Chamada para junta médica... e eu de repouso absoluto! | De Mãe para Mãe

Chamada para junta médica... e eu de repouso absoluto!

Responda
16 mensagens
SofiaRD -
Offline
Desde 17 Jul 2012

Olá! Sinceramente não consigo perceber isto. Estou de baixa médica por gravidez de risco (hemorragias/descolamento de placenta), entreguei declaração na Segurança Social em que dizia inclusivamente que devia estar de repouso absoluto e hoje recebo uma convocação para ir a junta médica! Devem estar a brincar comigo! Já vos aconteceu?

sih173 -
Offline
Desde 04 Maio 2012

Olá Sofia!

Olha eu fiquei de baixa desde os 5 meses...por questões nervosas, deixei de sentir o bébé, algumas contrações, etc, e tinha que ficar a descansar mas não era de risco. Chamaram-me à junta médica passado 30 de baixa e eu lá fui. Estive lá 2 minutos. A minha médica não tinha posto que eu estava grávida e eles dizem que foi por isso que chamaram... Levei os papéis que explicavam a situação e lá anotaram no processo...mas nem os quiseram ver. Nunca mais fui chamada.

Sei de uma amiga minha, que estava de gravidez de risco desde os 4 meses e aos 8 chamaram-na lá. Ela foi porque achava que não podia faltar. Foi a mesma coisa...nem sequer lhe viram os papeís. Quando ela falou com a médica dela...a médica disse que ela não tem que ir porque é gravidez de risco e não pode andar para trás e para a frente, e que lhe passa um papel que justifica.

Tanto quanto me lembro, recebeste uma carta que fala na impossibilidade de te apresentares contactares os serviços e enviares o respectivo comprovativo da tua situação.

Acho o melhor ligares para a segurança social, ou para o teu médico e expores a questão, pois na tua situação não é mesmo nada aconselhável andares de um lado para o outro.

As melhoras e tudo a correr bem! Piscar o olho

Beijinhos

ika leonor -
Offline
Desde 03 Jul 2011

ola

a mim aconteceu estar de baixa no fim da gravidez e chamarem-me eu tbm estava em repouso enato liguei para la e disseream-me para enviar uma carta e explicar essa situaçao e anexar o comprovativo medico

bj

a minha leonor é o meu tesouro

Lucky4shop -
Offline
Desde 03 Maio 2012

Ola..
Mama também estou com baixa de gravidez de risco devido a descolamento de placenta incluindo contrações desde das 15semanas.
Recebi também essa convocatoria e hoje fui a segurança social da minha area, que me responderam que fui chamada porque a declaração medica que entra com a baixa e com o modelo que temos que preencher não entrou a tempo.
Sendo assim fui convocada, deixei lá a carta a dizer o motivo e que anexava uma declaração medica, incluindo a data de hoje e rubriquei.
Deram um comprovativo como tinha entregue a convocatoria e a declaração medica..
Alguém da tua familia que vá a segurança social com a declaração como entregaste os papeis da primeira vez e com a convocatoria..
Não te podem obrigar devido a teres incapacidade medica..
Beijinhos e espero ter ajudado

JoanaCS -
Offline
Desde 14 Nov 2010

Ola mama!!
Eu tb estive de baixa por gravidez de risco e tb me chamaram a junta medica.
Fui ao balcao da seg social da mh area de residencia e contactaram pr a sede a informar que eu tinha a documentaçao toda e que nao ia descolar-me por eram 2h de viagem.
De la disseram pediram os documentos e nao me desloquei.

Sobre JoanaCS

Amo-te minha princesa! Ès a minha vida Sorriso

Telma SR -
Offline
Desde 02 Abr 2012

Eu também fui chamada, mesmo com gravidez de risco e segundo o que consta, têm apanhado muitas baixas de alto risco fraudulentas, tanto que no dia que lá fui, 2 grávidas tiveram alta... É como tudo, por uns pagam os outros! A mim mandaram ficar em repouso até ao fim e eu nem sequer tinha declaração da minha GO, pois só recebi a convocatória quando a médica já estava de férias, mas fui até lá, levei os meus exames e expliquei o que se passava e em menos de 5 minutos estava de saída do consultório com o processo resolvido! Quando estive na SS cá da zona a tratar das segundas vias do subsídio de risco mencionei que tina sido convocada e aconselharam mesmo a lá ir em vez de enviar declarações a dizer que não poderia deslocar-me por estar em repouso, porque isso poderia complicar o pagamento das baixas.

