Banho do Recém-nascido | De Mãe para Mãe

Banho do Recém-nascido

Responda
22 mensagens
Daniela Correia... -
Offline
Desde 03 Mar 2008

Bom dia meninas,
como fazem com o banho dos vossos bebes ?? Dão todos os dias,a seguir,antes de comer... ?? Teem uma hora jà fixa para esse momento para se criar uma rotina ?? Serà que é mesmo verdade que mesmo o banho nos recém-nascidos os acalma e dormem melhor ?? Ajudem aqui na minha duvida please !! Beijinho e obrigado Sorriso

O Martim nasceu às 38 semanas + 4 dias (14.12.2010)
madrinha orgulhosa do bebecas da T1L Sorriso
a minha estrelinha tem uma madrinha lindaaaaaaaaaa : T1L Sorriso
Orgulhosa das minhas madrinhas lindas : afinalaindaexistemprincesas,Ana Rafaela Martins,Angelzinha_Ca.

lps -
Offline
Desde 15 Set 2009

Bom dia Daniela,

Desculpa estar aproveitar o teu topico, mas tb é uma duvida que tenho.

Vamos esperar que outras mamãs ou pre mamãs nos esclareçam....

Sobre lps

****5****10****15****20****25****30****35****(40)**
DPP: 12/12/2010

Nasceu a minha estrelinha. Dia 14/12/2010 ás 21h35m com 2750gr e 48,5 cm

Adriana Regine -
Offline
Desde 25 Mar 2010

Sou mamã e já tomei conta de alguns bebés e o banho realmente acalma.

Eu dou todos os dias a noite ao Gustavo e ele sai de lá, mama e adormece.

Eu não espero pela digestão dele, tanto dou banho antes ou depois de mamar, tento dar sempre a mesma hora. Na maternidade quando as enfermeras traziam o material para darmos banho aos bebés nunca nos perguntaram se ele estava a fazer digestão, se tinha acabado de mamar, por isso dou quando tiver que dar.

A noite é o banho, de manhã faço a higiene pessoal dele com uma água perfumada (há de várias marcas) num disco desmaquilhante ou compressa.

Beijos

Pikal -
Offline
Desde 06 Out 2010

Bom dia!

Com a minha menina, fazia da seguinte forma, dava sempre, mas sempre banho à noite.
Penso da seguinte forma, há sempre pessoas a pega-los ao colo a dar beijinho aqui e ali, assim vão limpinhos para a cama sem bactérias!! Também sou da opinão que os bebés ficam mais calmos, para além do banho azia uma massagem com o creme, deixava-a K.O.
Enquanto os bebés forem amamentados exclusivamente com mama não há que ter preocupações com digestão. Foi uma das coisas que perguntei na maternidade e foi essa a resposta que mederam desde que a água seja sempre à temperatura de 37º, nunca mais nem menos.
Bem acho que é tudo, depois vamo-nos habituando e isto é como andar de bicicleta, já estou com 14 semanas de uma nova gravidez e farei da mesma forma. Depois também vamos conhecendo melhor os nossos bebés e adaptamo-nos às necessidades deles.
Espero ter ajudado alguma coisa.

Beijinhos

Sobre Pikal

Leonor - 09-07-2009
Guilherme - 02-05-2011

erika lopes -
Offline
Desde 05 Maio 2010

eu sempre dou banho por volta das 21 horas, e não dou todos os dias , no verão dava todos os dias más agora eu dou dia sim e sia não, pelmanhã higiene pessoas com agua mrona e compressas e depois um hidratante no corpo, e a noite banhoca com tudo o que tem direito e quando anão dou banho a noite, faço mais uma higienezita e prontos esta feito. no caso dos meus meninos nem nem outro calma por causa do banho,eu dou mais tarde para ele dormir mais aconchegadinho más ele so dorme mesmo por volta das 23 e acorda 2 vezes pra mamar, sempre foi assim.

beijossssssssssssss

Mãe babada dos meus pimpolhosss.Beijo aos meus sobrinhos: gabriel, sakis e gonçalinho e as tias do marquinho: margha, nanda73 e katz heheheh adoro-vos
Um beijo as madrinhas queridas do Marco: mamadorodrigo e mil3n3
um beijo aos meus afilhados :Luis Miguel e Rodrigo e as minhas afilhadas : rutecardoso78 e Ana Pimenta http://kikamarcolopes.blogspot.com/
http://docurasdefesta.blogspot.com/

Adriana Regine -
Offline
Desde 25 Mar 2010

O meu bebé nasceu a 25 de Setembro, nos primeiros dias metia a água a 37º, era um berreiro, comecei a meter nos 40/42º o Gustavo adora. Eu na altura achei os 37º frio pra esta altura no ano. Dás sempre com 37º, não achas fria pra agora? Também depende do gosto do bebé, o meu não gostou. Acho que a água um pouquinho mais quente é melhor no inverno.

