Ataques de ansiedade,Ansiolíticos e Gravidez | De Mãe para Mãe

Ataques de ansiedade,Ansiolíticos e Gravidez

Responda
24 mensagens
Ina 26 -
Offline
Desde 08 Out 2011

Olá a todas as mamãs deste fórum!Queria falar-vos um bocadinho da minha situação,desabafar e na esperança de encontrar algumas mamãs na mesma situação que eu.Acho que é sempre bom,ter alguém com quem partilhar as nossas experiências,quando também estão a passar o mesmo problema.Pelo menos sempre nos ajudamos,umas ás outras. Sorriso
Tenho 26 anos,uma filhota de 4 aninhos maravilhosa e estou grávida de 15 semaninhas.Mas há um ano,mais ou menos,que sofro de ataques de ansiedade! Choramingas Entretanto estava a ser medicada com victan(meio comprimido por dia) e Inderal 10 mg(duas vezes por dia). Quando soube que estava grávida,parei logo o Victan,mas mantive o Inderal.Até passei bem sem o Victan,se bem que por vezes custava um bocadinho,mas eu lá conseguia.Com o avançar da gravidez,as minhas pulsações(mesmo medicada)andavam sempre acima de 100.O meu obstetra aconselhou-me a procurar um cardiologista.O que posso ter é um prolapso,mas agora não há muito a fazer,estando grávida.E aconselhou-me também a tentar tomar só o Inderal de manha.Porque ele esclareceu-me uma coisa,que aliás nunca me disseram.O Inderal actua no organismo apenas 4horas!!!Logo,não valeria a pena tomar o da noite,uma vez que é a altura,em que o nosso ritmo cardíaco está mais baixo.E tem corrido muito bem! Sorriso Mas o problema tem sido mesmo ultrapassar a ansiedade.Custa muito.Ao início até foi "fácil",mas agora têm-se complicado.Ainda por cima tenho muitas tonturas(é como se estivesse a flutuar)não sei se já alguém sentiu isto assim,nem sei se é derivado da ansiedade.Mas como ainda por cima tenho estas tonturas,fico cheia de medo e os ataques vão-se intensificando(parece uma bola de neve).O meu obstetra disse-me que em sos podia tomar o victan,e infelizmente,por vezes já tomei. Coração despedaçado Sinto-me muito culpada por tomar,estando grávida e secalhar há quem critique,mas só quem sofre deste problema,sabe o que nos custa.E não temos os ataques porque nos apetece ter.Não se deve julgar ninguém,já sofremos bastante com tudo isto.Sinto-me muito triste,choro imenso,não tenho vontade de fazer nada,não saio de casa sozinha,até mesmo pelas minhas tonturas... Coração despedaçado Estou a desesperar!Queria tanto poder aproveitar esta fase maravilhosa que é a gravidez.Eu aproveito,mas não totalmente...Adoro falar com o meu bebé,fazer-lhe festinhas e peço-lhe muitas vezes que me perdoe e me dê forças para lutar contra este meu problema.Desculpem a extensão da mensagem!Mas gostava muito de falar com mamãs que me entendam.Beijinhos

mariadavid -
Offline
Desde 07 Fev 2011

Olá Sorriso

Vou-te falar um pouco da minha experiência, mas sei que muitas mamas aqui já passaram pelo mesmo, pq eu própria já procurei respostas e testemunhos e fui encontrando por aqui.

Os meus ataques de pânico e ansiedade começaram aos 14 anos. Na altura ninguém falava em nada disso... e a única coisa que me foi detectada foi efectivamente um prolapso da válvula mitral. Tomava Inderal, mas mais tarde o cardiologista receitou-me Concor IC.

Os ataques duraram anos e a minha luta foi ganha há bem pouco tempo. Diria que há uns 3/4 anos, ou seja, 8 anos. Contudo na altura este assunto era um pouco tabu.

Tomei zoloft, prozac, sedoxil e victam pois fui acompanhada em consultas de psiquiatria. Claro que nos sentiamos bem, mas n era suficiente. A situaçao que descreves do flutuar pode ter a ver com o facto de teres deixado o victam rapidamente. Eu fiz sempre o chamado desmame... E a primeira vez fracassei, mas há segunda lá consegui.

Foi entao que procurei a Psicoterapia. Estava farta de medicamentos e se os tomava andava bem, se nao os tomava voltava tudo. Fiz psicoterapia 3 anos e meio sensivelmente e nunca mais fui a mesma. Os ataques de pânico e ansiedade acabaram de vez. Foi uma luta grande, porque mexe muito connosco psicologicamente mas eu consegui.

Hoje estou grávida de 18 semanas, e infelizmente tive um ataque de pânico há uma semana. Senti-me assustada e a pensar que iria tudo voltar agora, mas rapidamente deixei esse pensamento. Depois da psicoterapia aprendi a controlar-me a lidar com as minhas emoçoes e a procurar o porquê das coisas. Nem sempre é fácil, mas a princesa que trago dentro de mim dá-me forças!

