Cirurgia aos ouvidos e adenóides | De Mãe para Mãe

Cirurgia aos ouvidos e adenóides

Responda
21 mensagens
Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Boa tarde mamãs:

Tenho um piolhinho com 26 meses que foi proposto para cirurgia aos ouvidos (colocação de drenos) e remoção de adenóides (que são gigantes, obstruem toda a cavidade nasal), devido a fazer apneia do sono, a ressonar, a ter défice auditivo (por otite serosa bilateral, que compromete o desenvolvimento auditivo- fez audiogramas, sempre com resultados tipo B e isto faz com que também acabe por afetar-lhe consequentemente, o desenvolvimento oral), compromete-lhe o equilíbrio, cansa-se facilmente quando corre e ficando ofegante e com tosse, tem alteração do padrão normal do sono, baba-se "a fio", tem péssimo hálito matinal (não conheço o meu filho sem estar ranhoso e sem fazer ruído de secreções no nariz e garganta, pois sempre foi assim desde que nasceu, parece uma panela com água em ebulição) e como tal afeta a sua saúde, fazendo com que tenha otites e conjutivites de repetição, felizmente nunca lhe apanhou os brônquios. Tentámos tratamento durante uns meses, antes de decidirmos partir para a intervenção cirúrgica, que seria a última das hipóteses, mas infelizmente não resultou! Triste
O intuíto do meu tópico é perguntar às mamãs, cujo os filhos foram sujeitos à mesma intervenção, como decorreu:
- A idade que tinham (sei que o meu é demasiado novo);
- A parte alimentar antes da cirurgia;
- A operação em si (tempo);
- O pós operatório;
- A alimentação após intervenção;
- A alta efetiva (aquela em que estão totalmente recuperados);
- Se fizeram no público ou no privado (e quanto pagaram- se não for indiscrição, pois o meu deverá ser no privado e não faço ainda a menor ideia dos preços);
- E principalmente, se surtiu os efeitos desejados (e se os adenóides não reinsidiram).

Desde já agradeço toda a atenção dispensada e qualquer resposta.
Beijinhos

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

Olá Flor 1,
lamento não ter respostas para si mas vou-me colar ao tópico para tentar ler mais testemunhos.

O meu filho em principio será operado no final do ano, vai ser operado através do publico. Em relação aos preços nos privados por acaso não cheguei a pesquisar mas existem alguns seguros de saúde que trazem boas vantagens (só que têm 3/4 meses de carência) - no caso do meu filho como acabou por ser chamado no publico e tive boas referências da médica que o vai operar acabei por desistir da ideia de o operar no privado.

Existe também este tópico com já algum tempo onde foram partilhadas informações relativas ao assunto:
http://demaeparamae.pt/forum/operacao-amigdalas-2

Mãe de dois -
Offline
Desde 28 Out 2009

Mamã vou me colar a ti pq andamos á 1 ano a fazer tratamentos para evitar cirurgia e neste momento ainda n está fora de questão.
Faz otites serosas duplas e amígdalas grandes....não sei como nem pq desde janeiro anda na piscina e está mto melhor.
Não sei explicar pq mas é verdade.
Pela ADSE no privado a cirurgia fica por 400€ entra hoje sai amanhºa.
Ficarei atenta a todos os comentários e desejo o melhor pro teu menino.
Tudo de bom.

A maior aventura da minha vida :SER MÂE DE DOIS

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Olá a ambas as mamãs e desde já muito obrigada pelas intervenções!

Mamã DMRS: Pode colar-se à vontade!
Eu tenho "seguro" da Multicare, mas nem todos os seguros dão, tenho de avaliar o meu e se tivesse de fazer outro, não compensa dado o período de carência.
Quais são os sintomas do seu menino?

Mamã Mãe de Dois: Também pode colar-se à vontade!
O meu também fez tratamento durante uns meses: Broncho Vaxom + maxilase + Avamys... e MUITA PRAIA e não resultou NADA, ficou igualzinho ao que estava, daí só mesmo com cirurgia, infelizmente! O meu também andava na natação desde os 6 meses e adorava, mas por opinião do otorrino tive de tirá-lo. Disse que para crianças com este tipo de problema, piscinas fechadas, agravam o quadro. O que é certo, é que nem melhorou!
Enfim...
Quais são os sintomas do seu menino?
Beijinhos a ambas e muitas felicidades

