Bebé com baixo percentil de peso - Intolerante à lactose/protéina da vaca?!Alimentação..ajuda!! | De Mãe para Mãe

Bebé com baixo percentil de peso - Intolerante à lactose/protéina da vaca?!Alimentação..ajuda!!

Responda
7 mensagens
Rita_Corte -
Offline
Desde 27 Mar 2009

Bom dia,

desde os 4 meses de idade que o tiago desceu muito o percentil (p10). Estranhei coincidir com a inserção das papas e outros productos lácteos na alimentação dele, e também com a altura em que deixei de ter leite e passei a dar-lhe em exclusivo o LA. Foi toda uma luta para ele gostar de leite, dei-lhe mil e um leites e de nenhum gostou. agoniava-se e tinha vómitos por vezes. sempre foi muito preso dos intestinos. sempre. Cheguei e ir à urgência com ele algumas vezes porque ele recusava a comida. Cheguei a falar com a na altura médica dele(depois mudei porque não gostava minimamente dela), para lhe dar mos o leite de soja, e que não achava normal, mas ela desaconselhou e eu nada podia fazer. Ele tem no momento 15 meses e continua a ganhar muito pouco peso e agora até na altura desceu o percentil que andava sempre no p50. Então, falei disto com o médico e expliquei a minha preocuapação, porque sei de casos de meninos que não ganham peso não por serem propriamente alérgicos, mas sim intolerantes à lactose. ele achou sensata a minha preocupação e disse me para fazer um teste com o tiago, e abolir todos os productos com lactose da sua alimentação. Assim começei ontem. Estou lhe a dar o leite pepti junior e apesar de ser um pouco amargo, ele com uma colherzinha de papinha não láctea bebe-o lindamente...e gostava de saber casos semelhantes e que produtos alternativos à base de soja e assim, é que vocês dão aos vossos bebecas, porque eu não percebo nada disto Preocupado
Isto é um teste..daqui a sensivelmente um mês voltamos a pesar o tiago, e o médico emite um parecer se continuamos ou paramos com esta alimentação.
Preciso é mesmo de saber que tipo de iogurtes, marcas e afins eu posso dar ao meu filhote, espero que me possam ajudar Sorriso
beijocas

Ser mãe é o que me inspira todos os dias <3

Tiago/Matilde/Lucas

Rita Pinho

ana_karizia -
Offline
Desde 25 Jul 2011

me colo a te! a minha tem 27 meses e desde o ano passado tem diminuido o peso e agora estancou no p50 para um bebe q sempre esteve p95 fiz tantas analises a ela agora estamos a espera da consulta para mostrar pois alguma coisa faz com q ela não absorva os nutrientes como deve ser e veio a mesma desconfiança q tens!!!

Anciosa por ver o meu Pedrinho!!!
dpp 23/11/2011

afilhada da mama_mar Sorriso feliz!!!
muito contente por ser madrinha das minhas meninas: beck_rebelde89,da tania_c,claudym e amor_de_mae!!!!

CAD -
Offline
Desde 29 Dez 2010

ola meninas
e assim o fato de nao engordarem nao quer dierz propriamente que tem algum problema
dou vos o exemplo do filho da minha tia
o bebe dela tem agora 28meses
quando nasceu tinha 3.450 e 45cm
ate aos 4meses teve sempre no percentil 50
depois com a intruducao dos alimentos comecou a diminuir de 'percentil
tando agora no percentil 5 tanto em altura como em peso

chegou mesmo a ficar abaixo da linha do p5
ele esta perfeitamente bem de saude

o pediatra mandou apenas intruduzir alimentos mais fortes
como o nestum
pao com fiambre
lanches mais condimentados

ele e saudavel apenas e um bebe k nao engorda muito

vao dando noticias

Cokinhas -
Offline
Desde 24 Maio 2011

Oiii mamã,

Como eu te compreendo, a minha menina tem 2 anos e tb não aumentava de peso, fez análises e detectou-se que ela é alérgica aos ovos e à proteína do leite vaca. Só com análises é que se conseguem detectar essas alergias... Mas não te preocupes pode ser temporário. A minha menina não gosta de beber leite, então eu faço-lhe as papinhas não lácteas com leite de aveia com cálcio, iogurtes de soja e bolachas sem leite, estes alimentos encontras facilmente num continente.

Tudo de bom p o teu menino...

xana assunção -
Offline
Desde 27 Out 2006

Olá Rita.

Percebo perfeitamente a tua preocupação porque tenho passado o mesmo com o meu filho. Ele tem actualmente 21 meses e desde que fez um ano que tem problemas em aumentar de peso. Foi precisamente neste altura que lhe foi introduzido o leite UHT e ele, que sempre foi preso dos intestinos, passou a fazer 7/8 cocós por dia.

Conforme falas a criança pode ser alérgica à proteina do Leite de Vaca ou Intolerante à Lactose. É completamente diferente. Para confirmar a primeira, faz-se uma análise ao sangue. No caso do meu filho veio negativa. Se vier positiva, tem de se eliminar mesmo tudo o que contenha leite da alimentação. Confesso que não é fácil mas acredito que há uns anos atrás fosse muito mais complicado. Podes dar tudo o que seja soja, desde leite, iogurtes, sobremesas, etc.

Para confirmar a intolerancia à lactose é necessário efectuar-se um teste respiratório que, até ao momento ainda não foi recomendado ao meu filho por ser ainda muito pequeno. Relativamente à alimentação, existe o leite sem lactose da Mimosa (é UHT) ou então podes dar leite de soja. Existem também os iogurtes sem lactose da mimosa que apenas existem naturais e de morango. O sabor é igual aos normais. O meu filho enjoo os de soja por serem muito doces. Tudo o resto, é uma questão de ter um cuidado rebobrado quando se compra alguma coisa que eles venham a comer. Ler os rótulos ao detalhe. Por exemplo, as salsichas e as batatas fritas de pacote contêm leite.

Outra coisa, bolachas. No Pingo Doce, na parte de produtos dietéticos, existem bolachas Maria Integrais que não têm leite. Existem ainda umas bolachas torradas tb sem leite.

Espero ter ajudado.

Qualquer coisa, diz.

Xana Assunção

Rita_Corte -
Offline
Desde 27 Mar 2009

pelas dicas mamãs...quer dizer então que os iogurtes de soja que podemos dar a eles são os mesmos que para nós..pensava que havia uns especificos..olha melhor, assim não há diferenças :)dá para a famelga toda..no caso do meu filhote o médico não aconselhou a análise, pois disse me que em 5 Horas tiram 6 vezes sangue sensivelmente..e é muito agressivo..além do que muitas vezes o resultado vem negativo e não quer dizer que eles não sejam alérgicos/intolerantes! O leite que ele está a beber não tem nem proteina de vaca nem lactose, e também é indicado para quem faz mal a absorção dos nutrientes. è como eu digo pode não resolver nada e ele ser mesmo magrinho, mas se não fizer esta experiência nunca saberei..e tenho um bom feeling Sorriso
Mais dicas serão bem recebidas Sorriso

Ser mãe é o que me inspira todos os dias <3

Tiago/Matilde/Lucas

Rita Pinho

MamãdoM -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Há um grupo no Facebook de bebés com APLV, passem por lá:
https://www.facebook.com/groups/554558151275168/?fref=ts

Sobre MamãdoM

Madrinha virtual da Mariana, filha da Annita24 Espertalhão