Nao acredito que vou voltar a sentir os medos que sentia... també tive uma fase em que nao ia a um shopping, quase nao conduzia, nao queria estar ao pé de muita gente. Contrariei todos os medos, fui forte e chorei muita vez, mas graças a Deus consegui.

Fui um caso de sucesso, e nem o ataque pontual da semana passada me assusta. Sei porque ele aconteceu e foi incontrolável. O meu sucesso passou pela psicoterapia.

Nao te critico por tomares o victam, pq sei o que é um ataque de pânico e certamente que se nao tivesse feito um tratamento possivelmente tomava logo um...

Esta foi a minha história e é o meu conselho. Irás ouvir opinioes divergentes e muitas experiências diferentes. Contudo eu acredito que se eu consegui e consigo, entao qualquer um consegue!

Muita Força ***
Beijinhos

A M. nasceu às 38 semanas, a 2.Março com 48cm e 2,870Kg Sorriso

milene_magano -
Offline
Desde 29 Jun 2011

Felizmente nunca passei por isto, mas não sou muito a favor da toma de medicamentos em doenças psicológicas, na minha opinião os medicamentos apenas "drogam" as pessoas, enquanto estão sobre o efeito de medicamentos tudo muito bem, mas e depois... Atenção não estou a criticar ninguém, se tomas os medicamentos é porque o médico receitou. Cada caso é um caso. Só acho que terapias alternativas resultam melhor, têm resultados duradouros e realmente eficazes.
Felicidades e muita força, vais vencer.
bjinhs

Tenho um menino lindo nascido 24/11/2010(2.900kg-47cm), ainda parece que foi a pouco tempo e daqui a nada já faz 1ano.

Evita Peron -
Offline
Desde 23 Ago 2010

Estava prestes a desligar o pc quando vi o seu topico nao quis ir sem deixar o meu testemunho tambem.

Começei com ataques de panico/ansiedade aos 18 anos devido preocupaçoes intensas que tinha. Comia mal, dormia mal, tremia, tinha tonturas, e estes ataques dava sensações de vomito de tar forma que quando entrava em carros dos outros, em autocarros, cinemas, tava sempre matutano que ia vomitar e ia me sentir mal e ia cair (tudo psicologico)

Procurei ajuda e nunca me deixaram tomar mais que 1 xanax e vitaminas.

Pedi muita ajuda a Deus, mudei minha vida (mudei o que estava mal), revi minha alimentação, passei a fazer exercicio, passear mais, comer melhor e ano apos ano foi passando.

Desde os 22 que nao tenho nada e ja vou em 27 anos.

Pela minha experiencia os ataques de ansiedade referen-se a algum temor gigante que a gente tem lá no fundo da nossa consciencia.

Eles sao controláveis. Quando os tinha, entrava em panico, o coração batia a 100/h, suava e queria somente andar dali para fora.

Parecia que alguem tinha acabado de me contar uma desgraça duma noticia.

Começei a ver que podia controlá-los e que era mais forte que eles.
e lutei lutei ate hoje.

Pense se ela no fundo da sua memoria se nao tem um medo/pavor de algo.
Nao se esqueça que voce é mais forte que isso pois é so voce quem controla o seu corpo, ninguem mais!

beijinhos

qualquer coisa mande M.P

"Um bebé feliz, tem papás felizes"

crist74 -
Offline
Desde 16 Fev 2011

Olá!

Vi agora a tua mensagem...
Pois é, isto é uma maçada terrível... o que eu não dava para não passar por esses ataques...

Continuo a tomar 1/2 victan em sos, e embora me traga remorsos, o médico diz que é melhor assim...

Tenho tido semanas que ando bem, outras que entro em pânico total...
Sonho com o nascimento do meu filho para ver se estabilizo. Talvez sabendo que posso tomar medicação depois isto passe ....
Nunca tinha tomado o victan, só comecei em sos já grávida.
Antes tomava sedoxil, ultramidol, xanax...acho que já os corri a todos!!!!
Não é que eu goste que os outros tb passem por isto, mas é bom saber que não sou a única. Em casa não me compreendem, dizem que são manias e modas minhas...O que é certo é que sofro disto há meia duzia de anos...Só a minha mãe me entendia e a falta que ela me faz...

bjnhs e tem calma ... eu até acho que estou a aguentar bastante uma vez que o máximo que já tomei grávida foi 1/2 victan por dia e quando não estava grávida tomava 1 sedoxil de manha e uns 2 ultramidol por dia...

