baixa de risco vs alto risco: descubra as diferenças. | De Mãe para Mãe

baixa de risco vs alto risco: descubra as diferenças.

Responda
23 mensagens
veragostinho -
Offline
Desde 19 Maio 2010

bom dia meninas

estou de baixa desde o dia em que soube que estava grávida porque estava há 10 dias a perder sangue escuro e tinha sofrido um aborto 3 meses antes.

o meu médico- do hospital dos lusíadas- passou-me um papel para eu entregar à minha médica de familia onde dizia que era um GRAVIDEZ DE RISCO e para ela me passar baixa. passou um mês.

entretanto fui ao médico ontem e ele disse que eu devia ficar em casa, pelo menos, até às 12 semanas. passou então outro papel para pedir à médica a baixa onde dizia que era uma GRAVIDEZ DE ALTO RISCO.

a minha médica de familia disse-me então ontem que se ele tivesse escrito no 1º papel que era de ALTO RISCO eu recebia da segurança social 100% do meu salário e não os 65% que temos direito por uma gravidez de RISCO.

sabiam disto?

maio 2010- aborto retido às 9 semanas
setembro 2010- novo positivo ++++++

elizamor -
Offline
Desde 09 Ago 2010

Olha que eu acho que é indiferente dizer risco ou alto risco. Mas poderei estar enganada. Informa-te.

sylviemarinha -
Offline
Desde 16 Nov 2009

Não é bem bem assim. O primeiro papel era suficiente para receberes a 100% mas para isso tens de ir à Segurança Social preencher 1 requerimento e juntar o papel do teu ginecologista que diz que estás de gravidez de risco e indicar a tua data provável de parto. Só depois é que recebes a 100%.

anasof -
Offline
Desde 21 Set 2010

e mesmo assim... a minha cunhada passou pelo menos... a diferença e que na de alto risco a medica poe na baixa que nao podes sair de casa... e da gravidez de risco podes, mas na de alto risco recebes a 100% e na outra nao.

Sobre anasof

Afilhada das queridas: a.m. e Catarina Loureiro, Madrinha da Liliana Bernardo

Teca -
Offline
Desde 20 Jan 2007
I Love DMPM

Seja gravidez de risco ou de alto risco, recebe-se a 100%, desde como disse a outra mamã, esteja escrito na baixa (senão é considerada baixa por doença natural), entregues a declaração da GO (com a DPP assinalada) e preenchas o impresso específico.
Eu estive de baixa por gravidez de risco por duas vezes durante a gravidez e recebi sempre a 100%.

Sobre Teca

2 de Agosto de 2010 - O Afonso nasceu com 3,510 kg e 51 cm. A nossa felicidade ficou mais completa! Apaixonado

ILuvU -
Offline
Desde 23 Jul 2010

Estou de baixa por gravidez de alto risco desde julho, com renovação mensal, num mes esta escrito gravidez de risco, no outro esta gravidez de alto risco, e em ambos recebi a 100%.

Sobre ILuvU

♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥ Apaixonado

25/02/2011 - O dia em que o meu coração deixou de me pertencer. Amo-te Santiago

cassildinha -
Offline
Desde 21 Set 2009

eu estive a primeira semana de baixa normal, passada pela méedica de familia, apesar de o motivo ser o risco de parto prematuro. só uma semana depois a mac me renovou a baixa e passou a declaração de alto risco. mandei tudo pela segurança social directa e eles corrigiram a primeira baixa por doença para gravidez de risco e pagaram-me a diferença entre os 65% e os 100%. contacta a segurança social.

elizamor -
Offline
Desde 09 Ago 2010

quando digo que é a mesma coisa, é na questão de quer diga baixo risco ou alto risco, recebe sempre a 100%. Agora relativamente aos procedimentos, já não sei, pois na ADSE é diferente.

