Bebe muito pequeno | De Mãe para Mãe

Bebe muito pequeno

Responda
24 mensagens
Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Bom dia.
O que me trás a criar este tópico é a procura de alguém que ja tenha passado pelo mesmo...
Começando do início, a minha gravidez foi muito atribulada... Houve suspeitas de trissomia 21, ruptura da bolsa as 24 senas e parto prematuro as 35 semanas.
O meu bebe nasceu prematuro mas muito saudável, com 2160g e 43cm, tendo alta 48h após o parto.
Sempre foi um bebe saudável, comilão, bastante desenvolvido( sentiu sozinho com 6 meses e gatinhou também com 6 meses e anda desde os 8 meses) e agora com 15 meses se não dá-la tudo fala quase tudo!

Os problemas surgiram ontem na consulta dos 15 meses, ele nunca teve percentil, o neonatologista que o seguiu até aos 6 meses( teve posteriormente alta de neonatologia), a médica de família e o pediatra sempre desvalorizaram... Mas ontem a médica de família disse que tinha que haver algo de errado e enviou para consulta urgente de pediatria no hospital( que demorará cerca de 3 meses)... O pediatra do meu filho está num congresso na América até abril Confuso
Tudo isto porque ele com 15 meses tem 8070g e 72 cm... O mesmo que o irmão quando tinha 9 meses.
Fiquei em pânico... O que será??? Alguém ja passou pelo mesmo?

O pai tem 1,67cm e 72kg todos em músculo, come como um burro e não engorda, eu tenho 1,60cm e 40kg, também nunca engordo.
Desde ja obrigado

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Eu confiava no teu pediatra, ele é que é o especialista em crianças e não o médico de família, se ele diz que está tudo bem e desvaloriza é porque deve estar tudo bem... No hospital sempre diziam que a minha menina devia segurar o pescoço aos tantos meses e sentar-se aos tantos meses e iniciar os sólidos aos tantos meses... O meu pediatra diz que cada criança é uma criança, são todos diferentes.. no teu caso como é prematura logicamente que não estará no percentil normal... Eu acho que não te deves preocupar... É esta a minha opinião. Beijocas

a.v. -
Offline
Desde 21 Mar 2014

Li bem? Uma consulta urgente de pediatria vai ter de esperar 3 meses??

Olhe, eu não sei se é grave ou não, não sou médica.. mas eu não esperava 3 meses para saber.. ia tentar ir a um pediatra privado.
Provavelmente está tudo bem, mas escusa de ficar meses a martirizar-se a pensar nisso!

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

O meu filho ja e seguido por um pediatra privado, foi lá na 5ª feira passada e estava tudo bem, pequeno como e óbvio mas bem, e tem nova consulta dia 3 de Junho(18 meses). E foi seguido até aos 6 meses por um neonatologista tendo tido alta por se estar a desenvolver até acima da media...
E sim uma consulta de pediatria pelo SNS demora 3 meses, de alergologia por exemplo demora 900 dias lol

O que a médica de família disse foi que não confia em relatórios de pediatras privados... O que me parece ridículo pois o pediatra do meu trabalha também no público, foi ele que assistiu ao parto do meu filho e até provavelmente me irá calhar ele na tal consulta pois é o mesmo hospital em que ele trabalha

Tânia P. -
Offline
Desde 14 Mar 2007

Mama do Martim escreveu:
O meu filho ja e seguido por um pediatra privado, foi lá na 5ª feira passada e estava tudo bem, pequeno como e óbvio mas bem, e tem nova consulta dia 3 de Junho(18 meses). E foi seguido até aos 6 meses por um neonatologista tendo tido alta por se estar a desenvolver até acima da media...
E sim uma consulta de pediatria pelo SNS demora 3 meses, de alergologia por exemplo demora 900 dias lol
O que a médica de família disse foi que não confia em relatórios de pediatras privados... O que me parece ridículo pois o pediatra do meu trabalha também no público, foi ele que assistiu ao parto do meu filho e até provavelmente me irá calhar ele na tal consulta pois é o mesmo hospital em que ele trabalha

Surreal! Não confia em pediatras privados??! Então coitadas da maioria das crianças que são seguidas nos privados!!! Sinceramente....

