Bebe dormir melhor! | De Mãe para Mãe

Bebe dormir melhor!

Responda
17 mensagens
LipinhaReis -
Offline
Desde 27 Mar 2013

Ola mamãs!estou a começar a ficar "desesperada" com o meu filho com as noites!ele tem praticamente 5 meses e acorda certinho para mamar a noite, fora as vezes que vai acordando para lhe meter a chupeta, etc, chego a de manha e parece que nem dormi!e acho que faço tudo para o meu filho ter uma boa noite de sono!ainda ontem por volta das 20h dei-lhe o banho com o gel de banho da johnsons bons sonhos (experimentei porque ja estou por tudo), de seguida fiz-lhe uma massagem com a loção da johnson bons sonhos!levei-o para o quarto pus uma musica calminha e dei-lhe d mamar, adormeceu a mamar!coloquei-o na cama isto ja eram 21h!eram 22h e pouco acordou, tentei acalma-lo na cama, sem sucesso, peguei nele ao colo e adormeci-o!eram 00h40 ja estava acordar novamente, tentei meter-lhe a chupeta mas rejeitou, dei-lhe de mamar, mudar fralda, ja eram 1h e pouco, eram nem 4h ja estava acordado novamente, dou-lhe de mamar, mudo a fralda, sempre que faço isto nao ligo mais nenhuma luz, porque esta uma de presença e não falo para não o despertar!eram 7h ja estava novamente acordado, pus a chupeta, tentei acalma-lo, as7h30 dei-lhe de mamar porque não ficava mesmo!a partir dali nunca mais dormiu!durante o dia anda mais aborrecido parece que anda sempre cheio de sono!acho que com praticamente 5 meses não tem necessidade de mamar assim tanto, é que nem de 3 em 3 horas e!no meio destes intervalos de horas por vezes tambem acorda para lhe colocar a chupeta!

Patrícia taveira -
Offline
Desde 17 Maio 2013

Eu acho que é normal...a minha filha já se aproxima dos 7meses e de noite é um relógio!!
Já come sopa ao almoço e jantar e nestas refeições aguenta bem 4/5h sem comer, embora dormir de dia seja sempre pouco (sempre foi!).
Dou banho, sopa a seguir e depois de 1h/1h30 estou a deitá-la...a maior parte das vezes só adormece depois de mamar, por volta da meia noite/1h, depende da hora do jantar e da fome dela..
O primeiro sono é mais longo, 3/4h mas depois é de 2h/2h e está a mamar novamente..nem acorda..só reclama, mama e continua a dormir..sempre foi assim..conto pelos dedos as noites que dormiu mais de 2h seguidas...há que aprender a dormir de olhos abertos de noite, enquanto mamam Gargalhadas
Não durmo uma noite inteira desde que descobri que estava grávida Hipnotizado
Quando começar as papas vou tirar leite para lhe dar no biberão antes de dormir com um bocadinho de papa e ver se dorme mais tempo..temos que ir experimentando até acertar o que funciona com o nosso bebé..
Boa sorte e paciência Sorriso

DreiaRodrigues -
Offline
Desde 09 Ago 2013

olha querida tem força e não desanimes... a minha bebe mais nova ainda acorda de 3h/3h para mamar durante a noite e mais umas quantas vezes para colocar a chupeta... mas durante dia anda bem disposta... tenho dias que dou por mim adormecer quando estou a almoçar ou a jantar... não é fácil... quando estou de folga que é ao fim de semana levo-a para casa da minha mae ao sábado de manha, arrumo a casa e tento dormir o resto do dia para me recompor, vou so busca-la à noite... infelizmente não consegui arranjar outra solução e também já tentei de tudo...
boa sorte

A.R.

Desde 13 Set 2012

Olá mamã....

Não há receitas para a estabilidade das rotinas de sono dos bebés. Eu pessoalmente considero-me uma mamã de sorte relativamente a esta questão, pois tanto a minha filhota já com 9 anos, como o meu bebé Duarte quase com 10 meses sempre dormiram muito bem, noites mesmo completas (nem para comer acordavam) desde os primeiros dias de vida em casa. Obviamente que existiram noites mais difíceis mas que tinham a ver com fases em que estavam doentinhos e não porque simplesmente não lhes apetecia dormir ou não sabiam que deveriam dormir.

