As coisas que nos dizem | De Mãe para Mãe

As coisas que nos dizem

Responda
23 mensagens
underthewater -
Offline
Desde 14 Mar 2014

Ola a todos Sorriso
A minha ideia com este post e pegar em coisas que nos vao dizendo e perceber se existe alguma base de verdade por de traz desses ditos, ou se sao mitos e crencas que, nada mais fazem a nao ser dar-nos cabo da cabeca se pensarmos muito nisso.
Eu confesso-me supersticiosa, nao ao ponto de ficar em panico se vir um gato preto, Sorriso mas ao ponto de ter evitado algumas coisas na gravidez por coisas que me disseram!
Coisas que a mim me disseram:
Em gravida
- Nao cheirar flores (nomeadamente cravos!) ... confesso que esta fiz
- Nao usar nada nos bolsos (coisa que nao posso fazer porque no meu trabalho o bolso e a minha arrecadacao Sorriso )
- Nao usar fios ao pescoco ou cintos na barriga (fios nao posso usar no trabalho, cintos deixei de usar porque me apertava a barriga)
A amamentar
- Nao beber agua a dar de mamar (mal de mim...era sempre quando tinha mais cede quando amamentava exclusivamente...mesmo agora de x em quando tambem sinto)
Em relacao ao bebe
- Nao deixar ver-se ao espelho (a minha ve-se sempre que quer e adora...)

Ha mais, mas agora nao me lembro.

Falem das vossas experiencias! Acho importante quebrar com crencas e mitos que as vezes interferem com o nosso bem estar e com o bem estar dos nossos rebentos!

MariAndre -
Offline
Desde 24 Jun 2014

Olha essas coisas são tretas, e olha que existem muitas e muitas
Vê este tópico criado por uma mamã, que tem muitas perolas ditas na gravidez e aos bebés.
http://demaeparamae.pt/forum/coisas-estupidas-que-se-dizem-gravidas

Olha essas dos bolsos é nova, mas mais uma vez n deixa de ser treta,
A de cheirar flores uma grande aldrabice, a minha mãe nãoa ndou a cheirar flores durante a minha gravidez e tenho a marca de uma rosa na parte de tras do pescoço...

Enfim coisas de gente pequenina

Sobre MariAndre

dps d perder os nossos meninos gémeos verdadeiros(17-09-2014 c 23s) fruto d gravidez espontânea mt deseja e planeada.Diag d IIC congénita em 01-2015 Temos 2 estrelinhas no céu a cuidar d nós e dos manos q logo virão
26-07-2015 positivo
07-02-2016 nasceu (37+4,vencemos a IIC)

mammyde2003 -
Offline
Desde 18 Mar 2015

Durante a gravidez, existe aquela teoria de que não podemos comer um beber por louça raxada(por causa da mal formação do lábio do bebé).
Durante a amamentação não devemos deixar ninguém sentar no mesmo sitio k nós pk nos rouba o leite. Ou até lavar os restos da nossa comida pra não ser comida por animais quando estiver na lixeira, senão tb ficamos sem leite Espertalhão

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Oh, filha, de mitos e superstições, estamos conversadas! Costumo dizer que sou a prova viva de que não existem, caso contrário eu já não estaria viva (faço tudo, desde passar por baixo de escadas a colocar a mala no chão e chapéus em cima da cama e nunca me aconteceu nada por causa disso). É evidente que, se a pessoa acreditar, pode ficar perturbada e vir a atribuir qualquer percalço que lhe aconteça ao tal mito ou superstição.

De todas as superstições que indicas, só a de não cheirar flores poderá, quanto a mim, ter algum fundo de verdade, uma vez que algumas poderão ser tóxicas (embora provavelmente as toxinas não sejam suficientemente concentradas para afectar o bebé com o simples cheiro). Não usar nada nos bolsos: tu própria o fizeste - aconteceu alguma coisa? Sorriso Não usar fios ao pescoço (se nos asfixiarem, são capazes de dar azar) ou cintos (se for apertado, realmente não convém, mas cintos são coisas que as grávidas usam pouco).