Ina 26 -
Offline
Desde 08 Out 2011

Desde já agradeço a todas as que me contaram um pouco das vossas experiências.Realmente é como uma das mamãs diz,não estando a desejar que ninguém passe pelo mesmo,é bom saber que não somos as únicas a passar por situações destas.Só que passa dá o devido valor!Eu tenho me esforçado bastante para não tomar medicação e só tomo mesmo em último caso.Até porque felizmente,ataques de pânico,só tive 2!!!Tenho é bastantes ataques de ansiedade.Um dia todas nós iremos ultrapassar isto!Eu quero muito voltar a ser quem era.E como uma mamã disse,decerteza que há um razão para estes meus ataques.E hoje depois de ter escrito aqui no fórum,e de ter faladocom algumas mamãs, tomei a decisão de procurar ajuda de um psicólogo.Eles decerto nos podem ajudar de outra forma,e a ensinar-nos a controlar estes ataques.Obrigada a todas de coração.Felicidades a todas as mamãs

mariadavid -
Offline
Desde 07 Fev 2011

Tal e qual como vocês dizem. Nao é que o mal dos outros seja a nossa cura, mas para mim também foi um grande grande conforto!!...

Ainda hoje passados tantos anos ainda ando com sedoxil na mala, embora agora grávida já n tome, nem sinto necessidade e sei que vou sempre conseguir ultrapassar estas crises.

Para mim a psicoterapia foi importante, mas também foi importante ler livros, procurar artigos e compreendi que nao era a única a viver tudo isto...

O meu namorado tb nao percebe nada destas coisas e desvaloriza tudo, só mesmo a minha mae mana é que m compreendem!

Ina desejo-te tudo de bom... Vais ver que vais ser capaz!!

E perdoem-me a franqueza mas uma das minhas estratégias de superaçao sempre foi pensar que apesar de mais dificil de tratar, antes um problema psicológico que físico/real Sorriso

Beijocas **

A M. nasceu às 38 semanas, a 2.Março com 48cm e 2,870Kg Sorriso

Ina 26 -
Offline
Desde 08 Out 2011

Obrigado Maria pelo teu apoio!Realmente por vezes a mim aconteceu o mesmo.Apesar de não os tomar,só o facto de saber que os tenho comigo me deixa muito mais tranquila.Nunca saio para a rua sem eles.Posso não tomar,mas se souber que não os tenho comigo,entro em desespero!No fundo acho que ninguém nos compreende.Só mesmo aquelas pessoas que passam pelo mesmo que nós,dão valor ao que sentimos.Para as outras pessoas,não temos nada,é tudo maluqueira. Para fazeres psicoterapia procuraste um psicólogo,ou um psiquiatra?
Sim tens toda a razão,antes isto,do que uma doença real.:-))
Beijinhos grandes

Evita Peron -
Offline
Desde 23 Ago 2010

Mama, nao ha nada na sua vida que lhe atormenta bem lá no fundo?

Consulte um psicologo, eu tambem o fiz e recebi ajuda preciosa para controlar os ataques.

Mas pense bem se nao tem algum medo ou insegurança ou alguma culpa lá no fundo "do baú" .

a cura....pode estar aí nessas "feridas" !

beijinhos

"Um bebé feliz, tem papás felizes"

simaf -
Offline
Desde 20 Set 2011

Olá Ina 26!

Também estou grávida de 11 semanas e sofro de ansiedade. Quando descobri deixei a medicação mas fiquei logo pior. Agora tomo uma medicação que segundo o meu médico não é prejudicial na gravidez.
Dantes tomava victan em sos mas o médico disse para passar a tomar xanax 0,25 mg, mas não é a mesma coisa. Não sei se hei-de tomar victan em sos ou não. Por vezes fico mm em pânico.
Gostava de falar contigo. Tens messenger?

Beijinhos

juannaS -
Offline
Desde 10 Out 2011

Olá,
lembro-me de ter ataques de panico e anciedade com mais frequencia apartir dos meus 15 anos. É a pior sensação que se pode sentir. Com o passar do tempo os ataques foram-se intensificando, junto com uma "pequena" depressão. Chegava mesmo a ir parar às urgencia. Já me foram receitados alguns medicamentos. E até cheguei a ir compra-los na farmacia. Mas como eu conheço casos de pessoas que ficaram dependentes de medicamentos calmentes etc. nunca consegui tomar nenhum. Deixava-os dentro da minha mesinha de cabeceira para o caso de um dia me decidir!
Felizmente ha pouco mais de dois anos entrei num curso, atraves de uma amiga, de uma terapia que se chama "rebirthing". E apartir daí deixei de ter ataques com tanta frequencia. Não digo que funcione com todas as pessoas porque cada um é diferente do outro. A mim ajudou-me muito. Sempre que faço uma sessão melhoro consideravelmente.
Agora com a gravidez ja tive duas vezes ataques de choro incontrolaveis. Triste Já me disseram que é normal porque as emoções andam à flor da pele. Espero que fiquem por aí mesmo.
Desejo-te as melhoras, creio que com a continuação da gravidez diminui a anciedade.
Tudo de bom para ti e muitas felicidades!