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

Bota_Botilde -
Offline
Desde 14 Out 2010

O meu filho foi operado aos adenóides e ouvidos com 2 anos. Foi super rápido e simples. Teve de fazer jejum de comida e água pelo menos 8horas antes (acho eu) a operação em si deve ter sido uns 45min ou nem isso. O pós operatório foi impecável, não teve dores, não houve sangue, comeu uma sopa e um sumo umas horas a seguir. Entrou de manhã as 8h, foi operado as 9h e saiu nesse mesmo dia por volta das 19h. Temos de ter cuidado com a água nos ouvidos, não pode entrar enquanto os tubos não saiem. Do meu filho caíram agora há uns meses, depois do banho vi uma coisa azul a sair da orelha e era o tubinho. Do outro ouvido já tinha caído mas não dei por isso. O meu menino foi operado no Hospor em Setúbal, hospital privado, com o seguro Multicare. Paguei 200€ por tudo. Se fosse pelo público levava muito mais tempo, e ele já tinha perca auditiva bastante grande e estava a atrasar lhe a fala. Graças a deus k agora está bem.

filipamilheiro -
Offline
Desde 18 Set 2013

Vou me colar tbem.... O meu filho tbem sofre do mesmo problema adenóides enormes e já está a passar par os ouvidos, cansa se muito, e tbem tem mau hálito de manhã...a única coisa " boa " e k ele coitadinho já está tão habituado a ter as amígdalas grandes, que não fica doente ou ganha febre....estou farta de avisar os médicos ( estou na Suíça ) que ele n pode continuar assim pk afeta lhe o dia a dia...mas parecem k não dão muita importância.....então a solução é quando for de férias a Portugal em dezembro...tentar ver se dá para opera lo aí....mas tbem gostaria de saber preços, seja no público ou no privado....

Positivo setembro de 2009 - Aborto com curetagem 2009
Positivo maio 2010 - Meu tesouro David Fevereiro 2011
Positivo novembro de 2015 - aborto com curetagem às 8semanas - 8 de dezembro 2015

Luali -
Offline
Desde 01 Out 2007

O meu filho foi operado quando tinha 3anos. Fazia bronquiolotes de repetição, com todos esses sintomas...
Posso dizer que ficou uma criança "nova" depois da operação!
Faz um jejum de 8 horas antes da operação, mas o médico aconselha.
A operação foi à tarde e saiu à noite depois de beber um sumo e verificar que não vomitava. Nessa noite dormiu descansado pela primeira vez em 3 anos! Até hoje (tem 6 anos!)!
A recuperação é chata porque durante semanas só come e bebe papas ou líquidos frios... Mas entre gelados e papas de fruta e sopa correu bem. O meu filhote foi um querido. Se cumprir isso, a recuperação não tem problemas.
Enquanto não saem os tubinhos tem de usar tampões no banho e na praia por tb uma fita. Temos fotos do verão muito engraçadas! Sorriso
Até hoje tem corrido tudo bem, sem reincidências!
Foi operado no privado, mas pela ADSE, foram 300 euros, seriam 3000.
Boa sorte.
Espero ter ajudado.

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Bom dia mamãs!

Muito obrigado também pela vossa partilha de experiências, fiquei bem mais elucidada!

Mamã Bota_Botilde: O meu seguro também é da Multicare, bem não sei se se trata exatamente do termo de seguro, visto serem os cartões da Activecare (Geral) da Multicare. O Hospital onde opera o médico, tem acordo com a Multicare, mas ainda não me souberam dizer se o cartão Geral também tem cobertura e qual o valor da minha comparticipação. Estou a aguardar! O seu era mesmo o seguro ou também é destes cartões? (Desculpe a indiscrição)
Quanto às análises do pré-operatório (hemograma, glicémia...), fez também pelo privado ou através do SNS? Se foi pelo privado, são caras?
Fico satisfeita em saber que ficamos com os meninos com uma qualidade de vida superior!

Mamã Filipamilheiro: Isto é uma chatice! Mesmo aqui há médicos que não querem operar antes de uma determinada idade, porque os adenoides tendem a voltar a crescer, se forem demasiado jovens. Normalmente só operam mais cedo, se fizerem apneia do sono (que é o caso do meu filho) ou atraso no crescimento, por dificuldade de alimentação, ou risco recorrente de doença aguda, com necessidade de administração de antibióticos. Votos para que consiga quando cá vier (ele já é crescidinho), para poder dar mais qualidade de vida ao seu menino.