Não beber água ao dar de mamar: é exactamente o oposto. Beber água aumenta a produção de leite, segundo a minha GO.

Deixar o bebé ver-se ao espelho é benéfico para ele, porque acelera a maturidade (ajuda-os a distinguir o "eu" do "outro"). Confesso que algumas destas ideias nem percebo de onde vêm...enfim!

Nessa Santos -
Offline
Desde 30 Set 2014

Quanto à água, a pediatra da minha filha também me disse para não fazer... para beber antes e depois do ato de amamentar, nunca enquanto o bebé tem a boca na mama...

underthewater -
Offline
Desde 14 Mar 2014

E isto mesmo que quero com este topico! Deixar de lado os mitos.
Vou contar uma historia que li aqui ha alguns anos e que nunca me esqueci.
Ao estudar uma tribo africana, um sociologo fez um trabalho onde pretendia desmistificar as supersticoes.
De uma forma resumida, tudo se passava quando alguem queria fazer mal a outro usava uma galinha e fazia umas rezas. Aqueles que acreditavam ficavam doentes etc etc. Os que nao acreditavam, chegavam a comer a galinha e nada lhes acontecia!!!

Mas uma coisa que noto e que, se for coisas que possam interferir com a bebe, evito fazer...porque tenho medo. Mas ler outras opinioes e tentar perceber se tem algum fundo de verdade, da-me mais confianca.

Vou dar-vos um exemplo que me diziam quando era mais nov. Quando tinha a mestruacao diziam sempre para nao comer gelados, nem tomar banho frio porque fazia muito mal (sem explicarem porque) e durante algum tempo andei com aquilo na cabeca...ate que me deixei de tretas e experiementei...e nao tive problemas. Mas aqui a tempos ouvi um medico a dizer que realmente o frio, por causar constricao, pode aumentar a dor no caso da mulher tar menstruada! Nao e nada de grave mas realmente ha um motivo para as pessoas dizerem isso!
Eu ha coisas que me dizem que deixo completamente de lado Sorriso Mas outras...

Desde 13 Set 2012

Olá!

Credoo! Deus me livre! Olhem amim nunca me disseram essas coisas, tb se dissessem iam logo de corrida!

Nada disso é real nem faz aualquer sentido a não ser para os superstigiosos, é claro.

Espelhos? ah o meuf ilho adora ver o "nino" que lá aparece...

Só as coisas que já comprovadas pela ci~encia ou pela experi~encia fazem sentido: como alimenta-te bem; não fumes, não bebas ou não te esgotes fisicamente... isso sim, faz sentido e o não cumprimento destas recomendações pode ter consequ~encias na gravidez. o rsto.... tretas!

Tudo de bom

SMSantos

underthewater -
Offline
Desde 14 Mar 2014

Nessa Santos escreveu:
Quanto à água, a pediatra da minha filha também me disse para não fazer... para beber antes e depois do ato de amamentar, nunca enquanto o bebé tem a boca na mama...

Nessa, tens boa relacao com a pediatra? podes perguntar-lhe a base cientifica disso? E que eu sempre bebi e que eu saiba ate agr nao fez mal a pequena!

