Por baixa ás 24 semanas?? sem escolha...... | De Mãe para Mãe

Por baixa ás 24 semanas?? sem escolha......

Responda
17 mensagens
catia rosa correia -
Offline
Desde 08 Jun 2011

Bom dia a todas!!!! Resolvi criar um tópico com este tema porque neste momento encontro-me muito nervosa E PRECISO de ajuda de quem realmente me entende Triste
Estou com 24 semanas de gestação e graças a deus está a correr tudo bem, espero a minha princesa para Agosto e já sou mae de um menino!
Acontece que desde que disse, no meu trabalho, que tou grávida as coisas não têm sido fáceis Confuso sou vendedora de materiais de construção e trabalho na venda directa ao publico mais propriamente numa loja ao balcão, acontece que assim que disse que tava gravida o meu patrão tirou-me logo o banco onde me sentava para comer e me ajudava muito a trabalhar ao computador (orçamentos, encomendas e vendas) e na altura chorei enervei-me muito e pedi ferias, voltei e o que tinha era um banquinho pequenino de 4 patas que nem ao computador chego mas pronto engoli e pelo menos para comer já ajuda.... Hoje chego ao trabalho e já nem esse banco tenho.... passo 8 horas por dia em pé, ando sempre de um lado para o outro ás vezes nem tempo para comer tenho, já não sei o que fazer mais..... Ainda ontem saí do trabalho com os pés todos inchados e com dores no fundo da barriga! O meu marido e a minha mãe estão super enervados de me verem assim e uma vez que estou a 15 semanas do fim eles dizem para por baixa pois não tenho condições para continuar a trabalhar, eu sinto-me muito triste pois pelo menos ate junho eu gostava de trabalhar mas tá impossível! Falei com o meu patrão na altura em que me tirou o banco para trabalhar e ele disse-me que foram para arranjar, passou o mês de janeiro de fevereiro de março e abril e agora o único que tinha aqui ele hoje resolveu tirar-me.... o que faço? já não aguento mais de tanto chorar e enervar-me!!!! Ajudem-meeeee

Cátia Oliveira

babylove -
Offline
Desde 22 Set 2009
I Love DMPM

Oh Cátia, que situação Grande abraço Realmente há gente mto estupida Enjoado

Eu acho que levava um banco de casa Careta sinceramente!! Nem que tivesse q o levar e trazer todos os dias.

E se o patrão dissesse alguma coisa, chamava-lhe a atenção educadamente, que nunca consegue passar 8h por dia em pé, que isso até é desumano, e não se faz.

De qq modo, e enervada como andas com isso, a baixa não seria uma má alternativa. Pode ser que a médica passe baixa de risco, dada a falta de condições para trabalhar (se for simpática), mas se calhar o que não ganhas em €€ com a baixa normal, ganhas em paz de espirito.

Força e que corra tudo bem!

Sobre babylove

Madrinha dos rebentos das minhas queridas gémeas de Outubro 2008.
Madrinha da Celi82 Espertalhão (Parabéns pela Inês!!!)

ana.c -
Offline
Desde 11 Maio 2013

As pessoas são mesmo maldosas! Não havia problemas antes disso? Será só mesmo pela gravidez? Eu sei que é chato ter de procurar alguém para fazer a licença de maternidade de uma funcionária, mas com calma e compreensão tudo se faz. A lei permite contratos a prazo, o patrão não fica com 2 funcionárias quando a primeira voltar. Então para quê complicar tanto? Já tentaste conversar com ele?

Cátia C. Godinho -
Offline
Desde 04 Jun 2012

O que faria era falar com o teu patrão.
Perguntas se o banco já está arranjado e se não está se é possível arranjar um para o substituir porque estás grávida e não consegues estar 8 horas em pé.
Se ele te disser que não é possível dizes lhe que querias muito trabalhar pelo menos mais 2 meses mas que assim é impossível e és forçada a por baixa.
Se ele tiver filhos diz lhe algo do género 'É pai e certamente sabe que durante a gravidez a sua esposa não iria aguentar aqui 8 horas' ou qualquer coisa do género.

