Chora de noite e não dorme | De Mãe para Mãe

Chora de noite e não dorme

Responda
16 mensagens
Sofia.r -
Offline
Desde 01 Jan 2014

Olá mamãs,

O meu pequenito anda numa fase terrível. À noite chora muito, é difícil fazê-lo sossegar e não dorme. Só acalma ao colo e quando dorme é só por 5 minutos. À 2 noites atrás eram 7h da manhã qd consegui que ele adormecesse. Durante o dia também esteve irrequieto evolução dormiu e está última noite só adormeceu às 4h...

Às vezes ouço a barriguita dele a fazer barulho, penso que serão cólicas, mas não sei se será sempre esse o motivo.

O que é certo é que tem sido mt complicado gerir td isto, pois não sei o que faça para conseguir acalmá-lo e fazê-lo descansar à noite, para que eu e o meu marido tb consigamos descansar.

Também vos aconteceu o mesmo? Que fizeram para ultrapassar?

Obrigada

Desde 13 Set 2012

Olá mamã!

Com o meu bebé Duarte, agora com 15 meses, não passei por isso, mas com a filhota mais velha passei um martírio durante 3 semanas. Começou aos 15 dias e terminou às 6 semanas de vida. Neste caso eram mesmo cólicas, dolorosas, terríveis e era um sofrimento observar, impotente, o sofrimento da pequena.

Dicas há muitas, mas nem todas funcionam da mesma forma com todos os bebés. As massagens por exemplo não eram nada do agrado da minha filhota... Ela sossegava um pouco deitada de barriga para baixo em cima da minha barriga. Mas creio que o remédio é muita paciência, muito miminho, muito aconchego. Eles não trazem manual de instruções e as tão famosas "fases" teimam em suceder-se umas às outras e, a cada fase, lá estamos nós à nora a tentar interpretar os sinais... em fim, é isto a maternidade...

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

carla barradas -
Offline
Desde 26 Set 2014

Sei o que isso é! A minha filhota agora já dorme melhor. Mas as colicas são terriveis! Ninguem dorme...
O teu filhote encolhe e estica muito as perninhas? Podem mesmo ser colicas! A barriguinha faz muito barulho e largam muitos gases. Eu dou o biogaia e o Infacalm para as colicas. Não passou, mas alivia bastante!
Mas como a Sónia diz muito colinho, muito miminho e muita paciência!

Boa sorte mamã e as melhoras do pequenino!

CTVC -
Offline
Desde 02 Jul 2013

Olá mamã há muitas coisas que podes fazer para aliviar como as massagens e enrola - lo numa mantinha mas sem dúvida que deves contactar o médico assistente para que lhe prescreve um medicamento. Tens um muito bom que se chama coliprev.
As melhoras

Sobre CTVC

Com esperança tudo se alcança Sorriso

Visitem a minha lojinha, tenho imensa roupa para vender. Pergunte-me o que precisam. Tudo em ótimo estado. Faço descontos para quantidades.
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/ctvc

a.v. -
Offline
Desde 21 Mar 2014

Olhe eu só posso aconselhar a criar a rotina antes de dormir, banhinho, leitinho, cama. A casa tem de estar sossegada durante a noite, sem grandes barulhos, mais escura, etc... Também é preciso ver se ele dorme o suficiente durante o dia e se come bem. Pode continuar com fome.. E a minha ainda hoje se não dormir bem durante o dia dorme mal à noite.

katia araujo -
Offline
Desde 08 Maio 2011

Olá
Nas primeiras semanas também foram péssimas, derivado as cólicas, sofria elq sofria eu, e o papá notava se q tinha dores e nos sentiamos impotentes por nao conseguir aliviar as dorzinhas, fazia mos massagens na barriga, encolhiamos e esticavamos as pernas, la largava uns gases, depois experimentamos o colimil e o termómetro com oleo de amêndoas doces no rabinho, ajudou bastante...

debby1986 -
Offline
Desde 23 Dez 2013
I Love DMPM

Se ele chora e mexe mto as pernas e fica vermelho, são colicas, se não, mesmo que chore e se ver que a barriga ta dura e como disse faz barulhos, pode ser gases. Deves sempre fazer massagens na barriga, como ensinam no hospital e empurrar as perninhas para ajudar a fazer coco. Poe ele de barriga para baixo no teu braço e e faz compressas de paninho quente na barriga se tiver a chorar mto. Ha que ter paciencia.... Evita as alimentos que dao gases. Se voce da mama, deita com ele na tua cama e da o peito, deitada de lado, deixa ele mamar o quanto quiser, a minha gosta mto de dormir e mamar a noite, fica na nossa cama pois ela dorme melhor e nós também, so a ponho na alcofa quando ta no sono pesado, para isso basta ver se a maozinho esta mais aberta e o corpinho mais relaxado, solto.

anasoca -
Offline
Desde 26 Set 2012

A única coisa que "resultou" no nosso caso foi exatamente: muito mimo, muito colo, e muuuuuita paciência. E olhem que ele não tinha cólicas, tinha mesmo era muito mau feitio e não gostava MESMO nada de dormir. Não queria dormir de dia nem de noite. Simplesmente o meu "mau-feitio" levava os dias e as noites a chorar. Eu confesso que tinha alguma inveja das pessoas que diziam que era lindo ver os filhos a acordar e dar-lhes os bons dias com um sorriso, porque o meu ainda antes de abrir os olhos já estava a chorar! As médicas (depois de eu dizer tudo o que tentava) só me diziam que aos 3 meses tudo melhorava e para eu ter paciência... O tempo foi sem dúvida o nosso melhor amigo Piscar o olho

