Bebés que não andam no infantário | De Mãe para Mãe

Bebés que não andam no infantário

Responda
12 mensagens
sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Olá mamãs!

A minha piolhita não deve ir para o infantário em breve pois devo ter quem fique com ela.
Apesar de saber que isto é bom em termos de doenças, tenho algum receio pela falta de contacto com outras crianças, visto que os nossos vizinhos não têm crianças, na família mais próxima ela é a única bebé e os nossos amigos com filhos moram longe...
Qual a vossa opinião mamãs? Acham prejudicial que o bebé não esteja com outros bebés? A partir de que idade acham mesmo importante que eles convivam com outras crianças?

apggoncalves -
Offline
Desde 22 Mar 2012

Olá,

Tenho um pilocas que está agora com 15 meses e meio. Não está no infantário, está com a minha mãe em casa.
Eu sou filha única bem como o meu marido e há poucas crianças por perto.
Só tem mais convivencia com crianças no verão pois a minha mãe nessa altura vai para uma cazinha alugada numa quinta e lá ele convive com mta gente e algumas crianças.
Até agora não vejo diferença enhuma entre ele e crianças com a mesma idade e que estão em infantários em termos de desenvolvimento.
Diz algumas palavras e fala que se farta sem que ninguém o perceba :-), começou a gatinha tarde (1 semana antes de fazer um ano), por perguiça dele e a andar ao 14 meses. É um bem disposto por natureza, mete-se com toda a gente na rua, normalmente com um grande "olá".
Desde que tenhas confiança com a pessoa que vai ficar com a tua bébé, penso que não precise de conviver com crianças até pelo menos ao ano, desde que a pessoa que fique com ela a vá estimulando para desenvolver o necessário em cada fase.
Eu estou a pensar só pôr o meu no infantário aos 3 anos, só irá mais cedo se por algum motivo eu achar que ele não está a desenvolver o necessário e lhe está a fazer falta conviver com outras crianças.
Já li alguns artigo que falam sobre isso e muitos dizem que as crianças só tem necessidade de interagir com outras a partir dos 3 anos, é nessa idade que começam a criar amizades e a saber partilhar com os amigos. No entanto eu acho que cada caso é um caso e se sentir que o meu piolho necessita mais de conviver aí não exito e vai mesmo para o infantário.
Espero ter ajudado.

Ana
Em treinos desde Junho 2011
Positivo a 26/12/2012
Afilhada muito orgulhosa da Grande Mulher Smvvm (Soraia)
Madrinha da Grande Lutadora e Gravidíssima Roxane

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Eu tenho a minha filha no infantario pois acho que da perspectivas muito importantes a todos os niveis. Esta la desde os 8 meses mas antes ja tinha contacto com criancas. No entanto acho que é perfeitamente possivel ficar em casa e serem criancas bem adaptadas mas acho importante o contacto. Porque n ir a um parque para ela ver mais meninos. Mais tarde quando ja for independente poe na a brincar ao pe de outroa bebes nesses parquea ou locais que têm crianças. É sempre bom para eles. Por exemplo, um adulto jamais lhe vai ensinar que as vezes vem alguém e tira nos o brinquedo da mao. A minha sempre teve um amiguinho e era giro ve los a lidar com isso....tiraste me a xuxa? Eu tiro a tua!

ribeiroas -
Offline
Desde 01 Jan 2012

olá, o meu filho ainda não foi para o infantário mas vai porque eu acho que é importante ele conviver com outras crianças. Para já está com a minha mãe mas assim que eu achar que ele começa a precisar de conviver com crianças irá para o infantário. Não precisará de ficar o dia todo lá metido mas algum tempo 3 ou 4 horas por dia para brincar.

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

Na minha opinião, até aos 3 anos o infantário é perfeitamente dispensável em termos de sociabilização. Antes ou depois dos 3 anos também há sempre outras formas de sociabilizar, mas, nessa idade, já consigo ver algum benefício na frequência do infantário, até lá não. Enquanto puder evitá-lo a minha filha não irá para o infantário, sobretudo antes dos 3 anos: por motivos de saúde, pelo que referi anteriormente, e porque ela come mal e nos infantários não vão estar a insistir com ela. Tenho pena que aqui não seja como nos países nórdicos, ou um pouquinho semelhante, o que faz com que muitos bebés tenham de ir logo para o berçário.

IFAG -
Offline
Desde 13 Out 2010

Olá, boa tarde!

