Bebé prematuro - chora muito só aos 6meses (3 meses e meio) | De Mãe para Mãe

Bebé prematuro - chora muito só aos 6meses (3 meses e meio)

Responda
10 mensagens
Ana Lus -
Offline
Desde 20 Dez 2011

Olá
O meu bebé é prematuro, nasceu com 30 semanas, menos de 1kg.
Vai fazer 6 meses, dentro de uns dias, mas de idade corrigida tem apenas 3meses e meio.
Sempre foi mto calmo, um autêntico relógio de 3/3horas para mamar. Alguns serões um bocado chorão, atribuía a cólicas. E alguma birra de sono, já que mesmo o apanhando, naquele período em que está a iniciar os sinais de sono, quanto mais o tento adormecer, mais agitado fica. Mas nada de especial.
Apesar de há noite ter que o acordar dado o baixo peso com que nasceu, só em dezembro tivemos ordem para o deixar dormir. Chegou a fazer 6/7horas seguidas.

Pois bem, há cerca de 15 dias, tem sido um caos...chora desde as 18h até a meia-noite, quando não começa logo no fim do almoço. Chora de tal modo, que chega a sufocar. Começa de repente, não consigo perceber que tipo de choro é, na maioria das vezes quando começa já nem é choro é gritos. Parece que alguém lhe está a bater, de tal modo que são os gritos.
Só acalma a mama – pois ainda é LM exclusivo. Acabando na maioria das vezes por adormecer quase de imediato, mas se o tento deitar acorda. Outras vezes nem a mama larga, já passei duas horas com ele a mamar.
Chupetas nem pensar! Não aceita, já comprei vários modelos, varias marcas. Ainda aceitou umas semanas, mas teve que fazer uma cirurgia há uns meses e teve que se dar muita glicose pra acalmar e enganar para fazer o jejum antes da mesma, a partir daí voltou a recusa da chupeta. Por vezes, períodos muito curtos consigo enganá-lo, tirar a mama e colocar a chupeta, já que não está a mamar efectivamente, só está ali com a mama na boca, porque ele não chucha na mama, ou faz o movimento/pega correta ou fica de boca aberta com a mama na boca – isto a dormir.
Já não sei que fazer!
Tenho várias hipóteses do que seja mas não consigo ter a certeza:
- FOME: sinceramente não me parece. Eu sinto as mamas cheias, quando dorme mais tempo. E se tivesse fome não choraria mais vezes? Só começa mesmo ao fim da tarde. Durante a noite agora acorda mais vezes só faz no máximo 5horas, mas não acorda assim...e adormece logo sem stress. É assim toda a manhã.
Aumento de peso, tem tido. Ultima pesagem, no CS, quase há um mês. Sei que não é de fiar, mas tenho-me pesado com ele, na balança cá de casa, e fazendo a diferença e tem aumentado de peso.

- CÓLICAS: pois eu sempre tive o hábito de nos períodos em que está acordado, ao estimular o seu desenvolvimento, fazer massagens e aquele movimento de esticar/encolher as pernitas. Dar aero-om só se pode dar 10 dias, depois tem que se fazer uma pausa, e mesmo assim foi-me dada indicação pra não abusar.
Noto muitos gases, e faço estimulação com a cânula aberta do bebegel, a barriga parece um tambor de tanto ar. Mas com tanto choro é óbvio que entra cada vez mais ar. Saindo o ar, acalma mas por um tempito, depois retorna a chorar.
Outros medicamentos/produtos naturais - não sei se pode tomar, dado a prematuridade.

- ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO: em termos de desenvolvimento não sei em que idade o avaliar, se fome pela real já estaria nesse período, mas pela corrigida ainda não será cedo. Apesar de na parte motora, se comportar muito bem, com 4 meses de idade real, ou seja , 1 e meio de corrigida já tinha um óptimo controlo da cabeça.
Certo é que nos períodos do dia em que começa com a gritaria, só se cala à mama - adormecendo, se o tento deitar ou afastar um pouco de mim, no movimento pro deitar, despertar. Quando o deito, acorda passado pouco tempo e muitas vezes logo aos gritos, com uma expressão de terror.

- LUTA CONTRA O SONO: sim efectivamente, acaba-se por se notar no meio da gritaria que há ali sono, mas quanto mais o tentamos embalar mais ele grita. Nem média luz, sim porque detesta escuro, tem que se dormir com luz acesa, se por algum motivo falta a luz, nos a dormir ele é que dá o sinal porque acorda e choraminga. Músicas calmantes – nada. Quando o pai está em casa por vezes consegue adormecer, com chupeta ao colo dele. Comigo só a mama, deve ser pelo cheiro. Mas tanto cmg como com o pai adormece por curtos períodos. A partir da meia-noite, faz sonos de 3h até 5 horas.
Eu acho é que de dia, dorme muito pouco de dia, mas nem com passeios de carro, a aproveitar o solito que por vezes tem estado adormece mais de 20 minutos, ao longo do dia.