Mamadomartim se o médico é o mesmo..não vais lá fazer nada Piscar o olho a opinião dele não vai mudar porque está no hospital e não no consultório privado. Mas se tens duvidas, procura uma segunda opinião Piscar o olho

Sobre Tânia P.

Treinante desde Jan de 2012
♥´¨)
¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*´¨ Positivo : 22 Março 12 AE: 02 Abril 12 / 2013 : Infertilidade Inexplicada
2014 IIU: 28 Fev (-) 05 Sep (-)
2015: 14 Jan Positivo! Gravidez bioquimica Triste
21 Fev Positivo!! Agarra-te bebé, estamos á tua espera!

ekia -
Offline
Desde 30 Jun 2009

Não me parece assim tão pequeno e está óptimo a nível de desenvolvimento motor pelo que descreves. E já fala (coisa que o meu não faz). Pela descrição parece-me bem, não stresses com isso.

Mamica -
Offline
Desde 25 Fev 2012

Olá

Só para tranquilizar e como mãe de dois pimpolhos que, apesar de não serem prematuros, nasceram pequenotes, deixo-te o peso e altura dos meus filhos mais velhos com a idade do teu: a mais velha, 8620 e 72 cm, o mano, 8600 e 75 cm.
Como vês, também eram muito pequeninos e leves e nunca a pediatra valorizou essa questão.
O que sempre me explicou é que, quando nascem pequenos, o que interessa é que vão crescendo mais ou menos dentro do seu percentil (ou quando não o têm dentro da mesma curva).
O que é preocupante é que quando há alterações bruscas e injustificadas de percentil (para baixo ou para cima).
Parece-me que com o teu menino, tendo sido prematuro, é natural que o peso e a altura estejam abaixo da média dos meninos da mesma idade.
O meu filho, hoje com 5 anos, pesa apenas 15 kilos, continua magro, mas muito saudável e com um desenvolvimento cognitivo bastante acima da média.
A minha filhota também foi um palito, sem percentil, até aos 6 anos e só nessa idade deu um grande salto de crescimento.
Se a pediatra que o segue não deu relevância a essa questão e não há qualquer outro "sintoma" associado, certamente estará tudo bem Sorriso

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Pelo que percebi, o seu bebé é seguido no público e no privado desde que nasceu e sempre lhe disseram que ele estava bem, em ambos os médicos. De repente, aos 15 meses, a médica lembrou-se que podia haver algum problema por ele ser pequenino!
Das duas uma, ou andaram todos (público e privado) demasiado distraídos durante 15 meses ou então o bebé não tem problema nenhum e é apenas pequeno Sorriso
Eu acredito na segunda opção, mas se ficar mais descansada pode sempre pedir uma segunda opinião!

Camélia_Branca -
Offline
Desde 13 Jan 2010

Mamã, o meu menino também nasceu prematuro, às 34semanas, com 2195grs. Logo vejo o boletim dele e ja te digo o peso dele aos 15meses, que deve ser muito aproximado ao do teu menino.
Não tem percentil? O meu também so agora tem percentil 10na altura! No peso também não tem.
O meu filho tem quase quase 3 anos e só agora pesa 11kgrs.
Mamã, não stresses Sorriso

Camélia Branca Piscar o olho
A surpresa da minha vida chegou prematura e inesperadamente a 22março2012 Sorriso
Beijinho JB Beijinho

Desde 13 Set 2012

olá!

Ora essa!

Claro que o seu pequeno não pode evoluir da mesma forma que o mano, pois quando nasceu, já estava mais atrás! Se ele nasceu prematuro, se nasceu com um peso muito abaixo do mano, óbvio que agora ele mantém a evolução dele, a que é adequada a ele e não pode ser comparado com qualquer outro bebé... mamã, se o seu menino não está doente, se come bem, se é tão desenvolvido, esqueça isso porque me parece que a sua mf está é com um ataque de excesso de zelo... Agora é uma modernisse querer encaixar todas as crianças num padrão!

