Bebe dorme mal...acorda a cada 20min...SOCORRROOOO | De Mãe para Mãe

Bebe dorme mal...acorda a cada 20min...SOCORRROOOO

Responda
14 mensagens
Adriana Martins... -
Offline
Desde 04 Ago 2015

Boa tarde mamãs...

Preciso MUITOOO da vossa ajuda.
O meu G tem agora 1 mês e meio e desde sempre foi um bebe "complicado"...desde cólicas a choro incessante.

Quando eu pensava que as coisas estavam a acalmar, ele agora está terrível para dormir. Dantes ele minimamente dormia bem, incluindo à noite mas agora...puff... deito-o na cama como sempre, mais de metade das vezes fica calado pouco mais que 10min e lá começa o choro... quando se cala e POR MILAGRE adormece, passados 20-30min começa a mexer-se e a resmungar e a contorcer-se até que acorda novamente e lá vem o choro que depois só é calado com colo e mesmo assim não é sempre.
Quando tenho sorte e ele volta a adormecer, quando o ponho na cama torna a acordar...

Já não sei o que fazer, que técnicas usar...isto começou assim de um momento pro outro à cerca de 1 semana...ESTOU COMPLETAMENTE ESGOTADA (por acumular de situações)...

POR FAVOR AJUDEM-ME Triste

Adriana M.T☆

bebes especiais -
Offline
Desde 31 Mar 2015

Se o seu filho continuar "difícil" e se for de Lisboa, Aconselhe-a a ir às consultas do bebé irritável do Hospital da Estefânia. Eles têm página de Facebook com o contacto.

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

Já falou com o pediatra, mamã? Pode ter cólicas. O meu tem 3 meses e sempre dormiu bem, mas ultmamente chora de vez em quando quando está a dormir e contorce-se. Eu associo isso a dores de barriga, porque percebo que fica melhor quando liberta os gases. A verdade é que tem um sono mais agitado e está com menos apetite há cerca de uma semana e meia. Amanhã vou ao pediatra ver o que me diz!

A situação é esgostante para si, mas o seu bebé não se deve sentir bem por algum motivo. Também me lembrei, será que o está a estimular muito? por exemplo, coloca-o frente ao computador ou televisão? Li que isso são estímulos excessivos para os bebés, com os quais não sabem lidar e acumulam stress que não conseguem libertar e não os deixa descansar.

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

Adriana Martins... -
Offline
Desde 04 Ago 2015

Olá Sorriso

Por acaso nunca ouvi falar disso... e é pena porque tive na estefania na terça feira...

pois, eu acho que ele é mesmo muito irritável... Ele combate tanto o sono que depois se irrita com ele proprio e quanto mais chora, mais quer chorar Triste

Adriana M.T☆

Adriana Martins... -
Offline
Desde 04 Ago 2015

Olá Cris,

Eu não me queixei desta situação em particular ao pediatra porque ele começou com isto 2 dias depois de eu ir a consulta, mas falei com a médica de familia e enfermeira e com outras pessoas e todos me dizem que são fases, são manhas que eles apanham e vicio do colo.

Em relação ao excesso de estimulo, eu as vezes converso com ele ou meto-o na espreguiçadeira ou ligo aquelas musicas de bebé...mas é só isso mesmo e nunca é muito tempo porque ele farta-se depressa...

Na questão das cólicas, ele sofre disso e no inicio mesmo foi bastante mau, mas agora com uma série de coisas que faço ele está um pouco melhor e já dá uns valentes puns sozinho durante o dia...eu sei que ele dar puns não significa que não tenha colicas mas se fosse dor ele não se calava assim que o tiro do berço certo???

Eu tiro-o do berço e ele cala-se, quando começa a adormecer começa a mexer-se e fica todo irritado e retoma o choro...acho que ele combate muitoooo o sono, mas não sei o que fazer pra alterar isso.

