ARANHAS/ ANDARILHOS... SIM, NÃO ??? PORQUÊ ??? | De Mãe para Mãe

ARANHAS/ ANDARILHOS... SIM, NÃO ??? PORQUÊ ???

Responda
16 mensagens
Sarah Barrocas -
Offline
Desde 30 Set 2014

Boa noite ! Sei que esta é uma questão controversa, mas queria saber opiniões sobre as aranhas. São benéficas, não são, vocês usam/ usaram ? Alguém que partilhe a sua experiência comigo, estou à procura de um desses apetrechos para a minha filha (9 meses). Obrigada Piscar o olho

SonyGirl -
Offline
Desde 02 Out 2011

Para mim a aranha foi a minha salvaçao.o meu pequeno nao ficava 5 minutos sozinho queria sempre companhia senao chorava que se matava.

Começei a po-lo na aranha foi remedio santo, começou a andar atraz de mim e assim ja conseguia fazer alguma coisa.

Ele com 8 meses ja corria dentro da aranha Sorriso e nao lhe atrassou o andar pois com 12 meses ja andava.

Agora tambem depende das aranhas... Ha umas que ele exprimentou e nao gostei nada pois todas as rodas viravam e entao ele andava de lado, usei uma que me prestaram da chicco que so as rodas da frente viravam as de traz nao o que o faziam andar a direito. E convem o assento nao ser muito largo para eles nao andarem com as pernas muito abertas. E regular a altura consuante o crescimebto deles.

Resumindo sou a favor das aranhas se forem boas. Sem duvida. Deu-me muito geito e axo-as muito melhores do que os masupios que se usam tanto agora.

tatiana sousa -
Offline
Desde 23 Jul 2012

colada

*** tenho tido dias maus e mas por outro lado uns muitos mais felizes sinto me abençoada por Deus e agradeço todos os dias a ele os presentes que me deu em troca prometo cuidar, estimar e amar estas 3 pessoas que você pôs em minha vida

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

Este tópico vai-me dar jeito porque ando no mesmo dilema. Eu conheço esse da Chicco e já tive para o comprar mas tenho receio e adorava ler mais opiniões.

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Bem, aranhas são uma coisa, andarilhos são outra... nas aranhas, os bebés estão sentados e ficam numa posição que não é natural para eles. O esqueleto deles ainda não está preparado para o esforço que essa posição implica, o corpor deles está em formação e a posição é uma coisa forçada. A curto prazo não se vêem problemas nem alterações, mas os especialistas são praticamente unânimes em dizer que pode trazer problemas de coluna e bacia no futuro. Tens diversos estudos na net em que podes pesquisar - e muitos tópicos aqui no site com esse debate - sobre os contras das aranhas. Eu preferi não arriscar. Os andarilhos já são diferentes, porque são de empurrar e os bebés só os usarão se conseguirem - e quiserem!, o que quer dizer que não estão a fazer nada que o seu desenvolvimento já não o permita. Agora, ambos implicam perigos a nível de utilização, e mais a aranha que os andarilhos. A aranha, porque o bebé se desloca de forma autónoma e não consegue sempre controlar os movimentos. As quedas são comuns, bem como os embates em esquinas e móveis, é preciso ter muito cuidado. O meu irmão tinha e lembro-me de ver o meu pai destruir a aranha depois de ele quase ter caído por umas escadas. O mesmo serve para o andarilho, com a agaravante que geralmente as rodas deslizam muitos rápido e eles correm o risco de cairem de bruços. Nos nossos o pai e o avô fizeram um "hack" com fita-cola nas rodas para as prender, e assim só rodavam duas e eles conseguiam controlar o movimento. O meu filho só brincava com a parte de frente do andarilho e nunca quis saber daquilo para para nada, eu comprei-o quando ele começou a querer andar, como forma de o estimular ou ajudar, e esquece, pensei que fosse dinheiro deitado fora Sorriso A pequerrucha é que, quando começou a dar os primeiros passos agarrada às coisas, começou a usá-lo como forma de tentar correr atrás do irmão na brincadeira.

