Aprender a brincar sozinha... | De Mãe para Mãe

Aprender a brincar sozinha...

Responda
14 mensagens
cristinabrito78 -
Offline
Desde 31 Out 2014

Olá mamãs
Tenho uma pipoca muito alegre, inteligente, sociável, um doce...mas comecei a reparar de há alguns meses para cá, na primavera e verão saímos muito e fazemos mais atividades no exterior logo não me preocupei, mas agora com a chegada do mau tempo, estamos mais em casa e a minha filhota brinca, brinca muito mas tem de estar sempre acompanhada. Amo-a de coração mas é asfixiante não ter uns minutos livres.. Triste
Não a quero isolada no quarto dela, mas penso ser importante para o desenvolvimento dela também aprender a brincar sozinha, mesmo que por perto dos adultos...
Alguma mamã já passou por isto?
É uma fase?
Alguém tem dicas?
Obrigada

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

Colada! Sorriso

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Há crianças mais dependentes que outras. Receitas não há, mas pode ir aumentando os períodos em que a deixa sozinha e fazê-la entender que a mãe precisa de tempo para as suas próprias coisas, mesmo que isso implique deixá-la a choramingar alguns minutos.

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Podes sempre responder que estás ocupada mas que ela pode brincar ao pé de ti. Os meus sempre fizeram muito isso. Eu continuo com os meus afazeres, eles mostram sempre as brincadeiras e pedem mil vezes para eu vir ver, entregam-me muita bonecada que eu vou sempre agradecendo e dizendo "a mamã vai pôr aqui, está bem? Vês onde está?" e vamos assim vamos levando a coisa.

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Olá Sorriso

O que fiz já há algum tempo foi deixar por breves períodos de tempo sozinho e aos poucos fui aumentando esses periodos de tempo... Tipo:fica aqui um bocadinho que vou à casa de banho, ou venho já vou buscar uma coisa. 2 minutos +/-, depois 3 e chegou uma altura que ficava a espreitar a ver o que fazia.

De vez em quando guardo temporariamente alguns brinquedos, quando aparecem novamente voltam quase a ser novidade lol. Fica tipo:olha tu encontras-te o meu comboio mamã Gargalhadas e fica entretido com aquilo durante algum tempo.

Mas o máximo que aguenta a brincar sozinho são uns 15-20 minutos mais ou menos. E vai-me perguntando coisas, acho que é para confirmar se estou perto lol.

Mas isto nem sempre foi assim, já foi muitoooo colado a mim.

Se estiver muito agitado (corre tudo e tenta fazer disparates) e eu precisar que ele se acalme, socorro-me ao Barney (Jim Jam) Espertalhão

Ahh e também funciona brincar ao "rei manda". O rei manda ir ao quarto buscar o urso amarelo, agora o carro verde, agora....lol o rei manda jogar à bola e marcar golos (tem uma baliza pequenina enquanto tenta e não tenta acertar, está entretido e eu vou fazendo as minhas coisas)

Beijinhos Olá!

cristinabrito78 -
Offline
Desde 31 Out 2014

Então pelo que contam até é normal o comportamento dela...como não tem irmãos e primos da idade dela, só mesmo os amigos da escola ou do jardim, quando estamos em casa sou solicitada para tudo...
Também faço o mesmo que muitas mamãs disseram, penso em brincadeiras e envolvo-a, depois digo-lhe que vou à cozinha ou wc e ela fica, mas passado uns minutos já está de volta de mim.
Estranhei porque ela qd chegava a casa ia logo ao quarto dela e pegava em bonecas, puzzles e agora vai ao quarto, olha para tudo e dá meia volta.
Ah a minha filhota tb gosta do barney eheheh são uns desenhos didáticos e são uns minutos.
ultimamente tenho-lhe dito: a mamã está a fazer o jantar vai brincar filha - Mas parece que tem o efeito contrário, rsp logo: não quero!

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

O meu adora o Barney, mas na hora do abraço já sei que vai chamar-me para fazermos como o Barney lol (parece que estou a ouvir a música na cabeça).

É perfeitamente normal, quando chega a casa diz-me:a que vamos brincar? Ou escolho eu ou escolhe ele, fico uns minutos com ele e vou saindo... já venho...lol

cristinabrito78 -
Offline
Desde 31 Out 2014

lol lol eu adoro-te tu também..uma família.. etc...
É o máximo a musica e tb adoro qd é altura dos beijos e abraços lá em casa Sorriso

é isso vou experimentar, em vez de. vai brincar filha dizer: vamos brincar?
pode ser que resulte.

Eu gosto de estar e brincar com a piolha mas sempreeeee é dificil

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Com um grande abraço e beijinhos que coram...lol lol lol

Depois conta se resultou...

Beijinhos Olá!

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Olá,
Quando vi este tópico ontem não comentei porque a minha filha ainda não chegou a essa fase. Desde o princípio que me tenho preocupado em dar-lhe espaço para aprender a entreter-se independentemente mas imagino que a idade dos 2-3 anos seja todo um mundo à parte e não quis dar palpites.

Mas por coincidência hoje uma página sobre educação que eu sigo no facebook partilhou um artigo de resposta a uma mãe que se queixava que a sua criança (desse faixa etária) exigia sempre a sua presença em todas as brincadeiras. Lembrei-me deste tópico e vim partilhar o link, pode ser que lhe seja uma leitura útil.

http://www.janetlansbury.com/2013/05/stop-entertaining-your-toddler-in-3...

Tudo de bom!

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Obrigada pela partilha Sorriso

cristinabrito78 -
Offline
Desde 31 Out 2014

Obrigada mamã pela partilha vou ver o link que deixou Sorriso

Sem dúvida...os nossos filhos estão sempre a alterar comportamentos e atitudes, faz parte do crescimento... é que a minha filha até aos 2 anos e pouco brincava imenso sozinha, claro que brincamos juntas a fazer puzzles, desfolhar livros, conversar, correr saltar etc.. mas ela tinha imensos momentos só dela o que é muito saudável Sorriso

Na primavera e verão claro que as atividades são mais jardim, praia, piscina, passear e comecei a notar mais desinteresse em brincar sozinha e a ligar aos brinquedos agora que estamos mais em casa...

Tenho uma amiga psicóloga, quando falar com ela partilho as dicas que me der com vocês.

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Não tenho dicas pois tal como a FaMena ainda não cheguei a essa fase, mas vim só dizer que adorei o texto do link!!!! Realmente nós queremos tanto entreter os nossos bebés com a tv e com brinquedos todos xpto que eles acabam por desenvolver menos a fantástica capacidade do faz de conta Sorriso

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

O meu no outro dia fez-me uma sopa de bolas para eu ir provando enquanto passava a ferro Piscar o olho