Adriana M.T☆

teresa fiilipa -
Offline
Desde 22 Jul 2011

Olá mama: antes de mais eu expresso a minha compreensão , eu sei como pode ser duro e dá até vontade de chorar. O cansaço é o maior inimigo de uma mae.
O meu menino dormia no berço ao lado da minha cama, acordava de 3 em 3 horas, destapado e a querer mama. Hoje tem 4 anos e ainda resiste imenso a dormir, nao gosta mesmo. Tivemos que criar uma rotina rigida na hora da cama para ele se habituar. O meu marido adormecia-o ao colo até ao ano e meio, apartir dai eu (sofri e custou) mas ensinei-o a adormecer no berço, mesmo assim ainda hoje so adormece depois de : "tenho sede (pela vigesima vez) , tenho fome, tenho medo, vou ter pesadelos, conta-me uma historia... enfim.
A minha menina era para dormir no berço, mas nasceu 2 semanas antes do previsto. Quando na primeira noite a deitamos sozinha no berço iamos ficando sem ela porque ficou hipotermica, não quis saber, peguei nela e agora dorme comigo. Dorme a noite toda e eu também. Para adormecer demora uma boa meia hora , dá alguma luta mas nada comparado com o menino.
Por isso deixo a sugestão de experimentares adormecer o menino contigo e depois se achares bem coloca-o na caminha. Eu era defensora de eles dormirem na cama deles desde bebes, mas confesso que dormir agarrada á minha menina , quentinha toda a noite é o ceu. Claro que quando fizer 6 meses a ponho no berço é importante, mas por vez a unica coisa que eles precisam para ficar bem é do nosso corpo
bj

Grandes esperanças,
Teresa Filipa

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Se ele acalma ao seu colo, provavelmente precisa disso. Sorriso Precisa de contacto, de mimo, de calor....Já tentou adormecê-lo embrulhadinho num manta? Sorriso e depois pousá-lo assim embrulhado na cama? Sorriso

diccosta -
Offline
Desde 18 Mar 2016

Boa tarde,

Já tentou dar algum tipo de medicação para ajudar nas cólicas do bebé?
Fez massagem na barriga e colocou as pernas contra a barriga por alguns segundos ou então virou de barriga para baixo no seu braço? Tudo isso pode ajudar com as cólicas.
Quanto ao dormir em concreto, também ando nesse batalha com a minha bebé de dois meses. Acho que é bom criar rotinas, os bebés gostam e acustumam-se bem. É importante saber como colocar o seu bebé para dormir, a temperatura do quarto, a temperatura do bebé e mesmo a roupa que utiliza. A minha destapava-se durante a noite e talvez ficasse mais fria, mais desconfortável e então comprei um saco para dormir e assim já não me preocupo com isso ou com a segurança dela, é otimo!
Durante a noite tem tento não fale muito com ela, ela acorda, mudo a fralda, mama, arrota e cama.resmunga por vezes mas eu coloco a mha mão no corpo dela e faço shhh e dou lhe segurança que eu estou ali, se for preciso deixo uma luz de presença ligada e dou a chupeta também pois ela acalma-se com o acto de sucção. Mas isto é a nossa experiência... investigue bem o uso da chupeta, vantagens e desvantagens, principalmente se a bebé está a LM.
outra coisa importante é se a bebé dorme durante o dia, quanto tempo, se foi um sono reparador ou não. Um bebé cansado não vai dormir bem à noite por isso deixe o fazer a soneca durante o dia mas não recomendaria que dormisse muito quando está a chegar a hora de colocar na cama para dormir. Enfim... tanta coisa que pode ajudar, ou não. . Todos os bebés são diferentes e vão haver sempre dias (e noites) menos bons.
espero ter sido útil ☺ boa sorte!

