Baixa médica | De Mãe para Mãe

Baixa médica

Responda
17 mensagens
bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Olá mamãs,
A minha gravidez graças a Deus, até ao momento (faço 25 semanas na segunda feira), tem sido abençoada! Até ver, à excepção do grande aumento de peso Triste e dos pés inchados desde as 16 semanas e de dor ciática (que entretanto deu tréguas!), não tive problema / susto nenhum. Espero que continue assim.
Considerando que não tenho problema nenhum, será muito cedo pedir à médica baixa para ficar em casa em inícios de outubro, qd a minha dpp (40 semanas) é a 16 de novembro?
Não estou a falar em gravidez de risco.
Mas se agora já é cansativo, com pés / pernas cansadas e inchados, e noites mal dormidas, imagino daqui a dois meses.
É que confesso que me sinto constrangida em "pedir baixa" se a médica não o sugerir.
Com quanto tempo pensam falar na baixa à médica?

Sara_R -
Offline
Desde 02 Dez 2014

Ola mamã
Eu durante a gravidez não tive nada que justificasse a baixa de risco e a outra baixa a mim não compensava devido ao ordenado..assim pedi férias e trabalhei até 2-3 semanas antes do nascimento porque não estava a aguentar o calor e já estava mt cansada
Tudo de bom!!

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Pois, mas ferias ja nao tenho. E qdja falei na baixa foi na normal. Um mês e pouco conseguimos segurar o barco e receber menos. Mas sera que depois o valor da licenca tb fica mais baixo (o valor da baixa entra nos calculos do valor do subsidio de maternidade)?

julianapRodrigues -
Offline
Desde 16 Jul 2015

Boa Tarde Mãmãdesetembro, ao estar de baixa não interfere com a licença de Maternidade, eu da minha primeira gravidez estive de baixa desde 4 Meses de gravidez baixa normal, depois do nascimento recebi o normal da minha licença de Maternidade, não interferiu em nada!!

pipas. -
Offline
Desde 26 Ago 2011

mãmãdesetembro escreveu:
Mas sera que depois o valor da licenca tb fica mais baixo (o valor da baixa entra nos calculos do valor do subsidio de maternidade)?

neste caso, não vai interferir no valor da licença de maternidade, pois esta tem em conta os rendimentos dos primeiros 6 meses dos últimos 8! ou seja, se entrar de licença a Novembro, os rendimentos que vão contar são de Março a Agosto, logo receberá com base nos seus rendimentos actuais!

se por exemplo, entrasse já este mês de agosto de baixa, ai é que o valor poderia ser um pouco mais baixo!

Sobre pipas.

Tia-madrinha babada de um menino lindoooo!!! Apaixonado

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Obrigada Sorriso

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

E nos podemos mesmo "pedir" baixa ao médico de familia? Uma baixa normal? Ele pode recusar? Nao sou seguida pela minha medica de familia mas fui la para buscar um cheque dentista. Questionei a sobre como proceder em outubro para ficar de baixa (nao referi baixa dr risco) e ela disse que eu tinha que falar nisso na maternidade (a minha obstetra particular reencaminhou me pra la por causa de diabetes gestacionais). É mesmo assim? Mas as maternidades publicas passam baixas?! Bolas! Ja falar com a medica de familia teve que ser a saca rolhas (fico constrangida, tenho que estar a ganhar coragem), quanto mais na maternidade... Triste
Conheco pessoas que ficam de baaixa tao facilmente e eu... Nao vai ser tarefa facil. Em outubro estarei de 34 semanas.

sweet_cc26 -
Offline
Desde 22 Maio 2015

Os médicos na Bissaya são muito acessíveis quanto a baixas e a maioria passa sempre quando as barriguitas começam a ficar muito grandes. Quando fores à consulta apresenta as tuas queixas e vais ver que corre bem.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Pois, eu preferia mesmo a medica de familia que conheco desde sempre! Triste mesmo com ela fico acanhada para falar em baixa quanto mais com um que nao conheço ;( a minha consulta vai ser com uma doutora maria do ceu.

sweet_cc26 -
Offline
Desde 22 Maio 2015

Estás muito bem entregue é a minha, é fantástica, responde te a tudo e coloca te à vontade. Não precisas de ter vergonha.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Olá,
Não falei na baixa à Dr.ª porque ela disse para eu continuar a ser seguida na Idealmed pela minha obstetra, que é a mesma coisa, e não me marcou mais nenhuma consulta de obstetrícia, então não lhe falei em baixa.
Mas estou mesmo a precisar, sinto me sem forças literalmente, nos braços, nas pernas, contrações ao longo do dia, noites mal dormidas, e não consigo mais um mês 25 km para ir trabalhar de manhã, e outros 25 km à tarde, em transportes públicos, e caminhadas pelo meio.
Tenho que perder a vergonha e falar com a minha obstetra, pq a minha médica de família, como não me segue na gravidez, não me parece que me passe a baixa sem carta da obstetra...

