Armazenar leite materno | De Mãe para Mãe

Armazenar leite materno

Responda
26 mensagens
Citab -
Offline
Desde 24 Ago 2016

Boa noite mamãs,
Vou retomar o trabalho no fim do mês e quero começar a armazenar algum leite pois queria amamentar em exclusivo até aos 6 meses ou pelo menos até conseguir mas surgiram-me algumas duvidas que talvez me saibam elucidar.
Posso misturar leites de diferentes extrações?
Como vou saber a quantidade a reservar em cada copo para ser o equivalente a uma mamada?existe alguma medida exacta?
Quando ela mamar por exemplo na esquerda e eu extrair de seguida na direita para congelar, na mamada seguinte volto a dar da esquerda ou da direita?
só tenho consulta dos 4 meses já eu vou estar a trabalhar e nao queria deixar o pai em casa atrapalhado com quantidades de leite que nao sei se serão as suficientes Confuso
É que nao faço extração à algum tempo e a ultima vez que fiz estava a extrair 80 a 90ml de cada mama, mas bem sei que extrair com a bomba não é o mesmo que o bebé ir directamente à "fonte" por isso não sei qual a quantidade que a minha bebecas vai precisar,até porque das vezes que lhe deram do que extrai, ela nao ficava saciada ou pelo menos nao parecia satisfeita com o beber pelo biberon e acabava por ter de vir pra casa pra lhe dar mama mas a verdade é que depois muito acabava por vir fora, penso que apenas sentia era a falta da maminha e nao propriamente fome..
Desculpem tantas duvidas, mas de repente surgiram todas de uma vez e nao sei muito bem como fazer...
Obrigada

Susana Urbano -
Offline
Desde 12 Fev 2016

1- Posso misturar leites de diferentes extrações?
Sim, pode. Mas apenas misture depois de estarem à mesma temperatura. Ou seja, não misture um que já está no frigorifico com um que acabou de tirar.

2 - Como vou saber a quantidade a reservar em cada copo para ser o equivalente a uma mamada?existe alguma medida exacta?
Depende do nº de mamadas que o bebé faz assim como o respectivo peso. Mas existe uma formula sim.
Assim, até aos 4-6 meses (antes de iniciar a diversificação alimentar) pode-se calcular de forma grosseira a necessidade diária de leite, bastando para isso multiplicar por 150ml o peso da criança em kg. A partir daí, fica calculado o valor para as 24 horas, pelo que a quantidade de leite a dar em cada mamada se obtém dividindo esse valor pelo número de mamadas que a criança costuma realizar.
Como exemplo, suponhamos que temos um bebé com 6kg. A necessidade diária de leite dele será de 900ml (150 x 6). Se ele costumar fazer 5 mamadas por dia, a quantidade de leite por mamada será mais ou menos 180ml (900 / 5).
Mas pode sempre perguntar ao seu pediatra.

3 - Quando ela mamar por exemplo na esquerda e eu extrair de seguida na direita para congelar, na mamada seguinte volto a dar da esquerda ou da direita?
Eu já tenho extraido desde que a minha bebé tem um mês. Inicialmente e até aos 2 meses sempre que lhe dada de mamar tirava da mama que ela tinha acabado de mamar. Tirava cerca de 20ml por mamada.
Agora que ele já dorme uma noite inteira costumo tirar de manhã. Como o peito está muito cheio tiro um pouco da mama em que não mamou (cerca de 40 ml) e depois tiro o da mama que mamou. Guardo em saquinhos próprios. Um saco não vai dar para uma mamada mas pode sempre juntar vários sacos.

4 - É que nao faço extração à algum tempo e a ultima vez que fiz estava a extrair 80 a 90ml de cada mama, mas bem sei que extrair com a bomba não é o mesmo que o bebé ir directamente à "fonte" por isso não sei qual a quantidade que a minha bebecas vai precisar,até porque das vezes que lhe deram do que extrai, ela nao ficava saciada ou pelo menos nao parecia satisfeita com o beber pelo biberon e acabava por ter de vir pra casa pra lhe dar mama mas a verdade é que depois muito acabava por vir fora, penso que apenas sentia era a falta da maminha e nao propriamente fome..

