Boas Tardes | De Mãe para Mãe

Boas Tardes

Responda
8 mensagens
MOliveira -
Offline
Desde 18 Jul 2008

Meninas, uma vez este forum criado... aqui fica o tema!
Segundos ou terceiros filhos de uma nova relação....Como se dão os primeiros com os novos irmãos e com os padrastos?
No meu caso não mudou, por vezes ate tenho a sensação que o meu companheiro se dá melhor com os meus filhos do que com a filha dele!
Deve ser das idades...Gostava de ter mais opiniões!
Bjs

Camélia_Branca -
Offline
Desde 13 Jan 2010

Olá MOliveira!

Estou a responder-te não como mãe, mas como filha... O meu pai (que tem 3 filhos do casamento) juntou-se há alguns anos com uma senhora (bem mais nova do que ele) que já tinha também 2 filhos de duas anteriores relações. E uns anos depois tiveram os 2 um casal de gémeos. Bem, isto parece alta mistura, eu sei, mas não é tanto assim pensando que o cenário disto se passa em Moçambique e que, apesar de o meu pai ser português, a "nova mulher" dele é moçambicana... A pensar

Adiante! Quanto às relações entre "irmãos", é mais ou menos simples... Os meus irmãos que estão em Portugal (eu sou a única que tb veio para Moçambique, onde estou há 3anos) não têm praticamente relação com os gémeos que são nossos meios-irmãos (apesar de sentirem carinho obviamente por eles), e então com os outros "irmãos" que já vinham com a companheira do meu pai, a relação é nulíssima, como se não existissem uns para os outros.

Os gémeos ainda são pequeninos para poderem eles próprios tomarem percepções mais avançadas sobre estas questões, mas entre eles e os irmãos da parte da mãe a relação é perfeitamente normal e saudável! Como se fossem irmãos do mesmo pai e da mesma mãe! Isto porque estão todos juntos e o meu pai é uma figura muito presente na vida dos enteados (e não o é na dos filhos em Portugal).

Eu sou 20 anos mais velha do que os meu irmãos gémeos, e gosto muito deles. Detesto é a forma como são educados e graças a Deus que vivo afastada deles porque se estivesse mais próxima, iria entrar em choque muitas vezes com a mulher do meu pai e mesmo com ele (é incrível a diferença de educação que o meu pai me dedicou e aos meus IRMÃOS daquela que dá aos novos filhos!!). 20 anos de diferença é muito tempo!

Para além de que há sempre a percepção dolorosa do que o clã moçambicano consegue "arrecadar" (seja em termos económicos, seja em termos emocionais) em detrimento dos meus manos que estão longe... Eu limito-me a observar!...

Desculpem se tudo isto vos parece "estranho"... A mim tb me pareceria se estivesse eu a ver de fora!! Ups!

Beijinho!!

Camélia Branca Piscar o olho
A surpresa da minha vida chegou prematura e inesperadamente a 22março2012 Sorriso
Beijinho JB Beijinho

MOliveira -
Offline
Desde 18 Jul 2008

Não querendo desculpar o teu pai, porque cada situação é uma situação e por vezes acabamos por "dar" palpites sem a conhecer-mos...
No meu caso a diferença entre os meus filhotes não é de 20 anos, mesmo assim já noto que tenho reações completamente diferentes com a bebe que não tinha com os dois mais velho....A nossa idade a predisposição e as nossas vivencias faz qcom que nós pais tenham-mos reações diferentes para situações iguais!!!!
Bjs

Camélia_Branca -
Offline
Desde 13 Jan 2010

MOliveira:

Eu percebo o que queres dizer e com quase 28 anos, acredita que o que me preocupa na educação dos meus irmãos não é que eles tenham mais mimo do que o que eu tive ou que tenham mais paciência por parte do meu pai do que aquela que ele teve para comigo... Não é um sentimento provocado por alguma forma de ciúmes... Sabes, eu até acho que eu e os meus irmãos (os de Portugal) tivemos MAIS do meu pai (mais companheirismo, diversão, momentos de descontracção e intimidade) do que estes... O que me incomoda na maneira como vejo o meu pai educá-los é precisamente a forma como ele se ausenta desse trabalho!!! Os miúdos não têm nada da nossa cultura! São INTEIRAMENTE educados segundo as regras da família da mãe. Olha, é complicado explicar, mas a diferença cultural é enorme (quanto mais tempo passo aqui, mais me apercebo disso, de início não me chocava tanto!!) e não entendo como o meu pai se tornou numa pessoa tão diferente.

