avós / ciume | De Mãe para Mãe

avós / ciume

Responda
55 mensagens
bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Olá,

Quando os vossos bébés nasceram e daí para a frente vocês também notaram que os / as avós sentem ciúme do bébé e são possessivos? Notaram mais do lado materno ou paterno?
E principalmente, também sentiram em algum momento que algum(a) dos(as) avós sente ciume de vocês enquanto mães dos vossos filhos?

TitaAlexandra -
Offline
Desde 28 Out 2015

Olá! Bem eu sim! Tanto de avos paternos como maternos! Mas neste momento como cortamos relações com a família do namorado, neste momento quem apenas lida com o meu filho são os meus pais, e noto mt isso principalmente pela minha mãe ! Eu tenho 21 anos e só por causa da idade e só porque ela já cuidou de mt crianças ao longo da vida acha que me pode ensinar tudo.. logo a mim que estou a viver no estrangeiro sozinha sem ajuda de ngm fui que q cuidei do meu filho 7 meses aqui sozinha ... quando falamos pelo facebook e ligamos a web ela e uma avó babada mas tb tem partes que exagera no que diz! Por exemplo ainda ontem eu e o namorado mais o bebê tencionamos regressar a Portugal, e ela disse me q achava por bem levarmos o meu filho ao meu pediatra de quando era bebê e eu disse que ainda estava a procurar um pediatra que eu escolhesse e ela disse me que ele ia sim pq e neto dela.. e eu disse que não ia coisa nenhuma pq quem manda sou eu .. tá a ver a conversa? Ainda por cima vamos para casa deles, vai ser um filme mas eu vou me impor às vezes que forem precisas nem q para isso tenha que me chatear!

15/06/2016 as 21:30 com 40s+4d e 3580kg nasceu o grande amor da minha vida!! Amo te filho ❤️❤️

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Não, não senti que as avós tivessem ciúmes de mim enquanto mãe. Conflito de opiniões por vezes, como é natural.
Mas se calhar há uma outra questão interessante a acrescentar: e será que por vezes as mães não têm ciúmes das avós? Sorriso

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Inicialmente eu nao senti. E nao sinto ciume da menina querer os avós e estar bem quando esta com eles.
Digamos que me senti incomodada quando noto - sempre que estou com uns dos avós - que eles querem que eu faca de conta que nao estou la.
Desde nao quererem k a menina olhe para a mae pq tem mt tempo de olhar para "ela" (ouvi isto), a passarem de colo em colo e evitar claramente de passar â mãe mesmo quando têm coisas para fazer. Ou qd a menina nao andava e choramingava a pedir meu colo diziam k ela queria outra coisa qq - sem ser a mae. Se a avo a tinha ao colo e precisava de fazer qq coisa - e eu estava ao pé dela - ia chamar outra pessoa à rua para agarrar a menina. Se a menina estava ao colo de alguem e pedia meu colo ela punha se à frente a dizer k a menina tinha saudades da avó e queria o colo da avó. Se a menina chorava na cama desatava a correr à minha frente para ir la ela. Basicamente se estivesse 24 horas com ela achava k so podia vir ao meu colo para mamar e ainda dizia "vai la às tuas mamas".
Qd comecou a dizer mamã ela negava que ela dissesse mamã, mas acrescentava que ja dizia avo.
Se tinha saudades da mae ou me conhecia bem era so pq a mim me via todos os dias e a ela nao ou por causa das minhas mamas.
Ainda agora que a menina ja corre quando me chama a avo diz logo "a mamã nao esta ca!".
Alem de querer controlar tudo, antes era os horarios de amamentacao. Parecia k eu ia dar mama so para a tirar do seu colo e estava sempre a ver se ja tinha terminado para a ir buscar.
E alem disso alem das semelhancas fisicas, diz que a minha filha é curiosa pq sai a ela. Os gases da minha filha sao como da familia dela. E gosta de dancar como a familia dela.
Uma das vezes que a minha filha quis sair do colo dela para o meu comecou a enumerar as pessoas todas k dizem k a menina é igual ao pai, como nao dei comversa perguntou me diretamente o k eu temho a dizer sobre isso e o k têm os meus a dizer desse assunto.
Ora isto tudo nao parece ciume? Trata se da avo paterna claro esta.
Qd a minha filha nao andava um belo dia k estavamos la em casa, e ela nao a podia agarrar - so para nao ficar ao meu colo - comunicou que a menina ia entreter se no parque e que ia dormir a sesta tb no parque. Eu respondi k nao era necessario pq eu entretinha a menina uma vez k eu estava la, e que a ia adormecer no quarto. Ficou um silencio daqueles.
E noto que tb tem ciume do meu lado da familia. Uma vez - em pleno verao e so para nao entregar a menina ao meu pai k mora perto de mim - ficou à espera com a bébé de meses na rua, à sombra, que eu chegasse do trabalho.
Ora isto nao parece ciume?

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Digamos k me senti mt incomodada. Agora as coisas estao mais calmas mas ainda noto que ha ali qualquer coisa.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Para alem de que - se o meu pai dissesse qualquer coisa - tipo que a menina é extrovertida por exemplo - ela diz logo "sai a mim". Ou a menina é curiosa, diz logo "sai a mim". Mas diz isto ao meu pai. Tipo...coisa estranha. O meu pai vai para agarrar no ovo para o meter no carro dele, ela agarrava à frente do meu pai e dizia k ela é k levava a menina. Coisas destas...

