Bebe 15 meses ainda não fala nada..;( | De Mãe para Mãe

Bebe 15 meses ainda não fala nada..;(

Responda
11 mensagens
Dro -
Offline
Desde 02 Fev 2009

Bom Dia,

o meu menino de 15 meses ainda não chama nem mama nem papa!! não diz nada.. estou a começar a ficar preocupada.

Com quanto tempo começaram os vossos bebes a falar?

Obrigada

Beijinhos

Sobre Dro

Amamos-te muito filho lindo..;)

Nádia Letícia -
Offline
Desde 11 Dez 2012

Olá mamã, tenho um sobrinho que até aos 2 anos não falava, so dizia coisas que não se percebia nada, mas quando começou a falar foi logo tudo de uma vez, tens que ir com calma, as crianças não são todas iguais e vais ver que daqui a nada o teu principe vai parecer um papagaio Espertalhão bjinhos

lune et étoile -
Offline
Desde 30 Jul 2008
I Love DMPM

a minha filha começou a andar apenas ao 18 meses e ja estava a ficar preocupada, pois via muidos mais novos que ela a andar e ela apenas andava se estivese agarrada a alguma coisa, até com o andedor nao ia la, falar começou as 13 meses com o mamã, papã, hoje tem 2 anitos e fala tudo muito bem, a fala dela desenvolveu imenso depois de começar a caminhar, ela nao tem fala a bebé, exprime se muito bem e diz palavras que nem eu lhe ensino, no outro dia viu um minhoca e vira se para mim e diz mamã, olha a minhoca fiquei parva...

MamanDeLune -
Offline
Desde 04 Mar 2012

Olá mamã! A pouco tempo coloquei um topico parecido com o teu, se quiseres podes ver:
http://demaeparamae.pt/forum/16-meses-sem-falar

Depois do tópico, fui ao pediatra com o meu menino e coloquei essa questão..ao que ele disse que não era de preocupar, se ele percebia o que lhe diziamos e ouvia bem, até aos 30 meses não seria de preocupar! Deixou-me um bocado mais aliviada, mas tenho esperança que o meu venha a falar antes disso lol
Beijinhos

"Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos (...)"

Patrícia Pavão -
Offline
Desde 24 Jan 2008

mamã, não se preocupe. Cada bebé tem o seu timing para falar, andar etc
Não ande a comparar bebés da idade do seu com o seu, que só lhe fará ficar mais confusa/preocupada.
O meu está com 15 meses, já fala alguma coisa, mas o que mais interessa é que perceba o que lhe dizem!
O seu bebé faz recadinhos? Tipo por a fralda no lixo ou ir apagar a TV? Arrumar os brinquedos?
Tivemos consulta dos 15meses na semana passada e a pedi dizia que o mais importante nesta idade é perceber bem o que lhes dizemos e conseguir efectuar certas tarefas a nosso pedido. Já aponta? Mesmo sem falar já o percebe bem?

o meu pimpolho nasceu a 02 de Setembro de 2011

Afilhada de sonia_ minha grande companheira

analimam -
Offline
Desde 12 Set 2010
I Love DMPM

mamã se for de Lisboa há locais que têm rastreios gratuitos nessa e outra áreas

Sobre analimam

Ana
Entrego em mãos na área de Amadora; CTT se pagamento prévio artigos + portes por transferência

vanilla-essences -
Offline
Desde 01 Fev 2011

Como algumas mamãs disseram só é preocupante por volta dos 2 anos. Cada criança tem o seu tempo. Mas não deixes de estimular, repete as mesmas palavras várias vezes. Ele percebe o que dizes?
A minha filhota tem 15 meses, ja diz algumas palavras e uma frase, tento ensinar-lhe mais mas parece que ultimamente não entra nada hehehe No entanto ela percebe tudo o que dizemos.
Alem de dizer algumas palavras, fala pelos cotovelos na sua propria linguagem, o teu menino tambem fala "bebês"? Essa é ainda as suas formas de se comunicarem conosco.

˙·٠•●♥ ❀ Beatriz ❀ ♥●•٠·˙POS: 11/01/11 | DPP: 06/09/11 | Nasceu: 03/09/11
˙·٠•●♥ ❀ Alicia ❀ ♥●•٠·˙POS: 14/10/12 | DPP: 10/07/13 | Nasceu: 08/07/13
Convites e Lembranças - www.facebook.com/am0r.a.mao

Teresa Gordo -
Offline
Desde 10 Jun 2010

OLá,
Também se tem de ter em conta se só falam para o bebe numa unica lingua ou em varias. Aconteceu com a minha sobrinha que não disse nada até aos 30 meses e era por confusão de linguas (a minha irmã vive em inglaterra). O psicologo e o pediatra diziam que caso o bebe, coma bem, durma bem e brinque normalmente, não há que se preocupar.
Já estou a imaginar o meu... não vai falar antes dos 5 anos, já que em casa falo-lhe em Portugues, na rua em inglês e na creche em holandês... que confusão!!

Teresa

lune et étoile -
Offline
Desde 30 Jul 2008
I Love DMPM

nao sei se terá muito a ver isso das varias linguas, eu tanto falo para a Bia em Francês como em Português e o mesmo fiz e fizemos com o meu sobrinho e tanto um como outro desenvolver muito bem a fala sem passar pela chamada fase do falar a bebé, ambos conseguem se exprimir com muita facilidade, mas nós também sempre puxamos muito por eles.
o que pode ocorrer e foi o que aconteceu com os meus primos e o meu sobrinho é devido ao falarmos 2 ou mais linguas com eles ee tambem começaram tentar repetir e ficarem com uma certo gaguejo, o meu sobrinho foi ver uma terapeuta da fala e disse que isso se devia ao facto de ele tentar falar e não saber muito bem em que lingua o fazer, por isso acho que tambem devemos ter um certo cuidado quando falamos com ele e que seja na lingua do pais onde está!

Dro -
Offline
Desde 02 Fev 2009

Obrigada a todas,

ele percebe tudo e sabe pedir tudo á maneira dele mas conseguimos perceber sempre o que quer!! se dizemos vai por no lixo abre ou fecha a porta ele faz.. espero que fale rápido!!! Beijinhos

Sobre Dro

Amamos-te muito filho lindo..;)

Patrícia Pavão -
Offline
Desde 24 Jan 2008

Dro escreveu:
Obrigada a todas,

ele percebe tudo e sabe pedir tudo á maneira dele mas conseguimos perceber sempre o que quer!! se dizemos vai por no lixo abre ou fecha a porta ele faz.. espero que fale rápido!!! Beijinhos

mamã então não se preocupe! Não tarda ele fala, afinal só tem 15meses, são tão pequeninos!

o meu pimpolho nasceu a 02 de Setembro de 2011

Afilhada de sonia_ minha grande companheira