O bébé quando bebe da mama bebe até estar saciado no biberão, como o leite corre sem que tenha de se esforçar vai bebebndo até haver ou até não conseguir beber mesmo mias. Use a formula que indiquei mas confirme com o seu pediatra.

Espero ter ajudado

Vendo testes de gravidez e ovulação (0,30€). Qualquer questão por mensagem privada.

Citab -
Offline
Desde 24 Ago 2016

Muito obrigada pela sua ajuda mamã, fiquei esclarecida Sorriso e sim,agora quando tiver a consulta com a pedi confirmo as medidas de leite a dar pois a ultima vez que foi pesada foi na consulta dos 2 meses e ela tinha 5.5kg e ainda n foi pesada por isso n sabemos bem o peso dela neste momento

lilianae -
Offline
Desde 11 Jan 2016

Olá,
A minha pequena quando entrou para a creche aos 4 meses bebia 210ml de leitinho. Agora anda nos 240/250ml se a sesta for custa se for grande vai ate aos 280/290ml. Cada bebé tem o seu ritmo. A minha é comilona ?
Eu para congelar uso as sacos e para levar para o infantário uso copos da avent que vão sendo reutilizados.
Muita força e calma mamã. Eu consigo tirar mais leite de manhã e a hora de almoço... Chega a mamar de um lado e tirar 200ml do outro. Quando comecei a trabalhar stressei um bocado com medo de nao ter leite para ela. Depois como relaxei porque conseguia comecei a produzir leite que dava para tirar. Resumindo o que eu tiro durante o dia dá para o dia a seguir. Beijinhos e força.

Sobre lilianae

Cristina
19 de Janeiro de 2017 nasceu a minha menina com 3360g as 17:16h

Citab -
Offline
Desde 24 Ago 2016

Uauu mamã Lilianae,consegue extrair imenso, que bom Sorriso pois eu nunca consegui mais que 90ml e só ficava com as maminhas cheias a incomodar quando ela dormia 7hrs seguidas,coisa que deixou de fazer à cerca de 1 mês,pois agora acorda também durante a noite de 3 em 3h super agitada mas a dormir e a unica maneira de a acalmar é mesmo a mamar,mas nem percebo se é fome porque ela acaba por adormecer quase de imediato quando começa a mamar..
Bem mas vou experimentar extrair a diferentes horas do dia para ver quando consigo mais,porque extrair depois dela mamar nunca sai quase nada,só mesmo umas gotinhas.também tenho os copos da avent,vão ocupar imenso espaço no congelador mas acabam por ser o melhor por poder reutilizar.
Também tenho a sorte de morar a 5min do trabalho por isso inicialmente ela só vai mamar de biberon 1 vez no dia, por isso espero conseguir que ela tenha lm em exclusivo até aos 6 meses.
Obrigada pela sua força e dicas Sorriso
Beijinhos

lilianae -
Offline
Desde 11 Jan 2016

Citab escreveu:
Uauu mamã Lilianae,consegue extrair imenso, que bom pois eu nunca consegui mais que 90ml e só ficava com as maminhas cheias a incomodar quando ela dormia 7hrs seguidas,coisa que deixou de fazer à cerca de 1 mês,pois agora acorda também durante a noite de 3 em 3h super agitada mas a dormir e a unica maneira de a acalmar é mesmo a mamar,mas nem percebo se é fome porque ela acaba por adormecer quase de imediato quando começa a mamar..
Bem mas vou experimentar extrair a diferentes horas do dia para ver quando consigo mais,porque extrair depois dela mamar nunca sai quase nada,só mesmo umas gotinhas.também tenho os copos da avent,vão ocupar imenso espaço no congelador mas acabam por ser o melhor por poder reutilizar.
Também tenho a sorte de morar a 5min do trabalho por isso inicialmente ela só vai mamar de biberon 1 vez no dia, por isso espero conseguir que ela tenha lm em exclusivo até aos 6 meses.
Obrigada pela sua força e dicas Sorriso
Beijinhos