JoanaCFF -
Offline
Desde 04 Jan 2017

Eu sou extremamente pró avós, na minha família a minha mãe já ajudou a cuidar de 2 netos e será a nossa "bengala" com o nosso menino. Isto dito, acredito que independentemente disso nós somos os pais e temos de nos impor, os avós ajudam, nós educamos, as regras de educação deverão ser sempre nossas e quanto mais cedo eles o compreenderem mais fácil a vida em comum e o futuro será. Existem sempre formas diplomáticas de educar os avós, porque estes, principalmente se forem de primeira viagem (ou netos de filhos únicos) também precisam e muito de ser educados e perceber a distinção entre pai/ mãe e avô/ avó. Principalmente no teu caso Mamãdesetembro, a situação parece-me um bocado fora do controlo, na minha opinião penso que seria benéfico para ti começares aos poucos e de forma subtil a fazer valer a tua opinião e presença como mãe. Boa sorte Sorriso

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

A minha sogra é ciumenta, muito mesmo, mas não apenas comigo. Sorriso Até com o próprio marido é. Ai da neta que se recuse a ir para o colo da avó toda a noite mas queira ir para o do avô. E ai da tia que lhe consiga arrancar um sorriso depois da avó ter estado meia-hora a tentar. E ai da neta que diga "mamã" quando está ao colo da avó. Nós vamos gerindo, é o feitio dela. Sorriso
Há coisas que ignoramos, há outras em que fazemos valer o nosso papel de pais. Por exemplo, quando se põe com "A menina não quer ir embora! Quer ficar com a avó, quer aqui passar a noite, não vêem que está a choramingar, tadinha da minha menina, a avó fica com ela, ela prefere a avó" quando de facto a neta de 1 ano está rabugenta de sono e só quer ir para casa e para a cama, ignoramos. Vestimos o casaco, despedimo-nos, como se a senhora não estivesse a dizer nada. Sorriso Quando ela se recusa a passar a neta para o meu colo quando eu pedi, não há segunda oportunidade. Vou eu mesma buscar a minha filha. Mas depois, cada vez que estamos juntos deixo-a ser ela a dar o comer à neta, não me importo e faz bem às duas. E muda-lhe a fralda. E vão passear as duas, com a avó a empurrar o carrinho. Numa festa odeia ver a neta ao colo de outras pessoas (mesmo que seja eu ou o filho), quer ser sempre ela a ter a neta ao colo para se mostrar. E nós gerimos, pegamos na nossa filha, pomo-la no colo de outras pessoas que também lhe querem pegar e claro vai também para o colo da avó. Se ela se rói de ciúmes quando a vê ao colo de outros? Rói, até se ouve os dentes a ranger. Mas e então? Não lhe fazemos a vontade toda mas também não a castigamos por isso. Gere-se...:)

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Mamã de Setembro

É normal que certas coisas a incomodem, como essa de "a mamã não está cá" quando a sua filha chama por si. O meu conselho é que aceite algumas coisas que são ditas, mas que seja firme noutras que verdadeiramente a incomodam. Por exemplo, deixo a minha sogra dizer que a neta gosta mais dela que dos pais, que quer ficar com a avó, que só tem olhos para a avó, etc, etc (porque eu sei a verdade e sei sobretudo a paixão que a minha filha tem pelo pai), mas não admito que nem ela nem ninguém digam "a mãe e o pai são maus". Corto logo a conversa e fica o assunto arrumado. Sempre odiei ouvir as pessoas a dizerem isto às crianças e não aceito mesmo que o digam à minha filha.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Mas agora as coisas estao mt mais calmas. Mas os primeiros 8 meses da minha filha foram um martirio!! Os primeiros 6 meses engoli engoli e engoli! Para nao melindrar ninguem. Mas depois enchi e muito. A partir daí reagi... Educadamente mas reagi. Só que aí acho que nao gostou e acho que ficou um ambiente estranho. E devem ter me achado má. E acho que isso aumentou o ciume.
Eu acho que ela achava que como estava menos vezes com ela, principalmente durante os primeiros meses da minha licemca, que qd estavamos la a menina tinha que estar so com ela e familia dela e eu nao intervir - como cheguei a ouvir, porque a menina ja passava todos os dias comigo. Lol. Acredito que como estava mais com a minha familia tinham uma ansia e medo que a menina nao gostasse tanto deles entao tinha que os conhecer à força. E ciume a minha sogra tinha e isso irritava me mesmo muito.
Depois a partir do momento que passei a reagir passou a ser mais facil para mim, lidar com a situacao. Porque durante meses eu tinha aversão a ir la de tao enervada que ficava.
Eu dava espaco. Nunca impedi contacto. Fui sozinha dias inteiros a casa dos sogros para eles verem a menina e estarem com ela. Cheguei a mandar a menina la - sem mim - nao havia razao para ciumes nem insegurancas.
Depois de ha uns quatro meses para ca passaram a ter comportamento mais normal. E a menina ja nao quer colo so quer a dar de um lado para o outro. Ja nao é nada como era. Mas porque tb a menina ja nao é bébé de colo. Mas essa do "a mamã nao esta cá" enerva! Apeteceu me sugerir lhe que mude as lentes dos oculos. Eu estava ao lado dela. Mas ela nao queria que a menina quisesse a mãe. Ela tb tem tido comportamento mais normal. Tem assim uma ou outra menos feliz mas nada comparado com o que era. Mas sinto que nem eu me sinto bem com ela nem ela cmg. E sinto que de alguma forma ela me vê como um obstaculo qualquer, e sinti que ela prefere que eu nao esteja presente para ter todas as atencoes da neta. No fundo sinto que nao deve gostar de mim. Mas antes da menina nascer nao sentia isso. Nao eramos chegadas mas achava k gostava de mim. E eu tb nao a vejo com os mesmos olhos. Fiquei mt magoada e essas coisas enervam mesmo.
E parece k esta sempre a achar k a vou afastar da neta. Se digo que a menina nao vai la no dia x pergunta logo com uma voz enervada entao porquê. Respondo pq estou de ferias e diz logo k queria era k o patrao dela fosse como o meu que estou sempre de ferias (ela sempre foi domestica). Depois parece k ha obrigacao de a menina ir la mesmo k eu esteja de ferias. E nao sao os avos a visitarem - nunca vieram vê la ca a casa. Nos é que temos de a levar.
Mas eu enchi tanto que uma das ultimas vezes fui mazinha. Acho eu. Estava a estacionar o carro e ela ja estava à espera. A menina vinha a dormir. Saí do carro e tirei a menina da cadeira e a menina acordou. A minha sogra - sem me comprimentar sequer - nem boa tarde - disse "anda ca à avo!" para a tirar do meu colo. E eu tb nao lhe disse boa tarde nem a comprimentei e respondi "agora nao que ela esta a acordar!". E ela disse "ai nao?!" e eu respondi "não!" e ela virou as costas. Passado um bocado qd a menina ja estava a andar no chao fui com ela ter com a minha sogra e disse "vai à avo!" e a minha sogra respondeu "ai agora ja acordou.!"
Enfim... Acho k isto nunca mais vai ao sitio. E pela minha filha gostava k fosse ao sitio. Ate tenho medo de ter um segundi filho...lol

