Birras de crianças e educação | De Mãe para Mãe

Birras de crianças e educação

Responda
10 mensagens
Belarmina.Nunes -
Offline
Desde 30 Set 2014

Bom dia a todas,

Precisava dos vossos conselhos em relação à educação da minha filha.
Neste momento, não a consigo controlar. Estou exausta de me enervar, de tentar educá-la como deve ser, de a meter em atividades, etc., e nada resulta. Ela tem2 anos e 4 meses, está na creche desde os 4 meses (mudou 1 vez de creche). Acontece que sempre me disseram que ela era tímida lá, ao ponto de a não conseguirem avaliar, porque ela não fala e nem sempre faz o que lhe dizem. Pelos vistos, fica quieta o dia todo, tirando quando vai no transporte da creche em que aí fala com os colegas, e ri-se. Em casa tem-se tornado um inferno, e mesmo quando vou para locais públicos com ela, na medida em que, quando não a deixo fazer o que ela quer, começa a rolar-se no chão à frente de toda a gente, pego nela no colo e começa a debater-se como uma selvagem. Em casa, temos problemas de casal, e eu sou mais rude com a menina, do que o pai, que nunca resmunga com ela, e nunca a repreende. Então se a castigo, ela pede logo socorro ao pai. Passa o tempo a querer dominar, ao ponto de não me deixar pôr-lhe os sapatos que quero, não me deixa colocar bandolete no cabelo (tem uma franja enorme que nem deixa cortar), só quer ver desenhos animados (o pai habituou-a a ver desenhos na tablete, mas já o proibi de fazer isso, mas ela vê-os na tv, ou no pc cerca de meia hora por dia), também desenha, vê livros, mas vira sempre para os desenhos animados, e se lhe disser que não, lá temos crise em casa, ao ponto de deitar o prédio abaixo. Grita por tudo e por nada. Se lhe der sumo, ela rejeita e lembra-se de ir ao frigorífico pedir coca cola, que não dou, e lá temos crise novamente no chão. Tentei inscrevê-la em aulas de dança, acontece que ela nem fica na sala, agarrando-se ao meu pescoço, e começando a chorar. Fico com vergonha, porque já houve uma mãe, que me chegou a perguntar se ela frequentava a creche, pois a sensação que dá é ser selvagem, uma criança não sociável. Faço imensos esforços, para tentar dar-lhe educação, já que o pai não a dá, tento inscrevê-la em atividades para ver se melhora o comportamento dela, e nada, sinto-me em baixo. Não a consigo melhorar.

MiriamAlves -
Offline
Desde 18 Mar 2013

Vou me colar porque estou na mesma situação , no colégio é uma criança que não faz nada de mal , só faz cara feia quando lhe dizem que nao, mas em casa é uma personalidade totalmente diferente, tem ataques de fúria , levanta a mão , passa a vida a chorar , eu já não sei como lidar com ela, principalmente agora que tou grávida e tou mais instável que o normal, também já não sei como lidar com a situação , a minha mãe disse para a levar a um psicólogo.
Vivo com os meus pais e o meu marido que não é o pai biológico dela , e ela consegue por todos de cabeça perdida .

Belarmina.Nunes -
Offline
Desde 30 Set 2014

Miriam, a minha chegou a levantar-me a mão, mas eu castigava-a de imediato, e não voltou tão cedo a fazê-lo. O que ela tem é essas fúrias, e não deixa que uma pessoa lhe ponha umas simples pantufas. Prefere ficar sem elas. Sinto é vergonha em público, porque estou saturada que as mães me perguntem se ela frequenta a creche.