Olhe, se bem me lembro, a minha filha, que nasceu às 36 semanas, aos 15 meses era mais ou menos do peso e tamanho do seu e também na maior parte do tempo não tinha percentil... agora, aos 10 anos, é uma rapariga cheia de estilo... pesa 32KG e mede 1,48M! Qualquer trapinho lhe fica bem!

O importante não são os percentis, é todo o conjunto! Se, associado a uma ausência de percentil, o seu pequeno revelasse outro tipo de sinais, tudo bem, haveria que avaliar... no caso concreto do seu menino, não me parece que exista motivo para tanta urgência!

Beijinhos e tudo de bom!

SMSantos

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Ele tem crescido e está saudavel, certo?
Sinceramente eu desvalorizaria o assunto e esperaria pela consulta calmamente. Se ficaste mesmo alarmada leva-o a outro pediatra, mas vai à consulta do SNS na mesma. Não faz mal nenhum ter uma segunda ou terceira opinião.
O meu é rapagão alto, daqui a nada fazem-me o mesmo mas pela razão oposta. Tanto eu e o pai somos altos por isso tem a quem sair. Desde que começou a andar que pouco tem aumentado de peso, mas como come bem nem me preocupo. Em compensação não fala quase nada. Triste

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Olá mamã, pelo que descreve tanto a mãe como o pai não são altos por isso..
A minha na altura sempre teve no percentil 25 e sempre evoluiu dentro desses parametros.. Sempre me disseram ser normal (o pediatra), porque também tanto eu como o pai não somos muito altos.
No entanto quase desde os 2 anos e pouco que veste para 3 anos, por isso não deve ser assim tão pequenita:)

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Eu desvalorizava a opinião da médica de família, simplesmente. A das minhas cismava com o perímetro cefálico...dizia que era muito alto (percentil 95, enquanto que o da altura e peso nadava pelos 10-15)...sim, era desproporcionado mas elas são gémeas, nasceram pequeninas e tinham a quem sair cabeçudas. Por vontade dela, tinham ido fazer exames e mais exames...o pediatra (consultas privadas) desvalorizou completamente e eu com ele...quando a médica me perguntava pelos exames, eu sorria, dizia que tinham a quem sair e não adiantava mais nada, até que ela desistiu. Aconteceu isto com outras coisas (o clique da anca, por ex) e segui sempre a opinião do pediatra - sem nenhuma razão para arrependimentos.

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Obrigado a todas.
Eu olho para ele e não é por ser meu mas vejo um bebe normal, ele até é rechonchudo mas baixinho só isso. Tal como sei ver que o meu mais velho é um magricela(tem 17kg) mas esse então é que a pior doença até teve foi uma constipação, nem nunca tomou antibióticos.
Eu mandei um email ao pediatra dele que me disse para perguntar a médica se só agora ela reparou que ele era baixo e para eu não me preocupar, quando for a consulta vou mas para não stressar

Carimax -
Offline
Desde 17 Out 2008

O que diz o teu feeling de mãe?a média está avariada? ou não?

É óbvio que uma médica de família não é pediatra e por isso pode salvaguardar-se enviando para alguém especializado! Entendo e acho que até demonstrou algum cuidado na avaliação, que leio da seguinte forma, Não sei se há algo ou não, por precaução vamos ver! Piscar o olho

É mais importante o que observas do que os percentis! Sorriso

lusitania -
Offline
Desde 04 Jan 2013

Médicas de familia..até parece k são especialistas para andarem sempre a opiniar...
Perdoem-me os termos da minha frase, mas desde que fui á minha MF o ano passado pedir pra fazer umas analises que a medica alergologista tinha passado pro ele estar com uma infecção respiratoria e ela queria á força que o miúdo tivesse diagnostico de fibrose cística.
A consulta de ambas foi no mesmo dia e a MF insistia que miúdo nao tinha nenhuma infecção respiratória e não precisava de nada..só mesmo do despiste de testes parvos que fez ao miúdo ..
Para mim MF só mesmo para passar exames e pouco mais!
Pessoalmente até sou da opinião que não deveriam dar acompanhamento a gravidas e crianças..para isso existe outras especialidades,mas temos de levar com eles...!
Se o teu menino nasceu prematuro é normal que tenha um crescimento dentro de outros parâmetros e se esta a ser seguido pelo especialista eu barimbava-me pra conversa da mf!

