Calor, água, sopas e papas... | De Mãe para Mãe

Calor, água, sopas e papas...

Responda
5 mensagens
a.v. -
Offline
Desde 21 Mar 2014

Há cerca de um mês comecei a dar papas à minha gorducha. O pediatra disse para começar as papas primeiro e uma semana depois as sopas. Ela não parecia grande fã de papas até começar a sopa.. aí passou a adorar a papa e a não gostar da sopa. Dou a sopa ao almoço e a papa ao jantar. AInda não experimentei muitos ingredientes (batata, cenoura, abóbora, cebola, alho francês) e não percebo bem o que ela gosta ou não gosta, penso só que de todos o que menos desgosta é a abóbora.
Durante uns dias a coisa lá correu mais ou menos bem, fazia um esforço para comer a sopa e depois delirava com a papa ao jantar. Mas há uns dias começou a rejeitar tanto a sopa como a papa, é um inferno fazê-la comer seja o que fôr, só quer leitinho e mais leitinho.

Ora como tem estado muito calor eu ando a oferecer água ao longo do dia, mas ela não quer beber, dá uns golinhos porque vem do biberão mas quando percebe que não é leite fecha a boca muito fechadinha.
Como ela não bebe água, quando recusa a sopa e a papa eu lá lhe dou o leite.. para ela não desidratar não é?
Anda a fazer menos xixi e está um pouco mais amarelo, e também anda com a fontanela mais afundada, que dizem ser sinal de desidratação.

O que é que eu faço?? Insisto na sopa e na papa? Continuo a insistir na água? Faço o que estou a fazer? Será mesmo do calor? Será que devo experimentar os tão falados chás parabebés? Que ingredientes é que devo experimentar na sopa? Espero que venham dias menos quentes?? (O pediatra não me atende o telefone, se calhar está de férias...)

Que complicada esta menina.

Obrigada a todas desde já!

Felipiiinha -
Offline
Desde 27 Jul 2013

Mama, o pediatra do meu A nao aconselhou a beber agua. Disse para dar leite para saciar a sede (mas é LM). Se for LÁ, se calhar então é melhor dar agua. Contudo, ele disse que se eu desse agua, para dar só uns bocadinhos e sempre (pelo menos) meia hora antes das refeições (seja sopa, papa ou leite).
Quanto a insistir a comer a sopa, o que ele também nos disse foi que nesta fase o importante é que os bebés aprendam a comer com a colher e se só comerem 2 ou 3 colheres de sopa não é preocupante. Com o tempo vão comendo um pouco mais. Se insistirmos muito, pode ser pior.
Mas como sempre, o que funciona com um bebé, pode não funcionar com outro! Espero ter ajudado

soniactc -
Offline
Desde 18 Dez 2013

Olá mamã!!O meu piolho também não é fã de agua então ponho um pouco de chá alivit só para dar gosto e ele bebe bem.
A pedi disse-me que com a introdução das sopas é muito importante que ele beba água entre as refeições e disse-me que se ele não gosta de água não tem problema nenhum em beber o chá o que interessa é que beba!!

Sobre soniactc

Madrinha Orgulhosa da DoceCoração***
Afilhada da mamã Petyara*****
Minha lojinha
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/206787
https://www.facebook.com/roupactc

NoNoDiva -
Offline
Desde 24 Ago 2012

Mamã, já experimentaste colocar batata doce na sopa?! A minha princesa adorava! E é bem mais nutritiva que a batata normal.
Como tem estado muito calor, penso que deves oferecer água sim, mas não perto das refeições. Experimenta também no final Piscar o olho
O xixi em menor quantidade, nesta altura pode ser normal, pois com o calor, ela deve transpirar mais.

Sobre NoNoDiva

http://demaeparamae.pt/vendo/loja/158174

22-11-2012 ❤ Nasceu a minha princesinha

AndreiaCFG -
Offline
Desde 12 Jun 2014

Como a mamã sugeriu põe batata doce (dá um sabor mais docinho à sopa) e tira o alho francês pois tem um travo mais amargo que nem todos os bebés gostam, experimenta por alface que tem um sabor mais "suave" Sorriso
Dá-lhe o chá (mas menos concentrado) o importante é que vá ingerindo liquidos para não desidratar Sorriso