Lia_len -
Offline
Desde 26 Set 2010

ola daniela, eu dou todos os dias as 20h, criei esse habito desde que eles nasceram e mantem ate hoje. dou o banho e a seguir dou a refeição no caso de bebe damos o leitinho, e ponho na cama toda esta rotina leva cerca de hora e meia portanto as 21:30 caminha...
beijinhos

Sobre Lia_len

Afilhada e Madrinha da *joanasantosblue* e da sua princesinha Apaixonado Madrinha e Afilhada da *Moranga* e da sua princesinha Apaixonado Madrinha da *sarajlbraga* e o seu Luízinho Apaixonado Madrinha da *sandrinha_descoffier* e da sua princesa Apaixonado Madrinha da ninadamama e dos seus rebentinhos Apaixonado
http://cantinhodaamamgica.blogspot.com/

Pikal -
Offline
Desde 06 Out 2010

A minha leonor por volta dos 9 meses começou a tomar de chuveiro, ~hoje está com 16 meses e se ponho a água um pouco mais quente é um deus me acuda!! Nunca gostou da àgua demasido quente, fiz com estás a dizer e ela chorava. Acho que o máximo que utilizei foi para ai 38 ou 39º. É como digo, adaptamo-nos às necessidades dos nossos bebés. Uns gostam de uma coisa e outros de outra =)

A minha filha na praia com a agua gelada fica com os lábios roxos e pele de galinha mas mesmo assim não há quem a tire da àgua a não ser aqui a bruxa da mãe!Que é a unica a dizer-lhe NÃO! cada criança é uma criança!

Sobre Pikal

Leonor - 09-07-2009
Guilherme - 02-05-2011

Margie Velma -
Offline
Desde 22 Dez 2009

Olá Daniela, tenho uma bebé com 2 meses e praticamente desde que viemos da maternidade que lhe dou banho à noite e depois de comer! Experimentei dar antes, mas no início quando são muito pequeninos, a minha bebé chorava de fome e depois do banho ficava tão molinha que depois nem mamava nada de jeito, deixava-se dormir na maminha. Agora o que faço é: ligo o aquecedor no quarto, maminha, banho +/- a 40ºC, massagem com creme hidratante, enrolo numa mantinha, maminha! Ela acaba sempre por adormecer mas como já mamou antes sei que já tem "sustento" no estômago! Careta ah outra coisa! inicialmente usava produtos da Mustela, mas há uns tempos comprei a gama dos bons sonhos da Johnson, não sei se noto grande eficácia nos produtos, mas ela fica muitooo cheirosa e talvez não fique tão desperta quando tenho que lhe dar maminha a meio da noite (às vezes nem abre os olhos!).

DPP 19 de Agosto... Luana a Caminho! A minha gordinha resolveu esperar até dia 31 de Agosto para nascer! 3.470kg e 50,5 cm Sorriso
www.lembrancascomarte.pt.vu - Lembranças para nascimento, baptizado, aniversário e muito mais!

iLoveLara -
Offline
Desde 14 Out 2010

Eu dou banho a minha Lara à hora que calhar e dou dia sim dia não. Nos dias "não" temos que fazer-lhes uma pequena higiene para não irem sujos para a caminha principalmente. Mas ela já tem 11 meses.
Quando ela era recém-nascida, não sei se era por preocupação e não tinha muito bem noção das coisas (por ser a primeira filha) dava todos os dias e tentava criar essa rotina. Mas olha...não vi benefícios nisso. Até que comecei a dar banho conforme via que me dava jeito e a ela. Eles não estão todos os dias da mesma forma, nem com a mesma disposição, por isso tanto fazia dar-lhe banho à noite ou de dia, se tinha sono...dormia descansada, se não... não dormia LOL.
E quanto a dares banho depois da refeição de leite, seja materno ou em pó, não tem problema. Foi o que me explicaram na maternidade. Mas no entanto, tentava que não calhasse nessa altura o banho dela..por paranóia.