Nana611 -
Offline
Desde 18 Maio 2015

Mama de setembro, revejo-me nas suas palavras e no tópico que escreveu há uns tempos. A minha sogra é do piorio em questão de ciumes...toda a vida mandou na casa e até no marido. Revejo-me na questão das parecenças (quando alguém se atreve a dizer que o neto sai ao meu lado, e é a mais pura das verdades, fica de trombas com as pessoas que têm essa coragem de lho afirmar) no constante picar a dizer que o neto é seu, que deve dormir na sua casa, que eu sou para o meu filho um mero par de mamas...eu na minha maior paciencia vou tentando ignorar mas já lhe disse frontalmente que não tivesse para comigo esse tipo de piadas porque eu não sou uma criança e sei perfeitamente qual o meu papel na vida do meu filho. Respondeu me dizendo que eu nao sei aceitar brincadeiras. No tempo de namoro e já apos o nascimento do meu filho disse-me por varias vezes que eu lhe tinha roubado o filho (ate tenho pena do meu marido que é filho único e tem sobr ele muitas expectativas dos paizinhos, mais da referida senhora). Realmente, sinto que já nem posso pensar nos fins de semana em que temos de ir la jantar pois entendem ser uma ofensa se temos a coragem de nao ir, fazem se de vitimas, sao uns dependentes no sentido literal do termo. A ultima que aconteceu foi mandar me bocas em relaçao ao batizado do neto, por mim nao era batizado pois apesar de ser catolica nao pratico e, nesse sentido, nao entendo que deva faze-lo, muito menos para agradar aos senhores. Cada vez mais sinto mais aversao aos fins de semana pois desde que o pequenito nasceu que nao sei o que é um fim de semana a 3 e, posso lhe garantir que ja referi essa minha necessidade ao marido mas ele nao sabe impor se e como tal a nossa relacao esta cada vez mais murcha... Como ve, este é um pesado fardo que carrego e que muito provavelmente vai abanar a nossa relacao de casal e de familia a 3.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Tem sido mt dificil de lidar. Acho que estive perto de uma depressao à conta disto tudo. Tal era o meu sistema nervoso. Em tempos acho que até dores de barriga tinha qd pe sava que era dia de la ir.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Bom, essa do carro também já cheguei a fazer semelhante. Sorriso A minha sogra mal eu parava o carro, abria logo a porta do lado da neta e como não a sabia tirar do ovo, ficava ali com a porta aberta, a bebé pequenina a apanhar frio, enquanto eu saía do carro e a ia tirar. Pedir-lhe para não o fazer não resultou. Por isso, comecei a trancar o carro. Quando estacionava, fingia procurar qq coisa na carteira enquanto ignorava as tentativas vãs da minha sogra de abrir a porta do lado da neta. Só quando ela desistia é que eu destrancava o carro e saía, indo tirar a bebé do ovo. Aprendeu e agora espera sempre que seja eu a abrir a porta e a tirar a minha filha. Careta
O meu marido também faz muito isso, quando acha que a mãe está a abusar e a querer claramente pegar na neta que está a fazer birra por não querer ir para o colo do avó e diz-lhe "Eu já ta dou, espera um bocado" e só dá depois de a acalmar.
Mas nestes acho que sobretudo estamos a defender a nossa filha (no 1° caso do frio e no 2° de ter uma avó a apertá-la, a beijá-la, a fazer festinhas, quando claramente ela não quer e precisa primeiro de ser acalmada). Acho super importante o contacto dos avós com os netos, deixo a minha filha com a minha sogra quando preciso mas não me esqueço que sou mãe e que devo zelar em primeiro pelo bem-estar da minha filha.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Não sei que mania têm de obrigar a criança a estar à força no colo deles - queira ou não. Nos primeiros meses parecia que tinham medo que ela se evaporassr ou lhes fugisse tal era a ganancia assim que ela chegava. Entendo k gostassem dela. Mas era demais. Queriam que ela se habituasse a eles à força e que estivesse acordada a olhar bem para eles. Parecia que tinham / têm medo que ela nao os conheca ou nao goste deles.
A minha sogra esta sempre a dizer aos outros netos que "têm" de brincar com ela se nao ela nao os conhece.
Essa é a aflicao dela.
Foi demais, bolas!
Eu tento compreender! Juro que tento. Mas foi demais. E nao estou a conseguir ultrapassar e esquecer e relacionar me normalmente. Foquei magoada e nao confio. Nao consigo. Por mais que tenha pena pq gostava deles antes disto tudo.
Por mim eu afastava me. Mas nao posso.
Agora andam mt melhores. Mas nao consigo esquecer. Foi quase um ano. ClaraMiguel nunca te sentiste magoada ou enervada ou sem vontade de estares com eles??? Só a mim acontece?

