Os ciclos, os treinos e as novas tecnologias | De Mãe para Mãe

Os ciclos, os treinos e as novas tecnologias

Responda
9 mensagens
Inês B. -
Offline
Desde 20 Jun 2016

Olá Meninas,
bom dia!!
Como já referi no tópico em que me apresentei - http://demaeparamae.pt/forum/treinantes-marcar-golo-agostosetembro - sou uma novata. Tanto nos treinos como no fórum.
Sempre tive uma certa preocupação relativamente ao "tentar engravidar" já que teoricamente é "preciso" fazer umas certas contas, ou ter atenção a certos sintomas no nosso corpo.

Ora sendo que não sou a pessoa mais organizada do mundo - do tipo que tem agendas para não me esquecer das coisas, e depois esqueço-me da agenda hehe - e para mal dos meu pecados sempre fui super mega irregular, andei a pesquisar aplicações que me pudessem ajudar a tomar nota dos ciclos e dos meus "sintomas"

Depois de alguns artigos e "navegar na maionese" - encontrei a app Clue para android.
Já que o telm. é das coisas que mais uso diariamente pensei que seria uma boa aposta- e até agora tem sido!! Verdade que os 5 primeiros ciclos que fui anotando eram com pílula, daí baterem certo com as médias "normais".

Agora estou no 1º ciclo sem pilula e para já ainda está td Ok.Estou satisfeita e acho que me tem ajudado. Daqui para a frente vou conseguir analisar quantos dias têm os meus ciclos, e tentar ter uma noção da minha janela de fertilidade.

Alguma das meninas treinantes tem algum auxiliar deste género?
qual o vosso feedback?

beijinhos a todas!!

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Olá,

Do que leio por aqui, existe muita gente a guiar-se por aplicações que lhes dão as datas todas ao lado. Isto acontece porque a maioria das aplicações guia-se por "médias": insere-se a data da última menstruação e a app calcula quais os dias férteis e qual o dia previsto para a próxima menstruação. Ora, como somos todas diferentes, podemos ovular a dias do ciclo diferentes e ainda ter fases lúteas diferentes, e aí os cálculos da app não servem para nada a não ser baralharem-nos (ficamos à espera de ovular a dia X, porque a app assim o indica, mas afinal já ovulamos ou ainda estamos por ovular).
O meu conselho é utilizar uma app que lhe permita registar temperatura basal, tipo de muco, etc (tipo o fertility friend). Desta forma fica com tudo registado e o cálculo do período fértil é feito com base na informação que dá. Não precisa de fazer este registo infinitamente. Basta tirar durante uns ciclos até estes serem regulares. Depois fica a saber qual a sua data de ovulação e duração de fase lútea.

P.S.: É claro que isto tudo só faz sentido fazer se não tiver a tomar a pílula.

Beijinhos e boa sorte

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

As aplicações são boas para quem tem ciclos regulares, pois vai estimando um ciclo médio. Para quem tem ciclos irregulares tenho as minhas dúvidas se funciona.
O ideal é "ouvir" o corpo. Eu conseguia ter uma ideia do período fértil apenas pelo muco. A menstruação aparecia 2 semanas depois. Como tinha ciclos regulares a aplicação funcionava, errava apenas 1 ou 2 dias.
Eu usava este:
https://www.fertilityfriend.com/

Inês B. -
Offline
Desde 20 Jun 2016

Obrigada pela dica Piscar o olho
vou espreitar a app que referiu.
Tento não me guiar exclusivamente pela a app mas ainda não tenho tempo suf sem pílula para fazer uma avaliação correcta... é ir treinando.
beijinhos!!

Lizzie1 -
Offline
Desde 17 Set 2015

A minha App preferida é a Kindara pois podes partilhar o teu gráfico e ver o de outras meninas e isso ajuda muito a tirar dúvidas, ver outros casos, etc. Mas eu uso apenas para ter uma referência de como o meu corpo se comporta, não ligo muito às previsões de ovulação que a App apresenta pois são apenas matemáticas.

