Baixa gravidez de risco | De Mãe para Mãe

Baixa gravidez de risco

Responda
29 mensagens
mama85 -
Offline
Desde 26 Fev 2014

Olás.
Estou grávida pela terceira vez e desde o início que tenho dores e desde os 16 semanas que tomo magnésio e a coisa até acalmou. Agora estou de 27 semanas e as dores mesmo tomando magnésio voltaram e com mais intensidade ficando a barriga Riga que nem pedra. Tenho também pés e mãos inchadas. E está semana tive de vir embora do trabalho porque não aguentei com dores. Aquilo que gostava de saber é dado que não muito mais andar assim terei de ficar de baixa. Será que são critérios para gravidez de risco? O médico de família pode passar gravidez de risco ou terá de ser no hospital pelo obstetra. Se me puderem ajudar agradeço

Vania Rodrigues1 -
Offline
Desde 28 Set 2017

Olá,
Se sentes a barriga a ficar dura provavelmente são pequenas contrações.
Eu do meu filho fiquei de gravidez de risco as 24 ou 25 semanas já não me lembro bem por começar com essas pequenas contrações.
Deves informar o médico e não fazer esforços.
Ele vai passar baixa de gravidez de risco como fizeram comigo na altura.
Não sei se estás a ser seguida no público ou no privado mas tanto um como o outro te podem passar o atestado de gravidez de risco.
Tens 3 hipóteses:
1- vais ao médico de família explicas o que se está a passar e ela passar a baixa de risco directamente no sistema
2- vais ao médico obstetra e explicas e pedes um relatório para entregar ao médico de família e ele passa a baixa
3- vais ao médico obstetra e pedes o relatório de gravidez de risco e vais directamente a segurança social meter os papéis para a baixa( também podes fazer pela segurança social directa)

Mas o mais importante acho que é ires ao médico rapidamente e explicar o que se está a passar...

Que corra tudo bem

mama85 -
Offline
Desde 26 Fev 2014

Obrigada Vânia. Vou amanhã ao.médico de família porque não aguento andar mais assim.

lizzyzonster -
Offline
Desde 19 Out 2009

Ola

As maos e pes inchados sao fatores de risco para pre-eclampsia. Vai ao medico com urgencia pff!

Carla Pereira2 -
Offline
Desde 28 Set 2017

Eu tambem estou com gravidez de risco e so tive que levar uma declaracao da mibha obstetra ao medico de familia e ele passou me logo a baixa por gravidez de risco. Nao precisei de ir entrgar nada na seguranca social, ja vai tudo informaticamente. Beijinhos

mama85 -
Offline
Desde 26 Fev 2014

Fui ao médico de família ele aconselhou baixa porque nota-se contraturas no útero. mas que só pode passar baixa normal.
E aconselhou ir á maternidade como temos 3 consultas lá ir á urgência e eles passarem lá baixa gravidez de risco.
Mas eu também tenho obstetra privada e ela também sabe que já não andava bem.
Se ela passar uma declaração eu de seguida for ao medico de família ele já pode passar gravidez de risco? ou terei mesmo de ir ao hospital e ser lá?

mama85 -
Offline
Desde 26 Fev 2014

Carla.

Levaste a declaração da obstetra privada?

Sapgs -
Offline
Desde 09 Jan 2016

Ha médicos de família que se recusam a passar baixa de risco por indicação de um obstetra particular querem declaração de um obstetra so sns.

Vania Rodrigues1 -
Offline
Desde 28 Set 2017

Oi,
Com a declaração da médica obstetra a médica de família deveria passar, mas caso não passe vais a segurança social com essa declaração e metes os papéis para a baixa de risco, da na mesma pode é levar mais tempo a receber...

mama85 -
Offline
Desde 26 Fev 2014

Obrigada Vânia. Eu estava a pensar ir a Urgência da maternidade mas não sei se passam baixa. O próprio médico de família diz que nota-se contraturas no útero,mas segundo ele só pode passar baixa de doença e ainda disse que é um grande risco continuar a trabalhar. Nas contrações são fator de risco de parto prematuro e eu estou de 27 semanas. Mas vir para casa com doença natural recebo 55% quando sei de casos que nunca foram de risco e ficar desde o início da gravidez. n