Sobre Telma SR

Treinos: Setembro de 2007 / Positivo: Outubro de 2007
17/06/2008 - 17:10 veio ao Mundo a Princesa mais linda de sempre - Carolina - 47.5 cm / 2.970 kg - 40s1d
Novo Positivo: Março de 2012 (Surpresa!!!!) - É o Menino mais lindo do Mundo, chegou o Francisco a 5/11/12 às 14:23 - 47 cm / 3.425 kg - 40s6d (parto induzido)

Roma xD -
Offline
Desde 13 Jul 2010

Choque!

Sério que as vezes fico parva com estas coisas!!!! Olha, eu não te consigo ajudar muito porque não sei como se processam essas coisas, mas isto é para rir só pode!

Espero que consigas resolver essa situação com o minimo stress possível para teu bem e para o bem do teu bebecas!
Esta gente da SS ás vezes tem a sensibilidade de um calhau!!! irra... À espera

Sobre Roma xD

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos"
♥ 11-12-13 ♥

Vlucia -
Offline
Desde 16 Dez 2009

Olá mamãs e futuras mamãs. Eu entendo o lado da Segurança Social.Sem querer, de todo, dizer que é o caso de alguma das mamãs aqui presentes no fórum, o facto é que conheço várias grávidas, incluindo no meu ciclo de amigas, que estão de baixa médica por gravidez de risco. Eu sempre pensei que gravidez não era doença, mas começo a duvidar disso. Uma fase que, à partida, é perfeitamente natural, tornou-se motivo para baixas e mais baixas. Depois, é claro, que por um paga o todo. Será que estamos assim tão mais sensiveis e piegas que as nossas maes e avós? Começo a ficar assustada.

Bjokas

Sophia_cardoso -
Offline
Desde 16 Jun 2012

Respondendo aqui à Vlucia e sem querer de maneira nenhuma ofender o seu ponto de vista... as nossas mães e as nossas avós "insistiam" em trabalhar porque: estar de baixa era mal visto pela entidade patronal e sociedade... não esqueçamos que a inserção do papel da mulher no mercado de trabalho foi uma luta e os lugares eram preferencialmente dos homens porque as mulheres podiam ficar grávidas!
Depois os meios de diagnóstico eram muito mais precários e desconheciam-se inúmeras coisas, tais como existências de descolamentos de placenta, malformações e ate o risco de pré eclampsias.
Havia muito mais abortos e muito mais crianças a nascer com deficiências, o numero de nados mortos era muito superior aos dos dias de hoje etc...
A minha mae tem 2 filhas vivas e 2 no ceu... teve um aborto as 24 semanas porque tinha descolamento de placenta e não foi diagnosticado atempadamente e teve um nado morto... teria 4 vivos se tivesse a possibilidade de ficar a descansar a gravidez Piscar o olho

Agora tb é verdade que quase por tudo e por nada se fica com baixa... e não é só na gravidez! SIM, estamos mais piegas, grávidas e não gravidas (os)!

Vlucia -
Offline
Desde 16 Dez 2009

Sophia_Cardoso, eu concordo inteiramente com as razões invocadas.E também sei que cada uma de nós olha pelo melhor para nós e para os nossos filhos. O que me deixa irritada é o facto das pessoas hoje em dia, olharem para uma baixa médica como uma comodidade e não como uma justificação por motivos de saúde. Digo isto, e como disse acima, porque tenho várias colegas grávidas neste momento, e quase todas estão em casa, com baixa por gravidez de risco.Ena, nenhuma tem uma gravidez a evoluir naturalmente, sem necessidade de cuidados mais que acrescidos?;) Duas delas referem mesmo que "pediram ao médico", para puderem receber a 100%. E foi essa questão que me fez pensar e encontrar justificações para um aumento deste tipo de ausências ao trabalho. Claro que tenho consciência que os tempos são outros, que os avanços tecnológicos se fizeram sentir, que o stress do nosso trabalho é hoje bem maior. Mas referi esta minha opinião para mostrar que, de facto, entendo o lado de quem fiscaliza estas situações...Têm que verificar, para bem de todos nós.Claro que, quando é connosco, pensamos sempre que é injusto.Mas, como aconteceu com uma dessas minhas amigas, e eu disse-lhe isso mesmo, ficou indignada por ter que percorrer 5 km para ir à SS e faz, ao fim de semana, 25km para irmos para a praia. Esta incoerência tira-me do sério Sorriso