Nessa Santos -
Offline
Desde 30 Set 2014

Tive consulta hoje... agora só em setembro...
Mas posso perguntar, sim. Depois venho cá responder, se me lembrar Preocupado

Celicris -
Offline
Desde 08 Ago 2014

Ola mamas tb fui bombardeada com esses mito durante a gravidez nunca liguei graças a deus senao tinha andado toda a gravidez com uma culpa tremenda por bebe de um copo rachado lol. Estava em gravida de 4meses quando almoçava na minha mae sossegada e cheia de sede vou buscar agua e bebe tranquilamente, de repente ouço um familiar mto assustado a dizer ai meu deus o bebe vai nascer com o lábio rachado ate me assustei, depois perguntei pk e explicaram-me que era por causa do copo estar rachado. Ate me ri e expliquei que o labio rachado era uma causa genetica que acontece desde os primeiros dias de formação e n por se beber de um copo rachado, e disse ja fix a eco e o bebe tem tudo perfeitinho. Conclusao tenho um filho perfeito. lol
Outra diziam-me pra n usar cintos usei ate aos 7 meses e meio pk o meu trab exigia que me baixasse mto e n me apetecia mostrar o mealheiro , depois vim de ferias meti baixa e deixei de usar por n ser confortavel lol n aconteceu nada a criança.

Mitos sao mitos, lol passei anos a evitar certas coisa durante a menstruaçao hoje faço e adivinhem nada acontece. S nos fizer algum sentido podemos evitar quando n faz sentido lol faço a vida normal....
Bjs mamas

MariAndre -
Offline
Desde 24 Jun 2014

Mitos são isso mesmo. Uma k li no outro topico aki do fórum k sugeriu acima era de que n s podia fazer festas na barriga PK causa contracoes. TRETA!!! Na anterior Gravidez estive internada e uma colega de internamento fazia Montez de festinhas na barriga e nenhuma enfermeira ou médica mandou n fazer. E ela tinha o colo curto e n contracoes p estar internada. Pelo k sei as meninas dela nasceram bem e no tempo certo.

Sobre MariAndre

dps d perder os nossos meninos gémeos verdadeiros(17-09-2014 c 23s) fruto d gravidez espontânea mt deseja e planeada.Diag d IIC congénita em 01-2015 Temos 2 estrelinhas no céu a cuidar d nós e dos manos q logo virão
26-07-2015 positivo
07-02-2016 nasceu (37+4,vencemos a IIC)

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Olá, mamãs!
Quase todas as tradições referidas têm origem numa suposta relação de causa/efeito.
Quando a gravidez era um tempo de "mistério", e tudo o que se passava dentro das nossas barrigas era desconhecido; quando não se sabia nada de hereditariedade nem de genéticas, as pessoas precisavam de "perceber", de encontrar causas e razões; de "ter porquês".
O mais imediato eram explicar com base numa lógica de semelhança.

Assim:

a) pegar em animais e encostá-los á barriga fazia nascer crianças "peludas", ou muito cabeludas
b) cheirar flores era causa para as manchas na pele (que até medicamente se chama "rosáceas", isto é: "fazem lembrar rosas")
c) usar cintos causa "aperto" - acreditava-se que dava origem a partos difíceis por falta de dilatação
d) usar fios, colares e pulseiras (que na ourivesaria tradicional têm muitas vezes padrões com nós) era causa de nós no cordão umbilical ou de cordão umbilical enrolado á volta do pescoço
e) beber ou comer em louça rachada era a suposta causa do lábio leporino, ou do céu da boca "aberto"

E assim sucessivamente...

Devemos ter em atenção que muitas destas coisas, que nos parecem "disparate", acabavam por proteger as grávidas:

a) não pegar em animais ao colo (ex: coelhos e galinhas) protegia da toxoplasmose
b) não cheirar flores protegia de crises de alergia, muitas vezes agravadas na gravidez quando se é asmática...
c) evitar cintos é regra para nós, porque não devemos andar incomodadas nem desconfortáveis - mas já houve épocas em que se usara "espartilhos de gravidez"!

Ou seja - sem haver nenhuma razão científica de "causa/efeito", alguns dos interditos funcionaram durante centenas de anos a favor das grávidas.