Mamã. Veja isso. Eu também ja nao acordo com as maminhas super cheias... Mas seis eu se colocar a bomba tiro sempre 160/200ml de leite de cada maminha. Normalmente estou a ver tv ou a mexer no telemóvel ( quando estou no trabalho) uma maneira de nao estar sempre a olhar para os ml do biberon. Sempre que estou relaxada o leite corre em maior quantidade e mais rápido. Dso tudo coisas que fui aprendendo comigo.
Eu tiro leite no maximo tres vezes por dia. De manha da maminha que ela não bebe porque esta cheia, a hora de almoço e ao lanche... Vai dando para ela beber ao longo do dia no infantário e como lhe digo nao tinha grandes reservas conageladas... Prai.ao 10 sacos. Beijinhos e força

Sobre lilianae

Cristina
19 de Janeiro de 2017 nasceu a minha menina com 3360g as 17:16h

catia paulino -
Offline
Desde 05 Nov 2016

Olá
Já agora tirem né uma dúvida...
se eu tirar leite para lhe dar daqui a 4/5 horas posso guarda lo onde? No frigorífico?

Beijinhos

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Sim , Catia, no frigorífico

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Olá !
Tb fui trabalhar aos 4 meses de vida do meu bébé e consegui com esforço que se alimentasse de Lm exclusivo até aos 6 meses
Nunca consegui tirar muito leite
Usava uma técnica que me ajudava muito que era ele de um lado e a máquina do outro , era qd saía mais
Comecei a congelar aos 3 meses ( portanto já ia com um mês de avanço qd o deixei com o pai)
Deixava 200ml por biberao e ele ficava bem... só mais tarde , mais perto dos 6 meses é q comecei a notar que se houvesse mais , mais ele bebia...
Para conseguir os 200ml tinha que tirar 3x por dia era uma seca Careta
Depois dos 6 meses continuei a tirar leite até aos 9 meses e fazia papas com o meu leite que ele Tb adorava e tinha a vantagem de ser só necessário tirar 130ml
Boa sorte e tudo a correr bem Sorriso vale a pena o esforço Sorriso

Citab -
Offline
Desde 24 Ago 2016

Obrigada pelas vossas partilhas e dicas mas parece que infelizmente não sei se vou conseguir amamentar em exclusivo,pois não está a ser fácil extrair leite..consegui apenas tirar 70ml da esquerda e 30ml da direita passadas 6hrs de ela mamar em cada uma isto da primeira vez, agora sem esperar esse intervalo ainda tiro muito menos como é óbvio Triste
Como disse já ha muito tempo que não tirava, nao sei se é uma fase ou se estou mesmo a deixar de ter leite, nao noto que ela fique fique com fome até porque aguenta 3hrs entre cada mamada, mas realmente desde ha 1 mês que acorda de 3h em 3h à noite quando antes dormia 7hrs seguidas e pode ser por ter menos leite, nao sei...
Não queria introduzir suplemento porque consegui tira-lo umas semanas depois de sair da maternidade e foi uma vitória conseguida que queria muito mas parece que vou ter de voltar a dar, pelo menos esta noite vou experimentar e já vejo se ela aguenta mais horas a dormir ou se é uma regressão do sono..

