bolsar e vomitar | De Mãe para Mãe

bolsar e vomitar

Responda
23 mensagens
Anita SP -
Offline
Desde 10 Jun 2014

A minha bebé tem 19 dias.
Amamento e dou suplemento depois da maior parte das mamadas. O que acontece é que ela não arrota e bolsa e vomita imenso. Na maior parte das vezes acontece quando a coloco na vertical, mas ultimamente vomita na mama.
Já fez ecografia abdominal para excluir algum problema no piloro e toma motilium antes da mamada, sem grandes resultados.
Estou a ficar deseperada, já não sei o que fazer para evitar os vómitos...até tenho medo de a deitar.
Já tenho a cama a 30 graus, mantenho-a cerca de 15 a 20 minutos na vertical depois de mamar, mas nada parece ajudar...
Alguém passou pelo mesmo?

bi.no.el -
Offline
Desde 20 Jul 2014

ola mama, desculpa comecar deste modo pois deve ser mal das ''maria leonor'' :)
a minha nono foi exatamente o mesmo, so n fez a eco, pois eu comentava isso com os pediatras e medicos e eles diziam 'des que a bebe continue a ganha peso n faz mal' mas a mim fazia.me confusao como é que nao fazia mal, enfim...
tambem tinha receio de a deitar com medo q se engasga.se, e por vezes deixava ela a dormir no meu peito para 'sentir' caso acontece.se algo..
tambem fui ouvindo dizer q com o tempo passa, pesquisei muito na net para ver o porque, n sei explicar mas ja sei o motivo do porque bolsar tanto / mandar o leito TOOOOODO fora..
o que é certo é q a minha pipoqinha sempre engordou na perfeição (e até demais) mesmo bolsando muiiito, agora está com 3 meses e aquele 'absurdo' de leite q mandava fora acalmou, agora deita um pouco de leite fora com o arroto, mas nda q se compare com o antes...dizem q até aos 6 meses isto passa até la 'é normal' como dizem os medicos.
espero ter ajudado ou acalmado o teu desespero
beijinho :)

Your CupCake -
Offline
Desde 09 Set 2008

Boa noite

A minha filha nunca bolsou com essa frequência que descreve. Mas das poucas vezes que aconteceu e comentei com o pediatra e médica de família a resposta foi idêntica: comeu demais!

Por isso, na minha "ignorância" pergunto: não estará a comer (beber) demais?!

Mas provavelmente essa hipótese já foi descartada...

:D

Your CupCake

www.yourcupcake.pt

AndreiaCFG -
Offline
Desde 12 Jun 2014

Olá mamã! Que suplemento dá à bebé? Com a minha filhota resultou o nutriben AR e o biberão com aquelas tetinas que só têm um furinho da chicco (as gota a gota) pois com aquelas que têm 3 velocidades, mesmo na velocidade 1 bebia muito rápido e no fim saía o leite quase todo. Tenta também por a arrotar mais vezes.
Agora a minha menina não bolsa quase nada, o que também se deve ao facto de o sistema digestivo dele estar a se desenvolver e vão melhorando com o passar do tempo. As melhoras :)

Sol_87 -
Offline
Desde 28 Dez 2011

Olá

E qual é o suplemento? É anti-regurgitante?
O meu pequeno tinha o mesmo problema, chegou a bolsar e engasgar quando ainda estava na mama, ou quando estava sentado. Chegava a engasgar-se como leite a bloquear as vias nasais... não engordava e começamos o suplemento após a mamada. Ao inicio davamos Nutriben A.R. ajudava bastante, por ultimo demos o Milkid A.R. que ainda era melhor. Com a introdução dos sólidos foi passando.