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

Olá,

Numa das aulas de PP que fiz, a pediatra desaconselhou fortemente esse tipo de "ajudas". Diz que há até países onde foram proibidos. Em Portugal registam-se cerca de 600 acidentes graves - não estão contabilizados ferimentos leves - por ano, resultado do uso de aranhas ou andarilhos.
Além disso, também diz que não traz benefício. A posição em que ficam não lhes permite fortalecer o tónus muscular.
Eu não pensava comprar, agora muito menos... Triste

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Colada... e se alguém tiver experiência com os centros de actividade... **

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

Taniapedro0405 -
Offline
Desde 12 Jan 2013

Colada... Sorriso

***Mãe de 1ª Viagem***Inicio dos treinos em Janeiro de 2014***Positivo a 24 de Março de 2014*** DPP 27 de Novembro 2014*** O meu Piratinha nasceu a 05 de Dezembro de 2014 Espertalhão
Tania Campos

TFCM -
Offline
Desde 25 Out 2012

Para a minha filha optei pelo andarilho da bebeconfort, o kamino.
Ela não queria ficar sozinha em lado nenhum, só estava bem a andar atrás de mim para todo o lado e foi remédio santo. Agora anda lá, vai para onde quer e eu posso andar À vontade sem medo do que ela possa fazer.
Há pediatras que são a favor, outros contra, é uma coisa que a mamã deve falar com o pediatra que tem...

Sobre TFCM

Parto Natural 28/07/2014
Parto Natural 17/10/2015
Parto Natural 17/07/2017

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Eu não gosto de aranhas. É a minha opinião, acho sinceramente que o bebé passa o tempo sentado e inevitavelmente com as pernas (mais ou menos) dobradas. Acho que não favorece muito a o desenvolvimento do bebé. Quanto aos andarilhos, não me parecem má aposta mas acho que necessitam de mais supervisão do que as aranhas. Eu nunca usei na minha, anda agarrada ao sofá e até já se levanta sozinha agarrada ao sofá e anda (de mãos dadas connosco),. Agora é assim, cada mãe sabe de si e do filho que tem... a minha é uma paz de alma, superpacífica, mas há bebés mais dependentes das mamãs que para ficarem 10 min sozinhos é o ai jesus e muitas vezes não se entretêm de maneira alguma... A minha ou fica no chão em cima de um edredon ou na cadeirinha da papa. Nunca experimentei aranha e não gosto. Agora a decisão é sua.....

Ninean -
Offline
Desde 07 Ago 2014

Penso que depende muito da propria criança, dos pais e da casa.
Se houver escadas em casa, ou carpetes ou algum entrave no chão que faça a aranha/andarilho prender ou tropeçar, não valem a pena principalmente pelo perigo que representam.
Se a criança não gostar, ou fôr "preguiçosa" e se mantiver sentada o tempo todo na posição com as pernas abertas já seja a andar ou parada, também não vale a pena, pois pode efectivamente deformar as perninhas e provocar problemas na bacia e na coluna.
No entanto o meu filho utilizou durante uns meses, e foi uma grande ajuda (apesar de apenas o pôr lá durante curtos espaços de tempo). Ele andou desde muito cedo, mas apenas agarrado aos moveis, coisas ou pessoas, tinha medo de se soltar, e queria agarrar tudo, por isso comprei uma aranha com uma grande "bandeja" à frente com coisas para brincar, ele não lhe fazia muito caso, mas evitava que chegasse aos moveis para agarrar as coisas e nunca estava sentado, gostava estar de pé, nas proprias perninhas.
Apesar de que dizem que os andarilhos são mais seguros, não o considero assim, pois tendem a andar mais rápido do que eles conseguem, e eles caem para a frente ao tentar segurar-se do andarilho.
Por isso digo, não acho que sejam bons nem maus, depende de muitas variantes.

Sobre Ninean

Orgulhosa mãe de um anjinho e uma fada!
Madrinha da Catiaribeiro10
http://possoteraminhaopiniao.blogspot.pt/

Desde 13 Set 2012

Olá mamã!

