Bebe de 9 meses que pode ter problemas de ouvidos | De Mãe para Mãe

Bebe de 9 meses que pode ter problemas de ouvidos

Responda
6 mensagens
JoanaAAP -
Offline
Desde 08 Jun 2015

Ola mamas.
Ando preocupada com uma situação, quando a minha menina nasceu eu estava com o liquido amniótico infeccionado e por precaução deram-lhe antibiótico e ficou internada 5 dias na neo.
Agora a minha bebe tem 9 meses e ontem em conversa com a pediatra ela disse-me que poderia ter problemas futuros nos ouvidos por causa disso, ou seja que aquele antibiótico que levou poderia lhe afectar uma parte do cérebro que lhe dava ligação aos ouvidos e por consequência disso poderá ter problemas nos ouvidos.
Eu fiquei perplexa com a noticia e aconselhou-me a fazer um exame aos ouvidos só para me descansar.
Mas que para já esta tudo normal com ela pois ela responde-nos, palra e adora musicas e coisas assim, ou seja para já esta uma bebe perfeitamente normal.
Mas lá fui eu para marcar a consulta quando me falam que o exame pode ser feito com ou sem anestesia!! Alto ai!!! Fiquei logo aflita! Pelo que sei colocam um tubo no ouvido do bebe, normalmente dão anestesia pois muitos bebes não colaboram.
A minha duvida esta nisto. Será que devo expor a minha filha a fazer um teste destes tendo ela 9 meses?? Será que vale a pena visto que ela nos parece bem e normal?
Já aconteceu com alguma mama por aqui? Alguma mama que teve o mesmo problema que eu e que os bebes estão bem? É que não me disseram que pode haver casos em que os bebes que tiveram a nascença que levar antibiótico não tenham tido consequenciais.
Ando super preocupada, não queria de maneira nenhuma levar a minha filha de 9 meses para levar anestesia geral para fazer um teste destes. Triste

paulacferreira -
Offline
Desde 21 Nov 2014

olá,
Não conheço nem ouvi falar nesse exame que a pediatra indicou.qual o nome desse exame?
Se lhe disseram que também pode ser feito sem anestesia é porque não é nada muito doloroso,provavelmente será apenas porque há bebés que não conseguem estar quietos e isso iria impossibilitar de se fazer o exame em condições.Por exemplo,o meu filho quando vai á pediatra ,só ela ao ver-lhe os ouvidos ele grita tanto e esperneia que ela mal consegue ver em condições.
Informe-se melhor de como é feito o exame,em que consiste e se achar necessário peça uma segunda opinião a outro pediatra.

JoanaAAP -
Offline
Desde 08 Jun 2015

O exame tem como nome: "Potenciais evocados auditivos (PEA)"
Mesmo no hospital quando fui marcar também desconheciam este exame e ate ligaram para outras colegas para tentarem perceber como era o exame e como era feito.
Eu estou a espera que me liguem para me informar melhor, mas mesmo assim acho que a minha filha ainda é muito pequenina para levar anestesia.
E a ideia de colocarem um tubo no ouvido da minha filha de 9 meses assusta-me imenso.
De qualquer das formas obrigada.

JoanaAAP -
Offline
Desde 08 Jun 2015

No relatorio da pediatra diz assim:
"Tratamento com gentamicina no periodo neonatal. Para potenciais evocados auditivos"

Amuruda -
Offline
Desde 07 Nov 2014

Ola!
O meu filho também fez esse exame e eu tive as mesmas duvidas antes de ele o fazer.. Tambem fiquei assustada com a possibilidade de levar anestesia e decididi que se ele nao colaborasse para fazer o exame sem anestesia que nao o faria de todo. Ele tinha 6 meses na altura.
Mas afinal tudo nao passa de uma folha de explicação do exame muito mal feita e que induz as pessoas em erro.
O exame é simples mas tem que ser feito com o bebe a dormir profundamente, Daí eles dizerem que pode ser necessaria anestesia.
Eu fiz o seguinte: o exame era de manha, as 9h00, o meu filho acordou e não lhe dei leite (eles dizem que tem que estar em jejum). Fomos para o hospital e quando chegamos a médica disse me para lhe dar o leite e adormece-lo no meu colo e que ele fazia o exame no meu colo. Antes de lhe dar o leite ela pôs-lhe uns electrodos na cabeça e saiu do gabinete. Dei-lhe o leitinho e adormeci-o e passado 15, 20 min ela voltou, pôs-lhe uns auscultadores nos ouvidos e fex o exame que demorou prai uns 10 minutos. Sem problemas, sem dor e SEM ANESTESIAS..
Não te preocupes vai correr bem.

JoanaAAP -
Offline
Desde 08 Jun 2015

Obrigada mama pelo testemunho. Ainda estou a espera que me liguem mas acho que para ja não vou fazer.
Já tive a pedir opiniões a minha medica de família e ela disse para adiar.
A minha menina palra muito, tem as musicas preferidas dela, nos chamamos por ela e ela responde-nos ou seja olha para nos e dá-se bem pelos nomes.
Acho que não é assim tão grave a situação, é mesmo só por precaução.
Mas claro que se notar algo estranho aí faço logo o exame. Sorriso