Sobre juannaS

Afilhada de Gata M

<3 Maria Miguel <3

Ina 26 -
Offline
Desde 08 Out 2011

É sempre ouvir opiniões e experiências de outras pessoas,que passam pelo mesmo problema que nós...Não estando com isto a querer dizer que fico feliz por vocês também sofrerem do mesmo problema.Eu lá me tenho tentado controlar...o médico que me segue diz que posso tomar meio victan em sos,se bem que a mim por vezes,meio de meio comprimido chega-me.Mas evito sempre tomar.Por vezes quando não tomo,e estou naquela situação,não sei se estou a fazer o correcto,porque se nós não estamos bem,os nossos bebés também não vão estar.Se os tomo,penso se não fiz mal em tomar!!!É sempre um medo por tomar e por não tomar!!!
Beijinhos e que corra tudo bem a todas as mamãs Sorriso

Carlapimenta -
Offline
Desde 15 Jul 2006

Apesar dos vossos tristes desabafos não deixo de me sentir entre muitassss aspas, feliz por não estar sozinha nesta luta... é que é tão difícil para as outras pessoas compreenderem o que são estes ataques, por mais que expliquemos e digamos os sintomas é muito difícil... Sinto-me um pouco mais aliviada por saber que não é nada de tão anormal, é uma doença como tantas outras e que precisa de ser curada. Eu já sofro disto há uns 8 anos... só fui correctamente medicada há cerca de 1 ano atrás mas entretanto armei-me em forte e, com a ajuda do meu psiquiatra, iniciei o desmame. E correu tudo bem, eu só muito de vez em quando é que tomava um Inderal e nada mais. Mas descobri há 2 dias que estou GRÁVIDA do meu segundo filho! e estou completamente descontrolada, com taquicardia, suores, sensação de desespero e desmaio e só posso dizer que não desejo isto a ninguém Triste Vou ter que ir novamente ao meu Psic porque por mais que me custe eu não posso andar assim até porque tenho um flhote de 2 anos que precisa muito de mim, e vou ter de tomar qualquer coisa para me controlar... e só para ajudar um pouquinho, estou desempregada há 1 ano e meio e o subsídio acaba pró mês que vem... Estou em pânico...

Beijinhos a todas

Ina 26 -
Offline
Desde 08 Out 2011

Carlapimenta escreveu:
Apesar dos vossos tristes desabafos não deixo de me sentir entre muitassss aspas, feliz por não estar sozinha nesta luta... é que é tão difícil para as outras pessoas compreenderem o que são estes ataques, por mais que expliquemos e digamos os sintomas é muito difícil... Sinto-me um pouco mais aliviada por saber que não é nada de tão anormal, é uma doença como tantas outras e que precisa de ser curada. Eu já sofro disto há uns 8 anos... só fui correctamente medicada há cerca de 1 ano atrás mas entretanto armei-me em forte e, com a ajuda do meu psiquiatra, iniciei o desmame. E correu tudo bem, eu só muito de vez em quando é que tomava um Inderal e nada mais. Mas descobri há 2 dias que estou GRÁVIDA do meu segundo filho! e estou completamente descontrolada, com taquicardia, suores, sensação de desespero e desmaio e só posso dizer que não desejo isto a ninguém Triste Vou ter que ir novamente ao meu Psic porque por mais que me custe eu não posso andar assim até porque tenho um flhote de 2 anos que precisa muito de mim, e vou ter de tomar qualquer coisa para me controlar... e só para ajudar um pouquinho, estou desempregada há 1 ano e meio e o subsídio acaba pró mês que vem... Estou em pânico...

