Cesariana em Santa Maria | De Mãe para Mãe

Cesariana em Santa Maria

Responda
7 mensagens
MotherGoose -
Offline
Desde 25 Jan 2010

Bom dia, Mamãs!

O meu Danielinho nasceu na passada sexta feira, dia 29 de Janeiro, no HSM,em plena greve dos enfermeiros, com 39 semanas, 3.150 Kg, às 16.58.

Passo a relatar como foi o meu parto pois, tal como muitas pré-mamãs, sobretudo de primeira viagem, eu tinha muita curiosidade de ouvir relatos de como tinham corrido as várias experiências em Santa Maria.

Acordei de madrugada, pelas 5 da manhã de sexta, com umas dores incómodas na barriga. Quando vou à casa de banho, apanho um grande susto: começo a escorrer muito sangue,nada de águas e não sentia o bébé... Ora, eu sempre tinha lido que se , em vez de água, a mãe expelisse sangue, seria uma situação de extrema urgência e de ida imediata para o hospital... Assim foi: em choque, acordei o meu marido, e fomos de imediato para Santa Maria.
Quando lá chegámos, puseram-me no CTG (finalmente ouvi o batimento cardíaco do meu filho, o que me descansou um pouco), e após ter perguntado, disseram-me que o facto de sangrar não significava algo de errado. Analisaram-me, fizeram-me o toque, e felizmente estava tudo bem; entretanto, rebentaram as águas, e nada ainda de contracções.

Fui levada para o bloco de partos (fiquei lá apenas porque não havia vaga nos quartos), sempre vigiada. Pelas 15:30 da tarde, muda o turno e sou vista por um médico e uma médica, ambos (sobretudo a médica, que julgo ser a directora de obstetricia)muito competentes e disponíveis: a doutora fez-me o toque, acalmou-me e disse-me que teria que fazer uma cesariana, porque não tinha ancas para fazer passar o bébé. Fiquei um pouco receosa, mas a médica foi impecável e mandou logo preparar o bloco operatório.

Devo dizer que, em plena greve de enfermeiros, e estando o pessoal a trabalhar por obrigação de assegurar os serviços mínimos, não poderia ter sido melhor tratada: desde as médicas, até às enfermeiras que me fizeram a cesariana e me acompanharam nos três dias que lá estive, senti-me muito grata e confortável (dentro do possível, claro).
Para quem terá que ser submetida a cesariana, devo dizer que realmente não é dolorosa a intervenção: ficamos com os membros adormecidos, mas acordadas, e é uma emoção quando sentimos o bébé a sair e a chorar; as enfermeiras encostaram-mo à cara, ainda sujinho, para lhe dar um beijinho... foi comovente, e depois levaram-no para os testes iniciais.

Entretanto, ainda lá fiquei,para fazerem a sutura: não dói, repito, sente-se uma certa pressão no ventre, mas não dói.

Tudo isto demorou cerca de 1 hora: ao fim de uma hora e pouca, já tinha o meu pimpolho nos braços, e fui levada para a sala de observação, onde estão outras mães que foram submetidas a cesarianas.

Ora, durante dois dias, fica-se nesse quarto, a soro, com morfina para atenuar as dores , e aí sofre-se um pouquinho, como toda a gente sabe , o pós-operatório de uma cesariana é um pouco doloroso, mas aguenta-se bem. O bébé fica sempre connosco, as enfermeiras são muito atenciosas e ajudam-nos no que nós precisamos: no meu caso, por exemplo, ajudaram-me a que ele "aprendesse" a mamar, pois ele teve algumas dificuldades em pegar, e como teve cólicas desde o primeiro dia, aliviaram-no com massagens sempre que necessário.

Tive logo imenso leite (uma das minhas ideias erradas era que a cesariana impedia o fluxo de leito materno), o que foi muito bom, pois não tive que usar quaisquer suplementos.

Entrei sexta e saí segunda ao início da tarde, após a alta da médica, e se tiver mais filhos quero certamente repetir lá a experiência.