Sobre Sol_87

<3 <3

Amylee -
Offline
Desde 08 Maio 2011

Olà,
ao contràrio de si eu não amamentei, mas as minhas duas filhas foram assim, a mais velha ficour esolvido com um leite confort, mas a mais nova teve de ser com motilium e com um leite AR (ainda mais grosso que o confort), entretanto tudo passou por volta dos 6 meses mas continuei com o mesmo leite. Segundo li por ai, hà uma especie de pele na entrada do estomago dos bébés, uns ja nascem com isso bem desenvolvido outros demora mais tempo o que faz com que não aguentem com tudo no estomago .. (foi o que li por ai, não veio de uma pessoa especializada no assunto) ...
Ela està a perder peso ? Se està é melhor alertar o pediatra, senão não hà "problema", mas deve ser desagradavel para um bébé estar a bolsar em todas as refeições digo eu ?!

boa sorte e convem mesmo contactar um pediatra.

beijinho

Sobre Amylee

Mamã das princesas mais lindas do Mundo:

anasoca -
Offline
Desde 26 Set 2012

Olá mamã! Antes de mais parabéns pelo baby Sorriso
Passei pelo mesmo, foi desesperante, por isso compreendo bem... Também fez essa ecografia, e só durante a ecografia (+/- 20 minutos) bolsou 5 vezes e vomitou 1. Noutro tópico aqui há uns meses coloquei tudo o que me lembrei de dicas que fui aprendendo por mim ou que me ensinaram, que ajudaram a minimizar o problema. Vou colar aqui a minha (longa) resposta, se puder ajudar em alguma coisa diz Sorriso

O meu filho sofria MUITO com refluxo, vinha tudo para fora e custou a começar a ganhar peso quando nasceu. Por indicação da pediatra comecei a dar-lhe o leite AR, e acrescentar um espessante ao leite materno que tirava com a bomba. No nosso caso não ajudou em nada, até piorou o mau estar dele, tadinho. Ele continuava a vomitar muito, mas como esse leite é muito mais espesso, acho que era por causa disso que ainda lhe custava mais, devia "arranhar" ao sair. Experimentei todos os leites que vi no mercado. Todos. Fiquei-me pelo Aptamil 1 HA, era aquele que de todos era o que ele ainda aguentava um pouco melhor e não lhe prendia tanto os intestinos.

Depois há os vários truques e dicas para tratar os bebés com refluxo, vou deixar aqui os que me lembro, pode ser que ainda não conheças algum:

- trocar sempre a fralda ANTES da mamada e nunca depois (salvo quando mesmo necessário, obviamente);
- depois de mamar deixá-lo em posição o mais vertical possível no colo pelo menos durante 20 minutos;
- elevar a cabeceira do berço/cama o máximo possível (o difícil depois é que eles não escorreguem para os pés da cama)
- Não dar grandes voltas ao bebé. Nunca. O meu como estava sempre a bolçar, estava sempre a comer, por isso era um ciclo vicioso. Tentar mantê-lo o mais quietinho possível.
- dar de mamar com ele sentado (frequentei durante bastante tempo o cantinho da amamentação para me ajudarem também neste aspecto e da última vez que lá fui uma pediatra fantástica esteve a ensinar-me a dar-lhe de mamar mesmo sentado na minha perna, virado para a mama. Tipo posição de cavaleiro. Foi um stress para mim aprender a segurá-lo, mas foi o "truque" que resultou melhor)
- Motilium.... receitado pela pediatra, a médica de família disse "hum... ok, experimente...". Correu muito bem, ajudou imenso, mas quando tinha cerca de 5 -6 meses ele continuava a bolçar bastante e alguém me sugeriu deixar o Motilium. E foi remédio santo. Ainda hoje não pode ir para o tapete depois de comer e os iogurtes então têm sempre que vir um bocadinho para fora, mas já nem ligamos, porque a comparar com o que era isto já não é nada.

