Bébe de 15 meses recusa comer a sopa! | De Mãe para Mãe

Bébe de 15 meses recusa comer a sopa!

Responda
16 mensagens
Slim2012 -
Offline
Desde 30 Dez 2011

Até agora nunca tinha tido problemas com a alimentação da minha filha pois sempre comeu bem a sopa... no entanto, agora, recusa-se a comer a sopa nem quer provar sequer... só de ver a colher começa a chorar?!?

Alguém a passar pelo mesmo? Não sei como fazer... estou preocupada pois só come iogurtes, fruta e ainda mama qd estou em casa?

Sugestões? Dicas?

Obrigado

youandme -
Offline
Desde 27 Abr 2010

De 15 meses ja nao devia fazer também o segundo prato?

De qualquer forma, há dias que o melhor é nao insistir mesmo... tentar outras coisas... Eu se a MR tem dias que nao come, nao insisto e dois ou tres dias depois volta ao normla

Alicia Davies -
Offline
Desde 05 Maio 2010

Será que está enjoada? A minha deixou de comer sopa a noite pois enjoou e eu vendo que ela nao queria nao insisti, ela come o mesmo que nós, penso que com 15 meses já pode ir dando outras alternativas ao jantar Sorriso

Boa sorte!!!

POSITIVO 26/07/2013
DPP 27/03/2014
A minha princesa nasceu no dia 14/03/14
POSITIVO 24/09/2018
DPP 31/05/2019

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Das vezes que aqui aconteceu foi sempre uma coisa temporária, geralmente por haver algum desconforto (dentes, estar adoentada). Se se prolongar pode sempre experimentar dar a restante comida de outras maneiras sem ser sopa. Por exemplo, coisas que ela possa comer à mão: pedaços de vegetais, pedaços de carne ou peixe, pastelão com vegetais, etc.

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

Sim mamã pode estar enjoada,porque não experimentar o segundo prato?
O Afonso durante uns tempos só queria o arroz e a carne ou peixe,sopa nem ver chorava e não comia,nem sequer insisti.
Agora faço assim reduzi a quantidade de sopa come tipo 240 ml antes do segundo prato depois janta com nós a nossa paparoca(menos carne de porco que ainda não dei) e no fim fruta cozida.
Já não bebe leite á noite nem pede pois fica satisfeito.

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡

lia@lmeida -
Offline
Desde 13 Fev 2014

A Maria também anda a rejeitar a sopa, hoje o almoço foram 4 colheres de sopa e metade de um carapau.
Acho que vou optar por durante uns dias dar-lhe so o segundo prato, reforçando com vegetais cozidos.
É um desespero quando não comem, mas se ate nós enjoamos de comer a mesma coisa, eles também.

Cpfs -
Offline
Desde 07 Jan 2016

olha, muita paciência e não deixes de lhe apresentar a sopinha, não quer não insistas, mas não deixes de lhe apresentar a sopa. Não come segundo prato? se for intercalando uma colher de cada coisa a pouco e pouco pode ser que desenjoe...
eles têm muitas fases e com a sopa então... no entanto sempre optei por ter sempre sopa na mesa para manter a ideia que "faz parte"

beijinhos , boa sorte e paciência Sorriso

Sobre Cpfs

Cláudia

Santiago DPP 12.11.2010 nasceu a 24.10.2010 * 2865gr. 46cm
A procura do mano/mana 09.2014
Carminho DPP 28.08.2016 nasceu a 26.08.2016* 3230gr. 47,5cm

Slim2012 -
Offline
Desde 30 Dez 2011

Ela ainda não tem muitos dentes só tem 4, os dois de cima e os dois de baixo, os de cima ainda nem estão completamente cá fora (os dentes nasceram-lhe mto tarde) e por isso não lhe dou propriamente o "2º prato"... comia a sopa e depois petiscava da nossa comida bocadinhos de arroz, de massa, de batata...

gemelar83 -
Offline
Desde 20 Jun 2015

Faça a sopa com outros ingredientes, pode estar a enjoar o sabor. Quando não quiser coma você um pouco da sopa dele, para ver que é boa e talvez por imitação coma.

