Bebé com pouco peso e percentil baixo - muito preocupada ajudem-me:"( | De Mãe para Mãe

Bebé com pouco peso e percentil baixo - muito preocupada ajudem-me:"(

Responda
13 mensagens
Tânia_81 -
Offline
Desde 30 Out 2013

Olá a todas.
Estou grávida de 34 semanas e 3 dias, tenho tido uma gravidez santa sem problemas. Há 2 semanas atrás fui fazer a eco do terceiro trimestre e a médica disse que achava que o bebé estava magrinho (peso estimado 1,674gr percentil 12) por isso pediu repetição da eco. Ontem fui repetir a eco, e o peso estimado está em 1,889gr percentil 6. O médico disse que ele está a crescer pouco e que tenho de ser vigiada, e que tenho de estar em repouso. Disse para não ficarmos alarmados porque o bebé está ótimo, a placenta e o líquido também.
Estou a ser seguida no público, e o médico k me fez a eco ligou logo para a minha médica para a por ao corrente da situação.
Depois de sair do hospital fui logo ao centro de saúde. A médica tentou tranquilizar-me porque os restantes fatores a ter em conta estão todos bem, só que nesta altura o bebé devia ter crescido mais e temos de estar atentos a isso. Disse também para não me sentir culpada de nada, porque isto nada tem a ver comigo mas sim com o desenvolvimento próprio do bebé.
Agora, como vou continuar as consultas no hospital, a minha médica pediu para anteciparem as mesmas devido a esta situação, uma vez k só tinha consulta para 2 de julho e até lá preciso mesmo de ser mais vigiada. Agora aguardo novas datas.
Estou muito preocupada com tudo isto, é a primeira gravidez e é um bebé muito desejado. Estou aflita, não sei o k pensar. Só me apetece chorar...
Alguém conhece algum caso parecido? Só queria conseguir ficar um bocadinho mais tranquila, uma vez que nada posso fazer a não ser repousar...

libertad1982 -
Offline
Desde 20 Mar 2014

ola eu as 34 semanas de gravidez, a medica disse que o meu bebe teria quase 2000gr, entretanto as 35 semanas fui fazer uma nova eco e estava com 2400, e as 36 nova eco estava com 2700gr, conclusão nasceu as 36 semanas e 3 dias e tinha 2000gr, e não foi preciso incubadora, nem nada, ficou logo comigo e e super saudável ate hoje, que já tem quase 6 meses e neste momento tem quase 7kg, agora já vês como esta a evoluir. tem calma, as ecografias enganam e não há nada que de a certeza dos kg, tanto pode ter mais como menos.

Tânia_81 -
Offline
Desde 30 Out 2013

Sim, eu sei k os valores k dão são uma estimativa. Mas é difícil sossegar, estou mesmo em baixo :'( obrigada pela resposta!

VanyBv -
Offline
Desde 21 Jul 2009

nao te deves preocupar muito, isso n faz bem a ti nem ao bebé, agora repousa e faz tudo o q medico te recomendar, as eco dao uma estimativa de peso nunca é o certo, portanto ... relax ;)
na minha 1ª gravidez a minha medica disse-me que eu iria ter uma menina grande e eu sempre pensei ela viesse com 4kg ou mais mas na realidade ela nasceu c 50cm e 3,380Kg como vês n nasceu grande como a medica sempre me disse ;)
ahhh como sempre me disseram, eles teem tempo pra crescer e desenvolver cá fora ;)

taple -
Offline
Desde 28 Nov 2013

Vê este tópico que escreveram anteriormente sobre isso:
http://demaeparamae.pt/forum/percentil-15-0
Além deste tópico já li muitos outros no fórum deste gênero mas que agora não consigo encontrar de casos semelhantes em que ou os médicos se enganaram a fazer a estimativa ou que nasceram com baixo peso e que agora estão com muito bom peso.
Sempre que comeres fica cerca de 1h deitada para o lado esquerdo pois é a melhor posição para os "alimentos" chegarem bebe.
Boa gravidez!