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Palavra que parecia que tinham medo que eu lhes tirasse a neta. Que era minha filha! Parecia que se queriam afirmar tal era o medo que eu a afastasse e o ciume.
Nao sei de onde foram buscar k eu era uma nora má Sorriso lol eu nao era, mas acho qe me tornei pelas amarguras que sinto pela minha sogra! Lol

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Nao tenho grande vontade principalmente nos dias em que a minha filha está mais de mau humor, ou chateada com algum dente, porque a minha sogra não compreende. A bebé passou agora por uma fase em que só queria a mãe (nem o pai queria), berrava se alguém lhe pegasse ao colo (mesmo o pai) e lidar com a minha sogra nesta fase foi complicado. Mas nós não estamos assim tanto com eles. A última vez foi na passagem de ano. A próxima será est fim de semana. Poderíamos estar mais vezes e a ideia era essa mas por uma série de motivos cortamos algumas visitas. Sorriso

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

No meu caso ajuda muito ter um marido que aos poucos foi cortando também ele com algumas atitudes da mãe. Assim não sou eu antes o fardo todo nem sou eu má da fita. A minha sogra quando a neta nasceu preparou tudo para bebé começar lá a passar a noite, sem que isso algum dia tenha sido falado. Ficou chateada por nunca lá deixarmos a neta de dias a dormir? Ficou. E agora já com um ano continua a insistir nisso cada vez que lá vamos jantar? Sim. É chato? É. A bebé fica? Não. O meu próprio marido corta estas ideias e eu nem abro a boca. Assim quando ela se vira para mim com esta conversa eu só digo "Fale com o seu filho".

Quanto ao ambiente, ela amua muitas vezes mas nisso há que relativizar. Faça o mesmo Mamã de Setembro. Só tem um filha, Não duas. A sua sogra amua, fica um ambiente meio estranho? Deixe estar, se não der importância ela fará menos birras e menos amuos. Finja que nem repara.
A minha sogra também quer estar sempre com a neta (por ela a neta vivia com ela e não connosco, como me chegou a dizer), está sempre a insistir. Às vezes vamos, outras não. Amua? sim. Mas qual é a alternativa? Passar lá a vida? Olha fica amuada, temos pena. A culpa não é nossa tal como não é sua por não ir lá a casa sempre que está de folga ou de férias. Também temos uma vida...

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Pois aqui o marido fica dividido. Isto é, adnite que tenho razao em mt coisa mas ele nao confronta a mae. Acata tudo. Porque sao pais dele. E aos nossos pais e sogros temos que tolerar tudo. Diz ele. Pq sao nossos pais e nossos sogros. E nao podemos deixar as pessoas chateadas.
Depois o facto de morarmos longe deles serve de jurtificacao para tudo.
Ele desculpa a mae em tudo.
Sei que ja falou com eles na minha ausencia. Mas nao enfrenta a mae.
E sim. Ao principio chateamos nos mt à conta disto