Bjokinhas e obrigada pela abertura à troca de ideias Sorriso

Scarletton -
Offline
Desde 02 Set 2009

Olá! Fui chamada para uma junta médica perto do final da gravidez mas n estava de repouso embora tenha tido 3 perdas de sangue ao longo da gravidez. Eu lá fui, sem exames nem nada, e qd me viram entrar disseram lgo "ah, está gravida!" pergutaram como estava a correr, mostrei o boletim, desejaram felicidades e mandaram-me embora, Eles n sabem porque motivo temos baixa, pelo menos na baixa normal. estando de repouso obvio q n te podes deslocar lá. o que fazes melhor é ligar para lá e explicar mas julgo que podes faltar com essa justificação.

Espreitem as doçuras!!

https://www.facebook.com/acarlotamaisdoce

O meu Baby Ti nasceu com 39 semanas, 3,450g e 49,5cm no dia 27 de Julho de 2011!

SofiaRD -
Offline
Desde 17 Jul 2012

Pois, eu também acredito que no meio disto tudo algumas baixas por gravidez de risco não são verdadeiras. E entendo que a Segurança Social tenha que fiscalizar. Mas no meu caso eu tenho mesmo que estar de repouso absoluto. Já falei com a minha médica de família pelo telefone e ela passou-me uma declaração para entregar à Segurança Social para que eles venham fiscalizar a casa uma vez que não me posso deslocar. Será que vêm?
Obrigada pelas vossas respostas. Ando num stress incrível, já não chegam as hemorragias que nunca mais têm fim e ainda tenho que me preocupar com estas coisas...

Telma SR -
Offline
Desde 02 Abr 2012

Só para terem uma ideia, uma irmã do meu Pai, de quem não somos muito chegados, como tem uma conhecida na Segurança Social que a informou que visto ela ter um ordenado baixo na altura, se tivesse baixo por risco clínico na gravidez que receberia a 120%... Acho que por lei não se pode receber menos que um valor mínimo diário, mesmo que o nosso ordenado não atinja esse mínimo. E ela fez isso nas 3 gravidez, mesmo não tendo qualquer tipo de problemas!!! Quando eu tive a minha Filha há 4 anos (que nunca consegui sequer receber a 100%, só recebia a 65%), fiquei para morrer, quer dizer uma pessoa com problemas anda meses a penar para conseguir ter o que é seu por direito (e nem sempre consegue) e depois há "Marmanjas" destas que conseguem tudo e mais alguma coisa!!! Por isso é que mesmo com risco clínico hoje em dia quase todas somos chamadas à Junta Médica e até acho bem, embora também me tenha acontecido e também me tenha preocupado, porque se me dessem alta não se como é que conseguiria ir trabalhar, já teria perdido o meu Bebecas de certeza, mas é uma forma de rastrear as baixas fraudulentas.

Sobre Telma SR

Treinos: Setembro de 2007 / Positivo: Outubro de 2007
17/06/2008 - 17:10 veio ao Mundo a Princesa mais linda de sempre - Carolina - 47.5 cm / 2.970 kg - 40s1d
Novo Positivo: Março de 2012 (Surpresa!!!!) - É o Menino mais lindo do Mundo, chegou o Francisco a 5/11/12 às 14:23 - 47 cm / 3.425 kg - 40s6d (parto induzido)