Com essa idade tem de comer segudo prato, não é preciso comer muito, basta um pouco para se habituar às coisas. Dê-lhe pão e fruta iterira para a mão para se habituar a comer alimentos sólidos. A fruta devia ser crua

danielassribeiro -
Offline
Desde 24 Jul 2014

A minha filha também tem poucos dentinhos e já come sempre segundo prato. Isso não tem nada a ver pois eles não mastigam propriamente com os dentes, mas sim com as gengivas. E nesta fase é muito importante os bebés começarem a mastigar para exercitar os maxilares, ajuda até no desenvolvimento da fala.

tatykiss55 -
Offline
Desde 07 Nov 2007

Já verificou sapinhos? dentes? etc... algo pode não estar bem e lhe doa com a sopa...n sei. estou só a sugerir

https://www.facebook.com/Demaeparabebe

** Tem artigos para vender/dar/ trocar?? -- publique aqui --> https://www.facebook.com/groups/bebecrianca/

paulacferreira -
Offline
Desde 21 Nov 2014

Estou na mesma situação..há 4 dias que é um filme para comer a sopa.
Vira a cara,esperneia e diz "nem"(quer dizer não).
Mas no caso ele teve recentemente uma infeção na garganta.
Tenho usado o truque de dar algo para a mão dele para brincar e resultou em parte.sei que é um péssimo hábito mas custa-me vê-lo não comer...
Optei por dar outras coisas,espero que seja uma fase.
Boa sorte para nós Piscar o olho

Anjaf -
Offline
Desde 28 Mar 2012

Olá
Também passei por uma fase em que a minha filha não queria comer a sopa, estranhei muito pois sempre comeu bem. Então tive que fazer algumas alterações, deixei de insistir com a sopa então comecei a dar-lhe mais legumes no segundo prato, alterei a textura da sopa, ia tentando sem insistir. Depois essa fase passou, agora come bem a sopa. Agora com 2 anos come o segundo prato pela mão dela enquanto isso vou-lhe dando umas colheres de sopa acaba por comer um pouco de tudo.
Mamã não se preocupe, isso passa são fases, se ela não quer sopa dei-lhe apenas o segundo prato.

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Mamã perca o medo de ela não mastigar bem por falta de dentes! Eu introduzi o segundo prato à Francisca aos 8 meses, quando ela ainda não tinha dente nenhum. É normalíssimo que eles enjoem a sopa depois de meses e meses e meses a comer sopa todo o santo dia, duas vezes por dia!

Slim2012 -
Offline
Desde 30 Dez 2011

Obrigado a todas pelas opiniões...

Efetivamente ela este com uma amigdalite na semana passada talvez ainda não se sinta a 100% e por isso recuse a sopa... decidi que vou fazer uma pausa de alguns dias sem lhe oferecer sopa.
Ontem por exemplo fiz um arroz malandrinho de peixe e brócolos, estava mto, bom ela petiscou umas quatro colheres e mais nada!
Em contrapartida desde que chego a casa está sempre agarrada à mama!!! Não deixa fazer nada às vezes é de 5 em 5 minutos....
Há que ter muita paciência Sorriso

Arwen26 -
Offline
Desde 26 Jun 2013

Passei pelo mesmo, assim que via a colher era uma choradeira tal que parecia que se tinha magoado a sério. Isto durou até aos 2 anos e alguns dias. Eu e o meu marido sempre insistimos para que comece porque se não fosse isso não comia nada. Era uma choradeira infernal e nós também ficávamos irritados. Na maior parte das vezes não comia a sopa toda, mas depois comia do segundo prato.
Houve até uns dias que eu já estava farta da choradeira e cedia e não dava sopa e isso fez com que cada vez fosse pior. Para mim o que valeu foi mesmo forçar, e a única maneira de comer alguma sopa era mesmo colocar um dos meus braços por cima dos do meu filhote. Ele bem que abanava a cabeça e dizia que não queria, mas volta e meia lá iam entrando as colheres. Depois passou como já disse depois dos dois anos. Deve ter sido uma fase. Agora come que é uma maravilha.
Tente fazer sopas o mais variado possível. Eu faço todos os dias sopa de propósito para ele. Penso que se calhar tivesse enjoado os sabores ou fosse apenas birra, mas passou e é o que importa.
Desejo-lhe sorte.