Peço desculpa pela extensão de texto, mas pra saberem um pouco da situação, e me darem ideias pra tentar solucionar.
obrigdo desde já por "ouvirem" o meu desabafo

Sara.rs.90 -
Offline
Desde 21 Ago 2015

Olá mamã, não sei se tem algo a ver ou não (possivelmente não tem nada a ver) mas todo o comportamento que desceveste coincide com os que a minha teve, eu já não sabia o que fazer com a miúda, ela pedia me mama constantemente e chegava a saltitar de mama em mama e eu já sem leite e ela a chorar, ao fim de una 4ou5dias passou e não era nada mais nada menos que um pico de crescimento, já li algures que pode repetir aos 6meses e aos8meses. As melhoras para o bebecas vai dando notícias sobre ele. Beijinhos

Paragem da pilula:fevereiro Concepção:março
Dpp:19 de Dezembro 2015
Primeira gravidez e é uma princesa linda.
Nasceu: 2:21h do dia 11/12/15 com 2.720gr e 46cm
Segunda gravidez é um principe guerreiro.
Dpp: 14 de Abril de 2018

Ana Lus -
Offline
Desde 20 Dez 2011

Obrigada.
Pois também já pensei nos picos de crescimento. Mas já ha 15 dias k anda assim. Nestes 6meses...houve 2/3 dias assim e ai atribui aos picos. Mas como ja vai quase em 15dias...fiquei com dúvidas se seria isso.
E mais devido à eterna questão de quem está à nossa volta começar logo a dizer se não é fome. E a dizerem pra descongelar um pacote de leite e dar-lhe. "So pra ver se e fome."
Pois tenho algum LM congelado do mês e meio em que teve na UCIN, dada a quantidade que lhe era dada pela sonda e o que tirava com a bomba. A minha primeira tiragem da manhã chegava pra 24horas, logo todas as outras tiragens eram guardadas pra congelar.
Se for pico de crescimento ou outra coisa...mesmo ja tendo esta idade...deve se manter a regra da oferta e procura. Digo eu!!!
E já k o meu corpo não foi capaz de manter a gravidez mais tempo... faço tudo o que puder pra k seja LM exclusivo durante o máximo que conseguirmos. As vezes até brinco "tenho orgulho em ser uma vaca... leiteira" Sorriso

vanda dores -
Offline
Desde 30 Dez 2009

A minha bebé também nasceu prematura, 35 s+4d e tem neste momento 28 dias e o relato que faz parece todas ultimas duas noites cá em casa...
Tenho estado a atribuir às cólicas mas a verdade é que não sei.. A pediatra receitou o "vivos" mas a verdade é que nos dois dias que dei os sintomas pareceram agravar.. Não conhecia estas gotas, e com a minha filha mais velha o que resultou foi o milagroso infacol...

Susana520 -
Offline
Desde 22 Out 2012

Mamã também podem ser os dentes a nascer....o meu bebecas anda à mais de 15 dias muito agitado, grita muito e nao quer dormir, pois nota se que tem alguma dor.

Sobre Susana520

Positivo: 26-12-2014
DPP 1 Setembro 2015
Meu foquinhas nasceu a dia 30 de Agosto, a melhor prenda de aniversário que eu podia ter