Boa sorte!

Sobre Lizzie1

2 anos de tentativas
Causa de infertilidade - trompas obstruídas
Maio 2017 nos HUC: 1ª FIV- (5 embriões, nenhum evoluiu para transferir)
Setembro 2017 - Positivo! Gravidez espontânea!
Janeiro 2021 - Positivo! Gravidez espontânea!

tchetcha -
Offline
Desde 30 Jan 2009

Olá! Também treinante!
Há 3 anos deixei de tomar a pílula porque estava a fazer um tratamento para as enxaquecas e estava em celibato total há 6 anos. Foi nessa altura que descobri a app Ovuview que dá para fazer um sem número de registos e sintomas, desde temperatura, peso... na altura queria apenas perceber a relação entre as minhas enxaquecas e a menstruação mas todo esse registo está a ajudar-me agora para esta fase.
Boa sorte!

Veriinha♥ -
Offline
Desde 29 Jul 2010

Olá Inês Sorriso
Eu uso a App "Calendário do Período" ahahah o nome não podia ser mais criativo. Como tenho ciclos muito regulares, as estimativas da app costumam bater certo com as alterações fisiológicas ao longo do ciclo e os testes de ovulaçao confirmam. Por isto para já estou bastante satisfeita Sorriso
Bj xxx

Ana_Salgueiro -
Offline
Desde 20 Jan 2016

Ola meninas...eu deixei a pílula à 2 meses e os meus ciclos que eram certinhos, naturalmente, passaram a ser de 33 dias. Honestamente eu não confio a 100% nessas aplicações e neste último ciclo tive a prova disso. Na aplicação dizia que os meus dias férteis eram do dia 22 ao dia 26 sendo o mais fértil o 24, claro que não dei muita importância no entanto registei e fomos treinando sempre. Para além disso fiz o que achei mais fiável, todos os dias fiz um teste da ovulação e só tive o positivo no domingo dia 26. É certo que o dia do positivo encontra-se nos dias que a aplicação me deu no entanto o mais fértil, não e poderia perfeitamente ovular mais cedo ou mais tarde, o corpo sem pílula à pouco tempo, como é o meu caso, está a "organizar-se" sozinho. É a minha opinião. Beijinhos

Acido folico e Iodo: Abril 2016
Deixei a pílula: 3 de Maio 2016
Início dos treinos: junho 2016
Positivo: 13 julho 2016

Inês B. -
Offline
Desde 20 Jun 2016

Olá Meninas!
depois do primeiro ciclo sem pílula começa a velha "guerra" do adivinhar.
Domingo houve spotting, segunda já não tinha nada. Ontem uma mancha viva, hoje já nada outra vez...

As aplicações para mim servem mais para uma coisa... ir apontando "sintomas" e pormenores que de outra forma me esqueceria.
Quanto a guiarmo-nos pelos dias que as App nos indicam... é preciso ter em atenção que elas funcionam com base em médias.
Quer sejam médias generalizadas ( têm em conta uma amostragem de 1/1000 mulheres) quer sejam mais personalizadas são sempre médias.

E se forem como eu, pode tornar-se demasiado vago para quem está em treinos, já que mesmo entre ciclos não sou regular, o que me é uma janela de fertilidade muito maior.

Se o normal da JF é +/- 5,6 dias- a minha é de 10 ou mais!!
E dentro desses dias, nunca saberei ao certo qual o dia F, a ão ser com métodos mais certos como:
Testes de ovulação e/ou tabela de temp. basal.

Ora como ainda agora estou no 1º mês de treinante não vejo necessidade de me por já com este tipo de coisa...
vou dar mais um mês ou dois para tentar perceber melhor o meu corpinho, e utilizando as tais App para me "orientar" em apontamentos e sintomas.