Beijinhos a todas


Olá Carla!Acabei agora de ler o teu testemunho...e desde já felicito-te pela gravidez.Sem dúvida é o melhor do mundo e talvez te dê um bocadinho de força para lutares contra esta doença.Não é nada de anormal,não somos únicas...há mais pessoas assim do que possamos imaginar.Mas infelizmente apesar de serem bastantes pessoas a sofrerem deste mal,continuo a achar que não somos compreendidas e por vezes somos chamadas de maluquinhas.Acham que temos todos esses sintomas porque queremos,mas não é assim.Claro que é tudo psicológico,e já vários médicos disseram que ninguém morre de ataques de ansiedade,mas não é isso que sentimos no momento.Temos mesmo a sensação que vamos morrer!!!
Eu sofro deste problema há 1 ano e 3 meses...se bem que para mim,parece que já é uma eternidade.Gostava muito de voltar a ser quem era e poder viver cada dia de forma descansada como sempre fiz,mas agora o medo está sempre presente na minha vida...todos os dias,tenho medo que seja o último.
Tal como tu também tomo o Inderal(10mg).Antes de engravidar tomava de manhã e a noite.Entretanto depois da ida a um cardiologista,ele aconselhou-me a tomar apenas o da manhã.E tenho-me sentido bem.E para os ataques tomava o victan(apenas meio comprimido).Quando soube que estava grávida deixei o victan derrepente...asneira!!!Foi muito complicado comecei a andar muito ansiosa novamente.Até que o médico me disse que não havia problema em tomar o victan em sos.E assim fui fazendo e felizmente tudo tem corrido bem.Hoje em dia já existe vários tipo de medicação que podem ser tomados na gravidez,desde que seja aconselhado pelo teu médico,claro.Há pessoas que não sabem mas as crises de ansiedade fazem muito pior ao bebé do que a medicação.As crises de ansiedade fazem o nosso organismo libertar em excesso,o cortisol.E isso sim é prejudicial ao bebé.
Ultimamente tenho andado mais controlada.Até porque me fez bem falar com algumas pessoas que sofriam do mesmo problema que eu.Tal como tu também tenho taquicardia,parece que não consigo respirar,sinto-me a flutuar...mas há sintomas que agora já vou aprendendo a controlar,nem sempre,mas a maior parte das vezes!!!
Agora que estou a chegar ao final da gravidez já comecei a andar mais ansiosa.Tenho medo pela altura do parto de ter um ataque de ansiedade,sei lá!Não do parto em si,porque já tenho uma menina com 4 anos e já sei ao que vou.Mas na altura da minha filha não tinas estes ataques e correu tudo muito bem.Estava calmissima!!!Agora que já é a 2ªvez,não estou assim tão calma,mas com medo dos ataques!
Fala com o médico que te vai seguir e com o teu psiquiatra para saberes o que podes tomar,não tens de viver a gravidez nessa ansiedade.Não é bom para ti nem para o bebé!!!E sempre que te sentires sozinha podes falar comigo quando quiseres.Ás vezes é mais fácil falarmos com desconhecidos mas que percebem o nosso problema,do que com as pessoas próximas que não nos entendem!
Beijinhos e muita força!

Carlapimenta -
Offline
Desde 15 Jul 2006

Muito Obrigada pelas tuas palavras! nem imaginas o quanto me ajudaram... já antecipei a consulta com o Psic para que ele me aconselhe com a medicação. Apesar de já sofrer disto há alguns anos, a minha 1ª gravidez correu tão bem e nunca tive nenhuma crise! Mas agora descontrolei-me...
Eu percebo o teu medo do parto porque na primeira vez eu estava bem e agora só de pensar nisso dá-me calafrios... Mas vai correr tudo bem vais ver Sorriso já tás quase :)))
Muito obrigada uma vez mais pela ajuda!
Beijinhossssssssssssssss!

Ina 26 -
Offline
Desde 08 Out 2011

Carlapimenta escreveu:
Muito Obrigada pelas tuas palavras! nem imaginas o quanto me ajudaram... já antecipei a consulta com o Psic para que ele me aconselhe com a medicação. Apesar de já sofrer disto há alguns anos, a minha 1ª gravidez correu tão bem e nunca tive nenhuma crise! Mas agora descontrolei-me...
Eu percebo o teu medo do parto porque na primeira vez eu estava bem e agora só de pensar nisso dá-me calafrios... Mas vai correr tudo bem vais ver Sorriso já tás quase :)))
Muito obrigada uma vez mais pela ajuda!
Beijinhossssssssssssssss!

Não precisas agradecer...!Mandei-te uma mensagem privada.
Beijinhos

Ju_J -
Offline
Desde 19 Abr 2012

Muito obrigada por este tópico. E se puderem, por favor ajudem-me.
Ajudou-me bastante perceber que não estou sozinha! Como é dificil encontrar alguém que me percebe.
Há doi anos, na altura que casei, não conseguia comer, quando acordava a primeira coisa que fazia era vomitar. Não tinha apetite, sentia uma angustia enorme no peito que não em permitia estar deitada e que me acompanhava durante o dia, nunca consigo explicar muito bem, é uma sensação de nó na garganta, só simples fato de pensar em comida dava-me nauseas, foi ao médico a uma urgência diagnosticou-me uma crise de visicula. Continuei e cada vez emagrecia mais. Fiu novamente a uma urgência o médico falou-me em crises de ansiedade. Medicou-me com sedoxil. Fiquei de rastos, não sabia o porquê de estar ansiosa e quanto mais cismava nisso pior ficava. O meu apoio foi sem dúvida o meu marido, é mesmo o meu pilar. Com o sedoxil consegi controlar, fiquei bem por bastante tempo. Não necessitei de desmame deixei facilmente e só o tenho em caso de SOS.
Mas agora, logo agora, que decidimos que estava na altura de aumentar a familia as crises voltaram.
Tenho prolactina alta e ovários poliquisticos, mas estão controlados com dustinex. Já fiz os exames de praxe antes de engravidar pela primeira vez e está tudo ok. Só tenho de ter cuidado com a toxoplasmose (não sei se durante os treinos ou se apenas quando estiver grávida).
Desde que começamos os teinos que estou ansiosa, vomito de manhã, acordo cedo, sinto um nó no estomago, tudo porque começo a pensar será que estou grávida, será que consigo engravidar (quando tinha 18 anos um médico disse-me que provalvemete nunca iria ter filhos devido ao problema de prolactina era imbecil), estou sempre a pensar que nunca mais chega o dia da menstruação. Porque não consigo estar calma e deixar as coisas fluirem, tenho 25 anos devia estar aproveitar todas estas fases. Vejo sintomas em tudo, nas pontadas no baixo-ventre, na azia. Sinto-me frustada, queria estar equilibrada, sinto-me uma fraca por me não conseguir controlar. Vale-me o meu marido, porque as outras pessoas só sabem dizer que tenho tudo para estar bem, uma marido que amo e me ama, um trabalho que adoro (sou educadora de infancia), uma familia maravilhosa, o nosso lar, por isso só tenho que estar bem, que se eu fosse uma pessoa com problemas como é que seria, que tenho de ter calma, é horrivel, isto ainda me deixa pior. Não consigo mesmo controlar o meu corpo.
Estou a pensar consultar um psiquiatra eexperimentar o Reiki.
Mas enquanto isso ando com a dúvida, tomar ou não tomar o sedoxil? Começo a pensar e se estou grávida não irá prejudicar o bebé, mas também sei que pode demorar meses até engravidar, não será melhor eu estar bem em primeiro lugar para ~que a ansiedade não prejudique as tentativas, sempre me disseram que a ansiedade é um dos inimigos pra quem quer engravidar.