Eu acho que cada caso é um caso! O infantário tem vantagens e desvantagens... Nós, mesmo sabendo que há sempre doenças e viroses nos infantários, não quisemos que a Laura perdesse o contacto com outros meninos, que achamos de extrema importância!
Ela foi para a creche quase com 5 meses e só posso dizer que teve uma evolução fantástica, quer a nível físico quer psicológico! Acho que se estivesse em casa, este desenvolvimento seria mais lento...
Sim, teve já algumas viroses, mas nada de grave e transcendente... Não superprotejo a minha filha neste aspecto e só acho que terá benefícios com isso, que será mais saudável e terá mais imunidades!!!!

De qualquer forma, acho que cada pai é que deverá decidir o melhor para os seus filhos!

AMFV -
Offline
Desde 29 Jul 2008

CelticMoon escreveu:
Na minha opinião, até aos 3 anos o infantário é perfeitamente dispensável em termos de sociabilização. Antes ou depois dos 3 anos também há sempre outras formas de sociabilizar, mas, nessa idade, já consigo ver algum benefício na frequência do infantário, até lá não. Enquanto puder evitá-lo a minha filha não irá para o infantário, sobretudo antes dos 3 anos: por motivos de saúde, pelo que referi anteriormente, e porque ela come mal e nos infantários não vão estar a insistir com ela. Tenho pena que aqui não seja como nos países nórdicos, ou um pouquinho semelhante, o que faz com que muitos bebés tenham de ir logo para o berçário.

Completamente de acordo

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

So para acrescentar que penso que a nivel de desenvolvimento fisico e psicologico ( falar etc) qualquer adulto querido e que estimule serve bem ou melhor que um infantario...mas o que falta é o contacto com outros miudos (que n tem necessariamente de ser no infantario). Ha coisas que so os miudos ensinam uns aos outtos. A lidar com um miudo qie invade o seu espaco (um adulto n o faz), que lhe mexe sem ele querer.....n é so a questao de se defender mas de se habituar ao mexer de outras criancas que interagem e se mexem de forma diferente dos adultos

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Muito obrigada pelas opiniões mamãs!
Eu fiquei em casa com a minha mãe até aos 4 anos. Sempre me desenvolvi bem e fui até "precoce" no andar e no falar... mas fiquei muito introvertida e tímida Sorriso pode não ter nada a ver uma coisa com a outra mas nunca se sabe Sorriso

Desde 05 Out 2011

Olá mamã! Olha eu tenho duas primas professoras do 1o ciclo e a opinião delas é que até aos 3-4 anos não há necessidade nenhuma das crianças irem para o infantário. Tenho outras 3 amigas também professoras do primeiro ciclo em que duas também acham que o infantário é duspensável até aos 3 anos e uma chegou-me a dizer que se não tivesse com quem deixar os filhos, preferia uma ama até aos 3 anos e só depois um jardim de infância.
Se tudo correr bem, os meus filhos vão manter-se em casa até aos 3 anos e depois vão para a pré-escola.
Até aos 3 anos o meio mais importante para o desenvolvimento das crianças é a família. So a partir desta idade é que as crianças começam a brincar umas com as outras em vez de brincarem sozinhas ao pé umas das outras...

1° Positivo a 31 de Agosto de 2012 ( c/ 5 semanas e 4 dias)
22 de Abril de 2013 - Nascimento do primeiro príncipe...
2° Positivo a 29 de Março de 2014 ( c/ 7 semanas e 4 dias)
10 de Novembro de 2014 - Nascimento da minha princesa...
3º Positivo a 16 de Dezembro de 2020 (c/ 7 semanas e 2 dias)

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

Ola, os meus filhos só entraram este ano para a pré escola e nunca andaram em infantários. N vejo nenhum tipo de diferença de outras crianças da idade deles, a excepção da fala q n dizem ambos a letra f. Trocam o f por che. Ou seja ele chama se chabio e ela rachaela. Lol são os mais novos da turma deles e de setembro ate agora já sabem escrever o nome correctamente e os números ate 10 e não nunca lhes ensinei letras pois sempre fomos de opinião que deviam aprender na escola. Ensinamos tudo em casa a excepção da escrita, e em pouco tempo aprenderam tudo e a educadora ate ficou espantada por ser tao rápido. E eu confesso que também fui apanhada de surpresa. Em termos de socialização, lá esta, tem a ver com personalidade. Ele adora crianças e brincar, ela prefere estar com adultos. Brinca mas cansa se rápido. Qd se farta procura as auxiliares e mantém se com elas. O único senão e mesmo o facto de nunca ter tido os meus filhos doentes e agora desde setembro que já apanharam vários vírus. Amigdalite, faringite, otite, teem constantemente tosse. Mas como diz a medica faz parte do processo de ganhar imunidade. N me arrependo de só terem ido agora. Beijinhos

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Fico mais descansada com os vossos testemunhos Espertalhão