sweet_cc26 -
Offline
Desde 22 Maio 2015

Não podes andar indefinida nesta situação o cansaço acumulado só pode fazer mal. Eu agora tenho um sintoma novo, doem me os músculos que ligam as ancas à bacia ou barriga, lol, não sei bem como explicar e andar tem sido um tormento.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Eu não sei de onde veio este cansaço todo, sensaçao de falta de forças nos braços e pernas. Eu ja tinha dificuldades em subir escadas, cansava me mais a caminhar, mas esta sensaçao de cansaço / fraqueza acentuou se nas ultimas semanas. Será comum no ultimo trimestre? Será efeito da dieta dos diabetes? Desde dia 14/08 perdi 1 kg. Terá alguna coisa a ver?!
Para alem disso vai na volta a barriga, por baixo, pica. Mas nao é forte, não é doloroso suficiente pra ir a uma urgencia, acho. Será de trabalhar sentada o dia todo?
Depois sinto com mais frequência pressão na barriga e barriga dura. Por vezes até me mete impressão na bexiga, como se tivesse subita vontade de urinar, passado um pouco acalma. Ja começou a acontecer há varias semanas, mas não tão frequente. Eu pensava que seria movimentoa do bébé, mas agora ja reconheco bem qd se mexe e é diferente. A semana passada a barriga até ficava deformada para um dos lados.
Para ajudar... Dormir bem ja nao sei o que é, estou sempre a despertar. Ou é o calor, ou não arranjo posição, ou tenho que ir urinar ao wc...e cuata tanto levantar às sete da manhã nestas condições. Triste
Hj passei a manhã a abrir a boca...a bocejar. E onde fica a concentraçao para trabalhar?! Lol ;(
Sei la como resolver isto. Pensava eu que ia conseguir trabalhar ate meados de outubro na boa!
O meu problema é que não gosto nada de me queixar aos médicos, fico acanhada, não digo nada, aliás....em regra so vou a medicos na ultima! Excepto agora na gravidez que tenho consultas marcadas. Sou do tipo que espera que passe até à ultima. E não sei pedir baixa... Lol é riduculo, eu sei, mas em toda a minha vida contributiva so meti atestado um dia, e nao recebi nada pq oa tres primeiros dias nem se recebe.
Sou mesmo tótó. Mas como é que se "pede" uma baixa? Sem ter partido uma perna, perdido sangue... lol? Eatou sempre à espera que seja o/a médico a falar se achar necessario. E as outras gravidas de baixa, na sua maioria, não devem ter sido elas a pedir baixa, é a ideia que tenho. Entao se a mim a medica ainda nao falou, se calhar é pq nao acha necessario e fico constrangida em pedir eu. Mas tenho que ganhar coragem ate à proxima consulta. Pq a outra consulta a seguir ja estarei quase de 36 semanas e nao me parece que aguente ate la a trabalhar.

matilde2011 -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Na anterior gravidez fiquei logo inchada e cansada, estava com diabetes e fazia uma dieta bastante apertada. Sentia cansaço mas nunca quis ficar de baixa. Fiquei de férias em agosto e o bebé nasceu em setembro.
Nesta gravidez estou agora de 28 semanas. A obstetra desde o mês passado que anda a dizer que posso ficar de baixa quando quiser, até porque faço muitos km casa-trabalho em filas de transito e isso causa stress e desgaste. Também tenho diabetes, mas a dieta tem sido mais leve, não me sinto mal nem cansada nem inchada. Desta vez também não tenho hipertensão. Tenho recusado a baixa, ainda ontem tive consulta e a médica voltou a falar no assunto. Recusei novamente. Eu tenho uma relação bem mais próxima com a obstetra do que com a médica de família, essa sim nunca vai sugerir que eu fique de baixa, simplesmente não se preocupa nem um pouco com o meu bem-estar. Por isso, tudo depende dos médicos!
No teu caso, se a médica não falar, não te sintas acanhada e fala tu. Se não te sentes bem, não tens que andar a fazer sacrifícios!

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Não sei porquê fico envergonhada, porque nunca na vida pedi baixa, ou melhor... só uma vez e foi só 1 dia e não o recebi (3 primeiros dias não se recebem), estava doente mesmo. Então, parece que fico acanhada. Acho que quando falei com a médica de família até corei, falei ao de leve, aceitei a resposta, e pronto.
Talvez os obstetras já estejam habituados e não levem a mal Sorriso Piscar o olho

sweet_cc26 -
Offline
Desde 22 Maio 2015

Não te podes calar porque as baixas existem para quem precisa, não tens culpa de os médicos acharem que as grávidas são as super mulheres que aguentam tudo.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Sweet_Cc26, pois, eu sei. Mas a falta de hábito em "pedir" baixa leva-me a ser mais acanhada. Porque não tenho propriamente hemorragias, e coisas assim do género. Desde que trabalho, sempre foi assim. Por vezes mesmo doente preferia meter dia de férias do que "pedir" baixa. Nunca achei muito fácil pedir essas coisas Sorriso lol Mas agora as férias não chegam até ao final da gravidez. E aliás, já as gozei pq as marquei logo no início do ano para não ficarem férias por gozar para o ano seguinte. E acho que fiz mal a previsão... para a fase final é que davam jeito! Mas mudei de casa entretanto, e tb deram jeito nessa altura!