Cristiana22 -
Offline
Desde 20 Mar 2013

Ola mamas. Conto a minha experiencia.
Tenho apenas 25 anos AGORA pk na altura k nasceu o meu bebe SETEMBRO eu tinha 22 e em OUTUBRO fiz 23, e sendo o meu companheiro filho unico e estamos na suica a nem 10 km dela na altura, agora estamos a 500 metros de casa dela, (dano nos bem k ate tenho a chave de casa dela e ela da nossa) os meus pais estao em portugal, ela queria me ensinar a fazer as coisas, soque esquecia se que foi babyssiter muito tempo adoro criancas e faco corsos para poder ter conhecimento e saber gestir criancas tanto a nivel fisico como psicologico, pois eu no inicio deixava so nos primeiros meses, depois eu e o companheiro comecanos a falar e decidimos nos impor, ela e otima pessoa ajuda nos imenso, ate quando nao e preciso esagera, eu para o meu 1 bebe acho k so comprei 3/4 pares de calcas ate aos 2 anos de vida, pois ela aceitou de outras pessoas para mim e comprava ela MUITAAAAA ROUPA DAVA PARA 3 BEBES, voces ate podem achar fixe assim poupas, mas eu nao fiz um filho para andar a pedir aos outros de o manter, nos podiamos bem comprar mas nao o faziamos pk era dinheiro para o lixo de tanta roupa, ate k comecamos a nos chatear com ela a dizer k bastava k nos tbm kerianos ver o nosso filho como nos gostamos, ate k comecei a comprar e deixar de usar o k ela tinha aceitado usado ou lhe tinha dado ela, e avisei k nao queria mais nada usado, assim ela compra o k gosta mas moderado senao nao usava a roupa dela e eu comecei a comprar, ela aceitou e ficamos as duas contentes, ja avisei k nao quero k aceite NADA de ninguem para a menina, pk aceitei de uma amiga minha, e tbm ja compranos muita coisa, e eu disse k se quisesse podia comprar algumas coisas k faltavan e assim fez. Comprou, lencoes, o edredon o coiso de por nos lados da cama para nao se magoar nao sei o nome em portugues, fatinhos, umas mantas, fraldas de pano, e mais umas pecas, mesmo assim e muita coisa mas pronto e menina e eu nao me importa, compro eu outras coisas, e ela fica toda babada de poder ajudar, e de comprar.
Depois tinha a mania da comida, o pediatra dava me os parabens de como estava o meu filho pois aqui muitas mamas com a minha idade nao tratavam os filhos como eu tratava, sempre disse k estava super saudavel e o peso idial mesmo. Mas para ela o menino devia beber o leite de manha, comer sopa ao meio dia um prato fundo cheio ate as bordas , comer a nossa comida, de tarde devia lanchar e a noite devia comer sopa um prato fundo cheio ate a rolha ainda beber 330ml de leite.
NAO NAO E NAO PARA MIM NAO, nem para o pai.
O menino ficava aborrecido se insistise, e comecei a conhecer o menino e a forma de comer e a quantidade,
Ate k um dia eu tava no telemovel em casa dela o meu companheiro tbm pk tinhamos acabado de jantar, mas ainda estavamos a mesa, e la continuava o prato cheio ate a rolha de sopa, se ele nao queria nao lhe dei entanto jantamos e acabanos e ele a brincar no chao, ela foi para a casa de banho, quando ela veio da casa de banho viu a sopa ali, comecou a resmungar k o menino nao e k nao queria era k eu queria o tel e nao me importava, olhem eu passei me e ate lhe alsei a voz e disse O QUE K VOCE ESTA PRAI A DIZER? EU SOU A MAE E SE O PEDIATRA DIZ K E DEMASIADA COMIDA K NAO DEVO INSISTIR K SE ELE TIVER FOME ELE PEDE EU NAO VOU ESTAR ABBORRECER O MENINO VISTO K ATE E UMA CRIANCA K COME SUPER BEM DA GOSTO VE LO COMER E QUE NAO PUNHA LA MAIS OS PES, o marido dela comecou a resmungar com ela k somos nos k sabemos e se o menino nao quer nao quer, peguei no menino e vim me embora e o companheiro veii atras mas disse lhe k eu tinha razao k somos nos os pais e nao ela. Ficamos de mal, e por 2 semanas nao veio ca casa ver o neto, pedia ao pai para lhe mostrar na janela, ate k um dia o meu companheiro lhe disse se podia trazer ca casa umas coisas e eu e k foi abaixo abrir a porta, disse me ola e que estava ali as coisas, e ja ia embora, e eu disse QUER VIR LA CIMA VER O MENINO? e ela com um tom triste disse POSSO IR, (estava mortinha por pegar nele) eu fiz de conta k tava tudo bem e falei normalmente e tudo passou apartir daquele dia nunca mais me disse nada, o k devia ou nao fazer. Acho k finalmemte percebeu. Depois fiquei triste pk eu gosto imenso dela e sei k ela me trata como filha e so nao nos da tudo pk nao pode. O meu companheiro ficou contente pela minha reacao pois quando a viu entrar ficou pasmado olhar para mim, e depois disse me k pensava k nao voltava a falar para ela e eu disse k nao queria isso, queria k ela percebese k sou eu a mae e quem manda sou eu, so tem k seguir as minhas regras, pois sou eu k vou ao pediatra e sei o k ouco dele, sigo tudo tudo o k ele me diz, depois foi com o xixi metia o ela no pote com 1 ano e pouco e eu achava cedo e o pediatra tbm disse k achava cedo mas pronto nao me chatei ate k ao 2 anos quando o meti no pote ele fez uma tragedia falei com o pediatra e ele disse para parar e esperar 3 semanas e tentar e disse lhe a ela para parar tbm, mas ela quando ele estava la punha o a mesma, e tive de lhe dizer com outro tom k nao queria k ela o mete se mais no pote. Assim foi, nao o meteu, depois quando ele comecou a ir mais tranquilo disse lhe k o podia meter mas nao aos 30 mim para nao fazer com que se torna se um momento duro para ele. E assim tem feito e as coisas estao a correr super bem, eu agora kando nao gosto ou nao quero k ela faca algo eu digo logo, ou digo ao filho para lhe dizer, ela sabe k gosto dela e faco questao k ela esteja com o neto ate sou eu k as vezes deixo o dormir na avo ao fim de semana e o proprio filho dela nao quer, ma s la o convencenos as 2, para poder ir jantar ou ate estar sentada no sofa com o companheiro a ver tv, para termos o nosso espaco, e para caso nos aconteca alguma coisa o menino esta habituado nao estranha e nao sera doloroso para ele ficar na avo como por exemplo agora k vai nascer a bebe se o pai tiver no hospital tda a noite sei k o menino fica contente de ficar na avo, e quando nao quer ir diz k nao, as vezes ate e ele k pede, sei k ela gosta e eu tbm por ver k o meu filho gosta de estar com os avos. Eu sou bastante direta, antes de ele nascer nao dizia nada para nao os magoar mas agora aprendi k educamente se o forem comigo eu posso responder e me impor, pois eu sou a MAE e ela è a AVO e tem k respeitar, e entre outras coisas k a muitas nao gostam eu deixo passar, pk sei k no fundo nao faz por mal, pk e perfeitamente normal 1 filho e o unico neto e perfeitamente normal e tolero bastante mas kando nao gosto de algo ela percebe ate so pela mia cara Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir Cair ao chão de tanto rir
Sejam educadas mas digam kando nao gostam assim nao ha conflitos e se houver problema de kem nao entende k sao voces os pais. POr sorte o meu companheiro e da mesma opiniao k eu, seguramente nao sou uma mae perfeita , seguramente faco erros, mas tento ser a mae perfeita para o meu filho se è k me entendem. Bjs e desculpem o testamento.

Meu príncipe nasceu a 03.09.2014
3.700kgs 51cm 40s+2d
Minha princesa nasceu a 30.04.2017
2.870kgs 47cm 38s+4d

Asuos -
Offline
Desde 01 Out 2015

Nana611 acho que acima de tudo é com o seu marido que tem de falar. Não ter fins-de-semana para o casal por causa dos sogros não me parece nada saudável.
Sei que isso é a rotina de muito boa gente mas foi algo que nunca quis para mim. Rotinas temos durante a semana, acordar-trabalho-casa e chega. Se eu começasse a encarar as idas aos sogros ou pais como obrigatórias ia detestar e passar a detestar a companhia deles também. Regras e rotinas chegam durante a semana. Além de que um casal precisa de tempo a 3 senão que tipo de relação têm?