O seu bebé é muito pequenino ainda para lhe impor um ritmo de sono; é mesmo normal até que ele de facto não aguente a noite inteira sem comer. No entanto, parece-me que está a acordar a intervalos muito curtos e provavelmente nem é a fome a causa para que ele acorde. Quanto à fralda, se calhar não precisa de a trocar de cada vez que ele acorda, a menos que tenha cocó, é claro. O que eu tentaria:

1º deixaria que ele dormisse o que tivesse vontade durante a manhã e início da tarde;

2º A partir do meio da tarde, tentaria "dificultar-lhe" os períodos de sono. Ou seja, se ele adormecer, deixe que durma mas não por longos períodos.

3º Há alguma razão para que o tente deitar tão cedo? É que se não houver, procure atrasar um pouco a hora de ir para a caminha. Em vez de o deitar ás 21:00, experimente deixá-lo mais um pouco a brincar, até que perceba que ele fica de facto com soninho.

4º depois então dê-lhe banho, alimente-o e deite-o a dormir. use alguma coisa diariamente que ele comece a associar ao ritual de sono. eu por exemplo uso um boneco de corda (é uma maçã de veludo vermelha com uma lagarta a tentar entrar). Com o tempo, ele
começou a associar o boneco e a música ao momento de adormecer.

Neste momento o meu bebé tem praticamente 10 meses. Por volta dos 8 meses esteve com gastroenterite e depois ficou com os sonos agitados. Também acordava para brincar, comer, bater palminhas, sei lá, durante uma ou duas semanas foi um festival. Não lhe dei comer sempre que percebi que ele não tinha fome, não ri ás gargalhadas sempre que ouvia as palminhas dele às 3 da madrugada (embora tivesse vontade). Como naõ lhe dei "muita saída" à brincadeira, a fase passou e ele recuperou o ritmo de sono normal: noites completas. No entanto, eu também não facilito. Ele chega da ama por volta das 6 da tarde. Brinca um pouco e, por volta das 7:00, começa a rabujar. Levo-o para a cama e ele adormece quase de imediato. Mas não, não vai dormir a sono solto! por volta das 7:45 lá vou eu ao quarto, faço um barulhinho qualquer, aproximo-me da caminha e ele acaba por acordar. meio estremunhado, a reclamar um pouco, lá o tiro da caminha, brinco com ele para que desperte e pronto, lá saímos do quarto. A seguir preparo-lhe o banho, a que se segue o jantar. Por volta das 8:15 ele está prontinho para nos fazer companhia ao jantar. Brinca à mesa, faz barulho com os brinquedos, às vezes ainda come uma bolachinha maria. Depois do jantar ainda vai para a sala brincar um pouco. Começa a mostrar sinais de sono por volta das 10:00 ou 10:30. Aí troco a fralda e coloco-o na caminha ao som da música da maçã. e pronto, dorme a sono solto até de manhã. Entretanto, o papá que habitualmente se deita mais tarde do que eu, dá-lhe um biberom de leite por volta da meia noite, mais coisa menos coisa, que ele bebe sem sequer acordar. costuma ser noite santa!

Mamã, é extremamente cansativo ficar noites seguidas a dormir e acordar de forma intermitente. Das poucas vezes que isso me aconteceu, ao final da 3ª noite, já estávamos a organizar turnos cá em casa. Não é possível manter a sanidade mental, conseguir trabalhar e ter a paciência necessária até para ficar com ele durante o dia, se não conseguirmos descansar durante a noite. Se possível, faça turnos com o marido, optem por durmir um a primeira metade da noite e o outro na metade restante.

P.S. o banho nem sempre é sinónimo de calma. Com a minha filha era um verdadeiro stress. tinha que lhe dar banho ao meio da tarde ou logo que chegávamos a casa. se guardasse o banho para a hora de dormir, era certo e sabido que o sono não chegava.

Tudo o que aqui escrevi são apenas sugestões, ideias que poderão ou não funcionar com o seu bebé. De uma coisa pode ter certeza: você precisa dormir e o seu bebé também. Se o deixar dormir durante a tarde, ele fai ficar descansadinho e cheio de energia e é claro que depois não vai querer saber de dormir ás 21:00. A maminha é muito boa, mas há por aqui montes de tópicos a pedirem ajuda porque os bebecas se "viciaram" na mama não para comer mas como chupeta. Esse vício deve ser muito difícil de reverter!