Sobre anasoca

Positivo 19/09/2012 - dpp 14/05/2013, nasceu 21/05/2013 meu primeiro amor.
Dezembro 2016 - GQ
Positivo 04/05/2017 - AE 05/06/2017
Positivo 28/09/2017 - gravidez anembrionária, aborto retido. Internamento para expulsar 01/11/2017
Positivo 24/07/2018 - AR 26/09/2018
Positivo 13/02/2019 - GQ

Anita SP -
Offline
Desde 10 Jun 2014

Obrigada a todas pelas respostas.
A Leonor toma o aptamil AR como suplemento. Com este leite vomita menos do que com o Confort, mas continua a a vomitar. A parte pior é que lhe prende os intestinos e aumentam as cólicas. Acho que vou ter que experimentar outro leite.
Penso que não se deve a leite a mais. Isso já me tinha passado pela cabeça, mas ela não bebe assim tanto...
O pediatra está ao corrente da situação. Disse para esperar mais uns dias, e se a situação continuar, vai ter que ver outra solução.
O que me vai confortando é que não tem perdido peso.
Mais uma vez muito obrigada a todas pelas respostas e pelas dicas. Vou aproveitá-las todas.

a.v. -
Offline
Desde 21 Mar 2014

A minha também bolsava muito e de vez em quando vomitava uns rios de leite, ao inicio também ficava em pânico mas lá me fui habituando. Tente o biberão Dr Browns e o Nutriben a.c. (anti colicas) - a minha nao gostou do AR.

Quando ela começou as papas e as sopas deixou praticamente de bolsar, agora às vezes até me esqueço de a pôr a arrotar.

Bu718 -
Offline
Desde 03 Set 2012

Mama, não a quero alarmar de maneira nenhuma, mas passei uma situação identica com o meu pequenino. Fique atenta à bébé´, principalmente após as mamadas, pois o refluxo pode causar apneias (e em caso de prolongadas os bebes ficam acinzentados...). Adopte as medidas anti-refluxo pelo sim pelo não...Ao meu pequeno os medicos não sabiam o que ele tinha, até que depois de repetir uma catrefada de exames lá viram que era refluxo, e há medidas mais especificas se assim for necessário...

Claro que todos os bebes bolsam, e é normal....mas nunca se sabe...
Peço desculpa este comentário negativo...de certeza que não há-de ser nada de mais...bjos

AndreiaCFG -
Offline
Desde 12 Jun 2014

O Nutriben AR tem uma particularidade, não se pode agitar o biberão para cima e para baixo como os outros leites pois faz imensa espuma, e os bebés engolem imenso ar, o que provoca as cólicas, obstipação e também os vómitos e as bolsadelas. A solução cá em casa foi arranjar umas colheres compridas (tipo as que os cafés têm para os galões) e mexer a cada duas medidas postas na água para não ficarem bocados no fundo mal dissolvidos e no fim dar uma boa mexidela com a colher!

Anita SP -
Offline
Desde 10 Jun 2014

Já está confirmado que é refluxo.
Falou em medidas mais específicas. Quais?
Ela bolsa mesmo muito..

anasoca -
Offline
Desde 26 Set 2012

No caso do meu filho também foi confirmado tratar-se de refluxo, no entanto as medidas específicas foram apenas as que referi na minha resposta anterior. Creio que a mamã que falou em "medidas específicas" poderá estar a referir-se a casos extremos onde existe mesmo uma deficiência do piloro e que o bebé tem mesmo que ser sujeito a cirurgia para correção. Mas isto são casos extremos, na maior parte dos casos de refluxo trata-se de imaturidade e não de deficiência. No entanto, penso que se foi diagnosticado refluxo e não lhe falaram nisto é porque não é o caso. Eu sei que é desesperante, o meu filho (e nós por arrasto) sofreu horrores com isso, eu dizia que não era possível ser normal, ele vomitava em jato umas 4 ou 5 vezes por dia e bolçava pelo menos umas 15 vezes. Não era possível ser apenas imaturidade da válvula, dizia eu. Não acreditava que com o tempo passasse, achava que os médicos estavam a desvalorizar. O que é certo é que felizmente tinham razão, com o tempo foi melhorando. Confia nos médicos, se eles não te deram outras medidas é porque não será necessário. Se precisares de alguma coisa manda MP, se achares que posso ajudar em alguma coisa Piscar o olho

