cesariana com termo de responsabilidade??? No hospital de cascais! | De Mãe para Mãe

cesariana com termo de responsabilidade??? No hospital de cascais!

Responda
6 mensagens
sandratide -
Offline
Desde 26 Jan 2016

Bom dia! Ontem fui ao uma consulta no hospital de cascais e já estou hoje com 40 smn e 5 dias. E marcaram a cesariana para o dia 28 de janeiro de 2016 quinta feira, confesso que estou um pouco com medo, apesar de não ser a minha primeira vez.
O meu problema ou duvida, que a médica deu me um papel de consentimento para a cirurgia que eu tenho que levar assinado, a verdade que eu não concordo que assinemos um papel com termo de responsabilidade. Se os médicos é que são responsáveis por tal.
Será que alguém pode me ajudar a entender melhor.

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Sim, é obrigatório. Eu também tive de assinar. Relax

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Olá!
Não estou completamente dentro do assunto, mas acho que é o padrão em qualquer cirurgia.

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Penso q seja por causa da anestesia não? Eu qd levei anestesia geral tive q assinar um termo onde explicava os riscos etc..
Tens msm q fzr já a cesariana ou é pq queres?

Desde 13 Set 2012

Olá mamã!

O termo de responsabilidade tem a ver com o seu consentimento. Nenhum médico lhe pode impor um determinado procedimemnto clínico sem o seu consentimento. Uma cirurgia, em que se incluem as cesarianas, é um ato médico que pressupõe uma autorização. Imagine que vc até nem quer se submeter a tal cirurgia? Parece-lhe bem que a forçassem a isso? Esse termo de responsabilidade pressupõe apenas a sua concordância e nada mais. Clinicamente a equipa médica continua a ter total responsabilidade nas decisões terapêuticas inerentes.

Tem que assinar autorização para uma série de coisas. a epidural também pressupõe uma autorização prévia. alguns exames de diagnóstco também precisam de autorização. A amniosentese é um bom exemplo. Mesmo em contextos fora da gravidez, existem exames que precisam de autorização, como exames radiológicos por exemplo.

O que vai assinar significa apenas que concorda com submeter-se à cesariana; se não concordar, simplesmente não assina e pode (se for o caso) propor uma indução.

Não sei bem como se procede em casos considerados urgentes, mas se a mulher não puder assinar, acredito que seja o marido a fazê-lo. Deve existir também uma exceção para casos considerados mesmo urgentes e que ponham em causa a vida da mãe e/ou do bebé.

Espero ter ajudado

Na 5ª-f já terá o seu bebé consigo e tudo correrá bem.

Beijinhos e tudo de bom!

SMSantos

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

como já disseram é o procedimento normal.