Lucicris -
Offline
Desde 12 Jul 2016

Mamã tente dar maminha mais vezes durante o dia, nada melhor pra produção do leite

Citab -
Offline
Desde 24 Ago 2016

Lucicris escreveu:
Mamã tente dar maminha mais vezes durante o dia, nada melhor pra produção do leite

Tenho estado a fazer isso hoje mais vezes, vamos la ver se é só uma fase..
Ainda por cima o pai tentou dar-lhe biberon e ela nao pegava, só chorava, a muito custo lá pegou nele mas também só bebeu 50ml, acabei por lhe dar maminha e adormeceu logo

Lucicris -
Offline
Desde 12 Jul 2016

Eu também já comecei a ensinar a minha a beber do biberão, mas tem de ser quando ela esta bem desperta e ainda não esteja com muita fome. Se a fome ou o sono apertarem rejeita completamente o biberão e só vai lá com maminha. Temos de ter paciência e ir insistindo Sorriso

lilianae -
Offline
Desde 11 Jan 2016

Citab escreveu:
Obrigada pelas vossas partilhas e dicas mas parece que infelizmente não sei se vou conseguir amamentar em exclusivo,pois não está a ser fácil extrair leite..consegui apenas tirar 70ml da esquerda e 30ml da direita passadas 6hrs de ela mamar em cada uma isto da primeira vez, agora sem esperar esse intervalo ainda tiro muito menos como é óbvio Triste
Como disse já ha muito tempo que não tirava, nao sei se é uma fase ou se estou mesmo a deixar de ter leite, nao noto que ela fique fique com fome até porque aguenta 3hrs entre cada mamada, mas realmente desde ha 1 mês que acorda de 3h em 3h à noite quando antes dormia 7hrs seguidas e pode ser por ter menos leite, nao sei...
Não queria introduzir suplemento porque consegui tira-lo umas semanas depois de sair da maternidade e foi uma vitória conseguida que queria muito mas parece que vou ter de voltar a dar, pelo menos esta noite vou experimentar e já vejo se ela aguenta mais horas a dormir ou se é uma regressão do sono..

Pode ser puco de crescimento o facto de não dormir a noite toda.
Em relação a quantidade tenho alturas de tirar 300ml e noutras 90ml e mal.
Muita calma. Tire leite quando ela mama que sai mais. Espero que ajude Piscar o olho beijinhos

Sobre lilianae

Cristina
19 de Janeiro de 2017 nasceu a minha menina com 3360g as 17:16h

Citab -
Offline
Desde 24 Ago 2016

Lucicris hoje já lhe demos biberon com ela mais calminha e com menos fome e já aceitou bem,embora tenha bebido só 30ml pk já tinha estado a mamar, ontem talvez já estivesse com birra a mais..
Obrigada Sorriso

Citab -
Offline
Desde 24 Ago 2016

Lilianae realmemte hoje consegui tirar 80ml da direita que era a que tirava mto pouquinho e experimentei com ela a mamar ao mesmo tempo também mas não é nada fácil,requer toda uma ginástica ehehe
Beijinhos e obrigada Sorriso

Lucicris -
Offline
Desde 12 Jul 2016

Citab escreveu:
Lucicris hoje já lhe demos biberon com ela mais calminha e com menos fome e já aceitou bem,embora tenha bebido só 30ml pk já tinha estado a mamar, ontem talvez já estivesse com birra a mais..
Obrigada

Ainda bem mamã Piscar o olho
Temos de ir tentando.
Agora a minha "guerra" é com o leite congelado. Se tirar e lhe der no biberão o do dia bebe bem, se for congelado rejeita. Mais uma batalha pra travar, mas não podemos desistir, é para o bem deles

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Tb me aconteceu o meu não gostar do leite congelado
É por causa de uma enzima presente no nosso leite e q qd congelado fica um mau sabor ( se experimentar verifica isso)
Conclusão , como o nosso leite se vai modificando com o tempo , o leite q tirei posteriormente ( lá para os 3/4 meses) já sabia melhor e tive q descartar o q tirei no primeiro e segundo mês...
Veja isso, Mãmã

Lucicris -
Offline
Desde 12 Jul 2016

Ansha escreveu:
Tb me aconteceu o meu não gostar do leite congelado
É por causa de uma enzima presente no nosso leite e q qd congelado fica um mau sabor ( se experimentar verifica isso)
Conclusão , como o nosso leite se vai modificando com o tempo , o leite q tirei posteriormente ( lá para os 3/4 meses) já sabia melhor e tive q descartar o q tirei no primeiro e segundo mês...
Veja isso, Mãmã

Realmente eu experimentei e aquilo não era muito agradável. É do primeiro mês Preocupado
Mas estava a pensar deixar pra depois fazer a papa, caso ela coma. Senão vou ter mesmo de o deitar fora

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Sim... o problema é que só se pode deixar congelado uns 3 meses...

