Baixo peso bebé | De Mãe para Mãe

Baixo peso bebé

Responda
18 mensagens
lia@lmeida -
Offline
Desde 13 Fev 2014

Boa noite mamãs,

Mais uma vez venho aqui em busca de alguns conselhos e experiência. Então é o seguinte a minha bebé vai fazer 3 meses no dia 23 e esta a LM em exclusivo.
Ela nasceu com 3,100kg e no primeiro mês engordou 1,050kg, ate aqui tudo o.k. fiquei toda feliz.
Na consulta dos dois meses já só aumentou 700gr. a médica não valorizou muito, diz que está no percentil normal e como aumentou não era preocupante. Ainda assim mandou pesar dali a duas semanas para ver a evoluçao.
Fomos hoje à enf. pesar e em duas semanas só aumentou 150gr. Fiquei tão triste.
Ela é uma bebé super activa, já tem imensa força e está sempre a rir e bem disposta.
E mama bem. Durante o dia dou maminha de 3 em 3 horas, à noite é que deixo dormir mais um bocadinho. Mas ela não fica com fome.
Não queria nada dar suplemento. Para já vamos voltar a avalia-la daqui a duas semanas, mas se tenho leite custa-me pensar que vou ter que dar LA. Triste
Algum conselho mamãs?
Obrigada Sorriso

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

olá mama,esta tua preocupação é super normal,pois ficamos inseguras se o LM está a ser suficiente! o meu primeiro filho aumentava sempre pouco,coisa de 300-400 gramas por mes,e sempre foi amamentado em exclusivo até os 6 meses e depois até 17 meses Sorriso o segundo começou a engordar 1 kg,depois foi diminuindo,o que é normal,eles não podem engordar 1kg todo mes senão...ehehehe ,tbm foi amamentado até os 6 meses e depois até os 14 meses Sorriso por isso mama,não se preocupe,se ela está a fazer bem o xixi/coco,se não tem fome (atenção que o choro muitas vezes não é fome) e independente se engorda pouco ou muito,o que importa é que está a aumentar o peso,os bebes são todos diferentes,é o metabolismo que é rápido ou lento,é do biotipo tbm....e depois que iniciam os sólidos e começam a gatinhar engordam menos ainda,o meu agra é cerca de 300 e poucas gramas em 2 meses!!! e come mesmo muito,é um guloso e saudável Sorriso

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

maedeum -
Offline
Desde 04 Dez 2014

Ola mama na minha opiniao nao deve comecar o lA, nem todos os bebes engordam da mesma maneira. A tua menina faz bem xixi? Chora de fome? Nao e activa? Acho que nao te deves massacrar com isso porque os nervos podem afectar o leite. O conselho que te dou que a minha medica me deu a mim e apesar de ele nao dar sinal de fomeca e encortar os intervalos em vez de fazer de 3 em 3 fazer de 2 em 2 isto quando esta acordada porque enquanto estao a dormir n se deve acordar.

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

podes é dar a mama sempre que ela quiser,sem estipular horários ,e a noite qto tempo fica sem comer?eu particularmente não acho bem acordar os bebes(que não sejam prematuros e abaixo do peso,que não é o seu caso),se tem fome acabam por acordar sozinho,mas se se sente insegura então acorde para ver se mama,mas se dorme bem é porque não tem fome mesmo Piscar o olho quanto ela está a pesar?

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Cuida bem da tua alimentação pois isso poderá afectar o leite Sorriso Mas se ela não fica com fome depois de mamar e se aguenta 3 horas sem fome, parece-me tudo ok! A minha está a LA e faz muitas vezes intervalos só de 2 horas Sorriso
Se tiveres mesmo que recorrer ao LA, usa-o como complemento depois da mamada (assim ela só mama LA se ainda tiver fome) e não como substituto de uma mamada Piscar o olho

Isa_sun -
Offline
Desde 01 Jan 2011

Não faças horários, amamenta em livre demanda o mais possível e não vás tantas vezes pesar pois só provoca ansiedade. O aumento de peso não tem de ser sempre o mesmo, pode ser menos numa semana e muito mais noutra.
O LM nesta fase é sempre muito melhor do que o LA e acredita que lá por ser LA não quer dizer que engorde mais, pelo contrário.