Desculpem o desabafo! Desculpem o testamento! Mas sinto que aqui encontrei quem me vai compreender sem me julgar.

Sobre Ju_J

25 de Fevereiro de 2013: O tão esperado positivo!
Surpresa: são gémeos

Ina 26 -
Offline
Desde 08 Out 2011

Ju_J escreveu:
Muito obrigada por este tópico. E se puderem, por favor ajudem-me.
Ajudou-me bastante perceber que não estou sozinha! Como é dificil encontrar alguém que me percebe.
Há doi anos, na altura que casei, não conseguia comer, quando acordava a primeira coisa que fazia era vomitar. Não tinha apetite, sentia uma angustia enorme no peito que não em permitia estar deitada e que me acompanhava durante o dia, nunca consigo explicar muito bem, é uma sensação de nó na garganta, só simples fato de pensar em comida dava-me nauseas, foi ao médico a uma urgência diagnosticou-me uma crise de visicula. Continuei e cada vez emagrecia mais. Fiu novamente a uma urgência o médico falou-me em crises de ansiedade. Medicou-me com sedoxil. Fiquei de rastos, não sabia o porquê de estar ansiosa e quanto mais cismava nisso pior ficava. O meu apoio foi sem dúvida o meu marido, é mesmo o meu pilar. Com o sedoxil consegi controlar, fiquei bem por bastante tempo. Não necessitei de desmame deixei facilmente e só o tenho em caso de SOS.
Mas agora, logo agora, que decidimos que estava na altura de aumentar a familia as crises voltaram.
Tenho prolactina alta e ovários poliquisticos, mas estão controlados com dustinex. Já fiz os exames de praxe antes de engravidar pela primeira vez e está tudo ok. Só tenho de ter cuidado com a toxoplasmose (não sei se durante os treinos ou se apenas quando estiver grávida).
Desde que começamos os teinos que estou ansiosa, vomito de manhã, acordo cedo, sinto um nó no estomago, tudo porque começo a pensar será que estou grávida, será que consigo engravidar (quando tinha 18 anos um médico disse-me que provalvemete nunca iria ter filhos devido ao problema de prolactina era imbecil), estou sempre a pensar que nunca mais chega o dia da menstruação. Porque não consigo estar calma e deixar as coisas fluirem, tenho 25 anos devia estar aproveitar todas estas fases. Vejo sintomas em tudo, nas pontadas no baixo-ventre, na azia. Sinto-me frustada, queria estar equilibrada, sinto-me uma fraca por me não conseguir controlar. Vale-me o meu marido, porque as outras pessoas só sabem dizer que tenho tudo para estar bem, uma marido que amo e me ama, um trabalho que adoro (sou educadora de infancia), uma familia maravilhosa, o nosso lar, por isso só tenho que estar bem, que se eu fosse uma pessoa com problemas como é que seria, que tenho de ter calma, é horrivel, isto ainda me deixa pior. Não consigo mesmo controlar o meu corpo.
Estou a pensar consultar um psiquiatra eexperimentar o Reiki.
Mas enquanto isso ando com a dúvida, tomar ou não tomar o sedoxil? Começo a pensar e se estou grávida não irá prejudicar o bebé, mas também sei que pode demorar meses até engravidar, não será melhor eu estar bem em primeiro lugar para ~que a ansiedade não prejudique as tentativas, sempre me disseram que a ansiedade é um dos inimigos pra quem quer engravidar.

Desculpem o desabafo! Desculpem o testamento! Mas sinto que aqui encontrei quem me vai compreender sem me julgar.