Atenção que há coisas que sempre se acreditou serem mesmo "mitos" - mas para os quais há razão científica:

a) não se deve usar água fria durante o período: o interdito vem do tempo em que tomar banho era difícil. Não havia os confortos de agora! Naturalmente, as mulheres tinham necessidade de se sentir limpas - e lavavam-se nos dias de fluxo. A maior parte, por falta de melhores condições, fazia-o com água fria... que provoca constrição na circulação, aumentando a dor associada ao período, e nas mais sensíveis aumentando até a duração em dias do período menstrual, com maior dificuldade de expulsão do fluxo.
b) devemos comer canja de galinha e frango cozido durante 30 dias após o parto. POis é verdade: faz muito bem! A canja tem propriedades antibióticas naturais, contribuindo mesmo para uma redução das febres puerperais (que antigamente matavam muitas mulheres nos primeiros dias após o parto). E a galinha cozida, igualmente. E a canja tem muita água - o que ajuda na produção de leite!

E outras coisas (se me ponho a escrever tudo, não faço mais nada esta tarde! Sorriso )

Portanto: não há fundamento científico, não devemos viver com os receios que as nossas avós viveram... mas podemos perceber que para elas as coisas "tinham fundamento". Por isso não me parece bonito desrespeitar, ou ridicularizar. Basta tentar perceber de onde vem a ideia... e acatar apenas aquilo que nos pareça razoável.

Beijinhos a todas

Maria do Porto

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Maria do Porto escreveu:
Olá, mamãs!
Quase todas as tradições referidas têm origem numa suposta relação de causa/efeito.
Quando a gravidez era um tempo de "mistério", e tudo o que se passava dentro das nossas barrigas era desconhecido; quando não se sabia nada de hereditariedade nem de genéticas, as pessoas precisavam de "perceber", de encontrar causas e razões; de "ter porquês".
O mais imediato eram explicar com base numa lógica de semelhança.
Assim:
a) pegar em animais e encostá-los á barriga fazia nascer crianças "peludas", ou muito cabeludas
b) cheirar flores era causa para as manchas na pele (que até medicamente se chama "rosáceas", isto é: "fazem lembrar rosas")
c) usar cintos causa "aperto" - acreditava-se que dava origem a partos difíceis por falta de dilatação
d) usar fios, colares e pulseiras (que na ourivesaria tradicional têm muitas vezes padrões com nós) era causa de nós no cordão umbilical ou de cordão umbilical enrolado á volta do pescoço
e) beber ou comer em louça rachada era a suposta causa do lábio leporino, ou do céu da boca "aberto"
E assim sucessivamente...
Devemos ter em atenção que muitas destas coisas, que nos parecem "disparate", acabavam por proteger as grávidas:
a) não pegar em animais ao colo (ex: coelhos e galinhas) protegia da toxoplasmose
b) não cheirar flores protegia de crises de alergia, muitas vezes agravadas na gravidez quando se é asmática...
c) evitar cintos é regra para nós, porque não devemos andar incomodadas nem desconfortáveis - mas já houve épocas em que se usara "espartilhos de gravidez"!
Ou seja - sem haver nenhuma razão científica de "causa/efeito", alguns dos interditos funcionaram durante centenas de anos a favor das grávidas.
Atenção que há coisas que sempre se acreditou serem mesmo "mitos" - mas para os quais há razão científica:
a) não se deve usar água fria durante o período: o interdito vem do tempo em que tomar banho era difícil. Não havia os confortos de agora! Naturalmente, as mulheres tinham necessidade de se sentir limpas - e lavavam-se nos dias de fluxo. A maior parte, por falta de melhores condições, fazia-o com água fria... que provoca constrição na circulação, aumentando a dor associada ao período, e nas mais sensíveis aumentando até a duração em dias do período menstrual, com maior dificuldade de expulsão do fluxo.
b) devemos comer canja de galinha e frango cozido durante 30 dias após o parto. POis é verdade: faz muito bem! A canja tem propriedades antibióticas naturais, contribuindo mesmo para uma redução das febres puerperais (que antigamente matavam muitas mulheres nos primeiros dias após o parto). E a galinha cozida, igualmente. E a canja tem muita água - o que ajuda na produção de leite!
E outras coisas (se me ponho a escrever tudo, não faço mais nada esta tarde! )
Portanto: não há fundamento científico, não devemos viver com os receios que as nossas avós viveram... mas podemos perceber que para elas as coisas "tinham fundamento". Por isso não me parece bonito desrespeitar, ou ridicularizar. Basta tentar perceber de onde vem a ideia... e acatar apenas aquilo que nos pareça razoável.
Beijinhos a todas