Vania Rodrigues1 -
Offline
Desde 28 Set 2017

Mas acho muito estranho o médico de família dizer que não pode passar baixa de risco, podia dizer que precisava de um relatório de um obstetra ou assim e se ele diz que é de risco acho que até devia ter encaminhado para as consulta de acompanhamento de gravidez de risco no hospital.
Infelizmente os médico de família às vezes mais valia não existirem, e quando eles implicam então é um máximo, a médica que me atribuíram no centro de saúde implicou comigo por eu ter o livro de grávida do hospital da luz, disse que se tinha ido ao privado que não devia ter ido ao centro de saúde e nem me deixou ser seguida vista pela enfermeira veja lá. Mas pelo que sei ela é assim com todas as pessoas e já tem quase 40 queixas em cima...
É triste mas é o sistema de saúde que temos.

7moranguinha7 -
Offline
Desde 03 Nov 2016

Pela segurança social directa é em que separador?obrigada

4 abortos (8s/8s/8s/9s)
Diagnóstico: Translocação recíproca e equilibrada nos cromossomas 22 e 12
Fiv 6/17 - transf 2 embriões de D3 - POSITIVO.Beta a 11/03 (450); beta 13/07 (1140) +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

lizzyzonster -
Offline
Desde 19 Out 2009

esse médico é parvinho! devia fazer reclamação dele e pedir outro médico! agora nao tem que andar de um lado para o outro se é seguida no centro de saude!

se esta em risco de parto prematuro, o seu médico de familia é que devia zelar pelo vosso bem e não o médico da urgencia! o médico da urgencia não serve para passar baixas de risco. cada um deveria fazer o seu trabalho, facilitava a vida às mamãs!

the_onetry -
Offline
Desde 22 Set 2017

Olha eu vou entrar de baixa de gravidez de risco para a semana e estes são os meus últimos dias de trabalho. Estou com 11s5d. Tive um tumor há dois anos e descobri que estou em hipotiroidismo, os valores da TSH estão super altos e o médico não me quer a trabalhar. É o meu obstetra privado, mas também dá no hospital. Vai-me passar a baixa lá, diretamente no sistema. Só ainda não me passou porque está de férias do hospital.

ju_ju_ju -
Offline
Desde 09 Jul 2010

Ola! Depende muito dos médicos de família, a minha médica de família também dizia que eu devia ficar em casa de baixa de gravidez de risco mas que ela não podia passar...mas como é uma gravidez gemelar e foi atravez de tratamento de fertilidade sou seguida também na maternidade e entrei agora de baixa de risco por ter o colo do utero curto! Mas lá está foi diretamente na maternidade nas consultas de risco! Mas há muitos médicos de família que passam sem problema! Mas se têm um relatório pode ir a seguramça social e meter diretamente com já disseram Sorriso
Beijinhos

Sobre ju_ju_ju

Desde 2009...2 FIVS negativas/Tec +...aborto 7 semanas Triste 3° Fiv Julho: + são gémeos <3
Parto prematuro Triste os meus anjinhos foram para o céu
Gravidez Março 2018...Aborto as 9 semanas Triste
2 GQ...síndrome de ashermen...positivo Março 2019 <3

AllSol -
Offline
Desde 09 Set 2016

Mal descobri que estava grávida, o médico de família encaminhou o meu processo para consultas na maternidade (gravidez de risco). Isto devido a histórico de perdas tardias, iic, infertilidade, diabetes gestacional, etc.
Como ainda não tinha sido chamada para as consultas, e devido ao meu trabalho, ele recomendou-me repouso. No entanto, disse que não me podia passar baixa por gravidez de risco, mas com declaração da minha obstetra privado (que é médica no público também) já conseguia.

