uso de chupetas | De Mãe para Mãe

uso de chupetas

Responda
19 mensagens
bela2 -
Offline
Desde 01 Jul 2015

ola mamaes gostava de saber tambem se os vossos bebes que usaram chupeta se tiveram mais problemas de dentes ?? ja ouvi muito falar de problemas de dentes e problemas de fala mas sera mesmo ?? ate com o biberon

senao tambem tenho outra pergunta : o meu menino usa chupetas mam pois adoro essas chupetas no facto de seram macias e facis de manejar, meu pequeno adora tambem, desde que usou essas nao quer as outras. agora estou a pensar encomendar chupetas mam perfect sao feitas para evitar o maximo de malformacao nos dentes e mais macias. mas aqui aonde moro nao tem so as originais e tenho que encomendar, so que sera que sao melhores ?? alguem conhece, ao seu bebe ja usou ?? gostava de teriopinioes sobre essas chupetas se faz favor.

neuzaraquel -
Offline
Desde 07 Set 2010

Olá mamã, não te sei dizer em relação á marca de chuchas que estás a falar, mas em relação ao uso de chuchas tenho quase um curso, pois a minha pipoca usou até ao inicio dos 4 anos o vício era de tal ordem que usava de qualquer marca, fosse chicco, nuk, tigex, ela não era nada esquisita e não teve qualquer problema nos dentes nem no céu da boca, toda a gente criticava de ela usar chucha e eu nunca fiz força para ela a deixar, quando fosse a altura certa ela própria deixaria e assim foi.
Eu também usei chucha até aos 6 anos e tenho os dentes direitinhos e sem nenhuma malformação, e no meu tempo as chuchas não eram como são agora que já são feitas para minimizar os riscos de problemas.
E um bebé de chucha fica tão fofinho Sonhador
beijinhos Beijinho

O amor de mãe é o combustível que capacita o ser humano comum a fazer o impossível.
A minha vida agora está mais completa.
Matilde&Benedita <3 <3

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Olá,

O meu filho sempre usou chuchas da Avent mas conforme foram aparecendo os dentes, começou a rasga-las todas. Então descobri estas da Mam que ele adora e noto que para além de serem mais suaves, não consegue rasga-las com tanta facilidade.

Apesar de já só usar a chucha praticamente para dormir (tem 2 anos e 8 meses), tem alguns dias que sai da escola e pede-a. Na escola já não usa.

São é difíceis de encontrar, pelo menos para meninos.

Cacoeira -
Offline
Desde 05 Mar 2012

Mamã, enquanto Terapeuta da Fala posso dizer-lhe que como tudo na vida que é em excesso, faz mal.
Dito isto, o uso de chucha não está directamente relacionado com alterações dentárias ou alterações de fala, mas sim o seu uso excessivo e após o início do desenvolvimento da fala e linguagem.
Ou seja, o seu filho está neste momento com 4 meses, encontra-se ainda não fala concretamente e os dentes ainda podem demorar a aparecer (digo podem pois existem crianças que os dentes aparecem prematuramente e até já nascem com eles). O facto de ele usar agora chucha como forma de se acalmar e regular nas birras e no sono, não é condicionante que terá alterações.
O importante é a Mamã saber dosear esse uso, isto é, não ter a chucha na boca o dia todo nem utilizá-la durante a refeição.
Para além das alterações de fala e da acádia dentária existem outras questões que o uso excessivo de chucha possibilita: mau-hálito, mais probabilidade de infecções orais como os sapinhos, pode condicionar a parte sensorial da língua (afectando o paladar), e alterações da pele ao redor da boca uma vez que está tapada pelo bocal da chucha.

Tenha sempre em atenção não deixar que ele se acomode em demasiado à chucha, para que mais tarde lhe seja fácil de a retirar (com o aparecimento dos dentes e da fala) Piscar o olho Nessas situações sim, a chucha condiciona em muito principalmente se ele falar com a chucha na boca.

