Bebé não quer mamar antes do sono da noite | De Mãe para Mãe

Bebé não quer mamar antes do sono da noite

Responda
8 mensagens
Catarina Sousa1 -
Offline
Desde 09 Set 2017

Olá, mamãs!

É a 1ª vez que crio um tópico por aqui, mas frequento o fórum várias vezes quando tenho alguma dúvida. Mas estou com um problema e, até agora, não conheço ninguém que o tenha tido.
Sou mãe de um menino adorável que vai fazer 5 meses daqui a poucos dias.
Estou a amamentá-lo em exclusivo, e a amamentação sempre correu bem, graças a Deus.
Desde que ele nasceu que temos uma rotina simples à noite, que consiste apenas no banho, leitinho, uma canção rápida e caminha. Às vezes, nem a canção quer, pois já está cheio de sono.
No entanto, desde os 3 meses e meio que o meu filhote deixou de querer mamar antes de ir dormir, à noite. Contorce-se, agarra a mama e larga, fica rabugento e/ou começa a chorar. Chegámos à conclusão que ele está tão cansado que não quer "estar a ter trabalho" em mamar. E o facto é que mesmo durante o dia ele só mama bem e calmo depois de ter feito uma sesta. Ele mama +- de 4/4 h (8h,12h,16h, sendo que, como disse, a última mamada (entre as 19h e 20h) ele rejeita. Durante a noite acorda, geralmente, umas duas ou 3 vezes e dou-lhe mama quando ele acorda (por volta das 2h).
Ele está com um peso correto para a idade, por isso a falta dessa mamada não é preocupante (segundo a pediatra). Mas às vezes penso que ele poderia dormir melhor à noite se tivesse bebido o leitinho antes de dormir.
Já tentei muita coisa, já insisti, já tentei "guardar" uma mama mais cheia para esse momento, mas não resulta. Já experimentei, inclusive, dar-lhe a mama antes do banho, quando ele acorda depois da última sesta(por volta das 18h30/19h), e ele até mama. Mas o problema é que depois não lhe posso dar banho, pois ele sempre bolsou muito e já experimentei algumas vezes dar-lhe o banho depois de mamar e ele bolsou na água do banho, bolsa quando o estou a vestir e depois fica muito chateado e chora se eu demorar muito tempo a vesti-lo...
Alguma mamã já teve algum problema do género? O que acham que posso fazer? Gostava mesmo de manter o banho antes de ele ir dormir até porque, quando voltar a trabalhar, vai dar mais jeito.

Happy_Mum -
Offline
Desde 12 Mar 2012

Olá...
Do meu 1º filho, dei LM a partir dos 2 meses e meio comecei a tirar leite com a bomba ao longo do dia para conseguir um biberão cheio para lhe dar à noite, porque notei que ele estava tão cansado que acabava por adormecer na mama sem mamar tudo e acordava durante a noite.
Durante o dia dava maminha, mas depois do banho dava-lhe o biberão. Assim mamava tudo sem grande esforço (biberão vs mama) e ele dormia no mínimo 7h-8h seguidas.

Sobre Happy_Mum

Positivo:03/12/2012--05/03/2013-Duarte--03/07/2013 às 17h14,2.660Kg,47cm,com 34+3.
Positivo:04/06/2014--04/10/2014-Dinis--07/02/2015 às 22h21,3.630Kg,50cm,com 38+6.
Positivo:26/10/2016--30/01/2017-Mateus--27/06/2017 às 08h16,3.360Kg,48,5cm,com 39+0.

Piolhinha -
Offline
Desde 17 Dez 2016

Olá

E que tal uma mamada dos sonhos? Deixe o adormecer e pela meia noite ou antes de se deitar de lhe mama, ele pelo cheiro mama e nem acorda. Talvez seja suficiente para que só volte a acordar de manhã.

Miac -
Offline
Desde 02 Set 2007

Sinceramente se o bebé está a crescer bem e depois mama durante a noite porquê insistir nessa mamada? A minha filha nunca mamou antes de dormir Sorriso e sempre cresceu muito bem!
Pense positivo, quando chegar a hora do desfralde não se vai preocupar com os xixis durante a noite :'D

LSL -
Offline
Desde 28 Out 2010

Eu a última mamada do dia desde os 4 meses dava de biberão. Foi uma maneira de o pai também poder "passar pela experiência" e a ir habituando ao biberão para depois não estranhar na creche. Porque não experimenta? Eu dava de biberão mas era LM na mesma. Sempre fui tirando com a bomba e fazendo Stock.

Catarina Sousa1 -
Offline
Desde 09 Set 2017

Obrigada pelas respostas, mamãs. Já experimentei dar -lhe de mamar por volta da 0h, mas ele acordou na mesma durante a noite...Por isso, julgo que o facto de ele acordar durante a noite não tem a ver com a alimentação. Como uma das mamãs disse, como ele está a crescer bem, não é de preocupar. Obrigada a todas

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Já experimentou acalmar um pouco o bebé antes de lhe dar mama? Com o meu bebé ele às tantas começou a embirrar com a mama antes de dormir, porque estava cheio de sono e precisava que eu o embalasse até acalmar antes de mamar. Também passei a dar banho de manhã porque já nem aguenta.

Catarina Sousa1 -
Offline
Desde 09 Set 2017

Aries23,

O que acontece é que depois do banho ele só quer mesmo dormir. Ele detesta ser embalado (com muita pena minha).
É estranho, ele está bem disposto até à hora do banho (adora o banho!). Depois disso, fica irritado e só acalma quando vai para a caminha. Claro que às vezes também demora a adormecer, mas é mesmo porque já está cansado do dia. Pelo menos, é isso que me parece.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?