Espero que tenha ajudado as futuras mães, e que vos corra tudo pelo menos tão bem quanto a mim Sorriso

Apresento-vos o meu picoletinho

Beijinho

CAPCSilva -
Offline
Desde 25 Nov 2009

Sonhador Olá linda, muitos parabéns, o teu menino é lindo! Espero q quando chegar a minha vez também corra tudo assim tão calmamente. beijinho grande e td de bom para ti e para o Daniel. Beijinho

Sobre CAPCSilva

Catarina
28/05/2010 O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA
AMO-TE MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO MEU PRINCIPEZINHO
Afilhada da Sandrinerf.
Madrinha da Dânia da marta56

Sandrinerf -
Offline
Desde 02 Fev 2010

Antes de tudo muitos parabéns a todos vocês, desejo-vos as maiores felicidades!
Foi mto bom ouvir o teu ralato, eu tb irei ter a minha Princesa em Sta Maria e tiraste-me algumas dúvidas! Já agora, eles fornecem-nos alguma coisa de amostras para o bébé, do género produtos limpeza, fraldas etc?? Sei que nalguns hospitais fornecem. Como se chamava a médica que te assitiu? A minha médica estava de serviço nesse dia, também é extremamente simpática, gosto bastante dela, chama-se Paula Gonçalves.
Mais uma vez muitas felicidades para ti e para o Daniel.
BEijos

Sandrine
http://demaeparamae.pt/forum/26-semanas-laura-pouquinho-nossa-historia
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/53834 quem sabe não há algo que vos interessa ;)! http://ribartes.blogspot.pt/ - artigos feitos à mão para si e para o seu bebé com todo o amor! Tudo é personalizável!

MotherGoose -
Offline
Desde 25 Jan 2010

Obrigada às mamãs!

Para a Sandrina: no hospital, oferecem-te uma bata, chinelos, pensos, fraldas (mas não suficientes), e creme para os mamilos. Para o bebe, oferecem amostras de dodot toalhitas, shampos e gel de banho (mas apenas durante a semana; se entrares numa sexta, p.ex., como eu, só te oferecem segunda, por isso é bom ires prevenida)

Quanto ao médico assistente, o meu é o Miguel Tuna, que pertence a Santa Maria mas está de licença; quando dei entrada, o meu marido esteve em contacto telefonico com ele, e ele encaminhou a minha situação para os médicos que lá estavam na sexta feira.

Espero ter respondido a todas as dúvidas; qq coisa volta a perguntar Piscar o olho

Bolinha Magica -
Offline
Desde 05 Mar 2010

antes de mais, deixa dizer que tens 1 filho lindo.
Ainda é cedo para sentar. por norma esse desnvolvivento é por volta dos 6 meses. qdo a rebolar, vai ajudando que 1 dias destes teras a surpresa de o ver a fazer sozinho!! Beijinho

A Bolinha Magica é madrinha da Isobral Beijinho

Celokinha -
Offline
Desde 13 Maio 2010

Que lindo o teu bebé que tudo corra bem o tempo passa a correr é de aproveitar ao maxímo.

Tb já fiz uma cesariana a 14 anos e n foi nada de anormal (muitas mães tem receio quando lhe falam em cesariana e não é caso para isso) a cesariana planeada como a minha n teve sofrimento antes , nem a violênçia q um parto normal por norma tem e depois a recuperação n deve ser muito diferente.

Agora leio de experiençias de cesarianas q as mães estão acordadas e tudo e n se sente nada,na altura da minha foi anestesia geral e fiquei 1 semana internada o q me custou muito pk só queria ir para casa e fazer as coisas a minha vontade e sem ter os olhos em cima de mim Sorriso

Bjinhos p ti e para o teu repolhinho Gargalhadas Grande abraço

Moranga -
Offline
Desde 24 Set 2009

ola!
k giro tb tive a minha filha de cezariana no HSM! em plena greve de enfermeiros!!! mas no dia 28 de janeiro lol na volta ate nos cruzamos por la...saiste na 2a eu sai no domingo =)
se quizeres ver foi mais ou menos assim. ah e tb fui muito bem tratada desde as consultas a cezariana e ate a estadia...

http://demaeparamae.pt/forum/volta-finalmente

ah so vi agora por um outro topico sobre madrinhas e afilhados este teu topico e tava a ver k tb nao tenho nem uma coisa nem outra lol

bjinho e tudo d bom Sonhador

Sobre Moranga

Lara Piki =) 6 aninhos!!! Sonhador
Beijinho eu e a minha Piki ja temos uma Madrinha a Lia_len e sou tb Madrinha dos seus Tesourinhos Lenny e Jasmine Olá!

"Dentro de mim mora um anjo que vive do jeito que o diabo gosta"

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?