Desejo-lhe muita paciência e espero que esta fase passe bem rapidinho.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

LipinhaReis -
Offline
Desde 27 Mar 2013

Ola mamãs!eu posso deita-lo mais tarde, o problema e que ele por volta dessa hora comeca mesmo a ficar aborrecido com o sono!em relaçao a fralda, eu ja tentei nao lhe mudar a fralda, porque eu dou-lhe uma mama, mudo-lhe a fralda e de seguida dou-lhe a outra!quando nao lhe mudei a fralda ele mamou de uma mama e adormeceu, coloquei-o na caminha e ele passado 1h30 estava a acordar para mamar "o resto" lol!pois eu as vezes tambem acho que e vicio de mama mas o problema e que ele nao sossega quando acorda, tento fazer-lhe miminhos, colocar-lhe a chupeta, mas ele berra e nao fica!
E que realmente comeco a ficar mesmo estourada, cansada, ando super esquecida!
Em relação ao meu marido não da para fazer turnos porque ele e pasteleiro e as 4h30 esta a trabalhar!

LiaSM -
Offline
Desde 20 Nov 2012

Qual a rotina alimentar durante o dia???

Sobre LiaSM

Início dos treinos (e Acfol): 5 de Julho (Todos diziam que à 1ª não ia dar, por isso antecipámos o divertimento 1 mês :P); 1º teste positivo (e ligeiríssimas hemorragias): 4 de Agosto; 2º e 3º testes positivos (e consulta de confirmação): 6 de Agosto
DPP: 3 de Abril de 2013

Patrícia taveira -
Offline
Desde 17 Maio 2013

Não acredito nada em vício de mama...a minha filha come mesmo, cada vez que pede durante a noite é fome..fazer da mama chucha fez nos primeiros dias de vida, até aceitar a chucha e era de dia porque de noite dorme sem ela desde sempre.
Podem é não comer tudo porque adormecem a mamar e não os querendo despertar acabamos por facilitar esse aspeto, mas prefiro assim porque ela dorme toda a noite, quando tem fome começa a mexer-se e a "ronronar" e eu já sei o que é...quando saíram os dentes já não aceitava a mama, quando acorda e não é fome não aceita a mama, por isso, pelo menos no meu caso, não é vício.
A esperança de noites mais longas mantém-se..já foram noites piores e o nosso organismo (pelo menos o meu sim) habitua-se a descansar assim. Há-de passar, são tão pequeninos ainda. De manhã deixo-a dormir o que ela quer, à tarde faz sestas pequenas e às vezes antes e depois do banho e jantar nem dorme..vai sempre dormir (a sério, que não sejam sonos de 30/45min) por volta da meia noite..e todas as noites come 2/3/4 vezes..
Enquanto puder deixo-a ao ritmo dela..terá tanto tempo de horários rígidos que agora podem ser um pouco mais flexíveis Sorriso

LipinhaReis -
Offline
Desde 27 Mar 2013

LiaSM escreveu:
Qual a rotina alimentar durante o dia???

E mama de 3 em 3 horas!

GabiCarol -
Offline
Desde 15 Jun 2011

LipinhaReis escreveu:
Ola mamãs!estou a começar a ficar "desesperada" com o meu filho com as noites!ele tem praticamente 5 meses e acorda certinho para mamar a noite, fora as vezes que vai acordando para lhe meter a chupeta, etc, chego a de manha e parece que nem dormi!e acho que faço tudo para o meu filho ter uma boa noite de sono!ainda ontem por volta das 20h dei-lhe o banho com o gel de banho da johnsons bons sonhos (experimentei porque ja estou por tudo), de seguida fiz-lhe uma massagem com a loção da johnson bons sonhos!levei-o para o quarto pus uma musica calminha e dei-lhe d mamar, adormeceu a mamar!coloquei-o na cama isto ja eram 21h!eram 22h e pouco acordou, tentei acalma-lo na cama, sem sucesso, peguei nele ao colo e adormeci-o!eram 00h40 ja estava acordar novamente, tentei meter-lhe a chupeta mas rejeitou, dei-lhe de mamar, mudar fralda, ja eram 1h e pouco, eram nem 4h ja estava acordado novamente, dou-lhe de mamar, mudo a fralda, sempre que faço isto nao ligo mais nenhuma luz, porque esta uma de presença e não falo para não o despertar!eram 7h ja estava novamente acordado, pus a chupeta, tentei acalma-lo, as7h30 dei-lhe de mamar porque não ficava mesmo!a partir dali nunca mais dormiu!durante o dia anda mais aborrecido parece que anda sempre cheio de sono!acho que com praticamente 5 meses não tem necessidade de mamar assim tanto, é que nem de 3 em 3 horas e!no meio destes intervalos de horas por vezes tambem acorda para lhe colocar a chupeta!