Sobre anasoca

Positivo 19/09/2012 - dpp 14/05/2013, nasceu 21/05/2013 meu primeiro amor.
Dezembro 2016 - GQ
Positivo 04/05/2017 - AE 05/06/2017
Positivo 28/09/2017 - gravidez anembrionária, aborto retido. Internamento para expulsar 01/11/2017
Positivo 24/07/2018 - AR 26/09/2018
Positivo 13/02/2019 - GQ

Anita SP -
Offline
Desde 10 Jun 2014

Anosoca, muito obrigada pela resposta.
É exatamente assim que eu me sinto. Por mais que confie nos médicos, custa-me a acreditar que isto seja normal...por mais que eu queira ñ consigo...qinda hoje fui às urgências com a Leonor por causa de umas manchas que lhe apareceram na cara e voltei a falar à médica que a atendeu deste problema. A resposta dela foi que se já estou a tomar aquelas medidas, não há mais nada a fazer...
Mas custa-me tanto vê-la constantemente a vomitar.
Hoje vamos fazer uma viagem de 200 km e eu estou cheia de medo que ela vomite no ovo, durante a viagem, e que eu não repare.
No outro dia falaram-me de alguém que também tinha este problema, e levou o bebé a um osteopata, e que o problema minimizou muito. Costumo ir a um e liguei-lhe. Ele diz que não dá consultas a bebés tão pequenos, mas recomendou uma colega que tem especialidade em pediatria. Quando lhe liguei e expliquei o problema e como foi o parto, ela disse que havia grandes probabilidades de conseguir resolver o problema. Explicou que quando o parto é normal os ossos dos bebés como que "encolhem" para passar no canal vaginal. Quando existe ajuda externa, podem encolher ainda mais, e algum ficar fora do sítio.Vou lá no dia 7.
Já diziam os antigos que os bebés estavam desmanchados quando bolsavam e vomitavam muito. Pegavam-lhes pelos pés e davam-lhes umas sapatadas no rabo. E o problema ficava resolvido.
Claro que isso ñ vou fazer, mas vou tentar a osteopatia.
Vamos ver.
Muito obrigada a todas pelas respostas e pelas dicas.
Beijinhos

sophia2014 -
Offline
Desde 30 Jul 2014

olá,o meu menino não bolsava..Vomitava práticamente tudo,até que comecei a dar L.A ..A.R(Anti refluxo,fica mais grossinho e aguenta muito bem ..as melhoras

Amo.te Tesourinho
á procura da cegonha pela segunda vez Sorriso
Treinos iniciados 07/07/2014
Positivooo 26/09/2014
Mt grata a Deus <3

Anita SP -
Offline
Desde 10 Jun 2014

Sophia2014, a Leonor já toma LA AR como suplemento. Mas continua a vomitar imenso, principalmente o LM. Deixaste de dar LM ao teu bebé quando ele melhorou?

gp -
Offline
Desde 08 Mar 2010

O meu filho tb foi assim, às vezes levantava-o da mamoca para arrotar e lá vinha o leite todo (achava eu), outras vezes passados 2h30 de acabar de mamar ainda estava a vomitar leite já digerido. O que é certo é que tb ganhou sempre peso. Motilium ajudou durante 2 semanas, depois começou a piorar e nas 4 xs/dia em que tomava, antes de mamar, era mt pior. Decidi parar com o motilum e insistir mesmo com o facto de ele não arrotar. Experimentei todas as posições e mais algumas, até que concluí que com o meu filho, quando ele não arrota, o melhor é deitá-lo perto de mim e, passado algum tempo ele começa-se a mexer, aí levanto-o e arrota quase logo. E pronto, remédio quase santo, a partir daí, perto dos 2 meses e meio, quase não bolsa nem vomita, excepto quando não consegue arrotar mesmo. Neste caso, fico sempre alerta porque já sei que mais cedo ou mais tarde aí vem leite.
Eu, contra o pediatra, cheguei mesmo na última mamada da noite a experimentar dar só leite AR, foi o miltina AR, para poder pelo menos aí dormir alguma coisa descansada, sem estar sempre a olhar para ele. Mas, infelizmente foi pior, resolveu o refluxo, até pq com o biberão arrota muito bem, mas ficou totalmente preso e só com bebegel. Desisti e fiz o que o médico mandou, esperar que por volta dos 4 meses começava a melhorar, felizmente foi aos 2 e meio.
Boa sorte, espero que encontre solução para esse problema que mt me stressou no início da maternidade, ía ao pediatra quase todas as semanas, ele já nem me podia ver Piscar o olho