Mamã Luali: Muito obrigada pela descrição pormenorizada! Sei que os ouvidos não podem de todo apanhar água. Diga-me uma coisa, quando choram na posição horizontal (quando fazem alguma birra deitados, por exemplo para troca de fralda (este não devia ser o caso do seu filho, pois já era um pouco mais velhinho que o meu) ou então, a colocar soro no nariz e que possa escorrer pela face- já me tem acontecido), as lágrimas ou o soro não poderão entrar nos ouvidos? Como se contornará essa situação, se não conseguirmos acalmá-los para que deixem de chorar? É que nestas idades assim pequeninos, não compreendem nenhum pedido que lhe façamos, por mais explicações que lhe dermos! Triste

Beijinhos a todas

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

Meu filho foi operado em 2012 com 6 anos, num hospital publico no Pulido Valente em Lx.
No caso do meu filho foi operado as amígdalas e as adenoides, aos ouvidos estava td ok. No caso do meu filho ressonava bastante fazia apneia do sono, fez exame rx e em pleno verão tinha adenoides enormes, pediatra encaminhou para um colega otorrinolaringologista assim que vi os exames disse logo que a solução era operar só estávamos adiar um problema. Fomos ao Hospital marcar dia da operação e depois fomos lá no dia da operação.
Dia da operação tem ir em jejum, foi operado de manhã, volta das 11, foi a 3 criança a ser operada, durou +- 45 minutos, depois chamáramos para entrar na sala pos operatorio já estava acordado, normalmente eles choram e gritam mto as vezes teem dores é típico da anestesia, o meu filho estava calmo, até anestesista se admirou, depois passam para outra sala pós internamento permitiram comer um gelado e um chá gelado deram alta por volta das 16.30, passado 2 semanas voltamos ao hospital com uma consulta com cirugião aonde avalia a criança dá alta. dieta depende do for operado depois eles explicam a nos deram um folheto explicar tudo ainda ligaram para casa dias depois da operação para saber do menino, foram 5*.

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Obrigada pelo testemunho mamã Sofia Guerreiro! Que excelente atendimento para um hospital público, quer na atenção, quer na rapidez. O meu, antes de ter este otorrino particular, esteve em lista de espera 10 meses para uma consulta no público e só de o avaliarem fisicamente e ouvirem as queixas, mesmo ainda sem qualquer exame, falaram logo de imediato em operação (daí termos ido a este otorrino pedir 2ª opinião, pois ficamos assustados de sugerirem a cirurgia, sem tentarem nada antes da intervenção e sem conhecerem o resultado dos exames). Depois da consulta marcaram exames (rx e audiograma), um dos exames (o audiograma- o rx já o fez em Maio) só tem vaga depois desta nova próxima consulta e já lá vão 7 meses e sem esse exame não devem avançar o processo, sem lá voltarmos a mostrá-lo. Por isso, pelo o andar da carruagem, nem daqui a 1 ano ele será operado pelo público. E só de pensar na entrada de mais 6 meses de tempo frio, atreito a constipações e afins, até tremo!!!
Grande sorte que teve!!! E ainda bem!!! Sorriso

Pergunto às restantes mamãs, cujos filhos foram operados aos ouvidos, se durante o período que tiveram com os tubos, notaram que os ouvidos drenaram e saíam as ranhocas por aí ou se servirá apenas para arejamento?

Beijinhos e muitas felicidades

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

minhaprincesalinda -
Offline
Desde 01 Fev 2011

Vou me colar se nao se importam pois estou na mesma situaçao.. a minha filha tem os adnoides enormes.. tem muito mau halito tbem,ressona muito e esta sempre com o nariz obstruido ate mete afliçao.. ja fomos em junho a uma consulta e o medico disse k a unica hipótese era operar.. Esteve lhe a ver os ouvidos e perguntou me se ela ouvia bem,eu disse k sim mas nao me convenceu muito.. agora vamos la dia 14 deste mês,para a semana tem de fazer umas gotas nos ouvidos e no dia da consulta primeiro vamos ao medico,depois vai fazer um exame aos ouvidos e depois o veredito final.. depois passo cá para contar como correu.

A minha princesa linda veio ao mundo no dia 23-7-2010,com 3,230gr e 50,50cm..È linda a minha menina..=)

MAdrinha e Afilhada da mamã DBM..=)

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Mamã Minhaprincesalinda: Fico a aguardar notícias vossas! Sorriso
Votos de tudo a correr pelo melhor!
Beijinho

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

Bota_Botilde -
Offline
Desde 14 Out 2010

O meu seguro é mesmo Multicare. É pela empresa do meu marido, nos familiares temos direito a ele também. O meu seguro paga me 80% de tudo sem franquias nem período de carência. Não me recordo o valor total da operação, sei que os 20% k paguei da minha parte foi os 200€. As análises fiz pelo SNS, não me compensava fazer pelo seguro pk pelo SNS não paguei mesmo nada. Fui a médica de família e ela passou me as credenciais sem problemas nenhuns.

