Bomba dupla medela: vale a pena? | De Mãe para Mãe

Bomba dupla medela: vale a pena?

Responda
5 mensagens
Ana G1 -
Offline
Desde 05 Abr 2016

Olá mamãs,

Gostava de saber a Vossa opinião.

Tenho dois bebes gemeos com 4 meses. Como nasceram prematuros, não conseguiam mamar directamente do peito, e comecei a usar máquina. Ainda fizemos uma nova tentativa de mama exclusiva, mas houve uma fase em que não ganharam peso (um ganhou um pouquinho, o outro nada) e tornou-se mais fácil extrair e dividir, e assim saber exactamente quanto mamava cada um. Continuam a ir ao peito de vez em quando, por miminho ou porque sim, mas a base do aleitamento faz-se por bomba.
Emprestaram-me uma bomba electrica da medela, a Swing, de extracção singular. Tenho tirado cerca de 1,5l por dia, o que dá para os meus bebes fazerem cinco refeiçoes de materno e uma de LA. Por muito que me esforce, tem sido dificil ultrapassar a marca do 1,5l.

Estou por isso a pensar adquirir a bomba dupla, que supostamente poupa tempo (são cerca de cinco horas diárias agarrada à maquina) e permite aumentar a produção. Como vou regressar ao trabalho em breve, a questão do tempo também é relevante.

Por outro lado, tenho duas dúvidas:
1- Enquanto tiro leite, estou constantemente a massajar e pressionar a mama, e sinto que faz muita diferença na extracção. Será que consigo fazer isso com uma bomba dupla com o top de extracção?
2- Os miúdos começando a comer sólidos, será que precisam de tanto leite? Eu gostava de fazer as papas com LM, mas não tenho noção de quanto leite é que vou precisar. Neste momento, um bebe cerca de 1 litro por dia e o outro 850-900ml.

Alguém que tenha experiência com a bomba dupla? Justifica o investimento?

Obrigada
Ana

MariaSalpica -
Offline
Desde 14 Set 2010

Ana vou juntar-me ao tópico porque estou grávida de gémeos e nesta fase nem sei se vale a pena comprar uma bomba (e qual comprar), ou se espero para ver como fazer quando elas nascerem....
Infelizmente não posso ajudar mas espero ler aqui opiniões!!

ICSI - Fevereiro 2016
TEC - Maio 2016 - Positivo!
Sobre a infertilidade, a gravidez, e as gémeas: www.ourtechbaby.blogspot.com

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Justifica o investimento sim, na minha opinião. Eu não tive gémeos e senti necessidade de passar menos tempo ligada à bomba quando foi do meu primeiro filho, porque fazia várias extracções diárias para ele até ele completar os 12 meses de idade. A bomba dupla permite fazermos a extracção em metade do tempo e tem a vantagem de aproveitar todo o leite - com a manual muitas vezes estamos a pingar duma mama enquanto tiramos da outra e com a dupla aproveitamos esse momento hormonal da ejecção do leite e aproveita-se até à última gota.

Não comprei da Medela porque as achei muito caras, mas apostei numa bomba da Ameda, a Lactaline Personal e nunca me falhou - usei com ele e com a minha filha. Na altura comprei na Amazon e compensou bastante relativamente aos preços praticados por cá. Usei esta:

http://www.mumsnet.com/reviews/baby-feeding/breastpumps/9759-ameda-lacta...

Factores a ter em atenção: as bombas costumam trazer por defeito acessórios adequados para peitos de tamanho, digamos, normal. No entanto, há a possibilidade de comprar à parte funis de extracção maiores ou mais pequenos, que sejam adeuqados às características físicas da mãe. Muitas vezes as dificuldades na extracção do leite prendem-se com o facto de os tamanhos não serem adequados, o que faz com que os ductos fiquem comprimidos e o leite não saia ou, pelo contrário, a folga seja tão grande que não permite um efeito de sucção apropriado.

http://www.ameda.com/breast-pumping/getting-started/flange-fit

Comprem a bomba que comprarem tenham em atenção que convém que a mesma seja silenciosa (a da Ameda é), dá jeito que possa levar pilhas também, porque podem levar para um sítio sem corrente numa emergência, e que tenha dois controlos diferentes para regular velocidade e sucção. A maior parte das bombas já o tem, mas fica a dica.

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Em relação às tuas perguntas:

1- Enquanto tiro leite, estou constantemente a massajar e pressionar a mama, e sinto que faz muita diferença na extracção. Será que consigo fazer isso com uma bomba dupla com o top de extracção?

É mais difícil porque tens de ter as mãos a agarrarem nos biberões, mas sinceramente não senti necessidade de fazer isso com a bomba eléctrica. Fazia muito com a manual. Esses movimentos ajudam o fluir do leite nos ductos, é uma espécie de ordenha manual aliada à sucção da bomba. Quando estiveres à vontade com a bomba, podes sempre ir regulando a velocidade e intensidade de sucção e deverás conseguir esse efeito também.

2- Os miúdos começando a comer sólidos, será que precisam de tanto leite? Eu gostava de fazer as papas com LM, mas não tenho noção de quanto leite é que vou precisar. Neste momento, um bebe cerca de 1 litro por dia e o outro 850-900ml.

O leite para as papas poderá sempre variar, mas a melhor maneira de te guiares será sempre considerar para essa refeição aquilo que eles normalmente beberiam. Depois vais adaptando. Se em algum dia não houver leite suficiente, as papas podem ser feitas só com água também, se não quiseres introduzir o LA. Não sei se pretendes fazer papas caseiras ou comprar já feitas mas tem em mente que as que são feitas com o LM ficam sempre mais ralas do que as papas lácteas, não te vais poder propriamente guiar pelas indicações das embalagens Sorriso

Ana G1 -
Offline
Desde 05 Abr 2016

Parabens MariaSalpica!
Vais ver que é uma experiência fantástica.

Muito obrigada Amfr.
A bomba com que tenho tirado agora também é electrica, só não é dupla, e mesmo assim noto diferença entre estimular a mama ou não. Nem quero imaginar como seria com uma manual Sorriso
O que dizes dos funis é bem verdade. Tive de comprar funis mais pequenos porque os standard ficavam cheios com a aureola e não puxavam nada. Esse é um dos motivos porque me quero manter na medela, já que nos ultimos meses acabei por comprar uma série de acessórios da marca que posso aproveitar para a máquina nova. E como a bebitus está com uma campanha até dia 31 de Outubro, a máquina dupla fica a € 170 (o normal penso que ronda os €250). Acho que vou aproveitar.

Quanto às papas, tenciono fazer tudo caseiro. Vamos la ver como me vou safar Sorriso
Obrigada pelas dicas

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?