Em relação aos sogros e pais, sim, também senti a enormidade de ciúmes de ambas. A minha mãe nesse aspecto também não é nada boa de aturar mas acima de tudo é preciso impor regras e fazê-los entender que quem manda somos nós.
O que mais impressão me mete é quando começam a perguntar às crianças de quem mais gostam. Gostam de todos. ponto. E já tive de me chatear mesmo com a minha mãe por causa dessa pergunta. Tira-me do sério.
E a minha sogra que cisma que é a pessoa que mais ama o meu filho?! Eu devia era juntar a minha mãe e sogra numa sala e elas que se decidissem sobre quem é a mais amada e a que mais ama a criança!!

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Asuos tive que me rir Sorriso
Do meu lado nao ha ciume. O meu pai chega a levar a menina para meus sogros verem e fazer km para isso. Eles se precisarem de ir a alguma consulta e nao puderem ficar com a menina de tarde - e meu pai até poder ficar com ela pq mora perto de mim e é reformado - fazem tudo para evitar entregar a menina ao meu pai. Têm ciumes tb do meu lado da familia. E o meu lado da familia nao noto ciume nenhum. Só do lado paterno. Nao sei bem porquê.

Nana611 -
Offline
Desde 18 Maio 2015

Tem razão mamã Asuos, é com o marido que tenho de falar e na verdade não há semana em que o assunto não seja chamado à baila, no entanto, como não sou muito de discutir, vou tentando pedir um fim de semana só para nós os três, já depois de termos cedido um a cada lado da família...até hoje ainda não foi possível e eu ja estou na minha fase limite...veremos como corre agora com a chegada do verão em que o pequenito já poderá fazer praia e em que eu acredito que possa fazer valer a minha vontade. Na verdade já estou cheia desta rotina, principalmente porque me sinto desrespeitada como mãe e constantemente picada pela minha sogra. Tento por todos os meios ignorar o que a mulher diga mas há alturas em que nao consigo, fico fula quando pega no miúdo como se fosse um boneco ao ponto de ele ficar com soluços e realmente mal disposto a quase puxar o vómito, como aconteceu um destes dias.depois de lhe pedir para segurar o bebé de forma normal, continuou e quando reparei no mal estar dele fui um pouco bruta e sinceramente nao me arrependo. Esta situacao causou me dissabores com o meu marido que nao me tirando a razao ainda me pediu que fosse menos brusca na forma de reagir...fique furiosa e aquilo que lhe disse é que a partir de agora entro muda e saio calada daquela casa (claro esta que se vir faltas de cuidado com o pequenote aí nao me vou retrair e vou incorrer no mesmo "erro" novamente). concluindo, mãe sofre e sinceramente, garanto que se aquela mulher nao fosse mae do meu marido, nem para ela olhava...comeco mesmo a detesta la e nao sei lidar com isto calada, agora o que é certo é que as confianças já nao existem ( nem nunca existiram muito). Também sinto que ela me detesta, tem inveja de eu viver com o filho e ser importante na vida dele, assim como também quer ser a mae do meu filho, tanto que apos o seu nascimento e num dos muitos fins de semana que lá passamos, virou se para o pequenote e para o meu marido e para o marido dela e pergunta " quem é o teu pai, é este ou aquele?"... Nao mesmo bom senso nenhum e as coisas que diz sao tao basicas e tao estupidas que realmente eu so posso estar a dar lhes muito valor...por isso, ignoro-a, e ognoro e ignoro e continuarei a ignorar. Desculpem o testamento...mas faz bem desabafar um pouco :).

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

A minha sogra era extremamente possessiva com o meu filho!! Toda a gente notava isso. Um irmão drla até chegou a dizer-lhe que ela andava paranoica por causa do neto.
E sim sofri muiiito com as opiniões porque ela pensava que ela é que sabia como tratar dele e eu teria que seguir o que ela dissesse, mas isso nunca aconteceu!
E como a sogra da mamã Asuos na cabeça dela ninguém gostava ou preovupava-se mais com o meu filho do que ela!

Ia engolindo algumas coisas até que fartei-me e mandei cá para fora tudo o que guardava para mim. Claro que não mudou a 100% de atitude mas mudou muito, porque fi-la perceber o papel dela que é avó!
O meu filho nasceu eu tinha 18 anos e morava na casa dela com o meu namorido e acho mesmo que ela pensava que ia ser tudo a maneira dela.. mas enganou-se.

Com a minha filha já foi mto diferente porque ela já sabia que eu não ia permitir muita coisa que ela fez/disse quando o meu filho nasceu.

Ah e ela às vezes também tem ciúmes quando estão no colo dela e querem o meu, vejo que isso cai-lhe mesmo mal, ela uma vez chegou mesmo a dizer à minha filha enquando ela estava no colo da avó e pedia o meu, "possa, gostas mesmo da tua mãe "..
É suposto os filhos n gostarem das mães?!
E se forem ter com ela depois de terem rejeitado ir para o colo dela ela diz "agora também não quero", fica mesmo amuada..

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

Nana611 -
Offline
Desde 18 Maio 2015

Tão eu neste seu comentário...a mae do meu marido, nem gosto de a chamar de sogra, tem por habito encostar se a mim enquanto mudo a fralda do pequenote e so descola quando lho passo. Tem tambem o habito de quase. Se sentar em cima de mim( quando estendemos um tapete para ele gatinhar pelo chao), ficando bem na minha frente e em frente ao neto...já lhe dei uns toques mas ela nao se toca, é mesmo atrevida e provocadora, coisa que eu tanto odeio. Estas sao so algumas das perolas mas, ha tantas e tantas...