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

O meu felling de mãe é que o menino é baixinho só.

Quando eu disse que ele comia muito bem ela até me disse " ah se come muito e não engorda muito pode ter bicha solitária". Bicha solitária???

Eu sempre a achei simpática mas é distraída... Muito distraída. Quando fui a primeira consulta de gravida estava de 7 semanas e disse-lhe que sentia umas dores tipo menstruais e ela disse ah pois pode ser a menstruação a vir e só quando a enfermeira disse doutora a rapariga está gravida até confirmado por eco e ela ah pois

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Há realmente MF que não percebem nada de crianças, seguem o protocolo, o meu é um exemplo disso. Só lá fui com a minha filha umas duas ou 3 vezes. A primeira vez por volta dos 4/5 meses perguntou-me se já lhe tinha caído o coto umbilical.. lol
A última vez, e em relação á estatura, disse-me: sim realmente ela está baixinha (media 89) e eu : entao quanto devia medir, qual a média? e ele: há, deixe lá ver, devia medir 90! epah Espertalhão

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Se pensarmos no nº de crianças que um médico de família vê por dia e o nº de crianças que um pediatra vê percebemos a experiência que cada um tem. Isto para além dos conhecimentos e do treinamento específicos, claro. Um médico de família tende a pedir mais exames porque tem receio de lhe estar a escapar alguma coisa...

lusitania -
Offline
Desde 04 Jan 2013

guialmi eu ate gostava k a minha medica de familia fose dessas de pedir exames á maluca, mas ela é tipo ir ao dentista tirar dente a sangue frio.estou garvida de 7 semanas e já sei que me vou chatear a sério pra ela me passar o rastreio bioquimico!!! ela ker é mandar as pessoas pro hospital por tudo e por nada!
da ultima vez levei uma descasca no hospital pela medica k me atendeu e mandou-me de volta ao CS, cheguei lá e passei-me loo da cabeça!

enfim descontamos nós para isto..

Desde 13 Set 2012

Olá meninas!

Pelos vistos bom médico de família tenho eu que, quando lá fui tanto com a 1ª filhota como com o 2º filhote, me perguntou: vai seguir os pequenos aqui, ou pelo privado como fez na gravidez? Eu respondi: Dr. já tenho pediatra. resposta: Faz muito bem porque, se fosse para perceber de doenças infantis, eu teria tirado a especialidade de pediatria!

Ele é excelente médico de família, observador, sem stress, mas diz que "cada macaco no seu galho". isso dos médicos de família seguirem grávidas e crianças é um disparate e diz que só o faz porque não pode ser de outra forma. Mas que, em caso de dúvida, também não hesita em enviar para colegas que, de facto, saibam do tema!

Gosto imenso de lá ir; passa os exames periódicos que deveremos fazer anualmente, dá a opinião dele quando a solicito mas é pão pão, queijo queijo! Segundo ele, uma criança não é um adulto em miniatura. Tem especificidades que devem ser observadas por um especialista e por isso existe a pediatria. Com o meu filho nunca lá fui e com a minha filha fui lá uma vez, tinha ela 6 meses e porque acordou com uma conjuntivite. Como era algo que até eu percebi o que era, fui lá pk era mais perto e ele tratou direitinho!

Deixe lá o seu pequenito que ele vai crescer, a seu tempo!

Tudo d bom meninas!

SMSantos

ryssie -
Offline
Desde 27 Jan 2010

A minha menina nasceu com 42 cm e só recuperou por volta dos 3 anos... Sempre teve tamanhos de roupa abaixo da idade (tipo aos 18 meses usar roupa de 1 ano. Não deve ter andado muito longe do teu filho. Se há dúvidas, eu não esperava 3 meses, mas se o desenvolvimento motor e cognitivo está dentro do normal, não me parece preocupante