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Mamã quanto tempo seguido passa ele acordado?
Nessas idades é importante metê-los a dormir logo veja os primeiros sinais de sono senão eles começam a ficar com a birra de sono e é muito mais difícil adormecê-los e o sono não é tranquilo Sorriso

Felizmamã -
Offline
Desde 27 Maio 2009

Mamã se acorda de 20 em 20 minutos parecem-me cólicas, já experimentou o colimil?

Adriana Martins... -
Offline
Desde 04 Ago 2015

Olá a todas as mamãs que me estão a querer ajudar.

Relativamente às cólicas já dei Biogaia e neste momento estou a dar coliprev e faço o leite dele com água do Vimeiro Original que dizem que é muito bom.

Eu dou-lhe o leite, coloco-o a arrotar e mudo a fralda. Dou o resto do leite, ponho-o de novo a arrotar enrolo-o na mantinha dele e deito-o. Aí ele nem sempre se fica sozinho (o que dantes acontecia), mas quando fica, nesta última semana, é como se não tivesse um sono tranquilo, mexe-se muito e faz barulhinhos e vai vai que abre o olho e só aí é que começa a choradeira... Por isso é que acho que se trata dele a combater o sono e a fazer birra e não de cólica porque se fosse cólica ele chorava imediatamente certo?

Hoje por exemplo ate não está a dormir mal durante o dia... dormiu 2h de manhã e agora a tarde já fez um sono de 3h, acabou de comer e já está novamente a dormir. O meu receio agora é--> Dormiu de dia NÃO ME VAI DORMIR A NOITE.

Já me disseram para o manter acordado, mas custa-me imenso, não sou capaz porque ele fica rabugento e já não aguento ouvi-lo chorar... o pior é qu não consigo dormir durante o dia e estou ESGOTADA Triste

O que fazer para o ensinar a aceitar o sono?!

Adriana M.T☆

sbrum -
Offline
Desde 18 Mar 2016

Eu tive o mesmo problema com o meu, mas pior era que ele só adormecia na mama, estava mesmo em desespero porque mal dormia e ele também não. Hoje em dia chego à conclusão que ele devia ter muitas cólicas e que queria o meu conforto. Uma coisa que nunca consegui fazer foi deixá-lo a chorar no berço e nem o devemos fazer, eles choram por um motivo e têm que ser respondidos.
Eu li muitos fóruns, muitos especialistas, etc etc, e o que funciona com um não funciona com todos.
Aconselho muita paciência e dar muito amor ao bebé, isso depois passa.
Hoje em dia, quase com 9 meses, ainda acorda algumas vezes por noite, mas basta dar-me a mão e volta ao sono. A mana com 3 anos é a mesma coisa, quando acorda durante a noite (fase do chichi) chama logo por mim e por vezes ainda tem muitas noites agitadas e não me importo nada pego neles e vão comigo para a minha cama.
Dizem que não é bom, que lhes faz mal, que mais tarde serão crianças inseguras por dormir com os pais, mas sabe tão bem saber que eles ficam melhores com o nosso carrinho e penso assim, daqui a dias estão na adolescência e terei outros problemas com que me preocupar não é por dormir mal agora ou por estar a aproveitar a dar mimo que lhes vai fazer mal!
Cada caso é um caso e o que lhe posso dizer, muita paciência, esta fase passará e virá outra....

inesgarrote -
Offline
Desde 03 Jan 2016

Um tenho exatamente o mesmo problema, mas a minha não dorme durante o dia todo!

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Deixe ver se percebi. O bebé acorda, dá-lhe leite, muda fralda, dá-lhe leite novamente e coloca-o para dormir. É isso?
Se percebi bem, talvez precise cansá-lo um pouco antes de o meter a dormir. Depois de o alimentar e mudar a fralda, fale com ele, cante para ele, meta-o deitado de barriga para baixo para ele treinar o pescocinho, faça massagens... Depois de uma boa meia hora a "cansá-lo" tente então metê-lo a dormir.
Espero que ajude Sorriso

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?