Se servir para dar algum ânimo: o meu filhote a partir dos 3 meses e meio passou a ser um bem disposto e a chorar muito pouco - apesar de ainda hoje continuar a não gostar muito de dormir, é o maior palhacito que já conheci, brincalhão, carinhoso e suuuuuper bem disposto Piscar o olho

Sobre anasoca

Positivo 19/09/2012 - dpp 14/05/2013, nasceu 21/05/2013 meu primeiro amor.
Dezembro 2016 - GQ
Positivo 04/05/2017 - AE 05/06/2017
Positivo 28/09/2017 - gravidez anembrionária, aborto retido. Internamento para expulsar 01/11/2017
Positivo 24/07/2018 - AR 26/09/2018
Positivo 13/02/2019 - GQ

AnnnnnA -
Offline
Desde 25 Ago 2010

Olá princesas!
O meu Du ainda só tem seis dias! Acho que temos tido sorte pois habitualmente até dorme bem! No entanto acho que quando estamos mais ansiosos (papá e mamã) o sono dele é mais sobressaltado!
Noto, como outras mamãs disseram, que quando toma banhinho dorme bem melhor! E, pode não ter nada a ver, desde que o coto do cordão caiu e começámos a vestir babygrow dorme ainda mais tranquilo! Acho que no desespero qualquer dica pode ajudar!
Beijinho*

Sofia.r -
Offline
Desde 01 Jan 2014

Pois ele no início tb dormia super bem.
Mas ultimamente tem sido muito complicado, porque por muito que entendamos que eles estão com dores, as poucas horas de sono também afectam a nossa capacidade de reagir calmamente à situação.

Como ainda estamos à espera do dia da consulta para ir ao médico, não sei se lhe vão receitar algum medicamento, nem sei nenhuma técnica em concreto que o possa aliviar. Ouvimos muita coisa, mas nem sempre a teoria serve para o nosso caso. Por isso, desde que não o prejudique, a minha ideia é experimentar até o conseguir aliviar/ajudar.

MariaAbril -
Offline
Desde 08 Jan 2013

O meu filho também passou um bocado com as cólicas...
Se tiveres a dar LA, aconselho-te a comprares os biberões da Dr.Browns porque têm um sistema diferente e não são muito mais caros que um biberão de outra marca qualquer ( http://www.youtube.com/watch?v=e-7hRfFp-M8 ). Faz-lhe massagens com muita frequência quando não estiver a chorar porque quando chora a barriga fica muito dura e quase que não dá para fazer convenientemente. Põe-no também no colo na posição de barriga para baixo apoiado no teu braço e com a mão faz-lhe massagens na barriga pois o peso do corpo contra o braço e as pernas "caídas" ajuda a libertar os puzitos. (tens aqui uma imagem). Ah! E dá-lhe muuuuuuito miminho.

O meu bebé nasceu a 27.03.2014

CLC -
Offline
Desde 23 Fev 2009

Sofia, a minha menina nasceu no dia 22 e também não tem sido fácil as noites... muitas cólicas e nada a sossega... leva-nos ao desespero de não saber mais o que lhe fazer. Amanhã vamos ao pediatra, vamos lá ver. Mas pelos vistos é muito comum, principalmente à noite... dizem que por volta dos 3 meses passam. Temos que ser pacientes.
Beijinhos

Ana.13 -
Offline
Desde 26 Mar 2014

Tenho passado pelo mesmo com a minha menina. Só quero que isto passe depressa, custa me tanto vê la com dores... tem dias que está melhor, mas outros dias ninguém dorme Preocupado

Sofia.r -
Offline
Desde 01 Jan 2014

É mesmo complicado. Sabemos que têm dores e por isso se queixam, mas com o cansaço acumulado é difícil mantermos a calma, até já chorei de nervos.
Agora tenho dado mt colinho, com o papa a ajudar, massagens e tenho colocado na barriguita e depois na cama um saquinho com arroz que aqueço um pouco no microondas.

Também espero que acalme depressa!

É bom irmos partilhando as técnicas e dicas porque como cada bebe reage de maneira diferente podemos não estar a usar o método mais eficaz para ele.

Ana.13 -
Offline
Desde 26 Mar 2014

O que tem resultado com a minha menina é deitar ela no meu colo a barriga dela virada para a minha, ela acalma assim e adormece, eu não sabia porquê, mas ja ouvi dizer que é porque o calor do nosso corpo em contacto com a barriguinha deles acalma as cólicas. Só tenho pena de não conseguir dormir com ela nessa posição, se não as noites eram mais sossegadas. É muito difícil, e quem passa 24h por dia com os bebés, acaba por ser muito cansativo psicologicamente.

Olga Patricia -
Offline
Desde 14 Abr 2014

Olá mamã! !

O que aconselho é o biogaia, são umas gotas para as colicas, e deitar o bebe de barriga para baixo porque ajuda a libertar gases , fazendo uma massagem sobre as costas...a minha bebé acalma mto bem assim!! Ajuda tb deita-la de barriga para cima e juntar as pernas dobrando sobre a barriga, ajuda a evacuar!!

Espero que melhore. ...

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?