Espero que tenha ajudado.
Felicidades! =)

elisamanero -
Offline
Desde 09 Jul 2009

olá
com o meu filho dava á noite antes da ultima mamada que dormem melhor mas com ela passei a dar antes de jantar as 18,30.
Tens que ver quando fica mais aconchegado e as horas do sono se o banho o despertar o melhor é antes de jantar, se ficar molinho das á noite antes da ultima mamada.
bj
Elisa

Adriana Regine -
Offline
Desde 25 Mar 2010

Pois, realmente cada crinça tem já os seus gostos. Mas a Leonor é uma valente, nem eu aguentaria tomar banho com 37º nesta altura. Nem pensar.

elizamor -
Offline
Desde 09 Ago 2010

De facto é verdade que o banho acalma à noite. Desde o início que estabeleci umahora, para se ir criando uma rotina. Por norma, ao fim do dia penso ser o ideal. Sempre dei-lhe todos os dias banho. Lá está, mais ou menos à mesma hora. Ele já sabe que chegando aquela hora te que ir tomar banho, porque habituou-se a essa rotina.

erika lopes -
Offline
Desde 05 Maio 2010

Dar banho a um recém-nascido
É natural que, no início, sinta um pouco de receio quando der banho ao recém-nascido.

Banhos de imersão

Enquanto o bebé ainda é muito pequenino deve usar uma pequena banheira de plástico para bebé em vez de uma banheira normal. Embora alguns pais dêem banho todos os dias por simples prazer, até o bebé começar a gatinhar pela casa e a meter-se em sarilhos não é na verdade necessário dar-lhe banho mais do que uma ou duas vezes por semana. É natural que, no início, sinta um pouco de receio quando der banho ao recém-nascido. Manusear um bebé sempre a mexer-se, molhada e cheia de sabonete requer prática e confiança, por isso mantenha-se calma e segure-o bem. Para alguns bebés, a água morna é muito relaxante. Se for esse o caso do seu bebé, deixe-o ficar um bocado dentro de água. Outros choram durante todo o banho – nestes casos, o melhor é pô-lo lá dentro e tirá-lo quase de seguida. Mantenha quente o local onde está a dar o banho, isso pode ajudar.

deixo-te aqui esta dica

beijinhossssssssssssss

Mãe babada dos meus pimpolhosss.Beijo aos meus sobrinhos: gabriel, sakis e gonçalinho e as tias do marquinho: margha, nanda73 e katz heheheh adoro-vos
Um beijo as madrinhas queridas do Marco: mamadorodrigo e mil3n3
um beijo aos meus afilhados :Luis Miguel e Rodrigo e as minhas afilhadas : rutecardoso78 e Ana Pimenta http://kikamarcolopes.blogspot.com/
http://docurasdefesta.blogspot.com/

Adriana Regine -
Offline
Desde 25 Mar 2010

erika lopes escreveu:

É natural que, no início, sinta um pouco de receio quando der banho ao recém-nascido. Manusear um bebé sempre a mexer-se, molhada e cheia de sabonete requer prática e confiança, por isso mantenha-se calma e segure-o bem.

Boa dica erika.

Sempre podem comprar aquelas espreguiçadeiras, onde eles ficam quase deitados e ficamos com as duas mãos livres e não riscos deles escorregarem das nossas mãos. Eu tenho uma, mas ainda não uso porque não cabe na banheira do toucador. E dá muito jeito também quando começam a ficar pesados.

Como não posso lá meter a espreguiçadeira, eu e o meu marido damos-lhe banho juntos.