Olá Ju_j!
Espero que estejas bem!!!Não,não estás sozinha!Infelizmente há muitas pessoas que sofrem deste problema tal como nós.Muitas mais do que o que possamos imaginar.Mas parece um assunto tabu,que ninguém entende nem dá valor.Acho que nos acham maluquinhas,que só temos este tipo de problema porque queremos.Mas não é assim...é algo mais forte que nós.E não deveria ser eu sei.Não pode ser a ansiedade a comandar a nossa vida,nós é que temos que aprender a comandá-la.
Eu sofro de ansiedade há 1 ano e meio...e desde que isto começou a minha vida nunca mais foi a mesma.
Tudo começou com uma dor que me surgiu na mama esquerda no final de 2010.Entrei em pânico,achei que tinha algo grave,pois infelizmente há vários casos de cancro na família.Até ter o resultado dos exames foi um medo e uma angustia terrível.Apesar de o meu ginecologista,que é especialista também em senologia,me ter dito que não era nada decerteza,quando me observou.Mas na minha cabeça não era assim!Tinha medo de morrer..tinha medo de não ver a minha filha crescer!!!Durante a espera dos exames andei numa ansiedade terrível.Nem eu sabia muito bem o quanto era grave o que começava a acontecer...coração sempre a 1000 à hora,naúseas,tonturas,dores de cabeça,insónias...!
Entretanto recebi o resultado dos exames e revelou que de facto estava tudo bem.
Fiquei descansada pois percebi que afinal estava mesmo tudo bem.Mas a ansiedade essa nunca foi embora.Desde essa altura que nunca mais me largou!Percorri vários médicos,pois achava que todos os sintomas da ansiedade seriam alguma doença...o meu maior medo...DOENÇAS GRAVES!Fiz exames ao coração,fiz várias análises,fiz tacs à cabeça...uma serie de exames e que vinham sempre com o mesmo resultado...NADA!!!Estava sempre tudo bem.Mas o problema estava na minha cabeça.Tomei várias medicações.Diazepam,unilan,valdispert,victan,inderal...Andava bem enquanto tomava a medicação mas depois quando deixava voltava tudo ao mesmo.
E andei assim com muitos ataques e com medicação até ficar novamente grávida.Engravidei em Julho de 2011.Quando descobri que estava grávida parei logo com a medicação(victan que era o que fazia na altura),apenas deixei o inderal para controlar o ritmo cardíaco.
Mas foi uma grande asneira ter parado de repente a medicação.Os primeiros dias andei bem,mas depois os ataques voltaram em força.Entretanto quando comecei as consultas falei com o meu obstetra,que me disse que poderia tomar o victan em sos.Muitas vezes nem tomava,mas precisava de os ter sempre comigo e saber que se precisava podia tomar.
E ainda tomei algumas vezes...mas sentia-me mal,apesar de o médico me ter dito que não fazia mal nenhum ao bebé.
Ainda por cima tive uma gravidez com direito a todos os sintomas e mais alguns.Entretanto comecei a falar aqui com algumas mamãs na mesma situação que eu,e olha que me ajudou bastante.
Comecei a aprender a controlar um pouco os sintomas da minha ansiedade e fui conseguindo aos poucos.
Felizmente a minha bebé nasceu linda e saudável!E o parto que eu tinha tanto medo pelos ataques,correu lindamente.Estive sempre calma e serena,tal como me disse o médico.Verdade seja dita que também tive uma equipa fantástica a seguir-me durante o parto.
Costumo dizer que a minha gravidez foi o meu remédio!E se me perguntares se estou "curada",não não estou e sei que vou ter que viver com isto para sempre,mas tento controlar os sintomas quando sinto que estou a ficar mais ansiosa.
Mas consegui deixar definitivamente o Inderal após o parto e o victan,acho que só tomei meio comprimido uma única vez e foi porque viajei de avião.E estava cheia de medo:-)
Não tenhas vergonha de falar.Vais encontrar aqui muitas mamãs com o mesmo problema,e muitas que tomaram medicação a gravidez toda,tal como eu!!!
E se pesquisares na net irás ver,que faz muito mais mal ao bebé os ataques do que a medicação!!
Espero ter-te ajudado e se quiseres falar comigo estou disponivel para te ouvir.Sei o que sentes e como somos incompreendidas!E é tão bom falar com quem nos entende,eu que o diga!Beijocas grandes e força
P.S Desculpem os erros,mas estou a escrever a pressa!!!

vaniatri -
Offline
Desde 13 Out 2010

Acho que ninguem tem que criticar a toma de victan na gravidez pk quem nao sabe nada sobre ataques de ansiedade não deve comentar. Eu tb tinha ataques, felizmente com a gravidez nunca mais tive Sorriso Espero continuar assim mesmo qd o Diogo nascer!! Vamos lá ver como corre!!