Boa explicação, Maria. Parabéns

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Obrigada, mamâ Kelly! Beijinhos...

Maria do Porto

underthewater -
Offline
Desde 14 Mar 2014

Impecavel Maria do Porto...E isso mesmo...conseguiste responder ao meu topico de forma a explicar claramente as coisas Sorriso
E ja agora...nao foi minha intencao ridicularizar ou gozar com ninguem...foi mesmo com intencao de perceber qual o fundamento por traz de algumas coisas que vamos ouvido e que, em alguns casos, nos deixam "a pulga atraz da orelha".
Obrigada Sorriso

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Estou a lembrar-me de outro mito, além dos que a Maria do Porto referiu: o de que se devem satisfazer os "desejos" das grávidas, nomeadamente alimentares (caso contrário a criança nasce parecida com o alimento desejado - ex. com cara de alface ou de chocolate). É evidente que esta última parte não tem razão de ser (são as tais tentativas de explicar o que não se conseguia compreender), mas a primeira tem base científica: quando nos apetece muito determinado alimento, isso pode querer dizer que o nosso organismo está muito necessitado dos nutrientes que ele contém. Por exemplo, uma grande vontade de doces é típica de quem está muito necessitado de energia. Se é importante, em todas as alturas, estar atento a estes sinais do nosso organismo, isso torna-se muito mais importante durante a gravidez, porque uma adequada resposta, por parte do organismo materno, às necessidades nutricionais do feto, é fundamental para o seu desenvolvimento.

Acho que o que é importante é conseguir reflectir sobre as coisas e distinguir o que tem do que não tem razão de ser

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Olá, de novo!

Mamã CR31 - eu sei que não sua intenção ridicularizar ninguém! Sorriso Mas ás vezes aparecem aqui no fórum mamãs a criticar fortemente as suas próprias mães, sogras, avós, tias e pessoas amigas, por elas lhes dizerem estas coisas tipo "mito". Criticam... gozam... e ás vezes arranjam conflitos familiares.

Isso não me parece razoável, porque lá está: se agora temos acesso a informação mais científica; se agora temos médicos e enfermeiros disponíveis para nos explicarem o que se está a passar durante a gravidez; ... no passado, essas mulheres só tinham nos "conhecimentos" da tradição e do folclore.

E foram essas mulheres que nos geraram, criaram e trouxeram até aqui! Com toda a sua ignorância, superstição, crendice - o que fôr!, parece-me que fizeram um "bom trabalho"! Sorriso

Eu quis partilhar a minha visão das coisas para que as mamãs tivessem uma perspectiva mais tolerante em relação a esses "disparates antigos".

Mamã Kelly: sim, os desejos de grávida têm mesmo esse fundamento. E também um outro; são uma forma inconsciente de obtermos carinho e atenção, porque durante a gravidez torna-mo-nos muito carentes... Há um estudo interessantíssimo que mostra que as mulheres de personalidade mais "forte e independente" não têm tantos "desejos"... Sorriso

Este tópico é muito interessante!

Beijinhos

Maria do Porto

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

MariAndre escreveu:
Mitos são isso mesmo. Uma k li no outro topico aki do fórum k sugeriu acima era de que n s podia fazer festas na barriga PK causa contracoes. TRETA!!! Na anterior Gravidez estive internada e uma colega de internamento fazia Montez de festinhas na barriga e nenhuma enfermeira ou médica mandou n fazer. E ela tinha o colo curto e n contracoes p estar internada. Pelo k sei as meninas dela nasceram bem e no tempo certo.