SofiaLucas -
Offline
Desde 03 Maio 2017

Olá meninas, estou grávida de gémeos idênticos que partilham a mesma placenta. É uma gravidez de risco e na maternidade onde fui fazer a segunda eco expliquei que trabalhava num local onde fazia muitos esforços fisicos e tinha receio visto ser gravidez de risco de haver complicações. Então como a minha consulta de alto risco ainda não tinha data, a médica que me fez a eco disse que eu podia ir falar com o médico de família que ele me passava a baixa visto que agora eles já têm como o fazer. E assim foi, só levei o relatório dessa eco ao médico, ao qual ele nem ligou muito. Perguntou me o porquê da baixa de risco, eu expliquei e ele passou.

26 de Maio - Folicil e Yodafar
Início de treinos em Julho Espertalhão
01/10/2017 - positivo
Agarra-te bem ❤

yuki -
Offline
Desde 19 Fev 2008

claro que quem trabalha no privado a licença (não é baixa) de gravidez de risco é passada pelo médico de família e não pelos médicos das urgências do hospital... enfim... de facto não estás a ser bem acompanhada. segue os conselhos que te deram.

Sobre yuki

gravidez - 04.02.2013
aborto espontâneo confirmado - 27.02.2013 Triste
http://www.fertilityfriend.com/home/430f31/

Carla Pereira2 -
Offline
Desde 28 Set 2017

Sim levei mas foi a medica que me viu na urgencia porque tive um descolamento ovolar e ela passou me uma declaraçao para entregar no meu medico de familia e ele passou me logo a baixa

mama85 -
Offline
Desde 26 Fev 2014

Ontem fui a urgência e disseram-me que o colo tem 4,5 cm e que as dores são contrações normais que tenho de aguentar é a minha terceira gravidez e nunca tive dores assim. E que na urgência Aguentarnão passam baixa. Conclusão vou ter de me aguentar porque não posso vir para casa é receber baixa normal devido às despesas que tenho. Estou farta de chorar porque não ando atrás da baixa não me sinto mesmo bem. Mas sei de pessoas que nunca tiveram qualquer risco e ficaram em casa a receber a 100% e ainda se dão ao luxo de dizer que ficaram porque quiseram.

lizzyzonster -
Offline
Desde 19 Out 2009

Entao nao pode ir ao seu obstetra? Ele passa-lhe a baixa. Nao vale a pena chorar que isso so faz mal ao bebe. É seguida por quem? Privado ou publico? Se for no privado ele pode passar a baixa e o medico de familia tambem. Fale com alguem que conheca a sua historia. Na urgencia compreendo que nao passem baixa, nao sabem o seu historial. O medico de familia pode sim passar baixa de risco... convem eq seja um medico que a esteja a seguir. Ha medicos que nao gostam que as pessoas so aparecam pra pedir baixa porque nao conhecem a historia.

mama85 -
Offline
Desde 26 Fev 2014

Sou seguida no público no Centro de saúde é tenho 3 consultas com ecografia na maternidade bissaya Barreto foi onde fui a Urgência. Não tenho ido ao privado por isso indo agora a um que não conhece também não vai passar. Já foi na urgencia que me receitaram mamagnésio. Esta gravidez não tem sido fácil e o no trabalho também não me tem facilitado a vida. Sabem que estou grávida e tudo para em cima da minha secretaria. e Estas dores penso que está relacionado com o setress. Mas já estou a ver que vou ter de Aguentar até ao dia do parto a trabalhar.

mama85 -
Offline
Desde 26 Fev 2014

Sou seguida no público no Centro de saúde é tenho 3 consultas com ecografia na maternidade bissaya Barreto foi onde fui a Urgência. Não tenho ido ao privado por isso indo agora a um que não conhece também não vai passar. Já foi na urgencia que me receitaram mamagnésio. Esta gravidez não tem sido fácil e o no trabalho também não me tem facilitado a vida. Sabem que estou grávida e tudo para em cima da minha secretaria. e Estas dores penso que está relacionado com o setress. Mas já estou a ver que vou ter de Aguentar até ao dia do parto a trabalhar.

