Bébé chora com fome toda a noite! | De Mãe para Mãe

Bébé chora com fome toda a noite!

Responda
10 mensagens
Celee -
Offline
Desde 08 Nov 2009

Olá a todos!! Depois de ter tido o meu segundo filho em Março deste ano, entre fraldas e noites em branco, nunca mais vim aqui ao forum, mas já aqui estou de novo! Conto com as vossas opiniões e experiências para me ajudar nesta nova fase, assim como contei e muito antes, durante as duas gravidezes!

Bom, vamos lá ao assunto em causa: o meu filhote já estava a dormir mais horas por noite, com 4/5 meses já chegava a dormir 5h seguidas a maior parte dos dias e pensei que, naturalmente, iria aumentar até dormir toda a noite descansado.
Mas tem sido sempre a piorar desde Agosto (ele está com quase 7 meses agora).
Já come refeições de sopa, papa e fruta e come muito bem. Até há poucos dias atrás mamava de noite e de manhã mas fiquei sem leite então bebe LA nesses momentos em substituição. Come e bebe sem problemas. Está gordo e forte! Mas não há maneira de dormir toda a noite. Acorda á 01 ou 02h da manhã, parece ter fome porque só acalma quando dou leite. depois volta a acordar pelas 4 ou 5h. Nunca dorme tranquilo. Como já trabalho (e o pai tb) fazíamos directas de tantas vezes que nos levantávamos para ir ao berço dar a chucha,acalmar etc.. então mal por mal dorme connosco, sempre descansamos um pouco mais. Mas acorda com fome pelo menos 2 vezes por noite, eu nunca consigo voltar a adormecer profundamente depois de acordar, é muito cansativo! Sobretudo acumulando com 6 meses de pouco sono e agora tendo que ir trabalhar!! Estou de rastos, mal disposta e rabugenta todo o dia. Não aguento mais mas não sei que posso fazer... se ele tem fome tenho que lhe dar leite certo? Não estou á espera de soluções milagrosas, mas se alguma mãe passa ou passou pelo mesmo por favor partilhe comigo para me sentir pelo menos mais acompanhada nesta loucura!!
Eu que estava contente por voltar à minha vida "normal", voltar ao trabalho, ao ginásio etc.. depois de tanto tempo em casa (gravidez de risco), estou pior que nunca!! Confuso

Sobre Celee

Damother ao quadrado
since 2010! Sorriso

ticca1015 -
Offline
Desde 18 Ago 2014

com o meu primeiro filho aconteceu-me isso,tinha ele 3 meses chorava e chorava com fome... dava leite calava-se, e depois voltava a chorar cheio de fome... dava LA o meu peito secou muito cedo...fui ao medico e disse a medica, a medica disse.me para começar a por uma colher de sobremesa de farinha no leite na mamada da noite, apesard e apenas 4 meses e como ja nada resultava fiz isso, remedio santo... começou a dormir a noite todinha...depois com o tempo fui começando a aumentar a dose de farinha pa 2 colheres, e ia sempre mudando o sabor da papa Piscar o olho espero ter ajudado, o meu por muito que bebesse de leite nada o sustentava... nao era suficiente para o saciar... Piscar o olho boa sorte

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

o meu mais velho era assim, a conselho do Pediatra, eu comprei nutriben biberon e metia no ultimo da noite e assim ganhei umas horas de sono! pelo menos era só um bibas ao meio da noite.

RR2012 -
Offline
Desde 26 Maio 2014

Olá mama, não te quero assustar, ate porque são fases por vezes, só vou mesmo dar o meu exemplo. com o meu filhote foi assim, mas desde sempre, mas mamava 3 a 4 vezes, e acordava sempre que a Xuxa caia. Isto ate ao 18 meses, toda gente dizia que ele não podia mamar tanto, mas o que ia eu fazer, dar lhe fome?! Então falei com a pediatra, mas ela disse que tinha de ter paciência, as crianças são todas diferentes e se ele queria mamar para lhe dar. Depois ate aos 24 meses não mamava de noite, mas acordava só porque sim, então comecei a levá-lo para a nossa beira e já não acordava tantas vezes , sempre era melhor. 1 mês depois de ter feito os 2 aninhos, não sei porquê começou a dormir a noite toda na caminha dele e mama antes de nanar e ao acordar.

anasoca -
Offline
Desde 26 Set 2012

Com o meu também era assim, chegava a acordar 3 vezes: a 1 da manhã, depois às 3 ou 4, depois às 6 ou 7h... creio que até aos 9 meses. A pediatra dizia que se ele queria, para dar, mas que já não precisava. Começámos a colocar um pouco de papa no leite, no 1º biberão, e as primeiras vezes ainda acordava mas acho que era pelo hábito, porque pedia leite e bebia praí metade, era mais vício do que fome, depois com o passar dos dias foi espaçando. Em pouco tempo deixou de beber leite durante a noite, acho que percebeu que não precisa lol. Continua, no entanto, a acordar várias vezes porque perde a chupeta ou só para eu ir lá tranquilizá-lo. Já tentei colocar várias na cama para ele encontrar alguma, mas ele dá tantas voltas que até eu às vezes custo a encontrar alguma.

Sobre anasoca

Positivo 19/09/2012 - dpp 14/05/2013, nasceu 21/05/2013 meu primeiro amor.
Dezembro 2016 - GQ
Positivo 04/05/2017 - AE 05/06/2017
Positivo 28/09/2017 - gravidez anembrionária, aborto retido. Internamento para expulsar 01/11/2017
Positivo 24/07/2018 - AR 26/09/2018
Positivo 13/02/2019 - GQ

Desde 13 Set 2012

Olá mamãs!