Sobre taple

27.07.2014 e 06.09.2016 - os dias mais felizes da minha vida <3 <3

Magnum -
Offline
Desde 24 Maio 2012

A minha piolha com 35s 5d tinha 1.800kg percentil 3.
Tive que ficar de cama desde as 31 semanas, sem fazer esforços, para ver se a cachopa engordava, mas ela deve sonhar ser modelo sei lá xD cama vez descia mais o percentil. Fui internada às 35s 5d em trabalho de parto, mas isso não foi devido ao peso, mas sim devido à apressada que já queria sair ;) tivemos que aguenta-la o máximo possível cá dentro, e eu tal como lhe disse, só podia levantar para tomar banho, comer e fazer xixi. Mais nada. Repouse muito, virada para o lado esquerdo o máximo de tempo que conseguir,e coma coisas saudáveis, sopa, carne, peixe, massa, arroz, batata, legumes, fruta. Vai ver que corre bem. Conseguimos engordar a minha piolha. No dia da cesariana de urgência estimavam que estivesse com 2.000kg e nasceu com 2.210kg.
É amamentada em exclusivo e com 5 meses e meio já pesa 6.400 e já subiu muito na curva de percentil desde que nasceu ;)

Sobre Magnum

Magnum
Aborto em 11/2012; princesa 22/12/2013 com 36 semanas, RCIU, 2.210kg e 43cm -> mulher da minha vida!!!
Fabianne e Samurai <3 família virtual
Lojinha (testes de gravidez/ovulaçao, sacos para LM) http://demaeparamae.pt/vendo/loja/magnum

NMFC -
Offline
Desde 27 Jan 2014

Olá!
Não posso ajudar muito, mas acho que é preciso confiar nos médicos que vão seguindo a evolução do bebé daqui para a frente. Eu nasci com 2200Kg e a minha mãe estava já com 40 semanas de gravidez. Nunca precisei de nada, engordei bem depois de nascer e nunca tive problemas. Isto há 28 anos atrás.
Beijinhos e muita calma

Tânia_81 -
Offline
Desde 30 Out 2013

Obrigada a todas pelas respostas! Sei k há sempre margem para erros, mas é inevitável não ter medos e receios, principalmente na primeira gravidez! Ainda por cima depois de tudo ter corrido tão bem até aqui! Tenho mesmo muito medo! Agradeço imenso as vossas respostas e o vosso tempo!

sandra_rui -
Offline
Desde 09 Jan 2013

Olá.

Antes de mais tens de tentar manter a calma (sei que é dificil) por ti e pelo teu bebé!
Eu passei pelo mesmo, às 32 sem a minha filhota tinha um peso estimado de pouco mais de 1700 gr, com a agravante de que tinha a placente muito envelhecida para a idade gestacional. Tive de ficar de repouso até às 37 semanas, comia e sofá, para tentar que os alimentos chegassem à bebé, tinha de comer 1 ovo cozido por dia, já não podia ver ovos lol. Nasceu às 39+4 com 2390 gr e 45 cm. Muito magrinha e pequenina mas perfeitamente saudável. Hoje aos 9 meses está com 8500 e 69,5 cm :) Como vês é uma bebé perfeitamente normal e saudável.
Repousa bastante e alimenta-te bem, td corre bem :)

Beijinho

8 Setembro 2013: Tudo fez sentido <3

Tânia_81 -
Offline
Desde 30 Out 2013

Muito obrigada pelo testemunho! Desde ontem k estou a fazer isso, comer e deitar! Espero k resulte, porque fiquei mesmo angustiada com isto :'(
Beijinhos

cpc -
Offline
Desde 21 Abr 2008

Aconteceu me o mesmo na primeira gravidez, desta só saberei na próxima eco pois na primeira ate á morfológica estava no percentil 50! O que aconteceu foi continuar o repouso que já estava e depois tomei 3fortimel por dia em 3 dias para ela aumentar até aos 2,600kg e assim provocar o parto. Nasceu uns dias antes do fim do tempo com 2,720kg e em menos de nada passou para o percentil 90, hoje com 5anos mantem-se no 75. Por isso calma que eles ca fora crescem, vai correr tudo bem. ;)

rita pinheiro -
Offline
Desde 10 Jun 2014

Olá Tânia.
Sou bailarina e tive o meu pikeno após uma recuperação inesperada de um avc. Apesar de ter ficado hemiplégica esquerda voltei a dançar e fi-lo até uma semana antes do meu menino nascer. Também me mandaram repousar porque tinha 1,500 kg às 35 semanas, nasceu de 36 e 7 dias. Foi sempre uma criança saudável e está muito crescido aos 2 anos e meio. A preocupação é natural mas o peso não é sinónimo de saúde, pelo que deverá curtir a sua gravidez e não se preocupar demais.

Tânia_81 -
Offline
Desde 30 Out 2013

Obrigada pela partilha :) é difícil, mas estou a tentar não ir a baixo...! Obrigada mais uma vez! Beijinho

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?