEC (+)
♥ Maio 2018 - TEC (-) Dezembro 2018 - TEC (+)
♥️ Março 2021 - Gravidez Espontânea

Maria_Papoila -
Offline
Desde 06 Fev 2015

Da sogra, eu grávida de 12 semanas: "Já dá pontapés?"
E não contente, começa a apalpar a minha barriga: "Já sentes onde é que ele está?"

WTF sogra... Com 12 semanas ninguém sente pontapés ou onde está o bebé! Tu nem estiveste grávida duas vezes... Rolar os olhos

PS - Sim, a minha sogra é especial... Sedutor

♥ Abril 2015 - Falência Ovárica Precoce AMH 0,1 FSH 13
♥ Julho 2015 - Inscrição p/DO
♥ Outubro 2015 - TEC (-) Dezembro 2015 - TEC (+)
♥ Maio 2018 - TEC (-) Dezembro 2018 - TEC (+)
♥️ Março 2021 - Gravidez Espontânea

Morgata -
Offline
Desde 20 Fev 2014

Olá!
Pois a mim já disseram que quando se tem mtos enjoos quer dizer que o bebé vai nascer mto cabeludo!
No meu caso, deve nascer careca! Ou só com um cabelo ou dois! ahahha!
A mim ora de dizem que estou bem como: "ai as tuas pernas parecem uns troncos..."

Juscinéia3A -
Offline
Desde 05 Dez 2015

Minha irmã neste domingo... Acho que você vai ter uma menina.
Eu: Por que?
Ela: Porque você está muito feia, e as mães fica sempre feias qnd esperam uma menina. kkkkkkkkkkkk

Obs: Sempre ouvi dizer isso, que as gravidas ficam mais feias qnd esperam por uma menina, diz-se que a beleza passa para a bebe, lol

* "I Have a Dream"

* "I Believe In Simple Things"

* "O Reino de Deus é bem maior do do as nossas possíveis perdas"

Claudia 24 -
Offline
Desde 14 Set 2012

Deixem a pior pior foi um tio do meu marido k por sinal mt próximo dele (era já não o é depois disto) ele disse lhe k estou grávida k foi sem contar mas k estamos muito felizes igual embora só quiséssemos ter um filho se vem o segundo foi pk assim tinha k ser e k estamos mt felizes... Resposta: onde é k vocês andam com a cabeça hoje em dia só engravida quem quer k no nosso lugar k pensaria mt bem se queríamos mesmo este filho ou não. Isto sim foi o pior k ouvimos é do pior é ainda por cima felizmente vivemos mt bem temos mais condições k muitos pais com 2 ou 3 filhos k mesmo tendo menos k nos são ótimos pais k nada deixam faltar lhes dão formações tudo mas ele está mais preocupado k nos.... Temos mt amor para dar isso é o importante as coisas desnecessárias k certas pessoas falam é tudo acessório é se não interessa é tudo para trás das costas não merecem k demos ouvidos

Mama babada do Diego desde o 2 de maio de 2013... À espera agora do nosso segundo pimpolhito. Positivo 04/04/2016. DPP 21/11/2016

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Morgata escreveu:
Olá!
Pois a mim já disseram que quando se tem mtos enjoos quer dizer que o bebé vai nascer mto cabeludo!
No meu caso, deve nascer careca! Ou só com um cabelo ou dois! ahahha!
A mim ora de dizem que estou bem como: "ai as tuas pernas parecem uns troncos..."

Então eu devo estar grávida de um Tony Ramos... xD