Anita SP -
Offline
Desde 10 Jun 2014

GP, a mim também já me passou pela.cabeça deixar de dar LM, se resolver o problema.
Apesar disso, nunca dei so LA,( até porque ela também o vomitam mas em muito menos quantidade e com menos frequencia,), mas na mamada da noite dou menos LM do que nas outras mamadas, para evitar o vómito, (Ou tentar...)
Antes de tomar qualquer decisão vou esperar até ir, depois de amanhã, à osteopata. Ainda ontem uma CAM também me aconselhou ir. Disse que conhecia mais casos assim e que ficaram resolvidos depois de algumas sessões. Estou a depositar muita esperança nessa possibilidade. Espero mesmo que resulte.
Hoje também me sugeriram dar leite sem lactose.
Obrigada pelo testemunho.

LuanaM -
Offline
Desde 15 Ago 2014

O Pietro também está a por pra fora tudo que mama, e ele se espreme todo e chora muito, li na internet que o refluxo causa queimação, o pediatra dele já confirmou que é refluxo mesmo. Parece mesmo que a unica medida a ser tomada é deixar ele empezinho no colo por mais de 20 minutos, e evitar mexer muito nele deixando - o mais quetinho. Espero que isso passe logo, fico com tanta dó de ver ele colocando tudo que mamou pra fora ;{

Anita SP -
Offline
Desde 10 Jun 2014

Temos que ter muita paciência e estar semre muito atentas.
Espero que melhore rápido.

Joanitaf -
Offline
Desde 27 Set 2011

Como eu te entendo Anita.. Tenho passado o mesmo com o meu Mateus.. Bolsa em todas as mamadas, vomita imenso.. Mas está a ganhar peso, até demais, e a médica menospresa o problema dizendo que vai passar.. Já me mentalizei que apenas posso fazer esses passos que as outras mamãs já falaram e esperar que passe com o tempo ou pelo menos melhore.. Mas é desgastante estar sempre à espreita com medo que se engasgue.. O Mateus mamava de duas em duas horas até há bem pouco tempo, mesmo durante a noite. Entre o tempo da mamada, mais os 20 minutos com ele na vertical para arrotar pelo menos 3 vezes senão não fica bem, mais o tempo de adormecer, tinha meia horita para dormir na melhor das hipóteses.. Andava cansada e desesperada por ele bolsar em quantidades tão grandes.. Agora já ganhou alguma rotina, vai bolsando em menos quantidade, mas há dias piores que outros.. Tento não entrar em stress, pois nós sofremos muito ao ver os nossos pequenos assim..
Peço desculpa pelo meu desabafo.. Pelo menos sabemos que não estamos sozinhas..
E vai melhorar... Sorriso

Sobre Joanitaf

Sorriso

Anita SP -
Offline
Desde 10 Jun 2014

Olá a todas.
Quando dou so LA ñ bolsa nem vomita. Por isso tenho diminuido a quantidade de LM que lhe dou. Tenho pena, mas foi a unica solução que encontrei.
Agora ela está muito melhor. A osteopatia tb lhe fez maravilhas, tanto no problema dos vómitos, como no sono e comportamento. Está muito mais calma, chora muito menos, dorme muito melhor.
Está uma bebé muito mais tranquila e feliz!

AndreiaCFG -
Offline
Desde 12 Jun 2014

Ainda bem Anita que está tudo melhor.
Felicidades

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?