Bolsa de investigação/Baixa de risco/Licença | De Mãe para Mãe

Bolsa de investigação/Baixa de risco/Licença

Responda
11 mensagens
Vera85 -
Offline
Desde 09 Set 2013

Olá mamãs! Sou bolseira de investigação e estou sem saber a solução mais vantajosa para mim. Estou de quase 6 meses e a minha médica diz que me vai passar baixa de risco, porque tenho que ficar em repouso absoluto e tenho uma bolsa de investigação que termina no final de Dezembro ( e o meu parto está previsto para 2 de Janeiro). Se colocar baixa de risco e visto que pago o seguro social voluntário desde Março, quanto vou ficar a receber? Não tenho direito à totalidade?
Visto que a bolsa fica parada, será que depois em Janeiro tenho Licença? quando devo tratar do pedido de licença? só após o nascimento?
Será mais vantajoso ficar continuar com bolsa? Mas depois em Janeiro fico sem nada e não tenho direito à licença?
Estou com muitas dúvidas em relação ao que fazer Confuso
Alguma menina que tenha passado por situação idêntica?

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Olá,

Sei que normalmente os bolseiros de investigação não têm direito a baixa (mesmo pagando o SSV), mas pode ser que exista alguma ressalva para casos de gravidez. O melhor será contactar a ABIC (se não me engano, para além dos canais normais têm também um fórum).

Beijinhos e boa sorte.

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Outra coisa: a sua bolsa de investigação é de PhD ou pos-doc?

Vera85 -
Offline
Desde 09 Set 2013

Não, é uma bolsa de mestre. Mas pelo que diz aqui temos: http://www.seg-social.pt/subsidio-por-risco-clinico-durante-a-gravidez
Só não entendo o valor a receber.
E uma vez que a bolsa termina e não sei se será renovada, não sei se compensa colocar a baixa... porque provavelmente fico a receber menos. E sempre posso pedir para ficar a trabalhar por casa.
Só que depois em Janeiro a bolsa terminou e não tenho nada... será que não tenho direito a algum subsidio?

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Tem direito ao subsídio pré-natal (se tiver descontos pelo menos nos últimos 6 meses).
Mas tem alguma condição de risco?
Se não tiver nenhum problema, eu trabalharia até ao final da bolsa. Acho que interromper a bolsa por um mês não vai beneficiar ninguém - e não sei se a sua bolsa dará para interromper. É que se interromper a bolsa, não recebe nada.

Editei pois não concluí o comentário.

Vera85 -
Offline
Desde 09 Set 2013

Este subsídio pode ser pedido depois do parto? se calhar será o melhor porque agora iriam ter em conta o valor da bolsa?

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

O subsídio é pré-natal e existem timmings em que pode ser pedido. Acho que dá para pedir após o parto, mas o melhor será mesmo informar-se junto da segurança social. Atenção que é um subsídio, não equivale a um ordenado, e o deferimento não é imediato (existe até muita gente a quem é indeferido).

Diana Isabel Silva -
Offline
Desde 28 Set 2014

Olá!

Quando engravidei também estava com uma bolsa de mestre. Nessa altura, procurei informar-me acerca dos meus direitos, nomeadamente em relação à licença de maternidade. No site da segurança social está claro que quem possui SSV tem direito à licença, desde que se cumpram os requisitos indicados. Contudo, quando me dirigi à segurança social de Coimbra disseram-me que quem tem SSV não tem direito. Posteriormente, dirigi-me à segurança social do Porto e já me disseram que tinha direito. Resumindo, é preciso ter sorte com a funcionária que lhe aparece pela frente. Muitas das funcionárias estão desactualizadas. Pelo que sei, o valor atribuído tanto à baixa de risco como à licença de maternidade tem como referência o salário mínimo nacional.
Não lhe consigo dar mais informações, porque a meio da minha gravidez mudei de país para começar um PhD, acabando por usufruir dos direitos em relação à licença de maternidade e subsídio pré-natal a partir deste país.

Beijinho

Vera85 -
Offline
Desde 09 Set 2013

Muito obrigada Piscar o olho Só ainda estou na dúvida se mesmo a bolsa terminando na altura do parto, se tenho direito à licença (que não é o nome dado no caso do SSV, secalhar daí a confusão das funcionárias). Sendo que continuo com o SSV até lá..

Diana Isabel Silva -
Offline
Desde 28 Set 2014

Penso que terá o direito à licença, mesmo estando sem bolsa.

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá!
Se paga o SSV tem direito à licença social parental e, penso, que também terá à baixa. Isso é garantido, estando ou não com a bolsa. Não deve ser grande coisa, mas é para isso que o bolseiro desconta.
Mas... há outra "licença" mais vantajosa (caso o bebé nasça antes de terminar o contrato).
Se a bolsa for da FCT (ou um projeto FCT) esta prolonga a bolsa por mais 4 meses (suspendem o tempo mas pagam na mesma), recebendo a 100 %, sem ativar a licença social parental. Só precisa de enviar a papelada pedida (ver FAQs no site) por email, depois do bebé nascer.
Informe-se junto à entidade que gere a bolsa.
Tudo a correr bem, mamã!