MiriamAlves -
Offline
Desde 18 Mar 2013

A minha também não me deixa por sapatos em casa, eu sei como te sentes, apesar de mim não perguntarem se ela frequenta o colégio. Na rua é raro fazer birras e quando o faz , eu não ligo afasto me e fico a olhar (se eu vir que ela está a chorar por pura birra) , e como ela me vê afastar ela acalma -se e vem ter cmg porque ela própria fica com vergonha quando as pessoas ficam a olhar para ela , umas vezes consigo pegar nela ao colo falar cm ela e ela lá se acalma. O meu problema é mesmo em casa ,que consegue tirar a paciência a toda a gente. Ainda ontem perguntei se ela tinha essas tais birras e ataques no colégio mas a educadora disse logo que não , que fazia cara feia quando ouvia um não mas que era calma . Eu vou optar por marcar uma consulta no psicólogo até para saber como lidar com esta situação , principalmente agora que o
Mano esta a quase a chegar e tenho medo que as coisas só piorem .

Belarmina.Nunes -
Offline
Desde 30 Set 2014

POis a minha na rua, se for preciso, deita-se no chão a rebolar, e eu fico cheia de vergonha. Pego-a no colo, e mexe-se como uma louca. Chega ao ponto de não me dar a mão para atravessar a rua, e aí bota a deitar-se no chão. Não sei mais o que fazer, porque nem posso sair de casa com ela às vezes.

MiriamAlves -
Offline
Desde 18 Mar 2013

Eu na rua optei por afastar e ficar a olhar até agora tem dado resultado, porque ela acaba por se cansar por ver que não lhe estou a ligar nenhuma e depois pára. O que elas fazem é para chamar atenção é a conclusão que tiro e quanto mais enervar e isso pior é porque elas vão fazer pior, eu sei qe é fácil falar porque na altura eu também perco a cabeça facilmente , eu até já disse cá em casa que não tou bem da cabeça porque nunca fui de perder o controlo tão rápido mas agora perco, mas principalmente em casa na rua respiro fundo e consigo controlar .

AndreiaCosta1 -
Offline
Desde 25 Maio 2013

Olá mamas, Cá em casa passa se algo parecido.
Desde q fez 3 anos que a minha filha mudou imenso,está sempre a testar os meus limites e os do pai.
Desobedece a tudo, faz de conta q não ouve.
Meto a de castigo chora e promete q não se porta mais mal,dai a um pouco ja está na mesma.
Em casa dos meus sogros é o horror.
Eu mando fazer algo não faz e vai a correr ter com eles como se eu a tivesse a matar.
Ao ponto de eles acharem q nos é q somos muito exigentes com ela!
Ela lá faz tudo, como o q quer quando quer, sem regras e eles riem se ah tadinha!
esta semana nem lá fomos a casa porque sinto q eu educo ou tento e eles lixam se literalmente para aquilo q e digo e como ela já percebeu faz igual...
As vezes nem sei como agir...

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Mamãs, noutro dia li um artigo muito, muito interessante, que aponta a razão pela qual as crianças se portam muuuutio pior com as mães do que com qualquer outra pessoa, e a razão é surpreendentemente positiva, e faz sentido.

As crianças mais ansiosas, tímidas, nervosas, etc... engarrafam todos esses sentimentos junto daqueles com quem não têm tanto à-vontade e confiança, e soltam todas essas emoções assim que chega o seu porto de abrigo: a mãe... aquela que eles sabem que terá sempre abertas as portas do amor, façam elas o que fizerem, portem-se elas como portarem.

E então, é aí que o comportamento descamba, pois a capacidade de o conterem acaba assim que nos veem.

Isto ajuda muito naqueles momentos em que estamos desesperadas? Talvez não, mas sempre nos dá uma perspectiva mais positiva naqueles momentos em que já não sabemos o que fazer.

E há uma frase que recordo sempre: Se em vez de pensarmos "o meu filho está a portar-se mal", pensarmos "o meu filho está a ter grandes dificuldades em lidar com as suas emoções neste momento", de certeza mudamos a nossa perspectiva e conseguimos acalmar-nos a nós e a eles.

Dito isto...muita paciência!