Ediana -
Offline
Desde 23 Maio 2007

mama85 escreveu:
Sou seguida no público no Centro de saúde é tenho 3 consultas com ecografia na maternidade bissaya Barreto foi onde fui a Urgência. Não tenho ido ao privado por isso indo agora a um que não conhece também não vai passar. Já foi na urgencia que me receitaram mamagnésio. Esta gravidez não tem sido fácil e o no trabalho também não me tem facilitado a vida. Sabem que estou grávida e tudo para em cima da minha secretaria. e Estas dores penso que está relacionado com o setress. Mas já estou a ver que vou ter de Aguentar até ao dia do parto a trabalhar.

Se eu bem entendi nesta tua publicação que colo abaixo é que tens uma obstetra no privado que já está por dentro do teu histórico!

"Fui ao médico de família ele aconselhou baixa porque nota-se contraturas no útero. mas que só pode passar baixa normal.
E aconselhou ir á maternidade como temos 3 consultas lá ir á urgência e eles passarem lá baixa gravidez de risco.
Mas eu também tenho obstetra privada e ela também sabe que já não andava bem.
Se ela passar uma declaração eu de seguida for ao medico de família ele já pode passar gravidez de risco? ou terei mesmo de ir ao hospital e ser lá?"

mama85 -
Offline
Desde 26 Fev 2014

Eu fui a uma consulta no fim de iniciar magnésio,mas siceramente não sei se passa pois não tenho ido todos os meses e nesse sentido não sei se atestara baixa. E se de facto o médico de família poder passar baixa de gravidez de risco não sei se se atravessará.

AllSol -
Offline
Desde 09 Set 2016

Desculpe o que eu vou dizer, mas não consigo evitar.
1° se tem o colo do útero como diz, há risco para si e para o bebé. Tem que fazer valer os seus direitos. Se um médico não quer saber, tem que exigir que alguém assuma a responsabilidade caso algo mau aconteça porque não fez repouso.
2° se mesmo assim ninguém passar, acho que deve ir para baixa normal. O dinheiro não é tudo. É muito muito importante, claro. Mas se perder o bebé (que não vai acontecer) nunca se vai perdoar por não ter parado de trabalhar, porque ia receber muito pouco.
Atenção, eu falo por experiência. Eu não parei. E hoje arrependo—me!

mama85 -
Offline
Desde 26 Fev 2014

Tem toda a razão o € não é tudo. Vou ver se consigo com a obstreta privada vou explicar a situação e caso não passe. Tenho de ponderar ficar de baixa nem que seja normal. Lamento imenso a sua perda. Eu sei o que é isso pois na minha 2 gravidez era gemelar e perdi a minha menina às 16smns parou o desenvolvimento. E daí ter receio destas dores e de os médicos as vezes não darem importância o que sentimos. É como digo eu não ando atrás de uma baixa de gravidez de risco,mas revolta-me termos de aguentar dores e saber que a pessoas que metem baixa e por gravidez de risco sem risco nenhum. E eu tenho 2 casos no meu trabalho uma foi aos 4 meses e outra faltava um mês para ter e para a bebe não nascer no trabalho foi para casa com gravidez de risco para receber a 100% e não a 55%. E nunca teve dores,pés ou mãos inchadas. Enfim é o país que temos mas é triste.

AllSol -
Offline
Desde 09 Set 2016

Eu entendo perfeitamente acredita. Aliás eu sofri de negligência médica. Alguns médicos desvalorizam ou relativizam as coisas, mas se fosse uma irmã ou esposa já agiriam de forma diferente.
No meu caso, os meus bebés eram saudáveis. Ouve uma infecção que levou a iic, descolamento de placenta e hematoma. Eu estava internada para repouso absoluto e ninguém detectou o que estava a acontecer.
Pensa em ti e no teu bebé. E se não confiares nos médicos que te seguem, muda!
Não tenhas medo. Força!

lizzyzonster -
Offline
Desde 19 Out 2009

Devias reclamar no centro de saude, eles podem passar baixa de risco! Tens que cuidar de ti, tens todas as condicoes para seres considerada gravide de risco se ja perdeste um bebe e estas com risco de parto prematuro. O medico nao te pode recusar passar tendo em conta estes fatores todos... vai falar com ele!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?