CASAR PELO CIVIL E BAPTIZAR FILHOS PELA IGREJA | De Mãe para Mãe

CASAR PELO CIVIL E BAPTIZAR FILHOS PELA IGREJA

Responda
10 mensagens
Bebezinho -
Offline
Desde 20 Fev 2009

Olá!
Gostaria de saber se os pais q sao casados somente pelo cívil podem baptizar os filhos pela igreja.
Aguardo respostas!
Obrigada

Ana Isabel Rocha -
Offline
Desde 30 Mar 2008

depende dos padres... eu conheço uns pais solteiros que baptizaram o bebe pq o padre nao pediu documentos nenhuns, deduziu que eles fossem casados, e viviam em uniao de facto...

beijinhos

rulinha -
Offline
Desde 27 Maio 2009

Nos, solteiros a todos os efeitos baptizamos a nosso filho.... e o padre sabia que somos solteiros... Mentres te "comprometas" a que educaras ao teu filho dentro das crencias da igreja catolica..

Kahina -
Offline
Desde 12 Maio 2009

Podes!!

No baptizado as pessoas mais importantes sao os padrinhos e nao os pais. Os padrinhos e' que, em caso de serem casados, o devem ser pela igreja, sendo que nisso os padres sao mais exigentes.

Quanto aos pais, nao ha problema. Claro que existe um compromisso dos pais em educar os filhos na fe Crista, mas penso que nao tenham de mentir nisso, ja que se nao acreditassem, mesmo nao sendo praticantes, nao baptizavam os filhos.. digo eu Sorriso

Ja agora em relacao aos padrinhos, ha Dioceses mais rigidas e que exigem que estes tenham o Crisma.. o que faz todo o sentido, mas que muita gente nao aceita... de qualquer forma, ha sempre a possibilidade dos padrinhos assinarem so como testemunhas e, nesse caso, o Crisma nao e' obrigatorio.. Pergunta esta questao ao Padre antes de escolheres os padrinhos.

Sobre Kahina

www.kahina-omeupimpolho.blogspot.com
O meu pimpolho: 7 de Dezembro de 2009
Nova DPP: 31/7/2012

Sefa -
Offline
Desde 13 Jul 2009

Olá

Já tinha pensado nisso, até pq sou católica e fui praticante durnte muito tempo. O meu marido também é catolico mas nunca foi praticante. Só não temos o crisma e não casamos pela igreja, isto por opção.

Relativamente a filhos, sempre pensei em batizar, mas agora nem sei. Também ainda não falei com o meu marido sobre isso.
Mas pensei q não pudesse, uma vez q não casamos pela igreja. Mas assim já fico mais esclarecida.

Beijinhos

Sefa

Sobre Sefa

16/07/2010 - Nasceu a M.!!!!! 3,660 Kg e 51 cm!!!
13/09/2012 - Nasceu a C.!!!! 4,030 Kg e 53 cm!!!

Testes de gravidez!!! Visitem a minha lojinha!! Tudo novo ou como novo!!! Preços óptimos!!! http://demaeparamae.pt/vendo/loja/37970

anaasp -
Offline
Desde 23 Fev 2009

eu não sou casada e vou batizar o meu filho em Setembro isso depende mto dos padres ha alguns k ñ aceitam k os pais ñ sejam casados e outros aceitam tens k falar c o padre da tua paroquia

Sobre anaasp

Apaixonado Diogo e Afonso amo-vos + que tudo neste mundo Apaixonado
Meus afilhados lindos:Santi (Mama Tania), Tiago (Mama Joninha)
Madinha do nosso coração Tânia Rodrigues Espertalhão Beijinho
http://omeuparaiso-felicidade.blogspot.com/

Bebezinho -
Offline
Desde 20 Fev 2009

Eu sou católica, batizada, com a catequese feita e o crisma. Mas o meu namorado n é, só tá mesmp baptizado. Ora, se eu casar só civilmente, gostaria de batizar os meus filhos.
Mas vou-me informar melhor sobre este assunto.
Obrigada a todas!

tania rodrigues... -
Offline
Desde 20 Jan 2009

O padre da minha paroquia nao baptiza Zangado

Ou seja se eu for solteira e nao viva c o pai da criança baptiza, mas se eu viver c o pai da criança na baptiza, vivemos em pecado Cair ao chão de tanto rir

Enfim

Tânia e Santiago Apaixonado 2 Aninhos 1*11*2007 Apaixonado
Afilhados: Santi(mami)Diogo e Afonso(anaasp)Santi(Mafalda)
Afilhada mais crescida: Texuga Beijinho
As madrinhas: Anaasp,Mami,Catia Beijinho
http://onossomundoperfeito.blogspot.com

Indy -
Offline
Desde 22 Abr 2009

tudo isto depende dos padres pois eu sou casada so pelo civil e tenho um padre na zona k nao batiza sem os pais tarem casados pela igreja. mas felizmente nem todos sao assim.
agora se so viverem em uniao penso k nao haja problema é cm se fossem pais solteiros. enfim borucracias sem necessidade.
beijinhos

Junni -
Offline
Desde 07 Jan 2009

É um assunto complexo e que depende de padre para padre.
Uma vez ouvi um padre a explicar isso, e dei-lhe muita razão: a criança não deve pagar pelos erros dos pais! Porque os pais vivem em suposto pecado, não implica que a criança não seja abençoada e acolhida no seio da Igreja! Por isso todos os padres deviam baptizar as crianças, desde que haja um objectivo de a criar e educar na fé cristã. No entanto nem todos pensam assim, e alguns retrogados recusam-se mesmo a baptizar as crianças.

Quanto aos padrinhos... bem, faz todo o sentido que sejam crismados, uma vez que são as pessoas que, a par com os pais, se responsabilizam pela educação religiosa da criança... no entanto eu quero, acima de tudo, escolher para os meus filhos padrinhos (e madrinhas) que me garantam que, se eu e o meu marido por qualquer azar morrermos, dêm aos meus filhos o amor como se fossem filhos deles, e os eduquem nos mesmos parametros e principios que nós os educaríamos. Ora estes requisitos nem sempre batem certo com crismas e casamentos pela Igreja e afins... por isso vou procurar (na altura:)) um padre mais liberal!

O caraças é que o meu marido quer que a irmã venha a ser madrinha de um dos filhos (note-se que ainda andamos em treinos para o primeiro), mas a criatura nem dela sabe cuidar, é solteirona, como é que pode assumir a co-educação de uma criança? Criançola é ela! Triste Enfim! Até lá pode ser que ou ele mude de ideias, ou ela crescça (dificl, já tem 40!).

Bjs

Sobre Junni

_______________________
Madrinha e Afilhada da Cristina05
Madrinha e Afinlhada da Trm
Madrinha e Afilhada da Catarina Loureiro
Madrinha e Afilhada da Catitaz
Madrinha e Afilhada da Tita_Gaia