Rutecardoso78 -
Offline
Desde 01 Set 2009

Ola vera eu ja estou na 3ª baixa e duas diziam de gravidez de risco e uma diz gravidez de alto risco clinico em todas recebi a 100% nos primeiros 12 dias da baixa fui a seg social levei a declaracao do medico que me punha de risco ate ao nascimento e foi o suficiente nem preciso ir la levar a baixa so se o meu André nascer depois da data que esta na declaracao.Espero ter ajudado.Bjs

Rute Cardoso
Nasceu o meu menino muito desejado a 21/12/10 á 1.55h com 3670kg e 50,5 cm
André és o amor dos teus pais
Leonor a princesinha da casa nasceu a 24/10/16
O nosso amor mais pequenino veio completar a nossa familia

sylviemarinha -
Offline
Desde 16 Nov 2009

Tens razão. Mas eu estava a responder à menina que colocou o tópico, devemos ter respondido mais ou menos na mesma altura, daí teres pensado que te estava a responder.
Resumindo, dzer 1 coisa ou outra vai dar ao mesmo!

katya_sofia -
Offline
Desde 17 Jul 2008

hoje fui a mac e a medica passou me baixa de 12 dias por alto risco e passou tambem a declaraçao para entregar na seg social em como e uma gravidez de alto risco.ela pos a data desde que sou la consultada e depois mais a frente meteu a data provavel de parto.
mas como so na baixa diz k entro a partir de amanha de baixa sera k eles aceitam o papel?
quando acabar aquela baixa tenho que ir la pedir mais?

rakel123 -
Offline
Desde 12 Out 2010

Oi ver por acaso ate sabia pois estou de baixa por gravidez de alto risco devido as minhas tensões.

Sobre rakel123

♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥♥40+1
Positivo:17/04/2010
DPP:04/01/2011
Ja xegou a Ema:*

ILuvU -
Offline
Desde 23 Jul 2010

Katya_sofia, se a baixa é de 12 dias, mesmo que na declaração diga a DPP, se for renovada tem de ser passada a respectiva renovação e entregue na ss. a minha baixa é renovada todos os meses e eles tambem tem la a informação da minha DPP.
Mesmo que so entres amanhã de baixa, eles aceitam o papel desde o dia em que o mesmo está datado pelo medico.

Sobre ILuvU

♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥ Apaixonado

25/02/2011 - O dia em que o meu coração deixou de me pertencer. Amo-te Santiago

Sónia7 -
Offline
Desde 25 Out 2009

Olá meninas,

Não estou a perceber nada. Estou com 37 semanas e hoje fui à médica de família. Uma vez que já não tenho mais consultas na médica de família, ela disse que quando eu quisesse baixa bastava deixar um papel no modulo do centro de saúde a pedir para ela passar a baixa.
Se eu no papel escrever e pedir para ela colocar baixa de risco não é suficiente para eu receber a 100%? Tenho também que pedir uma declaração ao GO?

Não estava a pensar pedir nada ao GO, estava a pensar só pedir a baixa de risco ou alto risco à médica de família.

Digam por favor como funciona, se calhar a médica nem coloca alto risco mesmo que eu peça.
Obrigada

taniaxana28 -
Offline
Desde 07 Jun 2010

Olá meninas!

Estou com 30 semanas e de baixa desde as 25. A meio de Outubro recebi a baixa e como sabia que iria ser a 100% achei pouco o que recebi. Pedi a senha da segurança social directa e assim que a recebi vim no site a quanto tempo se referia. E claro, tava só como doença. Ou seja quando fui entregar a declaração da go no posto médico e começar a baixa, eles mandaram apenas a baixa automaticamente online para a ss mas sem a declaração, ou seja baixa normal. Entretanto hoje liguei para a ss, e disseram-me para enviar por correio registado cópia da folha da baixa (porque qd chega lá ñ aparece aquela parte onde diz gravidez de risco ou de alto risco) e por isso ser precisa a declaração da go. Então mando cópia da baixa para identificarem o processo e a declaração e no próximo mês fazem acerto e fica tudo como deve ser. Nem me falaram em preencher impresso nenhum, e eu ainda perguntei se era melhor ir a um balcão ou se bastava assim.