quero ser mamã -
Offline
Desde 15 Out 2014

Ola,uma auxiliar na maternidade ensinou me uma dica para adormece lo e dormir melhor, ao colo embrulha lo numa manta macia e embalar assim algum tempo e qd ta a dormir deito-o logo ou no berço dele ou na nossa cama(sei k mt mamã nao faz isso,mas assim ele nao costuma acordar ao deitar pk é + baixa k a dele) eu uso das k comprei na primark mt giras k custam 5,00 e com a manta mantem se+ quentinho e dp ainda leva com o edredon em cima para tar+ quente ,mas de noite dorme no berço,desde os 2,5 meses k dorme toda noite e nem acorda para comer e acorda pelas 10h e eu deito pela 1h da manha ja com biberon bebido de 210ml,é mt calmo e sorri mt para toda a gente e basta dar lhe atençao ou falar com ele e é so sorrisos..teve colicas ate aos 2,5meses e nunca teve doente,embora tenha nascido de 38 semanas com 2,300 gr. Com meu leite nao aumentava de peso ao principio e entao pediatra disse para tb dar leite aptamil ,so k tinha colicas e mudei para o aptamil confort e deixou de ter colicas,mas se calhar tb pela idade pois ja tinha 2,5meses,bem o k interessa é k deixou as colicas ou as colicas deixaram no a ele Espertalhão .Compra lata pekena deste leite e dá para veres,ha em qq hiper k sao +baratas k nas farmacias..Poe um doudo junto a cabeça dele para se sentir acompanhado.. As enfermeiras e dra tb diziam po acordar de noite pa comer,mas se o fiz foi raras vezes,pois a minha mae e familia diziam smp po deixar dormir e kd acorda se logo comia. Comprei uma polly swing da chicco um baloiço com musicas k ele adora e ponho la kd tou a fazer algo em casa e ligo a tv e cmg ao lado ele nao costuma refilar e qt a xuxa deram me 1vez no c saude uma da nuk branca com coraçao k ainda hj ele tem e adora e é de recem nascido e as chicco nao gosta e ja tem um cao para morder da chicco em tecido e um boneco tb e um mordedor da tigex a venda no intermaxe k ja poe na boca pa morder ,pois ja se baba mt e ate faz bolinhas de saliva,mas as enfermeiras dizem k ainda nao é os dentes,mas ele ja gosta de morder,espero ter ajudado,mas o baloiço foi uma das melhores coisas k comprei ,pois adormece la mt vez Palmas! Apaixonado

quero ser mamã

Ana Lus -
Offline
Desde 20 Dez 2011

Obrigada a todas...plas dicas...os dentes ainda nao me tinha lembrado. Mas também pensei que fosse cedo demais pra isso!
Certo e k estas ultimas duas noites, ja foram mais calmas...vamos ver como serão os próximos capítulos!

Obrigada Quero ser mama, por lembrar essa técnica que pode ajudar alguns bebés.

Eu já tentei mas é impossível com a minha princesa. Ela detesta se sentir apertada. Certo é k o tempo de ficar com menos espaço na barriga...foi quando teve k nascer! E teve numa incubadora 1mes, mesmo colocando la o chamado ninho pra a manter mais quieta, protegida e aconchegada e pra não arrancar fios... era qdo se mexia até ficar bem esticadinha fora do ninho.
Ainda hoje detesta ser embrulhada em mantas...então se esta com as crises que referi ainda fica mais agitada.
Mas cada caso e um caso. Ha bebes que adoram.

Eu tb axo k nao se devem acordar os bebes pra comer. Mas um grande prematuro...principalmente de extremo baixo peso...nasceu com 900gr, veio pra casa ao mes e 3semanas com 1800 gr, actualmente com quase 6meses ainda não pesa 4,5kg...teve mesmo que ser acordado de noite e dia. Nao se podia deixar dormir mais horas sem indicação medica. Mas raramente se tinha que acordar...parece k tem um relógio. 10/15min antes da hora da mama, la esta a abrir a Pestana e a começar a choramingar.
Atualmente ja dorme na cama de grades, mas tanto nessa como no berço ela fica ao mesmo nível da minha cama.

Felizmente até ver...o meu leite tem sido suficiente. Desde que iniciou alimentação por sonda, salvo talvez a primeira ou segunda toma, que lhe possam ter dado LA...mas depois começou com LM, que consegui começar a extrair com bomba, mas complementado com um pó pra adaptar o leite dada a prematuridade...com isso chegou a ganhar 150gr em dois dias.
Estando na idade corrigida a entrar nos 4meses e ela ser tão bem desenvolvida... Na consulta de follow-up já foi referido k possivelmente poderíamos iniciar a introdução alimentar nessa altura. Vamos ver pra semana na consulta o que dizem...
Certo é k olha fixamente e até começa a mastigar em seco, quando alguém esta a comer ao pé dela... Como está a entrar na fase de por tudo a boca é engraçada a expressão dela a ver-nos colocar algo na nossa boca. Parece k também quer! Sorriso

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

A minha mais velha era tal como descreves! Eu atribuo a cólicas junto com algum pico de crescimento. Não há muito mais que possamos fazer. Melhoras!

paulacferreira -
Offline
Desde 21 Nov 2014

mamã,se a barriga tem muito ar eu diria que seja essa a causa do desconforto.
o meu pequeno também teve muitas cólicas.Continue com as massagens 3x por dia sempre antes de comer e se possível sempre ás mesmas horas.
Pode experimentar também usar uma botija de água morna colocada na barriga ,se possivel com o baby de barriga para baixo sempre com supervisão.
Também pode ser pico de crescimento.
As melhoras Piscar o olho

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

A minha por volta dos 6 meses também andava impossível. Até que rompeu um dente - no dia em que rompeu,voltou ao normal. Pode ser que sejam dentes... Como é prematuro, não sei se está na altura dos dentes ou não, mas como depende de bebé para bebé.. pode ser que seja isso.