Mamã

O teu bébé é uma criança NORMAL tudo isso que relataste faz parte do comportamento de um bébé saudável. Pensa antes em mudar a tua maneira de ver as coisas: ele não tem um problema de sono, o que ele faz é normal. Posto isto tens de ver quais as tuas opções para descansares melhor pois a privação do sono é horrorosa.
Já ponderaste levá-lo para a tua cama? Aí podias dar-lhe a mama sem praticamente acordares e descansavas melhor. andares a fazer "piscinas" durante a noite é que me parece uma tortura (assumi que ele dorme no quarto dele). Durante o dia aproveita as sestas dele para descansares.
Outra coisa, os bébés calmos ficam mais espevitados com o banho, por isso, não é tao linear assim a relação banho=bébé tranquilo.
E por fim tem paciência, passa a correr e em breve já nem te lembrarás desta fase, por isso é que vamos quase todas ao 2º, 3º, 4º filhos eh, eh Piscar o olho

LipinhaReis -
Offline
Desde 27 Mar 2013

GabiCarol escreveu:
LipinhaReis escreveu:
Ola mamãs!estou a começar a ficar "desesperada" com o meu filho com as noites!ele tem praticamente 5 meses e acorda certinho para mamar a noite, fora as vezes que vai acordando para lhe meter a chupeta, etc, chego a de manha e parece que nem dormi!e acho que faço tudo para o meu filho ter uma boa noite de sono!ainda ontem por volta das 20h dei-lhe o banho com o gel de banho da johnsons bons sonhos (experimentei porque ja estou por tudo), de seguida fiz-lhe uma massagem com a loção da johnson bons sonhos!levei-o para o quarto pus uma musica calminha e dei-lhe d mamar, adormeceu a mamar!coloquei-o na cama isto ja eram 21h!eram 22h e pouco acordou, tentei acalma-lo na cama, sem sucesso, peguei nele ao colo e adormeci-o!eram 00h40 ja estava acordar novamente, tentei meter-lhe a chupeta mas rejeitou, dei-lhe de mamar, mudar fralda, ja eram 1h e pouco, eram nem 4h ja estava acordado novamente, dou-lhe de mamar, mudo a fralda, sempre que faço isto nao ligo mais nenhuma luz, porque esta uma de presença e não falo para não o despertar!eram 7h ja estava novamente acordado, pus a chupeta, tentei acalma-lo, as7h30 dei-lhe de mamar porque não ficava mesmo!a partir dali nunca mais dormiu!durante o dia anda mais aborrecido parece que anda sempre cheio de sono!acho que com praticamente 5 meses não tem necessidade de mamar assim tanto, é que nem de 3 em 3 horas e!no meio destes intervalos de horas por vezes tambem acorda para lhe colocar a chupeta!

Mamã

O teu bébé é uma criança NORMAL tudo isso que relataste faz parte do comportamento de um bébé saudável. Pensa antes em mudar a tua maneira de ver as coisas: ele não tem um problema de sono, o que ele faz é normal. Posto isto tens de ver quais as tuas opções para descansares melhor pois a privação do sono é horrorosa.
Já ponderaste levá-lo para a tua cama? Aí podias dar-lhe a mama sem praticamente acordares e descansavas melhor. andares a fazer "piscinas" durante a noite é que me parece uma tortura (assumi que ele dorme no quarto dele). Durante o dia aproveita as sestas dele para descansares.
Outra coisa, os bébés calmos ficam mais espevitados com o banho, por isso, não é tao linear assim a relação banho=bébé tranquilo.
E por fim tem paciência, passa a correr e em breve já nem te lembrarás desta fase, por isso é que vamos quase todas ao 2º, 3º, 4º filhos eh, eh Piscar o olho

Eu sei que normal mas sinto-me mesmo cansada com estas andansas nocturnas!ele dorme no meu quarto, ao lado da minha cama no berço dele!nao queria muito habitua-lo a dormir na minha cama, ja fiz isso e nao durmo descansada, nem eu nem o merido, com medo de magoa-lo

PIsabel -
Offline
Desde 19 Jul 2011

Ola mamã,

Ando exatamente com o mesmo problema... a minha menina quando era mais pequenina dormia 4,5 ou 6 horas seguidas mas agora está como o teu menino... e durante o dia só faz sonitos de meia hora! :s
Temos de ter paciência...

Sobre PIsabel

Ser mãe é a melhor coisa do mundo!!!! Sorriso

LipinhaReis -
Offline
Desde 27 Mar 2013

PIsabel escreveu:
Ola mamã,

Ando exatamente com o mesmo problema... a minha menina quando era mais pequenina dormia 4,5 ou 6 horas seguidas mas agora está como o teu menino... e durante o dia só faz sonitos de meia hora! :s
Temos de ter paciência...