Definitivamente não! Se outras razões mais concretas não existissem, o simples facto das entidades ligadas à poericultura (pediatras incluídos), baseadas em imensos estudos, as desaconselharem totalmente, já seria uma excelente razão para não querer tais objetos perto e ao serviço dos nossos bebés.

São perigosos, promovem quedas em geral graves, permitem à criança acesso a objetos e utênsílios que, de outro modo, não lhes chegariam; por outro lado, esses andarilhos ou arenhas em nada melhoram o processo de aquisição da marcha por parte dos nossos bebés; pelo contrário, um uso intensivo destes objetos pode promover má postura, pois o bebé faz demasiada força nas pernitas antes de ser hora para isso e antes de ter capacidade para tal. permitir ao bebé liberdade de movimentos é o quanto baste para que ele se desenvolva naturalmente, respeitando o seu rítmo. Deixá-los ficar no chão, permitindo-lhes explorar o que os rodeia, tentarem gatinhar, rastejar e tudo o que fazem para se conseguirem deslocar, é tudo o que eles precisam para crescerem felizes!

Claro que esta é a minha opinião... mas, como em tudo, existirão posturas diferentes... vamos aguardar novos testemunhos....

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

Sarah Barrocas -
Offline
Desde 30 Set 2014

Agradeço a todas as que deixaram as suas opiniões acerca deste assunto. Mais uma vez, cada cabeça, sua sentença! A minha filha é muitíssimo dependente, não é capaz de ficar muito tempo no parque, porque costuma mandar-se para trás ou para a frente e depois rebola, mas como não se consegue ainda levantar chora para a ir tirar. No chão só com a minha supervisão (não posso estar todo o dia de olho nela, caso contrário não faço mais nada). Queria algo que lhe permitisse deslocar-se e entreter-se um pouco e que lhe desse oportunidade de sentir o chão e começar a dar uns passinhos. Em relação a bater aqui ou ali em móveis, etc, óbvio que não a iria colocar sequer perto disso, teria de ser usado num espaço aberto. As opiniões que tenho recolhido de familiares/ amigos é que pode (se usada em demasia), causar arqueamento das perninhas, mas como isso só deixa de acontecer aquando do desfralde, sinto-me tentada a experimentar. Acho que só experimentando é que posso ver até que ponto é benéfico/ prejudicial. Mas ainda não sei... tenho de ler mais e refletir. Mias uma vez obrigada a todas Piscar o olho

debby1986 -
Offline
Desde 23 Dez 2013
I Love DMPM

Eu comprei mas minha filha não gostou mto, tanto que vou vender, eh da amrca bebe seguro e eh mais dificil ocorrer acidentes, os acidentes acontecem se a pessoa nao preparar o ambiente para o bebe andar nisso e se for de alguma marca duvidosa, os mais antigos eh que sao mais perigosos, mas te digo que meu marido, o irmao dele, eu, meus irmaos, meus primos, todos usamos qdo eramos bebes e nunca ninguem se machucou, tem que se supervisionar como é obvio. Mas vale a pena tenta, mas deixes so uma meia hora por dia, mais que isso nao é bom.

rita_duende -
Offline
Desde 19 Jan 2012

A pediatra da minha não viu entraves no atrasar a marcha ou arquear as pernas mas falou-me logo nos acidentes. As aranhas já são proibidas em alguns países. Não são só as escadas que representam perigo. Um bebé num aranha corre o risco de deslizar para baixo de uma mesa e fazer uma lesão grave no pescoço. Pode facilmente puxar toalhas, etc. É claro que toda a gente sabe que quando usadas devem ser com supervisão mas tb sabemos que basta desviar o olhar por 2 segundos. A APSI desaconselha totalmente. Eu usei, o meu irmão usou (até ao dia em que tombou daquilo), o meu marido usou e estamos cá mas já houve acidentes mortais. Não entendo como ainda se vendem tantas em portugal. Uma alternativa boa mas muito difícil de encontrar são os centros de actividades. Deram-me um da graco com um assento tipo aranha mas sem rodas. O que roda é o próprio assento e em volta tem vários brinquedos. A minha ficava entretida naquilo, embora assim que começou a andar nunca mais lá quis ficar.

rita_duende -
Offline
Desde 19 Jan 2012