Sobre ryssie

Ryssie

Litazinha -
Offline
Desde 19 Maio 2010

Olá!
Sou mãe de um pimpolho nascido ás 35 semanas com 1,6 kg e 44 cm. Sem percentil, portanto.
Com a idade do teu o meu rondava os 9 kg e os 74 cm. Hoje com 5 anos e 5 meses pesa pouco mais de 14 kg e tem cerca de 105 cm. É o mais pequenito da salinha dele. A pediatra diz que ele está óptimo. Não é seguido no MF, só lá vai mesmo para fazer as vacinas. Não confio no MF! Até podem ser muito bons mas ... eu não confio! Basta por exemplo ver, o meu filho tem asma, sempre que ía ao centro de saúde em urgência por causa disso, para fazer aquelas inalações com ventilan, vinha de lá com receita para um xarope (onsudil) cheio de contra-indicações, e que demora a fazer efeito que só visto. A pediatra receitou ventilan em aerochamber. Muito mais rápido a actuar e com muito poucos efeitos secundários.
O desenvolvimento de um ex-prematuro é diferente de um bebé de termo. Se o pediatra diz que está tudo bem, sossega o teu coração de mãe.

Sobre Litazinha

Afilhada da anacch, da mli, da cris e zé for ever e da Jacinta Dias Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho
Madrinha da Jacinta Dias, da anacch e da mli Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho

Desde 13 Set 2012

Litazinha escreveu:
Olá!
Sou mãe de um pimpolho nascido ás 35 semanas com 1,6 kg e 44 cm. Sem percentil, portanto.
Com a idade do teu o meu rondava os 9 kg e os 74 cm. Hoje com 5 anos e 5 meses pesa pouco mais de 14 kg e tem cerca de 105 cm. É o mais pequenito da salinha dele. A pediatra diz que ele está óptimo. Não é seguido no MF, só lá vai mesmo para fazer as vacinas. Não confio no MF! Até podem ser muito bons mas ... eu não confio! Basta por exemplo ver, o meu filho tem asma, sempre que ía ao centro de saúde em urgência por causa disso, para fazer aquelas inalações com ventilan, vinha de lá com receita para um xarope (onsudil) cheio de contra-indicações, e que demora a fazer efeito que só visto. A pediatra receitou ventilan em aerochamber. Muito mais rápido a actuar e com muito poucos efeitos secundários.
O desenvolvimento de um ex-prematuro é diferente de um bebé de termo. Se o pediatra diz que está tudo bem, sossega o teu coração de mãe.

Boa mamã!

Só quero reforçar a grande vantagem do aerochamber! Mamã, eu não conhecia esta forma de administrar vasodilatadores... tinha em casa e tenho ainda, uma máquina de aerossol, muito boa por sinal. O problema é que o meu filho detesta aquilo; ele é grandinho e tem mta força... de cada vez que ele precisou daquilo (já teve alguns episódios de bronquiolite) era uma tortura, para nós e para ele...

Em novembro ele estava com uma que eu considerei motivadora de uma ida às urgências (até fui ao público, hospital de loures), o médico que me atendeu, muito bom por sinal, recomendou aerossol. Eu fiz uma cara de sofrimento que ele percebeu de imediato. Quando lhe contei porquê, ele disse log que não havia necessidade nenhuma disso! via aerochamber, o que demora 15 a 20 minutos na máquina de aerossol, faz-se em 30 segundos. Fiquei fã! Além do que ele aproveita muito mais a medicação porque não desperdiça nada. Uma maravilha, até em termos do resultado final... notei logo diferenças! Recomendo mesmo, são 35€ muito bem gastos! Claro que o ideal mesmo é não precisar, mas alguns bebés pregam-nos partidas!

E apesar de sempre ter seguido os filhotes no pediatra particular, em algumas situações de urgência recorro ao público e não me tenho dado nada mal... dessa vez gostei mesmo muito do pediatra que atendeu o filhote! muito cuidadoso, muito atento, tinha com ele um estagiário a quem disse que o meu bebé era muito pequeno e por isso era melhor ser ele a auscultá-lo, sempre a confirmar o que ouvia nos brônquios chatinhos do meu filhote.

Depois dessa em novembro fez outra bel bronquiolite em janeiro, desta vez tratada desde início com atrovente e ventilan via aerochamber e foi muito mais fácil de tratar.

Vamos lá ver se nos ficamos por aqui quanto a bronqueolites!

Beijinhos e bom fim de semana

SMSantos

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?