Quanto ao tipo de chuchas não "chapa 5" que existem boas ou más, existem aquelas que o seu filho gosta e adequadas ao formato da sua zona intra-oral Sorriso Existem bebés que gostam de ter a boca mais cheia e preferem as maiores, outros bebés mais "molinhos" preferem as de látex ás de silicone... O importante é que a chucha tenha um formato anatómico de "gota" para inviabilizar alterações fisiológicas de palato (céu-da-boca) e da língua, se possível que tenham aquelas ranhuras na zona inferior da chucha pelas questões sensoriais que falei á pouco e que esteja sempre bem limpa (sendo que as de látex devem ser trocadas com maior regularidade pela maior probabilidade de acumulação de bactérias pelo material).

Espero ter-lhe ajudado e não complicado Piscar o olho
Nas chuchas como em tudo, moderação e saber retirar na altura certa Piscar o olho

Sobre Cacoeira

A projetar o Futuro desde Março.2014 :p Treinos desde Outubro.2014 Sorriso
Fevereiro.2015 trouxe-me o tema "Ovários Polifoliculares" - Gigantes... Odeio-vos...
" O Inverno conspira para que surjam inesperadas flores." Positivo a 24-03-2015♥
17-11-2015 ♥♥ Bem-Vindo Filhote ♥♥

ryssie -
Offline
Desde 27 Jan 2010

Se usar até aos 3 anos não há problema. A maior parte dos problemas oclusais (de relação entre dentes ou entre maxilares) são genéticos ou causados por problemas respiratórios (amigdalites, otites, dormir de boca aberta). A chupeta já não é o bicho papão que se dizia ser. Claro que se usar até tarde pode causar alterações que só serão resolvidas com correção por aparelho. Pode... mas não é linear.
Quanto a marcas... o formato será o mais importante. O melhor é usar aquelas mais moles que achatam completamente sem grande esforço. Os meus usaram algumas marcas diferentes desde fisher-price, a nuk e chicco.

Sobre ryssie

Ryssie

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

As minhas usaram chupeta até aos 5 anos e não têm problemas de dentição nem outros. A mais viciada começou a falar cedíssimo e com uma dicção perfeita. Claro que a partir dos 3 a chupeta era só mesmo para adormecer ou quando se magoavam/faziam birra. Nunca tirei á força, embora fosse sempre insistindo para deixarem. Usavam das de borracha da Chicco.

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

A minha usou e não deformou mas cada caso é um caso! Ressalvo que até para aí aos 9 meses usava para dormir e pouco de dia. A partir dai tirei de dia, como nunca lha dei IMENSO ela nem notou. So dava para dormir! Aos 2 anos lá se foi a xuxa da noite e do biberon! Não custou nada de nada tirar! Usamos uma historia gira!

Eu acho que a xuxa é uma boa ajuda principalmente para os primeiros tempos em que eles sentem muito a falta de um consolo mas não gosto quando nem vemos a boca da criança por estar sempre de xuxa! Depois dos dois anos (em que ja era so de noite) n daria! Tinha pensado nesse marco e assim foi

bela2 -
Offline
Desde 01 Jul 2015

pampy compraste mam perfect ao as normais ??

sim obrigada cacoeira Sorriso e bom saber isso acho que sao os que meu menino usa, de silicone e com bico suave e nao levantado, direito deve ser isso que chamas gota. e o que gosto nas chupetas mam Sorriso eu tanto nao lhe por sempre a chupeta se ele nao a pedir e quando comeca a falar com a chupeta na boca tiro-lhe para ele tantar falar(da sua maneira lol) a vontade ;-

obrigada pelas vossas testemunhas mamaes Sorriso

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Bela2,

Comprei umas de silicone que diz na embalagem textura de seda, em forma de gota. À volta da chucha a parte plástica parecia-me enorme, mas não é. Não sei se são consideradas as perfect ou as normais, já não tenho a embalagem...