Eu estive internada com ameaça de parto pré-termo e disseram-me isso muitas vezes: os GO´s/obstetras ... não sei com que bases cientificas (nem questionei isso na altura) disseram-me para não fazer e que em casos de gravidezes de risco isso poderia estimular mais as contracções. Por acaso foram vários os que disseram isso... (e não sei se é verdade ou mentira mas disseram).

Nessa Santos -
Offline
Desde 30 Set 2014

Por acaso também estava constantemente a fazer festas na barriga e só tive contrações durante o trabalho de parto, às 39 semanas e 4 dias Sorriso

Tânia P. -
Offline
Desde 14 Mar 2007

Mas as festas na barriga podem sim estimular o útero e provocar contracções Piscar o olho a minha prima está grávida de 35 semanas com ameaça de parto pre-termo e uma das coisas que não pode fazer é por creme na barriga. Não é treta, é facto médico comprovado.

Sobre Tânia P.

Treinante desde Jan de 2012
♥´¨)
¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*´¨ Positivo : 22 Março 12 AE: 02 Abril 12 / 2013 : Infertilidade Inexplicada
2014 IIU: 28 Fev (-) 05 Sep (-)
2015: 14 Jan Positivo! Gravidez bioquimica Triste
21 Fev Positivo!! Agarra-te bebé, estamos á tua espera!

Celicris -
Offline
Desde 08 Ago 2014

Ola mama cm disse acima n acredito mto em mitos.... Qt aos desejos esses sao reais e aconteceu cmg qd tava gravida de 2meses, as minhas amigas ainda conta e riem da minha historia... Tava eu com 2 meses de gravidez e fui a um jantar com amigos ao restaurante cada um pediu o k keria, ao meu lado estava a minha prima a comer bife com ovo e batata frita eu adoro ovos e akele esta tao apetitoso parecia que ate brilhava estava uma coisa, apeteceu-me comer mas n liguei nada akilo, vim embora mas sempre com o ovo na cabeça fui durmir a pensar nisso, pois olhem sonhei com ovos fritos e acordei as sete da manha com uma vontade gigante de comer um ovo frito, pois bem pela primeira vez na vida comi ovos akela hora, levantei-me fritei um e deliciei-me a come-lo com pao... ahaha a partir dai comia tudo o k me apetecia lol felizmente nunca foram porcarias lol so a mim.
Bjs mamas

Nessa Santos -
Offline
Desde 30 Set 2014

Isso dos desejos também nunca experienciei...
Os desejos que tinha durante a gravidez também tinha fora dela...
Também me acontece ver, por exemplo, um anúncio na televisão e ficar a pensar naquilo! Mas nunca aconteceu desejar algo bizarro que nunca me via a comer, como acontece a algumas pessoas.

MariAndre -
Offline
Desde 24 Jun 2014

Bem já vi k existe mais k uma versão em relação as festinhas na barriga. Olhem vamos fazendo enquanto n nos dizem k n. Eu na anterior n era MT d fazer mas agora gosto de fazer, mas tb n é a toda hora d tempos infinitos.
Dos desejos eu desta vez tivd j vontade de comer algumas coisas, mas fora da gravidez às vezes tb tnh... Não sei se é desejos ou não... Mas já k temos uma desculpa aproveitamos he hs he

Sobre MariAndre

dps d perder os nossos meninos gémeos verdadeiros(17-09-2014 c 23s) fruto d gravidez espontânea mt deseja e planeada.Diag d IIC congénita em 01-2015 Temos 2 estrelinhas no céu a cuidar d nós e dos manos q logo virão
26-07-2015 positivo
07-02-2016 nasceu (37+4,vencemos a IIC)

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?