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Olá mais uma vez mamã!
Pois, o seu é um seguro de saúde o meu um cartão de saúde! Enquanto certamente paga 15€/consulta eu pago 30€-40€ dependendo do acordo e da especialidade.
O meu também tem cobertura de ambulatório, mas pelo que li e apreendi é que o ambulatório deverá ser para pequenos atos cirurgicos, que não requeiram os meios e serviços existentes em ambiente hospitalar, ainda que seja nele realizados. Só pelo fato de envolver um anestesista, um bloco operatório e sala de recobro, já acho que não cobre, pois envolve meios e serviços. Eu penso que serve tipo, para remoção de sinais e outras pequenas cirurgias com anestesia local ou sedação... digo eu!!! Era bom que estivesse enganada!
Muito obrigado por tudo!
Beijinho

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

minhaprincesalinda -
Offline
Desde 01 Fev 2011

Mamã Flor 1,obrigada.. Quando souber noticias venho aqui falar convosco.. Sorriso

A minha princesa linda veio ao mundo no dia 23-7-2010,com 3,230gr e 50,50cm..È linda a minha menina..=)

MAdrinha e Afilhada da mamã DBM..=)

Bota_Botilde -
Offline
Desde 14 Out 2010

Eu por consulta pago 6€. A operação do meu foi considerado ambulatório sim.

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

Ps: O otoringologsta é privado trabalha na clinica da Benedita, só que ele trabalha no hospital publico e foi ele marcou operação, fui á consulta em setembro e o meu filho foi operado em novembro. Ao todo só paguei as consultas do privado. informa-te melhor do seguro pq estas operações são consideradas pos ambulatorio pq recuperação é feita em casa, o doente escusa de ficar internado no hospital. Boa sorte!

andrea.gui80 -
Offline
Desde 18 Out 2010

Olá!
A minha filha foi operada em Abril deste ano, no Hospital Santa Maria. Começou a fazer otites em Novembro de 2014 e nunca mais parou... sempre no ouvido direito, de 15 em 15 dias tomava antibiótico... Foram meses horríveis. Fizemos tratamento de prevenção, com sprays nasais, Aerius... mas assim que ficava entupida, vinha otite e sempre no mesmo ouvido, saía sempre líquido...
A cirurgia demorou um mês, a partir do momento em que a propuseram para cirurgia.
Entrou às 8h no hospital, fez jejum desde a meia-noite. Entrou no bloco às 10h30 e saiu passados 45 minutos, se tanto. Colocou tubinhos e retirou os adenoides. A equipa do hospital foi fenomenal, nada a apontar de negativo. Desde os médicos, aos enfermeiros... O acordar da cirurgia foi complicado, por causa da anestesia geral... Passado umas horas, comeu um gelado, bebeu um sumo, e saiu no próprio dia, como se não tivesse sido nada com ela. Andou uma semana a líquidos frios (papas, iogurtes, gelatina, gelados, por aí), mas a recuperação no geral foi rápida.
Tem feito consultas de acompanhamento no hospital e ainda não saíram os tubinhos. Desde que foi operada, em Abril, não teve mais otites.
Queixou-se há duas semanas de dor num ouvido mas passou rápido apenas com Brufen.
Este mês voltamos à consulta de acompanhamento. Espero que dê resultado porque o Inverno passado foi um pesadelo para nós.

Andrea Santos

minhaprincesalinda -
Offline
Desde 01 Fev 2011

Ola minhas queridas.. :). Pois bem fomos hoje à consulta com o doutor Gil e fez um exame aos ouvidos,e ja viemos com a operaçao agendada.. no proximo mês vai fazer análises ao sangue e em fins de,março,principios de abril é operada.. ela vai tirar os adenoides e tirar metade das amigdalas,pois tbem as tem grandes.. agora é esperar.. Sorriso

A minha princesa linda veio ao mundo no dia 23-7-2010,com 3,230gr e 50,50cm..È linda a minha menina..=)

MAdrinha e Afilhada da mamã DBM..=)

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Ola mamã!
Sempre vai ter de ser operada também!
Nós vamos acabar por ter de esperar pela operação no público (deve ser também por essa altura), pois o nosso seguro não cobre a cirurgia e no particular custa uma pequena fortuna.
Vá dando notícias, sim?
Beijinhos e votos de que passe bem este outono/inverno, que é o que desejo igualmente para o meu

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

minhaprincesalinda -
Offline
Desde 01 Fev 2011

Obrigada mama.. por um lado é bom que sejam operados mais ou menos na primavera pois teem de estar 8 a 10 dias a comer coisas mais frias.. votos k este inverno seja bom tbem po seu menino.. nos vamos dando noticias.. Sorriso

A minha princesa linda veio ao mundo no dia 23-7-2010,com 3,230gr e 50,50cm..È linda a minha menina..=)

MAdrinha e Afilhada da mamã DBM..=)