Mas olha, esta história toda das "famílias" (portuguesa e moçambicana) do meu pai é mais complicada do que o que possa parecer e do que eu posso explicar... Sorriso

Mesmo assim, obrigada por me tentares fazer perceber Piscar o olho

Ah, mas esqueci-me de te dizer que conheço casos de meios-irmãos, padrastos, "irmãos à força" (aqueles filhos que já existem de outras relações e passam a ter "irmãos" por parte do padrasto ou da madrasta), madrastas, etc, que correm às mil maravilhas, como famílias genuínas. Sorriso É como em tudo na vida!

Beijinho

Camélia Branca Piscar o olho
A surpresa da minha vida chegou prematura e inesperadamente a 22março2012 Sorriso
Beijinho JB Beijinho

MOliveira -
Offline
Desde 18 Jul 2008

Fico contente por ver a tua preocupação com irmã mais velha...
Pode ser que como estas proximo deles (irmãos e pai) lhe possas dar a tua visão da situação!!!
Bjs e tudo de bom

Patricia verissimo -
Offline
Desde 27 Jul 2007

Pertenço a uma familia de pais separados(há 25 anos)na qual os meus progenitores refizeram a sua vida com outra pessoa,dos meus pais existo eu e uma mana,o meu pai casou e a mulher tem uma familia(na altura com 3 anos)posteriormente nasceu uma mana...resumindo damo-nos super bem Sorriso

Sou divorciada,tenho uma filha...tb refiz a minha vida e há quatro anos nasceram desta relação gémeos.
A minha filha tem um relacionamento muito bom com o meu actual companheiro,com os manos nem se fala,um amor incondicional Sorriso
Da parte do pai,há 3 meses nasceu um menino,e ama-o da mesma forma Sorriso
Achei piada quando disseste que o teu marido parece dar-se melhor com os teus filhos do que com a filha dele eheheh
Tb muitas vezes me questionei sobre isso,pois pensei tal qual como tu...ai partilhei com o meu companheiro o meu pensamento,respondeu-me assim:
"Com a Cris tenho que ter mais "cuidado",amo-a muito,se um dia a magoar,pode não ter a capacidade de me perdoar,pois não sou pai...se fosse pai ela perdoaria...com os nossos/meus filhos sei se agir de uma forma mais rigida,eles ai irão perdoar-me!!!E não puderão dizer que lhes faço isto ou aquilo por não serem os meus filhos!!!"
Percebi o raciocinio dele Piscar o olho

Felicidades Espertalhão

Rit_a -
Offline
Desde 29 Dez 2009

Olá a todas.Sou mãe de uma menina muito doce de 7 anos.Separei-me quando ela tinha quase 3 anos.Quando estava quase a fazer 5 anos conheci outro homem e depois de todos os cuidados a que a minha filha se adaptasse a ele, juntámo-nos.Tudo correu bem durante uns meses mas depois a minha pequena começou a falar-lhe mal e ele como adulto que é, em vez de ter uma atitude diferente, responde na mesma moeda...Já não sei o que fazer.Ela diz-lhe que não gosta dele, dá-lhe palmadas, fica agitada quando ele lhe chama mal-educada,...Não sei mesmo o que fazer,estou desesperada.

MOliveira -
Offline
Desde 18 Jul 2008

Olá, é estranho a mudança no comportamento dela...não terá havido influencia externas?
Já tentas-te falar com ela e com ele, para perceber o que aconteceu....Os nosso filhos são muito importantes mas na minha opinião, não devemos abedicar da nossa felicidade por um capricho...
tenta falar com ela, de compreender o que se passa na cabeça dela.
Ca em casa quando á momentos de tensão tambem e com a minha filhota, ela é mais arisca e precisa de ser controlada, logo o choque e com ela. Apesar de reconhecer a autoridade do padrasto, faz braço de ferro com ele.
Espero q tudo se resolva....