Sobre vaniatri

❤ ❤ https://www.facebook.com/ohxicamaria ❤ ❤ Visitem!!! ❤ ❤

Ina 26 -
Offline
Desde 08 Out 2011

vaniatri escreveu:
Acho que ninguem tem que criticar a toma de victan na gravidez pk quem nao sabe nada sobre ataques de ansiedade não deve comentar. Eu tb tinha ataques, felizmente com a gravidez nunca mais tive Sorriso Espero continuar assim mesmo qd o Diogo nascer!! Vamos lá ver como corre!!

É verdade Vaniatri ninguém deve criticar quem toma victan na gravidez ou outro tipo de medicação para este tipo de problemas,porque só quem passa por este problema sabe o que realmente se passa!
Infelizmente há quem goste de criticar,mas são pessoas que nunca passaram por nenhuma situação como a nossa.
Ainda bem que deixaste de ter com a gravidez.Eu também melhorei bastante.Sei que é um problema difícil de superar,a ansiedade vai estar sempre presente,mas tento ser eu a controlar os sintomas que ela me provoca.
Beijinhos e felicidades

Ju_J -
Offline
Desde 19 Abr 2012

Ina26 muito obrigada pela disponibilidade.
Graças a Deus tenho-me conseguido controlar, ainda não tomei nada, este forum tem contribuído muito para isso. Sinto-me orgulhosa de mim é mesam. É dificil? muito, não vou tomar? Não sei. Acho que é importante eu andar bem para que também os treinos corram bem. Logo tenho GO logo vejo o que ele me diz.
O pior para mim é de manhã, o aperto no estomago quando acordo, a vontade de vomitar, a sensão que me percorre do peito à garganta, mas depois com os afazeres vou melhorando e os meus meninos lá no trabalho também ajudam.

Beijos

Sobre Ju_J

25 de Fevereiro de 2013: O tão esperado positivo!
Surpresa: são gémeos

Ina 26 -
Offline
Desde 08 Out 2011

[quote=Ju_J]Ina26 muito obrigada pela disponibilidade.
Graças a Deus tenho-me conseguido controlar, ainda não tomei nada, este forum tem contribuído muito para isso. Sinto-me orgulhosa de mim é mesam. É dificil? muito, não vou tomar? Não sei. Acho que é importante eu andar bem para que também os treinos corram bem. Logo tenho GO logo vejo o que ele me diz.
O pior para mim é de manhã, o aperto no estomago quando acordo, a vontade de vomitar, a sensão que me percorre do peito à garganta, mas depois com os afazeres vou melhorando e os meus meninos lá no trabalho também ajudam.

Beijos[/quote

Não precisas de agradecer Ju_J!Sei bem o que sentes...
Engraçado,quando li o que escreveste,fez-me lembrar o que costumo dizer:Sinto-me orgulhosa de mim mesma!!!Não é fácil lidar com este problema e por vezes custa-me muito não tomar os comprimidos milagrosos,mas tento tentado sempre que a ansiedade aperta e tenho conseguido.E a cada dia que passa sinto-me orgulhosa por isso mesmo,porque consigo!Porque sou mais forte que a ansiedade que há em mim!!!Sempre que precisares estou aqui para falares se quiseres.Sei que muitas vezes queremos ter alguem com quem falar,desabafar e nem sempre nos entende...ou quase nunca!
Beijinhos grandes boa sorte

guinhangel -
Offline
Desde 09 Jul 2013

olá....

Gostaria de saber a opinião de quem já teve os seus tesouros e também se debateu com crises de ansiedade e pânico na gravidez.
Estou grávida de 15 semanas e até ao momento tudo está normal com o meu bebe, mas o meu obstetra é contra eu tomar medicação mesmo eu tendo patologia diagnosticada há já 5 anos... neste momento estou a tomar a dose mais pequena que ja tomei em todos estes anos mas mesmo assim ele considera que deveria tentar anular todos os medicamentos, mas como todas as mamas que sofrem, sabem o quanto dificil é esta situação.
A mim deixa-me mais apreensiva as possiveis mal formações ou consequencias que a medicação possa ter no bebe, embora ja me tenha informado com o meu psiquiatra e o mesmo tenha dito que ha sempre a probabilidade do bebe nascer com problemas respiratorios, mas que nao é certo... neste momento estou confusa...
alguem pode ajudar?
Beijinho a todas as mamas

Rita_Katita -
Offline
Desde 16 Nov 2013

Eu entendo perfeitamente o que estás a passar, porque eu tb sofre de ansiedade e depressão. Há pouco tempo estive grávida mas acabei por perder o bebé, nessa altura estava a tomar medicação e a minha GO não gostou muito, mas a minha PSI acalmou-me, mesmo assim ficam sempre as dúvidas...

Como estás agora? Continuas c/ a medicação?

Um beijinho e tudo a correr bem*

Positivo:19 Junho 2013 Gravidez não evolutiva às 8 semanas - 15 Julho 2013
Positivo: 29 Novembro 2013 Bebé mais lindo do mundo!!!!
Positivo: 18 Abril 2016 - AE 20 maio Triste Triste