kinhas -
Offline
Desde 21 Set 2007

Olá mamãs

Depois de ler o vosso tópico não pude deixar de "colar-me".
Neste momento encontro-me de baixa médica há 42 dias. O problema, felizmente, sou eu e não o meu "pimpolho". No final de Junho tive ciática e quando pensei que ia começar finalmente a melhorar apareceu-me um problema renal (tenho cálculos no rim esquerdo), pelo que as visitas ao hospital e as dores são regulares (de 36 em 36 horas).
No dia 04 de Julho tive direito a uma fiscalização em casa. Fui abordada no meu domicilio por um tecnico da SS e uma médica; quiseram saber porque motivo estava de baixa. A visita durou cerca de 10 minutos. Explicaram-me que era um procedimento de rotina uma vez que têm vindo a detetar-se diversas baixas fraudulentas.
Mesmo assim,tal como algumas de voces fui chamada a junta médica, no passado dia 30 de Julho. Felizmente nesse dia não tive tratamentos pelo que consegui ir. Não fui examinada por nenhuma das médicas com que estive, apenas me solicitaram o "livro de grávida" e perguntaram, mais uma vez, porque estava de baixa, já que a minha não é de gravidez de risco.
Tal como algumas mamãs referiram aqui existe a baixa normal e baixa por gravidez de risco. Do ponto de vista financeiro a ultima é muito mais atrativa. Muito embora tivesse a possibilidade de conseguir a de gravidez de risco, optei por não o fazer, mas isso é uma questão que fica na consciencia de cada mamã.
Quanto a sermos mais fracas que as nossas mães//avós, creio que muitas vezes não uma questão de fraqueza mas sim de precaução e resistencia ao sofrimento; depende muito da gravidez que se tem.
Eu por exemplo durante a minha gravidez passei por um pouco de tudo (ameaça de aborto, pneumonia, gastroentrite, ciática e cálculos renais) mas só quando me senti fisicamente impedida de trabalhar optei pela baixa.
É verdade que existem situações abusivas, mas acredito que para com as grávidas deveria existir mais benevolencia. Acreditem no que vos digo, nós somos uma gota no oceano para a SS. O mais preocupante são as "outras" baixas...

sih173 -
Offline
Desde 04 Maio 2012

Eu tal como a Kinhas fiquei de baixa e com possibilidade de ser de risco...bastava um papel do OB....mas lá está optei por não fazer, pois não era de todo alto risco! Fica na consciência de cada um...fui à Junta e tudo ok! agora estou com baixa de risco mas porque fiquei internada no hospital e estou de repouso absoluto, o médico que deu a prorrogação assinalou lá de risco. Infelizmente eu conheço muita gente que deveria receber uma dessas visitinhas em casa...pois dizem que estão com isto e aquilo...e andam a passear o dia inteiro, e não falo de grávidas Preocupado as grávidas são uma percentagem muito pequena...o pior são os restantes!

Vandasalvador -
Offline
Desde 02 Set 2009
I Love DMPM

Ola! Sou nova neste forum e vi este topico que hoje me interessou especialmente e n pude deixar de dar a minha opinião. Estou de 37 semanas e fui xamada hj para uma junta médica. Não estou com gravidez risco mas estou de baixa por ter um trabalho bastante pesado e que já n me era possivel exercer. e o médico axou que como ja estava no fim era melhor por baixa. Durante a consulta n me pediram livro gravida e nem seker me perguntaram de qto tempo estava. Limitaram se a perguntar qual era a minha doença e se não estava doente iria ter alta pk gravidez n é doença. Entretanto perguntei se n queriam saber seker de qto tempo estava....la lhes disse e disse que 2ªfeira (03/09/2012) vou a uma consulta em que o médico em principio vai marcar a data do parto, pk o meu bébé ja esta no percentil 90 e é bastante grande. Qdo um médico me diz "ahhhhh já esta no fim..poix assim a conversa é outra"!!! Eu saí de lá a achar que so podiam estar a brincar cmg... Estou perfeitamente de acordo que xamem as pessoas para averiguar as baixas fraudulentas...mas axei isto que se passou cmg foi uma autentica vergonha, pk eu tenho no meu trabalho colaboradores que me entregam sucessivas baixas pk lhes doem os dentes, pk têm dores de cabeça e nc foram xamados para nd...mas enfim é o pais que temos!

V&L