Digo olá mamãs porque normalmente não leio os comentários existentes antes de redigir o meu, mas desta vez resolvi ler porque o meu filhote, apesar de dormir durante 7 horas seguidas durante a noite e isto desde que nasceu, é igualmente um comilão. Eu costumo dizer que ele comeria o capim do jardim, se eu lho desse!

Tive que perceber as necessidades dele e ajustar os horários das refeições de forma a conseguir dar-lhe um biberom de leite (por vezes com uma ou duas colheres de papa) por volta da meia noite, ou meia noite e meia. Se não der, é certinho que ele vai acordar. Não acorda exatamente á meia noite, mas por volta das duas da manhã começa a resmunguisse. Como eu prefiro deitar-me mais tarde do que interromper o sono, optei por fazer desta forma. Foi remédio santo, deixou de acordar para comer a meio da noite.

Para a mamã do tópico, nem consigo imaginar como se sente física e psicologicamente. Deve ser esgotante estar tanto tempo com privação de sono e a dormir de forma intermitente. Experimentei algo parecido com isso quando o meu bebé tinha cerca de 8 meses e ficou doente com uma gastrointerite. Durante cerca de duas semanas não soube o que era dormir e atingi os píncaros da preocupação. era só trocar fraldas e vê-lo reduzir de tamanho!

Pelo que posso perceber pelos comentários, tive montes de sorte relativamente aos ritmos de sono dos meus filhotes. Quer um quer outro sempre me brindaram com noites completas de sono, excetuando as fases das doençazinhas infantis...

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Mamã,

pela idade do seu bebé, pode não ser fome...
Enre os 6 e os 8 meses de idade, todos os bebés passam uma fase de desenvolvimento cerebral em que se "apercebem" de que estão efectivamente separados da Mãe. Tomas consciência da sua individualidade.
É uma fase muito complicada em que se regista grande ansiedade - os pediatras fala da "ansiedade da separação".
O sono torna-se mais leve, porque eles estão agitados. É normal terem ciclos de sonos curtos - acordam mais vezes, e sempre angustiados. Para que lhe falta sempre qualquer coisa - e náos pensamos logo em "fome".
Mas na verdade basta aconchego, colinho, a proximidade da mãe (calor e cheiro da mãe, sobretudo!). No caso de bebés amamentados é mais fácil ultrapassar esta fase porque o contacto frequente "pele com pele" durante as mamadas diminui a ansiedade da separação.
Sugiro que tente passar a maior parte do tempo que puder durante o dia com o bebé junto de si (ao colo, mesmo!) Não ligue ás conversas sobre o vício do colo - isso na verdade não existe, o que existe é a NECESSIDADE de colo! isso ajudará a que passe melhor as noites.
Esta fase tende a passar por volta dos nove meses.
Beijinhos e boa sorte

Maria do Porto

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

O que fiz com a minha foi ter um biberon do com agua e as vezes colava outras vezes nao. Apesar de n me podet queixar pois actualmente com um aninho dorme quase sempre a noite toda. Como nesta idade faz lhe mal beber demasiado leite (indicacao da pediatra que tb é avó. .por causa das proteinas se n me engano) o que faco nas noites em que acorda uma vez de noite e n consigo adormece la mesmo... é dar o leite diluido. Ou seja a mesma agua e menos leite. Fiz isso ja nesta fase dos 11 ou 12 meses pois ja n é indicado que mamem de noite por causa da quantidade de leite diaria ingerida

Celee -
Offline
Desde 08 Nov 2009

Muito obrigada a todas pelos comentários e opiniões, obrigada mesmo. Li cada um dos vossos comentários com muita atenção. Demorei algum tempo porque realmente a minha vida anda um pouco corrida com noites agitadas, trabalho e 2 filhos pequenos mas enfim... Mãmã Maria do Porto: a sua opinião chamou-me especialemnte a atenção porque ainda não tinha ouvido falar sobre isso... no entanto faz sentido para mim, poderá efectivamente ser isso... e se for estou a fazer a coisa errada, porque para minimizar os problemas, eu e o meu marido dividimos a noite. Ou seja, eu fico acordada até mais tarde e dou o biberon o mais tarde possível, pela meia noite. Ponho obébé no quarto com o pai, que lhe dá o biberon a meio da noite ou de madrugada (é conforme!). Para eu poder descansar tenho dormido noutro quarto, e agora fiquei a pensar se o meu filhote dormiria melhor se estivesse perto de mim... talvez valha a pena tentar... Obrigada mais uma vez pelas sugestões

Sobre Celee

Damother ao quadrado
since 2010! Sorriso

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Olá, mamã Celee...
É claro que faz sentido para si! O nosso instinto natural está muit´+issimo bem apetrechado para "sabermos" o que os bebés precisam!
O problema é que somos bombardeadas por "informações" que não são mais do que "invenções": o leite materno é "fraco"; o colo "vicia"; dormir com os pais "atrasa o desenvolvimento"... etc. e tal!
Deixamo-nos iludir com estas tretas, e não fazemos aquilo que o coração pede, e que regra geral é aquilo que a natureza programou! Sorriso
Se fizer SEMORE aquilo que o seu coração pede e que "faz sentido" para si, os seus filhos corresponderão com noites mais tranquilas, refeições mais calmas, comportamento mais tranquilo...
Esta fase dos 6 a 8 meses traz a ansiedade da separação: a solução passa por estar o mais próxima possível!
Por volta do 18 meses e até aos 2 anos, é outra fase parecida: os bebés desenvolvem a capcidade de ter sonhos muito realistas e assustam-se com alguns (têm pesadelos) - mais uma vez, é um afase em que precisam de muita companhia, mas quando são assim mais velhinhos, o papá "já serve" para ajudar... Sorriso
Beijinhos e felicidades

Maria do Porto

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?