Citologia vaginal/papanicolau na gravidez | De Mãe para Mãe

Citologia vaginal/papanicolau na gravidez

Responda
9 mensagens
Bebiana -
Offline
Desde 27 Out 2008

Olá.
Bom dia mamas.
Venho aqui com uma questão que me anda a atormentar.
Como podem ver tenho uma filha de quase 9 meses. Mas antes de ter a Matilde, tive um aborto retido ás 10 semanas, o embrião parou de desenvolver ás 7 semanas.
A minha questão é:
Já alguma mama fez uma citologia vaginal/papanicolau ás 5 semanas, numa fase tão precoce da gravidez? É que depois desse exame feito pela minha médica de família começei a perder sangue e acabei por perder o bebé. Ela já me tinha feito várias vezes esse exame e nunca me aconteceu tal, nem nunca me magoou tanto como dessa vez.
É que essa duvida nunca me saiu da cabeça.
Obrigada

Sobre Bebiana

Treinos: Março 2013 - Positivo: 1 de Abril Sorriso
Gravidez não evolutiva: 7 semanas / Aborto retido: 9 semanas Triste
De volta aos treinos: Julho 2013
Positivo: 26 de Agosto
"Que seja para toda as nossas vidas"

Filipa85Rodrigues -
Offline
Desde 21 Ago 2010

Olá mamã,

Eu fiz também uma citologia às 5 semanas e também perdi sangue. Segundo a minha médica quando estamos grávidas estamos mais sensíveis por isso é normal sangrarmos durante 2/3 dias após a citologia que foi o que aconteceu comigo. Até agora está tudo bem.

galatea -
Offline
Desde 18 Out 2011

A mim sempre me disseram que não se fazem citoogias grávida por haver risco acrescido de aborto espontâneo. No entanto, se tiveste um aborto retido e o bebé parou de crescer dentro da barriga da mãe, não foi a citologia que despoletou isso, já que para ter sido culpa da citologia terias de ter perdido o bebé num sangramento e não por ter deixado de se desenvolver.. Num aborto retido a causa mais comum são as malformaões e que acabam por ser incompatíveis com a ida.

Anya2 -
Offline
Desde 10 Set 2014

Pel que sei deve, sim, fazer se citologia na gravidez. Eu fiz das 2 vezes, é um procedimento normal e não sangrei de nenhuma das vezes. Creio que não acarreta riscos para feto.

Sobre Anya2

Puro miminho Sorriso
2o príncipe a caminho, DPP 5 de Abril Sorriso

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Eu fiz uma citologia logo no início também: o médico avisou-me expressamente que era provável que sangrasse e que era comum as grávidas ficarem muito assustadas nesses casos, mas disse que a citologia é feita muito longe de onde está o bebé e que não tinha nada a ver. Felizmente, até sangrei pouco e correu tudo bem.

Foi muito triste teres perdido o bebé, mas muito provavelmente a citologia não passou mesmo de uma coincidência. De qualquer forma, eu para essas coisas prefiro sempre os GO. Os médicos de família não me dão confiança nenhuma.

butterfly_lisgom -
Offline
Desde 31 Out 2012

Eu também fiz a citologia com 5 semanas de gravidez, na altura a ecografia não se via sequer o saco gestacional. Não tive perdes de sangue mas a GO avisou que era possivel ocorrer. Como podes ver pelo contador a minha pipoca está com 17 meses e correu tudo bem.
Não te martirises, pensa que tudo tem um motivo para acontecer!
Parabéns pela tua Matilde! Sedutor

angelgirl -
Offline
Desde 14 Jul 2013

Bebiana, a semana passada fui à minha médica de família por causa de ainda não conseguir engravidar e ela disse me que ia fazer me o papa Nicolau na proxima consulta e por acaso perguntei lhe se até lá engravidasse se havia algum problema ou se até deveria fazer um teste antes de fazer o papa para confirmar se estaria grávida ou não...ela disse para ficar descansada que não havia qualquer problema e que aliás toda a mulher deve fazer na fase inicial da gravidez, para ficar descansada que não havia nenhum problema....

Beijinhos

AnaeBrunoPires -
Offline
Desde 24 Out 2014

Hoje também fui fazer a citologia e também perdi um pouco de sangue.. a minha menstruação é para vir sábado mas desconfio que esteja grávida.. vamos ver

Bota_Botilde -
Offline
Desde 14 Out 2010

Eu fiz quando tava de 7 semanas, não sangrei porque não calhou, PK o medico disse k era normal se sangrasse

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?