Inicios dos treinos: Agosto/2012
POSITIVO: 20-04-2013 28-04-2013 - GE
De volta aos treinos: Outubro/2013
http://tdporumfilho.blogspot.pt/ Diagnóstico: Teratozoospermia 0% formas normais

IIsabelSantos -
Offline
Desde 28 Out 2013

Tente levar a mamã um banco de casa para ver a reacção do seu patrão e depois logo resolve!! Se tiver que meter, meta!!
Beijinhos

catia rosa correia -
Offline
Desde 08 Jun 2011

Obrigada a todas mas acho que não estou a ter alternativa! Levar um banco de casa acho que não resolve uma vez que ele tirou o que tinha aqui e eu no próprio dia perguntei-lhe pelo banco, ele disse-me que tinha ido para arranjar ( o banco era novo e só o usei durante 6 meses) ainda me disse que mais 1 semana ou 2 e já tava pronto, como vos disse passaram 4 meses e nem o novo e nem um velho, tenho um aqui pequenino mas nem dá para trabalhar mas pronto descansava pelo menos enquanto comia, hoje foi a gota de água quando chego aqui e não o encontro.... acham que é preciso mais conversas? Já para não falar que ele tem 2 filhos uma das filhas já teve gravida 2 vezes mas trabalha no escritório e a nora dele tambem trabalha na empresa e teve bebe á 15 dias atras..... não sei mais o que fazer e pensar.... segunda vou falar com a minha medica e ver o que faço Confuso

Cátia Oliveira

sol mendes -
Offline
Desde 14 Fev 2014

se fosse a ti informava-me, pk eu acho que é proibido retirar um banco a uma funcionaria gravida. se ele não existisse era uma coisa agora ele já existiu e penso eu que o que ele fez não é permitido por lei. quando estive gravida do Gu também fizeram-me a vida negra, e retiraram me a cadeira uma colega minha disse que não era permitido por lei, eu reclamei e puseram a cadeira no mesmo sitio para sentar-me. mas como não passou disto também não sei se é mesmo verdade esta lei. pesquisa. ou então mete baixa e aproveita para curtir a gravidez ate ao fim. beijinhos e boa sorte

Voltámos aos treinos 🤭🤭🤭
Mãe de dois pestinhas🥰

anamariah -
Offline
Desde 12 Jan 2009

Lamento imenso o que estás a passar, e que é uma tremenda falta de respeito por uma grávida. Se de facto o banco foi para a arrajar e era utilizado por ti, grávida, o mínimo era ter providenciado logo uma alternativa.
Eu concordo com as sugestões da outras mamãs, de caso possas levar um banco de casa. Sendo teu, penso que ninguem se atreveria a tirá-lo.
Se não for alternativa, põe baixa, em termos monetários a baixa por risco clinico de gravidez, é paga a 100% (não é uma baixa de doença).
Eu estou de baixa desde as 25 semanas, por ameaça de parto pré-termo, sempre de cama, até a semana passada (agora já é de termo, já posso parar o repouso), mas o medo de ter um bebé prematuro andou sempre aqui presente. E é isso que tens de pensar e falar com a tua médica. Ou as condições de trabalho melhoram, ou vakis de baixa, não podes é pôr em risco a tua saúde e a do teu bebé.

Um beijinho e boa sorte.

catia rosa correia -
Offline
Desde 08 Jun 2011

Voçês são umas queridas!!! é obrigatório por lei a Grávida ter as condiçoes reunidas para trabalhar como pausas periódicas para comer não estar demasiado horas de pé nem sentadas mas há coisas que se tratam de bom senso, se eu utilizei o banco para trabalhar durante 6 meses porque é que apos ter comunicado a minha gravidez ele me o retirou e nem providenciou outro? Aliás passaram 4 meses e nem me diz nada? Acho que não vou ter escolha... segunda feira vou á minha medica e vou pedir baixa apartir do dia 1 de maio, até lá ainda fasso um esforço para conseguir trabalhar mais 1 semana! acontece que tenho 15 dias uteis de ferias para gozar referente ao meu 2ºcontrato que acaba dia 1 de julho por isso já não volto, não sei se ele tem de me pagar as ferias mais o subsidiio ou se as gozo antes de meter baixa.... outra situação que me vai dar problemas!!!! Confuso obrigadaaaa