bela2 -
Offline
Desde 01 Jul 2015

a esquerda e perfect a direita sao as normais, as tuas deve ser as normais como as minhas Sorriso

Cacoeira -
Offline
Desde 05 Mar 2012

Piscar o olho

Sobre Cacoeira

A projetar o Futuro desde Março.2014 :p Treinos desde Outubro.2014 Sorriso
Fevereiro.2015 trouxe-me o tema "Ovários Polifoliculares" - Gigantes... Odeio-vos...
" O Inverno conspira para que surjam inesperadas flores." Positivo a 24-03-2015♥
17-11-2015 ♥♥ Bem-Vindo Filhote ♥♥

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

As minhas são iguais às da 2a foto, a chucha que está mais à direita, em azul e verde Sorriso

My little star -
Offline
Desde 04 Out 2015

Mamãs onde compram as chupetas MAM??? A minha pequena só gosta das MAM, ao fim de umas 10 diferentes e 3 meses... foi a única que aceitou! E dá imenso jeito para adormecer! Por aqui só encontro na Wells, mas uma escolha muito limitada! Comprei em verde e azul (eram as únicas cores possíveis) e toda a gente me diz "Ai que rico menino"... estão a ver... fico grrrrrrrr
As minhas são iguais à da direita da primeira foto, mas lá está, em azul e verde...

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Já comprei numa farmácia próxima de casa ou então na Wells. Mas a escolha é mesmo muito limitada mas no meu caso para meninos Espertalhão sempre que vou à procura encontro é para meninas Sorriso

My little star -
Offline
Desde 04 Out 2015

Temos que fazer troca de xuxas, mamã Pampy!!!!!

bela2 -
Offline
Desde 01 Jul 2015

pois eu e igual muito limitado compro na wells mas mais longe de aonde moro porque aonde moro nem tem nada de mams, meu menino e igual desde que pus lhe a chupeta mam na boca nao quiz mas outras. ate tenho uma historia : a pediatra ofereceu-lhe uma chupeta mas ele chorava a mesma, ate eu lhe por a sua da mam, qual foi minha vergonha lol
senao da para encomandar no site mam so que os portes de envios sao puxados mas ai pode-se encomendar tudo, eu nao encomendei la nao sei como e. e no bebitus tem certos artigos mas limitados tambem. e pena porque adoro essa marca e meu menino tambem.

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Eheheh é uma ideia. Quando for a Wells posso ver o que há lá, tirar uma foto e mandar. Se tiver interesse, posso enviar via CTT a pagar no destinatário.

O meu filho é igual, desde que experimentou estas não quer mais nenhuma. À pouco tempo tinhamos duas, uma tinha deixado no carro a outra "desapareceu" em casa... depois de "virar a casa" à procura, tive que ir ao carro as 21h e tal da noite, toca a vestir outra vez....

No dia a seguir de manhã quando acordou de repente a desaparecida voltou.... descobri que a escondeu dentro de uma caixa de peças de encaixar...

bela2 -
Offline
Desde 01 Jul 2015

valeu a pena ir ao carro lol afinal estav amais perto, malendrino Piscar o olho
o que e chato tambem na wells aonde vou so vi atadores de chupetas com chupeta incluida, nao da para comprar so o atadore, como sao chupetas special nao da qualquer um, isso tambem achei chato Confuso eu comprei um com a chupeta mas vou ter de comprar outro que ele esta sempre a por na boca e molhalo todo lol como sao de tessido tenho de trocar Confuso sinceramente nao gosto muito desses do facto de ser de tecido mas nao encontro outros para essas chupetas e la vou a ter que comprar outra chupeta lol nao sei se voces encontram doutra maneira ?

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

O meu como é mais crescido já não precisa da corrente da chucha... mas realmente para estas é difícil...