Baixa, quem passa? | De Mãe para Mãe

Baixa, quem passa?

Responda
15 mensagens
carlazul -
Offline
Desde 11 Jun 2012

Olá, mamãs! Tirem-me uma dúvida? Quem passa a baixa , o médico de família ou obstetra? sou seguida no privado e já me disseram as duas coisas: que quem passa baixa por gravidez de risco tem de ser medico família e outros dizem que tem de ser obrigatoriamente o obstetra.... não entendo. Ou será que tenho que pedir à obstetra no privado e depois levar a declaração dela ao médico de família?

Mia. -
Offline
Desde 12 Set 2013

O médico de família. Piscar o olho

marisitahJ -
Offline
Desde 22 Nov 2011

O médico de família Sorriso

9/08/2015 - Teste Positivo. 11/08/2015 - Teste sangue positivo cerca 5 semanas. DPP-10/04/2016. 1/12/2015 - É um Menino. 9/04/2016 - Nasceu o Martim!
21/08/2022 - Teste Positivo. 22/08/2022 - Teste sangue positivo. DPP - 23/04/2023

crispat -
Offline
Desde 15 Dez 2014

O que sei é do ano passado e não sei se mudou alguma coisa.
Pode ser o obstetra, passando um relatório discriminado e com tudo o que é exigido pela SS, e por a baixa de risco diretamente na SS direta.
Há médicos de família, como o meu, que só passam a baixa de risco se houver uma relatório da obstetra com essa indicação (no meu caso tinha que dizer gravidez de risco)...por isso desisti e tratei de tudo diretamente na SS direta e só tenho a dizer bem. Tudo super rápido e pago a horas sem perder tempo no centro de saúde.

LiaMeireles28 -
Offline
Desde 04 Dez 2014

A mim foi a OB do hospital a passar-me baixa de risco... sem relatório nem nada dessas coisas (pelo menos desconheço)... apenas me deu o papel de baixa igual ao normal mas com uma cruz onde diz: rico clinico de gravidez ou qualquer coisa assim.
A médica de família disse que até desconhecia, ainda por cima foi uma baixa desde as 16 semanas até ao fim da gravidez.

Até hoje tem corrido tudo na normalidade...

E acho que até tem mais lógica porque a médica de família não pode avaliar o que OB avalia.

carlazul -
Offline
Desde 11 Jun 2012

Mas Crispat o teu obstetra era privado?

Deiaf -
Offline
Desde 18 Ago 2014

Estou de baixa há uma semana. A obstetra passou uma declaração com indicação do motivo (descolamento da placenta) e o tipo de baixa (gravidez de risco) e depois fui ao médico de família que formalizou a baixa no sns e na ss.

crispat -
Offline
Desde 15 Dez 2014

Sim, o meu obstetra era privado. Passou um relatório com a indicação de gravidez de risco, razões e data prevista parto, e selo de id do médico. Depois digitalizei, fui à SS direta e solicitei a baixa de risco, que por defeito fica até ao final da gravidez mas pode-se alterar, e depois fiz o upload da digitalização do relatório. Em 2 ou 3 dias foi diferido e fiquei logo a saber o valor diário.
Podia ir ao médico de família tratar disto com o mesmo relatório mas eu estava de repouso e não podia andar de um lado para o outro e em longas esperas...
Qd é no público (hospital) é tudo tratado diretamente via informática.

crispat -
Offline
Desde 15 Dez 2014
carlazul -
Offline
Desde 11 Jun 2012

Muito obrigado pelas informações, vou amanhã encontrar me com a médica e resolver isso.

Watermelon -
Offline
Desde 24 Ago 2014

Podem-me esclarecer uma coisa? Ando muito cansada e preciso mesmo de ficar em casa. Não preciso de baixa de risco, mas de baixa dita normal. A minha obstetra está de férias. Neste caso a medica de familia passa a baixa, mesmo sem levar recomendação da obstetra? Alguém já passou pelo mesmo?
Outra coisa, o obstetra particular pode passar baixa normal?

Flávia Lourenço -
Offline
Desde 21 Out 2014

A mim foi o obstetra que passou uma declaração que entreguei na SS juntamente com um formulario que la fornecem.

Positivo: 4 Out 2014
Aborto retido: 24 Nov 2014
Expulsão: 1 Dez 2014

Novo positivo: 6 Abr 2015 - é desta!! Sorriso

crispat -
Offline
Desde 15 Dez 2014

Julgo que baixa normal só o médico de família... E deve ser conforme o médico!

Carolina Cruz -
Offline
Desde 09 Jan 2010

Olá! Infelizmente por razões médicas estou de baixa de risco clínico. Sou acompanhada pelo obstetra no particular e realizo na mesma consultas no centro de saúde. A baixa médica foi me passada pelo meu médico de família, sem nenhuma recomendação do médico particular, isto porque a minha consulta no privado era posterior a do centro de saúde. Como houve razões para a baixa entrei logo. Quem passa baixa médica é sempre o médico de família, poderá ou não ter recomendação por parte de um médico particular.

Ser mãe, é ter a capacidade infinita de amar alguém de modo incondicional, com uma pureza inegualável...
**★★ ´(_¸.•'´(_¸.•'´ *♥♥* `'•.¸_) `'•. ¸_) ★(_¸.•'´ (_¸.•'´* ★★*`'•.¸_)`'•.¸ _)★

carlazul -
Offline
Desde 11 Jun 2012

Olá, mamas!
Entrei hoje de baixa, foi a minha médica obstetra do privado que passou, como ela também está na maternidade foi lá que me passou a baixa e entra directamente na segurança social.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?