Desde 13 Set 2012

Olá!

Não queria e, quanto a mim, não deve!

Deixe lá a sua pequena porque ela está muito bem. Já o referi aqui em diversos tópicos que os bebés a lm em exclusivo aumentam menos de peso do que os bebés a la. Claro, o la é tem uma composição muito diferente!

Não tenho nada contra o la, acho até que é uma tranquilidade saber que existe uma alternativa; e, como qualquer alternativa, só se deve recorrer se for efetivamente necessário.

A sua menina está bem, a desenvolver de forma adequada, está alegre, feliz e não tem fome. Suplemento pk? Quer uma gordinha, é isso?

Deixe que ela cresça e se desenvolva ao ritmo dela e confie na médica porque, se não valorizou, é porque não é mesmo relevante.

eu tenho duas experiências e, acredite, arrependo-me muito mesmo por não ter insistido um pouco mais na amamentação do meu menino. a minha menina foi amamentada em exclusivo até aos 6 meses e tudo se desenrolou naturalmente. O menino teve um bocado mais de mau génio, era esquisitinho e eu confesso que desisti cedo demais. Hoje arrependo-me bastante. Apesar de ser e sempre ter sido um bebé grandão que nasceu no percentil 95 e assim se mantém até hoje, ele é muito mais sensível a contrair pequenas coisas, tipo brônquios cheios de espeturação e viroses gastro-intestinais. Não é nada de grave, é verdade, mas dão chatisse.

O lm tem tudo o que ela precisa e protege-a de uma série de coisas. Portanto, apenas deverá recorrer ao LA, se, eventualmente, a menina começar a revelar outros sinais, como insatisfação, perda de peso (bebés n devem emagrecer em circunstância alguma). Caso contrário, enquanto aumentar de peso (mesmo que seja pouco) e se desenvolver adequadamente, o lm é a solução.

Espero ter ajudado mas, evidentemente, é apenas a minha opinião

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

Isa_sun -
Offline
Desde 01 Jan 2011

Só para reforçar que o LM é bom sim, eu tenho duas meninas, a mais velha percentil 5 aumentou sempre pouco de peso e ainda hoje tem esse percentil e a mais nova percentil 75 amamentada também. Como vês nunca foi mal do LM que é bom sim, os bebés é que são todos diferentes, eu tenho bem esse exemplo cá em casa, tanto que actualmente as duas têm apenas 2 kg de diferença. Acredita que estás a dar o melhor, sem horários, as vezes que quiser, mesmo que apenas tenha passado uma hora ou duas, nessa fase é quando quer.
Ainda amamento a Sofia que está quase a fazer um ano. Força mamã!

lia@lmeida -
Offline
Desde 13 Fev 2014

Obrigada a todas pelas respostas Sorriso
É tudo novo e tudo nos provoca alguma ansiedade. Já tentei dar maminha de duas em dyas horas mas a pequena não aceita lá muito bem e acaba por brincar mais do que o mama. Dou de 3 em 3 sem ela pedir, porque por ela aguenta sempre mais tempo. Durante a noite depende muito, há noites que faz 4h outras 6h.
E nunca chora depois de mamar com fome. Por isso depreendo que fome não tem.
Bem, fiquei mais descansada com as vossas respostas. Com isto dos percentis e do que é suposto pesar e medir esqueço-me que nem todos os bebés são iguais. Eu propria tenho um metabolismo muito rapido e provavelmente a minha filha também.
Ela é aparentemente muito saudavel, é muito bem-disposta e raramente para quieta Sorriso Vou tentar não pensar muito no peso dela.
Beijinhos a todas e mais uma vez obrigada Sorriso O unico bebé que tenho na familia esta a LM desde que nasceu, pelo que não consigo tirar muitas dúvidas.

