Bebé com baixo percentil (preocupada) | De Mãe para Mãe

Bebé com baixo percentil (preocupada)

Responda
17 mensagens
csgomesa -
Offline
Desde 17 Dez 2014

Olá mamãs.
Estou grávida de 34s+6d. A médica que analisou o meu pequeno teceu muitos elogios dizendo que ele mexia-se muito bem, que todas as medidas estavam boas para a idade gestacional, bom líquido amníotico... Sai de lá descansada.
Passado uns dias tive consulta com a minha médica. Esta diz-me que o meu bebé está com baixo percentil e que se baixasse mais um valor que teria de nascer mais cedo. Fiquei logo super preocupada mesmo.
Apontei para as restantes medidas e perguntei que complicações teria o bebé ter um percentil baixo e ela respondeu que não teria complicações nenhumas a não ser ter que nascer mais cedo. Também perguntei que complicações teria as medidas do meu pequeno estarem abaixo da médica. Ela disse que nenhumas e que apenas de membros seria um bebé pequeno. O peso do meu pequeno também está bom para idade gestacional.
Depois de termos conversado fomos ver o meu pequeno como em todas as consultas. E, ela, voltou a medi-lo e disse "para a deixa mais descansada vou fazer as contas para ver que percentil dá" e já dava que estava no percentil 50...
Sendo que na eco do 3 trimestre estava no percentil 11,3.
Agora dia 8 de Maio tenho nova eco no Pré Natal... A ver vamos...
Alguma mamã que passou por alguma situação semelhante?
Estou com o coração pequenino!!

csgomesa -
Offline
Desde 17 Dez 2014

Desculpem os erros. Foi de escrever rápido...

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

não entendi....seu bebe segunda a médica,está com baixo percentil de comprimento,isso? que medida deu? me pareceu que ela deixou tudo meio confuso,primeiro assustou-a depois viu que já subiu e bem de percentil.... melhor esperar pela próxima eco pra ficar mais descansada,no entanto agora no terceiro trimestre fica cada vez mais complicado de medir,por isso pode dar diferenças...

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

csgomesa -
Offline
Desde 17 Dez 2014

Pois! Ela deixou-me super confusa mesmo até porque como é possível o meu pequeno estar no percentil 11,3 e passado uma semana voltar a medir e estar no 50.
A médica só me falou no percentil. Nada mais específico. E, acrescentou que se descesse mais um ou dois valores teria da nascer mais cedo.
Também não entendo como é que só tenho consulta dia 8 visto que o baby pode estar a descer de peso...

Sophia Almeida -
Offline
Desde 15 Jan 2013

pelo que sei percentil 50 é a média, ou seja, normal para a idade gestacional. Plo menos no meu caso é assim que têm indicado. Mas fiquei confusa tb com as explicações da sua médica e respectivas medidas

Tentando desde Fevereiro de 2012
Ovusitol - Abril a Junho de 2013(-);1 Coito Prog.( +); Perdi a minha estrelinha (8 de Maio de 2014); 2 e 3 C.P (-), 4 e 5 C.P c/ Menopur (-), Positivo a 21/1 ( natural)

rmarinho -
Offline
Desde 29 Jun 2011

Olá
Sou leiga no assunto, mas acho que um bebé só terá de nascer mais cedo se não estiver a ser alimentar devidamente. Isso nas ecos vê-se pelo fluxo das artérias umbilicais.

Desde 24 Out 2013

Mamã para a tentar sossegar um pouco digo lhe que as medidas nao sao exatas e apenas uma estimativa.
No entanto caso tenha que nascer mais cedo nao se preocupe uma vez que a medica disse para nada se preocupar.
Porque ser um bebe pequenino nao tem mal e antes pequenino do que ter algum problema de saude.
O que interessa é que esta bem,tem saude que é o mais importante.
Medidas sao apenas estimativas.

O meu coração tranborda amor ♥
03/05/2013 ♥
05/05/2015 ♥

Janis -
Offline
Desde 11 Set 2014

Olá mamã!!
Sempre me disseram que a minha menina é muito pequenina! Fui ate mandada para casa de repouso às 23semanas porque estava no percentil 10,entretanto passou para o percentil 25 e às 37semanas voltou ao percentil 10.
O que te posso dizer é que acho cada vez mais esta história do percentil uma palhaçada. Há bebes pequenos e bebes grandes, há pessoas pequenas e pessoas grandes. Eu aliás sou bem pequenina e o papá também portanto acho muito natural que a nossa filha não seja grande. Alem disso o importante é que eles tenham muita saúde e que se estejam a alimentar bem dentro da nossa barriga. O que interessa é que a curva de crescimento seja regular e ao que parece o teu bebé continua a crescer bem, é apenas pequeno. Também me disseram que teria de nascer mais cedo e cá estamos nós quase com 39semanas!:p
Não te preocupes,se te dizem que está tudo bem confia nos médicos e aproveita a tua gravidez! Piscar o olho
Beijinhos e tudo correr bem! Sorriso

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

se entendi bem é por causa do comprimento,eu cá nunca ouvi falar de adaintar parto por causa de comprimento e sim de peso.....mas não tem como adiantar esta consulta?