O meu tambem chegou a dormir 5h e agora e isto, quer dizer, nao e de agora, ja vai algum tempo mesmo!sao praticamente da mesma idade os nossos filhotes Sorriso

a.v. -
Offline
Desde 21 Mar 2014

Estou com um problema similar, excepto que a minha Alice tem 2 meses e meio... basicamente andava a dormir 6h por noite (das 23h às 5h), tinha horários regulares óptimos (5h, 7h, 10h, 13h, 16h, 19h, 22h - com banho antes das 22h) e de há duas semanas para cá é uma desordem total, os horários mudam todos os dias, o máximo que dorme durante a noite, de seguida, são 3h, 3h30, a não ser que a última refeição seja às 20h, e nesse caso dorme até às 2h, mas mesmo isso depende imenso do dia, e hoje para piorar tudo, decidiu que ia comer que nem um bisonte, e a tarde passou-se com refeições às 13h, 15h, 16h, 18h, e 19h30. Além disso chora como se não fosse alimentada há horas.
Hoje comprei Promil e Aero Om, pois não sei se é falta de leite ou cólicas, sinceramente já estou por tudo.

No início pensei que fosse um "pico de crescimento", mas dizem que esses só duram 2/3 dias..

LiaSM -
Offline
Desde 20 Nov 2012

Perguntei da rotina alimentar, porque na consulta dos 2 meses, o pediatra da minha bebé aconselhou a reduzir o horário entre mamadas durante a tarde, para ela ficar bem saciada e dormir mais horas seguidas. Tipo, em vez de esperar 3/4 horas, oferecer 2,5h depois. A partir das 15/16 horas, passei a oferecer-lhe com menos intervalo. Se foi disso ou não, não sei, mas que ela fez um desmame nocturno super natural desde os 2/3 meses, isso fez. Sorriso Tomava banho às 21h30, às 22h era a última mamada e dormia até de manhã, uma vezes até às 7/8, outras até às 9/10. Não há nada como experimentares. Depois de se ter habituado, já fazia horário normal de mamadas à tarde. Sorriso

Sobre LiaSM

Início dos treinos (e Acfol): 5 de Julho (Todos diziam que à 1ª não ia dar, por isso antecipámos o divertimento 1 mês :P); 1º teste positivo (e ligeiríssimas hemorragias): 4 de Agosto; 2º e 3º testes positivos (e consulta de confirmação): 6 de Agosto
DPP: 3 de Abril de 2013

yuki -
Offline
Desde 19 Fev 2008

Com 2 meses é natural estarem a acertar os horários e quando vier a crise dos 3 meses é que vai ser.mas mais velhinhos ha que tentar criar rotinas pois assim não consegues descansar.
tentar brincar com ele de modo a cansa.lo para a noite. Massagens tb ajudam.
a minha mama agora de 3/3h, mas de noite faz 4/5 h. Toma o banhinho por volta das 21:30 com direito a sessão de massagens. Adormece. Às 00:30 mudo a fralda e dou-lhe novamente de mamar. Adormece novamente até às 4/5 da manhã, às vezes aguenta até às 6.

se brincares com ele depois de jantar e deres massagens ele vai ficar cansado e relaxado. Experimenta.

Sobre yuki

gravidez - 04.02.2013
aborto espontâneo confirmado - 27.02.2013 Triste
http://www.fertilityfriend.com/home/430f31/

PIsabel -
Offline
Desde 19 Jul 2011

Sorriso pois são.
A minha anda assim há um mês mais ou menos....
E para adormecer ou na mama ou ao colo de rabinho abanado (desde sempre)
O tema "sono" cá em casa eh definitivamente o mais critico eheheh

Sobre PIsabel

Ser mãe é a melhor coisa do mundo!!!! Sorriso

LipinhaReis -
Offline
Desde 27 Mar 2013

E como o meu :-)!bem mamãs ontem fomos a consulta do pediatra e o pimpolho n aumentou mt de peso :-(,falamos sobre este assunto e a conselho dele a noite dei ao Gonçalo leite em pó,não bebeu assim me e então completei com o meu leitinho,isto nem 23h eram e acordou agora para mamar novamente, já não foi nada mau :-)!fiquei toda contente,vamos lá ver se daqui para a frente começa a correr melhor!obrigada a todas as mamãs pelos conselhos :-)!