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Essas atitudes são normais para a idade. há lutas desnecessárias, na minha opinião. Não quer levar bandolete, qual é o problema? é mesmo necessário "comprar" essa guerra? Não quer beber sumo, ok, qual o problema? Não quer dar coca-cola, não tenha em casa, pelo menos era o que eu faria. Não quer deixar cortar a franja, não vejo grande problema...não é como se ela fosse ter essa convicção para sempre, daqui a um mês já deixa Piscar o olho não quer levar os sapatos que a mãe escolhe, deixe-a escolher os sapatos que quer levar, se forem adequados à estação não vejo problema...eu só tenho à mostra os sapatos do meu filho que são adequados à estação, se ele quiser levar uns e não os que eu escolho, não me chateio por isso. Isso de tentar agarrar em público e ela parecer uma selvagem é normal, é mesmo nesta idade que isso acontece, tem de desenvolver uma estratégia...mais depressa se apanham moscas com mel do que com fel Careta e nessas situações o importante é conseguir pegar neles e levá-los para um local calmo Sorriso e de resto é preciso ter muita paciência e não reforçar a birra. Se ela chora e grita e faz uma guerra e recebe uma resposta (positiva ou NEGATIVA!), está a receber atenção para um comportamento indesejado e provavelmente vai repetir...quando o meu faz alguma coisa ou quer alguma coisa que não pode mesmo ser e lhe digo que não e ele começa a gritar, eu continuo a falar com ele, ou com outras pessoas, num tom de voz normal, como se nem estivesse a reparar na birra. Por vezes ele quer ir para um sítio e eu para outro e ele faz corpo mole para fugir, eu ignoro o corpo mole dele e começo a andar super rápido a segurá-lo até ele se esquecer que estava a fazer corpo mal e começar a andar rápido para me acompanhar xD por vezes, em casa, quando faz algo mesmo proibido (tomadas, forno, máquina da roupa, etc), eu falo um não bem firme e digo, ao nível dele, mas bem firme e com um tom mais agressivo "não podes! isto não podes fazer" e ele chora chora chora...eu não ligo e ofereço-lhe alguma coisa, como se ele não estivesse a chorar, tipo "olha ajuda a mãe a fazer este puzzle" e ele depressa esquece a birra Sorriso nestes idades pouco mais podemos fazer, emocionalmente eles ainda são muito verdes, não têm vocabulário suficiente para se expressarem, ficam frustrados facilmente (e com alguma razão) e nós temos de ter empatia. Ah, castigos com crianças de 2 anos não funcionam de todo. Eu sou adepta das consequências naturais, desde que controladas...e custa-me muito avisar 3 ou 4 vezes que vai cair da cadeira se continuar a fazer x coisa...mas deixo até ele cair (mas estou lá à volta para amparar o suficiente) e ele aí percebe e dificilmente volta a fazer Sorriso

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

https://www.facebook.com/groups/334491699925048/?fref=ts

Aconselho a aderir a este grupo. Tenho aprendido muito por lá Sorriso

Cá em casa os truques têm sido:
- definir bem o que são regras que não se podem quebrar, independentemente do tamanho da birra, e quais são aquelas em que podemos ser flexíveis para não estar o tempo todo a dizer que não a tudo
- levar as coisas com bom humor. não quer calçar os sapatos, leva com semelhante ataque de cócegas que até se esquece que não queria calçar os sapatos; não quer cortar a franja - inventa-se uma história com princesas e dragões em que a princesa precisa cortar a franja para salvar o dragão (ou outra treta qualquer :p )
- explicar sempre o porquê das coisas: tens que te vestir porque está frio e ficas doente e a dar muitos atchins e depois temos que meter no nariz aquilo que tu detestas (soro lol); não podes comer isso porque ficas com dói dói na barriga e com bichos feios nos dentes
- avisá-la sempre com antecedência daquilo que vamos fazer: daqui a 5 minutos vou desligar a tv; brincas mais um bocadinho e depois vamos dormir; podes andar toda nua 2 minutos mas depois vamos vestir sem birras, etc etc etc
- em público evitar ao máximo que a birra comece dando total atenção às necessidades dela em termos de sono e fome, pois é nessas alturas que eles têm muito maior tendência a birras.