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

csgomesa -
Offline
Desde 17 Dez 2014

O que me descansa é que ele anda sempre muito mexido. Também começo achar isto dos percentis um pouco descabido mas pronto. Seja o que deus quiser Sorriso
Obrigada mamãs Sorriso

anjinha13 -
Offline
Desde 25 Ago 2014

Olha linda eu tenho o mesmo problema com a Naiara ela esta com o percentil baixo mas olha stressei como tu mas fui comparando com outras maes que foram tendo os bebes e que tinham medicoes parecidas com a minha Naiara e nasceram bebes normais e saudaveis e claro qe ca fora também crescem. Segundo a tua medica entao a minha ja deviam ter provocado o parto visto que o percentil estava entre o 5 e o 10 ainda mais baixo que o teu por isso relaxa

MarleneS -
Offline
Desde 23 Set 2014

Olá mamãs!

Estou a passar pelo mesmo, e é angustiante porque nas ecos preocupam-me e a obstetra diz que não é caso para tal...

Desde as 28 smn, qdo fiz a 4D no privado, me alertaram que a minha bebe está pequena.
A obstetra diz que tá nos valores médios.

Eu e o pai somos de estatura média por isso ano hã assim à partida razoes genéticas para a nossa bebe ser mais pequena que o normal.

Tenho sido acompanhada na MJD, e qdo fiz a eco do 3º trimestre, às 32 smn, disseram novamente que ela estava pequena, e deram-me o percentil 17.
Novamente falei com a obstetra, que novamente me disse que os valores continuam dentro do razoável.

Marcaram nova eco para as 34 smn (na smn passada) e então foi mto mau, pk ano só demoraram imenso tempo, como era um entra e sai de médicos do consultoria, e coxixos, k nos começou a deixar super apreensivos...

resultado: a bebe apesar de ter engordado 200 gr em 2 smn (k nao sei se é bom ou mau), tinha dexido no percentil e tá agora no 8.
Com um ar preocupado, a medica diz-me k talvez tenha de naxer antes do tempo.
Vim embora destroçada!

Felizmente já estou em casa de baixa e tenho-me esforçado por repousar e relaxar bastante, o k não é fácil, com esta ''espada'' sobre a cabeça.

Esta smn vou lá novamente, para nova eco, torço para que a bebe já tenha engordado mais qq coisa.
Preocupa-me k ela venha demasiado magra, e sem defesas....

É o primeiro filho, depois de anos de tentativas.
Ja nao sou nova, e apesar de me considerar uma pessoa forte, nao creio estar preparada para ter problemas com este ser, que ainda nem naxeu, e já amamos tanto!

Tenho perguntado a tudo k é amigos, e alguns tb tiveram este problema, mas nunca com valores tao baixos como o meu, o que acaba por me deixar ainda mais apreensiva...

A parte boa é k ela mexe imenso, durante todo o dia, por ixo tento convencer-me que talvez ela seja somente mto energetica e por ixo nao engorde tanto... Sorriso

csgomesa -
Offline
Desde 17 Dez 2014

Anjinha13,

Desde que falei com a médica também andei a pesquisar imenso sobre o assunto e a comparar medidas de outros bebés com o meu e os valores estão sempre praticamente iguais.
Nunca soube do percentil do meu menino até a consulta das 34 semanas. Mas, pelo que pesquisei e pelo que percebi o percentil é apenas um estudo ou seja X bebés estão entre aquele peso e medidas. Também fiquei a perceber que o percentil "não manda nada". O parto até então só será provocado se o cordão umbilical não estiver a alimentar bem o bebé e se a placenta não estiver a proteger o bebé basicamente se o bebé cá fora estiver melhor é que o parto é adiantado.
Mas, dia 8 já tenho consulta e venho aqui dar-vos luzes visto que o percentil do meu pequeno está no 11...

csgomesa -
Offline
Desde 17 Dez 2014

Para além de que conheço uma mãe que vieram com essa tanga do bebé estar pequeno e que o parto teria de ser mais cedo. Induziram as 37s e o moço nasceu com 3.320kg!!!

Xana11 -
Offline
Desde 25 Jan 2015

Quando estava grávida, a minha bebe encontrava-se no Percentil 2, pois tive restrição de crescimento intrauterino por alterações dos fluxos das artérias umbilicais. Esta situação foi grave e so me induziram o parto as 37 semanas. Neste momento a minha filha tes 12 meses, não tem sequer percentil pois é muito pequena mas em termos de desenvolvimento cognitivo e motor esta excelente, por isso mamã relaxe porque isto dos percentis não é nada de grave, ha bebés pequenos e bebés grandes.

Sobre Xana11

Xana

csgomesa -
Offline
Desde 17 Dez 2014

Obrigada Xana! Sorriso

MarleneS -
Offline
Desde 23 Set 2014

Voltei a fazer a tal nova eco, mas afinal só mediram os fluidos, e mais uma noticia... menos boa.

o likido amniotico está no limite minimo dos valores normais Preocupado
voltaram a dizer k terão de provocar o parto antes do tempo.

terça feira estarei com a obstetra e logo verei o k ela diz depois de todas estas ecos...

obrigada a todas pelos v/ testemunhos! Sorriso

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?