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Nana611 escreveu:
Mama de setembro, revejo-me nas suas palavras e no tópico que escreveu há uns tempos. A minha sogra é do piorio em questão de ciumes...toda a vida mandou na casa e até no marido. Revejo-me na questão das parecenças (quando alguém se atreve a dizer que o neto sai ao meu lado, e é a mais pura das verdades, fica de trombas com as pessoas que têm essa coragem de lho afirmar) no constante picar a dizer que o neto é seu, que deve dormir na sua casa, que eu sou para o meu filho um mero par de mamas...eu na minha maior paciencia vou tentando ignorar mas já lhe disse frontalmente que não tivesse para comigo esse tipo de piadas porque eu não sou uma criança e sei perfeitamente qual o meu papel na vida do meu filho. Respondeu me dizendo que eu nao sei aceitar brincadeiras. No tempo de namoro e já apos o nascimento do meu filho disse-me por varias vezes que eu lhe tinha roubado o filho (ate tenho pena do meu marido que é filho único e tem sobr ele muitas expectativas dos paizinhos, mais da referida senhora). Realmente, sinto que já nem posso pensar nos fins de semana em que temos de ir la jantar pois entendem ser uma ofensa se temos a coragem de nao ir, fazem se de vitimas, sao uns dependentes no sentido literal do termo. A ultima que aconteceu foi mandar me bocas em relaçao ao batizado do neto, por mim nao era batizado pois apesar de ser catolica nao pratico e, nesse sentido, nao entendo que deva faze-lo, muito menos para agradar aos senhores. Cada vez mais sinto mais aversao aos fins de semana pois desde que o pequenito nasceu que nao sei o que é um fim de semana a 3 e, posso lhe garantir que ja referi essa minha necessidade ao marido mas ele nao sabe impor se e como tal a nossa relacao esta cada vez mais murcha... Como ve, este é um pesado fardo que carrego e que muito provavelmente vai abanar a nossa relacao de casal e de familia a 3.

Nala revejo me em mt do que disse, mas neste caso a minha menina é mesmo mt parecida com o pai e eu não me importo Sorriso O que me chateia é eu ver que a senhora diz isso para me afetar, e porque ela mesma tem a necessidade de acreditar que a menina não tem NADA do meu lado, nadinha de nada. O que é mentira, pois apesar de ser mais parecida com o pai tem traços misturados e outras carateristicas que são do meu lado...afinal tb é minha filha! Mas isso incomoda-a não sei porque, e enerva-me aperceber-me disso e que ela faz questão de me picar com isso. Só fala dizer me de caras que a minha filha não se parece em nada cmg, só com a família dela, e fazer a seguir "nha nha nha nha nha" como as crianças qd fazem birrinhas. Piscar o olho
Acho que a sua sogra é ainda pior do que a minha, porque apesar de tudo, a minha acho que se deixou mover por ciúmes, mas que no fundo não é má. Não noto que tenha ciúmes em relação ao filho dela, apenas em relação à neta (acho eu) e antes da neta nascer sempre fui bem recebida, e achava q até nos dávamos bem. O nascimento da menina mudou tudo. e os comportamentos deles foram tão invasivos... que me magoaram e me afastaram e me fizeram sentir ter aversão a ir lá. Acrescento que este sentimento já foi pior e já senti mais aversão, agora tb esse sentimento tem acalmado. Mas ainda assim preferia afastar-me a mim...
Tb eu vou lá todos domingos...
Não consigo esquecer as coisas que a senhora disse insistentemente e que me magoaram. E isso faz-me não ter uma relação sincera com ela, de coração. Quando antes até gostava da senhora. Mas agora não confio. E só me lembro do que fez ou disse que me fez sentir muito mal.
Não entendo porque têm as avós paternas ciúmes??? alguém tem uma justificação? lol

Nana611 -
Offline
Desde 18 Maio 2015

É verdade mamã de setembro, a mae do meu marido nao é só ciumenta pelo neto, pelas parecencas e afins, ela é mesmo invejosa... Quando vem a minha casa olha para tudo o que temos e da vez seguinte que vamos a casa dela ja tem uma coisa igual, nos cozinhados, eu sempre gostei de cozinhar e faco o com gosto, logo tenho algum sucesso, fica sempre curiosa de saber como faço, se puder ainda faz alguma critica e quando vamos a casa dela faz o mesmo prato, com a mesmo proteína, à maneira dela e depois questinna o filho e apenas o filho e nunca a mim se gosta ou como esta de sabor... So revela um certo grau de inveja e competitividade negativa. Muitas maes ate podem achar que eu possa estar a exagerar e achar que a senhora nao é invejosa mas eu entendo desta forma e avalio bem os seus comentarios, nao sao meros pensamentos que me passam pela cabeça. O que eu gostava que ela soubesse é que eu tenho um papel na vida do filho dela e ele haverá de ser sempre o seu filho...já lhe falei isso uma altura em que ela me disse que lhe tinha roubado o filho, mas ela so ouve o que quer.o desprezo e o ignorar nestes casos é o melhor, se lhe damos muito valor elas vitimizam-se e aí é que o caldo entorna...da minha parte vou tentar segurar me ao maximo, ignora la ao maximo e ir a casa dela ao minimo pois ja pouco a suporto so nao queria fazer sofrer o meu marido que por azar é filho unico e aquilo que menos quero é que ele se afaste da familia dele.