Cátia Oliveira

Liliana_marques -
Offline
Desde 22 Dez 2011

Pois não é fácil...
E se a tua médica não passar risco clinico, é um baixa normal em que só recebes 55%. Olha a minha médica não passou risco clinico.. e foi complicado mas tinha que vir pra casa... Ah médicos assim, e ah outras que basta abrires boca e ja tens o papel na mão, sendo ou não risco clinico.

Informa-te no CITE - E-mail: [email protected]

Telefone para: 217 803 700

Linha Verde: 800 204 684
Horário de funcionamento (de 2.ª a 6.ª): 10.30h - 12.30h e 14.30h - 16.30h

Eles lá informam;
dispensa da prestação de trabalho por parte de trabalhadora grávida, puérpera ou lactante, por motivo de proteção da sua segurança e saúde, na impossibilidade de a entidade empregadora lhe conferir outras tarefas, sendo o montante diário dos subsídios igual a 65 % da remuneração de referência*. A trabalhadora grávida, puérpera ou lactante, ou os seus representantes, têm direito de requerer ao serviço com competência inspetiva do ministério responsável pela área laboral uma ação de fiscalização, a realizar com prioridade e urgência, se a entidade empregadora não cumprir as obrigações em termos de proteção da segurança e saúde da trabalhadora grávida, puérpera ou lactante.

No entanto, código trabalho,
Artigo 37.º Licença em situação de risco clínico durante a gravidez 1 - Em situação de risco clínico para a trabalhadora grávida ou para o nascituro, impeditivo do exercício de funções, independentemente do motivo que determine esse impedimento e esteja este ou não relacionado com as condições de prestação do trabalho, caso o empregador não lhe proporcione o exercício de actividade compatível com o seu estado e categoria profissional, a trabalhadora tem direito a licença, pelo período de tempo que por prescrição médica for considerado necessário para prevenir o risco, sem prejuízo da licença parental inicial. 2 - Para o efeito previsto no número anterior, a trabalhadora informa o empregador e apresenta atestado médico que indique a duração previsível da licença, prestando essa informação com a antecedência de 10 dias ou, em caso de urgência comprovada pelo médico, logo que possível. 3 - Constitui contra-ordenação muito grave a violação do disposto no n.º 1.

Artigo 46.º Dispensa para consulta pré-natal 1 - A trabalhadora grávida tem direito a dispensa do trabalho para consultas pré-natais, pelo tempo e número de vezes necessários. 2 - A trabalhadora deve, sempre que possível, comparecer a consulta pré-natal fora do horário de trabalho.
3- Sempre que a consulta pré-natal só seja possível durante o horário de trabalho, o empregador pode exigir à trabalhadora a apresentação de prova desta circunstância e da realização da consulta ou declaração dos mesmos factos. 4 - Para efeito dos números anteriores, a preparação para o parto é equiparada a consulta pré-natal. 5 - O pai tem direito a três dispensas do trabalho para acompanhar a trabalhadora às consultas pré-natais. 6 - Constitui contra-ordenação grave a violação do disposto neste artigo.

Alguma coisa.... Mas defende-te tens direitos estando ou não grávida...

Beijinhos e tudo a correr bem..

PaulaCSAR -
Offline
Desde 10 Ago 2011

Olá,

A lei permite baixa de risco por não haver condições no local de trabalho.

Fala com a tua médica, conta-lhe a situação e pede-lhe baixa.
Eu não tentava falar mais com o patrão, já percebeste que quer mesmo embirrar..
Com a baixa de risco recebes o vencimento por inteiro e não stressas..
Vê aqui, dispensa por riscos especificos:

http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/Dossiers/DOS_5+++direitos+dos+pa...

Beijinho e tudo a correr bem..

Sobre PaulaCSAR

Paula R.