A 14 de Novembro de 2010, às 11:12h nasceu a minha luz - Inês
Amo-te minha filha!!! És tudo pra mim.
Afilhada da _Mia_
Madrinha babada e orgulhosa da Tcorisca e da boneca MJ <3

ILuvU -
Offline
Desde 23 Jul 2010

Olá a todas. Então é assim,quando a baixa é passada no impresso proprio dos centros de saude, o CIT (certificado de incapacidade temporária ) não é necessária qualquer declaração, basta a medica escrever lá "gravidez de alto risco". Qualquer outro impresso carece de declaração. Comigo é assim desde que soube que estava grávida, entrei logo de baixa, a médica passa.me a baixa no CIT e escreve la "gravidez de risco" e eu tenho recebido sempre a 100%. Contudo, procurem no google, "guia prático do subsidio por risco clinico na gravidez", esta bem explicado e ajuda-nos imenso. um beijinho e boa gravidez a todas!

Sobre ILuvU

♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥ Apaixonado

25/02/2011 - O dia em que o meu coração deixou de me pertencer. Amo-te Santiago

taniaxana28 -
Offline
Desde 07 Jun 2010

Se for em papel sim. Mas hoje em dia, como me aconteceu a mim também, a cópia da ss seguiu logo pela net no posto médico. E assim, a parte que diz gravidez de risco ou de alto risco ñ aparece depois na ss. E por isso a necessidade de mandarmos para lá a declaração. Eu liguei para lá e disseram-me que bastava mandar cópia do papel da baixa que tenho e a declaração. E isso basta para regularizar a situação.

A 14 de Novembro de 2010, às 11:12h nasceu a minha luz - Inês
Amo-te minha filha!!! És tudo pra mim.
Afilhada da _Mia_
Madrinha babada e orgulhosa da Tcorisca e da boneca MJ <3

sonhofeliz -
Offline
Desde 18 Out 2010

Ola meninas Sorriso

sou niova por aqui... e tenho algumas duvidas relativamente a baixa... eu desde que soube que tava gravida tou de baixa tive um mes de baixa normal e agora o medico escreveu "gravidez de risco" isto por si so basta para receber a 100% correcto?
e relativamente a pordermos sair pode-mos sair a qualquer hora do dia??

beijinhos

veragostinho -
Offline
Desde 19 Maio 2010

a não ser que esteja escrito acho que na parte que diz "autorização" as horas a que podes ir à rua, não podes sair de casa. eu não posso, mas claro, às vezes tem de ser.
bjs

maio 2010- aborto retido às 9 semanas
setembro 2010- novo positivo ++++++

sonhofeliz -
Offline
Desde 18 Out 2010

Obrigado veragotinho Sorriso Sorriso

Pois aquilo la tem um horario que ja ta impresso na propria folha depois em baixo diz gravidez de risco e tem a assinatura do medico!!!

rosoca -
Offline
Desde 22 Out 2008

sonhofeliz escreveu:
isto por si so basta para receber a 100% correcto?

Não, não chega.
Para além de ter isso escrito, tens que entregar na SS uma declaração do médico com 3 coisas: motivo do risco, data de início do risco e DPP. E preencheres um impresso que te dão.
Quanto às horas, é o que já te disseram.

Sobre rosoca

Martim: 4 anos
Dois abortos em 6 meses.
Afonso: 2 anos

ILuvU -
Offline
Desde 23 Jul 2010

Se a baixa tiver sido passada naquele impresso triplicado branquinho, verdinho e amarelinho, o CIT, basta isso. Em qualquer outro impresso é necessária uma declaração médica que diga bla bla bla grávida de risco bla bla bla dpp. Qualquer dúvida consulta o guia prático do subsidio por risco clinico na gravidez, numa pesquisa rapida pelo google encontras logo. Isto que disse está lá explicado. No meu caso estou de baixa desde junho e foi sempre passada no CIT com a observaçao "gravidez de alto risco" e pronto.
Quanto ás saídas, sem autorização não há saída seja em que horário for. A autorização permite sair no horário que está especificado no impresso.beijinho e boa gravidez

Sobre ILuvU

♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥ Apaixonado

25/02/2011 - O dia em que o meu coração deixou de me pertencer. Amo-te Santiago

sonhofeliz -
Offline
Desde 18 Out 2010

Sedutor Beijinho

obrigado pelos vossos esclarecimentos Beijinho