Lili79 -
Offline
Desde 12 Dez 2016

Mãmãdesetembro aquilo que relatou eu poderia ter escrito exatamente o mesmo porque passei e passo exatamente pelo mesmo. Parece um perfil típico de certo tipo de sogras/avós. Eu admiro aquelas que conseguem ignorar e ainda tentam agradar à sogra dando-lhe os filhos ao colo o mais possível e até deixando os filhos à sua guarda. Eu não consigo, ela magoou-me tanto que admito que tento evitar contacto porque considero que não é saudável para as minhas filhas ter muito contacto com uma avó que não respeita a mãe das netas, que quer apropriar-se das netas, que é egoista porque só as quer para ela.... Ela vê-as todos os domingos pelo menos, portanto não impesso de estar com elas mas tento não ficar muito tempo porque incomoda-me mesmo esta rivalidade, não é um ambiente agradável nem saudável... Tal como tu ela tira-me a bébé do colo, faz tudo para não ma entregar, nem que chore tenta afastar-se para eu nāo lhe pegar, não a larga um minuto, se estivermos com a minha familia, a minha mãe não tem problema nenhum em passá-la para o colo dela dizendo "vai à avózinha", já a minha sogra faz tudo para lhe pegar e quando a tem não dá a ninguem e faz tudo para ficar com ela e fica doida de ciumes se a miúda chama pelos meus pais, até range os dentes... eu não consigo lidar bem com essas atitudes nem permito essa possessividade para com as minhas filhas

Nana611 -
Offline
Desde 18 Maio 2015

Mama Lili79, faça como eu, tente mesmo ignorar aquilo que sinta que nao é tão nefasto para as suas filhas, elas (sogras, pelomenos a minha), fica a olhar para mim com aquela cara de vitima quando sente que eu nao estou nem aí para ouvir o que ela diz...agora quando estica a corda a sério, leva logo um raspanete ou um aviso em tom assertivo ( entao é que as trombas dela se notam). Essa de tirar o neto a outra avó, aconteceu no aniversario do pequenote, fez me uma afliçao, pedi desculpa a minha mae mas, ela percebeu perfeitamente que a outra avó tem uma falha naquela cabeća. Por isso, ignorar e ignorar, é o meu principal objetivo, também já só lhe dirijo a palavra quando ela me solicita para algo e evito ao maximo estar so com ela. Uma coisa que ela faz sistematicamente é nós estarmos todos na mesma sala da casa, ela pega no pequeno ao colo e desaparece com ele para outra reparticao da casa, acho isto um abuso, ja ralhei, ja fui buscar e mesmo assim continua a acontecer, nao qual é a dela. Da ultima v z que aconteceu ainda alertei o marido para a situacao e esperando que ele fosse busca lo, deixou passar uns minutos, quando me viu a levantar me , saiu logo na minha frente e foi busca- lo...juro que se fosse eu era a ultima que me fazia...se estamos todos ali reunidos para onde vai a senhora com o bebe e fazer o quÊ?!? Que carma maldito este das sogras, eu nao quero ser assim e quero que saibam que se eu por azar ou falta de juizo for desta forma, quero que me deiam com um pau nas costas...jesus.

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Ai Nana, estou contigo!
Senti-me muitas vezes uma cegonha... que trouxe um bébé para a sogra. Uma parideira que pariu uma criança para ela. Acho mesmo que ela me devia ver assim.
De facto, acho que ela se deixou apoderar do medo de não ter proximidade com a neta, do medo que eu a afaste, do ciúme dela em relação a mim, em relação à minha família. e tanto ciúme e competição deu nisto. Eles sempre me pareceram boas pessoas. Nunca pensei que se fosse transformar assim com o nascimento de um neto. Nunca!! Gostava de esquecer as mágoas que ainda doiem. Gostava de acreditar que eles não voltam a fazer essas coisas. Gostava...mas não acredito porque acho que vai ser sempre assim agora.
E isto hoje não esta fácil. Houveram desenvolvimentos que não posso expor totalmente aqui para não ser reconhecida. só vos tenho que dizer que o marido quer passar fins de semana em casa dos pais, e dormir lá, com a menina, para eles a verem a ela e a ele...
Olhem a minha sorte...

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Morar em casa da sogra aos fins de semana... mas alguém merece?! Ainda para mais com as coisas que ela faz...

Nana611 -
Offline
Desde 18 Maio 2015

Pois é mama de setembro, compreendo-a tao bem, também me sinto assim, ainda hoje, ou é porque na hora de sair da casa da senhOra agarra no miudo e foge com ele no colo pela casa, pelo quintal, me diz a mim para deixar lá uma mama e ir embora, enfim um sem numero de coisas que me deixam fula mas a ignora-la cada vez mais. Realmente este espaço é maravilhoso, podemos falar do que sentimoss sem sermos julgadas, pelo menos assim de caras e na verdade é sempre facil dizer "faça isto ou faça aquilo"' no entanto somos todos tao diferentes e temos vidas tao nossas que muitas vezes nao sabemos como por em pratica o que nos aconselham. Agora, como eu ja li de si que nao se importa que a sua filhota va com o pai ver os avós, olhe se calhar eu deixava- os ir aos dois e ficava em casa. Da parte do meu marido, eu sei que ele nao ia, da sua parte, nem imagino e por isso lhe digo que os conselhos que aqui damos valem o que valem. A minha sogra tambem acha que quando o marido falecer ( deve pensar que a morte vem de acordo com a idade a idiota) nós vamos morar com ela e eu da minha parte, mais depressa acabo com o casamento do que ir morar com aquela dependente, nao sei o que me espera o dia de amanha mas na minha cabeçinha nao entra a possibilidade de me ver debaixo do mesmo teto que ela...também nao vou morar com a minha mae que é sozinha ja por causa destas coisas. Desejo-lhe muita sorte e muita paciência e se o filho quer ir morar com os pais pois entao que vá. No meu caso, eu antes de o conhecer era ja uma rapariga independente e nada me custa viver sozinha com o meu filho. Esta é a parte que doi pois nos queremos sempre que os nossos filhos tenham o pai presente nas suas vidas.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?