Citab -
Offline
Desde 24 Ago 2016

Bem agora que falam nessa questão do leite congelado, que nem fazia ideia, nao sei se eide fazer grandes reservas, vai na volta depois não me pega no leite e também nao quero desperdiçar...
também nao tenho grande espaço pra guardar e estava a pensar tirar no dia anterior para o papá dar no dia seguinte, congelar só mesmo alguns para uma urgencia ou assim.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Há uma dada altura em q isso não acontece... a partir dos 4 meses o meu já ficou bom

lilianae -
Offline
Desde 11 Jan 2016

Citab escreveu:
Lilianae realmemte hoje consegui tirar 80ml da direita que era a que tirava mto pouquinho e experimentei com ela a mamar ao mesmo tempo também mas não é nada fácil,requer toda uma ginástica ehehe
Beijinhos e obrigada

Sim é uma grande luta, mas sai muito mais quantidade. Ela aos poucos irá habituar-se a bomba. A minha até festinhas lhe faz. Mas quando esta muito birrenta esquece, nao vale a pena tirar leite com ela a esticar-se, como sono...

Sobre lilianae

Cristina
19 de Janeiro de 2017 nasceu a minha menina com 3360g as 17:16h

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Eu Tb fiz assim até aos 9 meses
Era muito mais rápido e prático
Mas mais para o fim, o meu começava a puxar o tubinho Sorriso

Citab -
Offline
Desde 24 Ago 2016

Mamãs venho só actualizar como tem estado a ser voltar ao trabalho e continuar a amamentar Sorriso
Bem só regressei ontem,deixei de tirar leite pra congelar e o que fiz foi tirar um na 5f a noite e tirei outro ontem de manhã,como trabalho a 5 min de casa,dei de mamar antes de sair e depois basta o pai ficar com 2 biberons.
Nao extrai nenhum no trabalho embora tenha possibilidade de o fazer mas quando cheguei a casa tirei de uma e consegui 110ml que ficou para hoje e depois hoje antes de sair,fiz o mesmo processo de ontem,mamou de uma e extrai da outra, quando cheguei a casa tirei de uma 120ml que fica pra congelar pk amanhã já folgo.
Portanto penso conseguir continuar Sorriso
Há e dos 110ml de ontem,só bebeu 90ml por isso afinal o que tiro parece suficiente Sorriso

lilianae -
Offline
Desde 11 Jan 2016

Citab escreveu:
Mamãs venho só actualizar como tem estado a ser voltar ao trabalho e continuar a amamentar Sorriso
Bem só regressei ontem,deixei de tirar leite pra congelar e o que fiz foi tirar um na 5f a noite e tirei outro ontem de manhã,como trabalho a 5 min de casa,dei de mamar antes de sair e depois basta o pai ficar com 2 biberons.
Nao extrai nenhum no trabalho embora tenha possibilidade de o fazer mas quando cheguei a casa tirei de uma e consegui 110ml que ficou para hoje e depois hoje antes de sair,fiz o mesmo processo de ontem,mamou de uma e extrai da outra, quando cheguei a casa tirei de uma 120ml que fica pra congelar pk amanhã já folgo.
Portanto penso conseguir continuar Sorriso
Há e dos 110ml de ontem,só bebeu 90ml por isso afinal o que tiro parece suficiente

Eu comecei assim mamã...
Depois tenho dias ao almoço que tiro 400ml, 200 de cada maminha. Tudo se consegue. Leva tempo mas vamos lá. ☺ beijinhos

Sobre lilianae

Cristina
19 de Janeiro de 2017 nasceu a minha menina com 3360g as 17:16h