FilipaXF -
Offline
Desde 21 Dez 2013

Olá,
Por aqui o meu bebé aumentou menos de 500g no 3 mes, no primeiro aumentou cerca de 1kg e 700g no segundo mês.
A Pediatra disse que o melhor que ele pode tomar é LM e é mesmo dele não engordar mais. Nasceu com 3,090kg e tinha 5,240 com 3 m e 4 dias.

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

Que bom que ficaste mais descansada bjs Sorriso

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

1alexs2 -
Offline
Desde 26 Out 2012

O meu tem 3 meses e é exatamente como o seu. Tem um percentil baixinho.
Cresce bem (cerca de 3/4 cm por mês) mas o peso não aumenta muito.
Pesa 5.150 (tb nasceu só com 2700).
Mas ele não chora de fome.
Mama de 3 em 3 horas e à noite acorda sempre a meio da noite para mamar e depois por volta das 7 da manha.
Também é muito mexido. Não sei se será por isso.

Já lhe ofereci suplemento após mama mas ele não quer.

Acho que o melhor é ir dando leitinho e vendo.

lia@lmeida -
Offline
Desde 13 Fev 2014

Pois a minha também cresce bem, nasceu com 48,5 cm e na consulta dosbdois meses já estava com 55,2 cm. Ontem não a mediram mas noto pela roupinha que cresce.
Vamos lá ver na proxima consulta o que diz a médica, até lá vou continuar a fazer tudo como sempre, dar maminha Sorriso

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

nossa cresceu bastante mesmo!!! Sorriso

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

Xuaninha -
Offline
Desde 04 Abr 2013

Sinceramente, isso do bébé chorar com fome é muito relativo...tb me aconteceu exatamente a mesma coisa, por volta dos 3 meses a minha bébé em 15 dias engordou 50 gr e começou o suplemento...lá está ela era muito activa, nunca chorava com fome, fazia xixi e coco...mas depois de lhe dar o suplemento (comecei por dar cerca de 60 ml de manhã e à noite), notei muitas diferenças, principalmente ao nível do sono...passou a dormir muito melhor e ficou mais calma....acho que cada bébé é um bébé e sinceramente não vejo problema nenhum em dar suplemento, se é isso que eles precisam...

lia@lmeida -
Offline
Desde 13 Fev 2014

Se tiver que dar suplemento não me vou sentir menos mãe. A questao é que tenho bastante leite e o LM faz-lhes melhor. Por isso enquanto puder evitar evito.
Bjinhos

Belarmina.Nunes -
Offline
Desde 30 Set 2014

Pois então, eu deveria estar preocupada. A minha nasceu com 2kg500. Fui há duas semanas ao pediatra, ou seja, tinha 4 meses e meio e pesava 5kg700. Só com LM até aos 4 meses, e agora toma sopa + fruta + LM há 2 semanas.
Ainda ontem vi um bebé, que com 4 meses, pesa 7kgs!!!! Todos os bebés são diferentes. A minha engordou 1kg no primeiro mês e agora em 2 semanas, apenas 50gramas, mas não chora de fome!

1alexs2 -
Offline
Desde 26 Out 2012

Xuaninha escreveu:
Sinceramente, isso do bébé chorar com fome é muito relativo...tb me aconteceu exatamente a mesma coisa, por volta dos 3 meses a minha bébé em 15 dias engordou 50 gr e começou o suplemento...lá está ela era muito activa, nunca chorava com fome, fazia xixi e coco...mas depois de lhe dar o suplemento (comecei por dar cerca de 60 ml de manhã e à noite), notei muitas diferenças, principalmente ao nível do sono...passou a dormir muito melhor e ficou mais calma....acho que cada bébé é um bébé e sinceramente não vejo problema nenhum em dar suplemento, se é isso que eles precisam...

Também concordo. É preciso é que ele, depois de mamar mama tome esse suplemento. O meu pequeno, depois de mamar mama, não quer mais nada.
Toma o leite de lata se só lhe der esse (é o que lhe dou quando vamos passear).
Mas na mama ele faz a refeição completa e não quer mais.

É fraco comedor.....(não somos todos iguais)