A minha lojinha: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/110591

* Entrego em mão nas zonas de Lisboa, Vila Franca de Xira, Benavente..

catia rosa correia -
Offline
Desde 08 Jun 2011

Ora aí está.... é o que sinto, falar para que? tá na cara que ele quer embirrar e quer á força que eu me despeça UMA VEZ QUE NAO estou efetiva mas é obvio que quem já aguentou 24 semanas nesta vida não vai desistir agora.... Já para não falar que ás vezes como enquanto atendo os clientes ( porque nem tempo tenho) e faço alguns esforços por não haver ninguém no armazém! Estou cansada, acho que já não tenho forças para levar isto para a frente! Vou tentar falar com a minha médica de família pois o meu obstetra nada pode fazer, ela também adora-me é amiga de família e uma querida, acho que vai perceber!!!!!!!!!

Cátia Oliveira

catia rosa correia -
Offline
Desde 08 Jun 2011

Ora aí está.... é o que sinto, falar para que? tá na cara que ele quer embirrar e quer á força que eu me despeça UMA VEZ QUE NAO estou efetiva mas é obvio que quem já aguentou 24 semanas nesta vida não vai desistir agora.... Já para não falar que ás vezes como enquanto atendo os clientes ( porque nem tempo tenho) e faço alguns esforços por não haver ninguém no armazém! Estou cansada, acho que já não tenho forças para levar isto para a frente! Vou tentar falar com a minha médica de família pois o meu obstetra nada pode fazer, ela também adora-me é amiga de família e uma querida, acho que vai perceber!!!!!!!!!

Cátia Oliveira

Liliana_marques -
Offline
Desde 22 Dez 2011

Então se ela é amiga de familia, vai lá falar com ela... ela não te vai negar e vai passar baixa de risco e recebes 100% e ficas em casa a curtir a tua gravidez e a descansar...

Só tens mais uns diazitos e sexta é feriado menos um dia Sorriso
Depois vem dizer se conseguiste sim??

Tudo de bom...
Beijinhos

ana.c -
Offline
Desde 11 Maio 2013

Eu pensei que fosses efectiva, se o teu contrato é a termo certo e está prestes a acabar, no teu lugar, eu queria saber pouco da opinião do patrão, levava banco de casa enquanto não conseguisse baixa, e a partir do momento em que a conseguisse nunca mais lá metia os pés. Informava-me bem sobre o que ainda teria a receber da parte dele, e caso ele não o pagasse acionava os meios legais para o obrigar a fazer. Se ele não tem respeito por ti, também não tens de ter por ele.
Boa sorte com essa luta.

catia rosa correia -
Offline
Desde 08 Jun 2011

Boa tarde Sorriso ainda da parte da manha falei com a filha do meu patrão, demonstrei-lhe o meu desagrado, agora da parte da tarde fez-se magia..... O banco apareceu!!! Ao menos já dá para descansar quando posso, mas fica a sensação que de facto nós grávidas somos pouco respeitadas e sempre ouvi uma coisa " o Sol quando nasce é para todos". De facto ir para casa e receber a 100% é algo que até não é difícil para mim e se as coisas se mantivessem assim era mesmo obrigada a faze-lo mas sou sincera não era o que queria porque sinto-me bem, e em casa ainda a 15 semanas do fim acabava por stressar, de qualquer das maneiras se tudo correr como o previsto trabalho o mês de maio todo e dia 1 de junho ponho baixa pois dia 1 de julho também acaba o meu contrato!!! Obrigadaaa a todas Sorriso vamos ver daqui para a frente!!!!

Cátia Oliveira

Clearwater84 -
Offline
Desde 03 Ago 2009

Esse homenzinho merecia, em primeiro lugar, de um valente par de estalos!

Fico revoltada com estas histórias! Não consigo perceber como alguém é capaz de fazer isto. Só pode ser idiota.

Não li os comentários todos mas apercebi-me que a situação tão + ou - controlada. Se se voltar a repetir eu daria conhecimento disto à CITE.

Boa sorte e respira fundo!