Pikal -
Offline
Desde 06 Out 2010

Pois como eu, gosto de água bem quentinha, mas a filha é igualzinha ao pai. O meu marido é exactamente o mesmo, nem deixa vapor na casa de banho, nem para fazer um desenho que seja no espelho!! =)

Sobre Pikal

Leonor - 09-07-2009
Guilherme - 02-05-2011

Daniela Correia... -
Offline
Desde 03 Mar 2008

Muito obrigada a todas.Temos aqui vàrias opiniões mas vão todas dar ao mesmo "sitio",pelos vistos acalma e muito os nossos bebecas.Jà tenho um filho de 7 anos mas não me lembro de muita coisa,tenho imensas duvidas de novo e tenho medo de cometer erros.Para o meu bebe comprei uma gama que existe aqui para bebes muito boa (estou na suiça) que é nivea baby,tem um cheirinho excelente e quero experimentà-los.Quanto à rotina... fiz tambem a pergunta porque tinha medo que a digestão do bebe parasse e porque tenho uma colega que teve o bebe hà duas semanas e ela não tem rotina nenhuma no bebe e notei quando estive la em casa de visita que o bebe é inriquieto,chora bastante para tudo e até para mamar.Talvez se ela lhe criasse uma rotina tudo mudaria,no caso do meu primeiro filho ele nunca^me acordou de noite nem para mamar,eu ate ficava com medo e verificava vezes sem conta se estava a respirar!! Beijinho e um muito obrigada mais uma vez a todas Sorriso

O Martim nasceu às 38 semanas + 4 dias (14.12.2010)
madrinha orgulhosa do bebecas da T1L Sorriso
a minha estrelinha tem uma madrinha lindaaaaaaaaaa : T1L Sorriso
Orgulhosa das minhas madrinhas lindas : afinalaindaexistemprincesas,Ana Rafaela Martins,Angelzinha_Ca.

MartaHdD -
Offline
Desde 22 Jun 2010

Ola. a minha menina tem 13 dias, e dou-lhe todos os dias banho aproximadamente á mesma hora, antes do jantar..depois dou-lhe LM e adormece, e depois so acorda perto da 00:00h pra comer de novo..quanto ao "depois ou antes" da digestão, no hospital explicaram-me que se estiver a beber LM nao faz digestão..se estiveres a dar-lhe um suplemento, aí sim, será necessaria a digestão Espertalhão e se a acalma, eu acho que sim!

Sobre MartaHdD

pelas 07:57h do dia 28/10/2010 nasceu a princesa da minha vida, mais que perfeitaa! LARAA, a mãe ama-te!
Tia do borracho Bernardo, da MargaridaSerra. meu puto lindoooooooo

KathyAlves -
Offline
Desde 23 Out 2010

O banho é das coisinhas que me poe mais nervosa.... nao sei se vou ter jeito pra isso lo0l em relaçao à digestao, ja li um artigo onde o medico dizia que isso nao interessa, pois o banho é de agua quente e nao de agua fria!

É mesmo necessario dar-lhe banho todos os dias???

Outra coisa que me deixa em duvida: nos agora gravidas, nao podemos fazer sauna, nem tomar banho de banheira, mas posso continuar a tomar duche de agua bem quentinha? É que eu nao consigo tomar com agua morna...

E ja agora, outra duvidazinha, pra nao tar a perguntar noutro lado, tem tudo haver com a higiene: é mesmo necessario passar a ferro as roupas do bebe??? Disseram-me que sim....

elizamor -
Offline
Desde 09 Ago 2010

As grávidas não podem tomar banho de banheira?! Confuso Quem te disse isso? Desculpa, se calhar é ignorância de minha parte, mas nunca ouvi nada sobre isso. Por acaso, lá em casa, utilizamos sempre o chuveiro, mesmo tendo a banheira e sempre utilizei água bem quentinha! Espertalhão Mas se isso é verdade, tenho que tomar nota! Telefonema
Bjinhos Sedutor

Pikal -
Offline
Desde 06 Out 2010

Olá!

As grávidas não podem tomar banho de imerssão pq pode causar infecções vaginais e ou urinárias.
Penso que a temperatura da àgua não é relevante.

Bjs

Sobre Pikal

Leonor - 09-07-2009
Guilherme - 02-05-2011

KathyAlves -
Offline
Desde 23 Out 2010

Pois, foi o que a medica me disse, nada de sauna, nem banheira, nem solario!

A explicaçao, para além das infecçoes como a Pikal referiu, é também esta:
"Banho quente na banheira e sauna na gravidez:
Quem está esperando um bebé precisa encontrar outro jeito de relaxar. Isso porque a imersão em água quente causa uma vasodilatação capaz de derrubar a pressão arterial, naturalmente mais baixa em quem espera um bebé. Sauna, então, nem pensar pelo mesmo motivo."

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?