Antes, durante e após cesariana | De Mãe para Mãe

Antes, durante e após cesariana

Responda
18 mensagens
ficarla -
Offline
Desde 19 Dez 2014

Olá mamãs.
Tenho cesariana marcada porque a minha bebé está sentada, e com o aproximar da data as duvidas, medos e incertezas crescem.
Ouço a falar muito de cesarianas, mas a maior parte das vezes são pessoas que tiveram parto normal, então gostaria de ouvir relatos reais de situações reais nos hospitais públicos.
Se entraram de manhã e depois o que fizeram até à hora da cesariana, e quantas horas estiveram à espera desde o internamento até ao nascimento. O que vos fizeram nesse espaço de tempo?
Durante a cesariana o que sentiram? e no fim que vos fizeram, só estiveram a ser vigiadas.
Após a transferência para o quarto, como lidaram com as visitas? Não é só no dia seguinte que se podem levantar?
Como faziam para mudar pensos enquanto não se podiam levantar? era a enfermeira?
O que o médico fazia quando vos ia examinar? era doloroso? e as enfermeiras?
Conseguiam cuidar do vosso bebé, ou era o vosso companheiro? no caso de haver umas horas de não estar lá acompanhante, são as enfermeiras que fazem as coisas ao bebé ou temos que ser nós? e se não me conseguir levantar?

Contem-me tudo pois estou cheia de medo de não conseguir fazer nada e até tremo só de imaginar a familia lá de volta com a minha bebé para trás e para a frente e eu não poder fazer nada, limitar-me só a olhar...

Sobre ficarla

A treinar desde 21 de dezembro de 2014.
Positivo 3 de abril de 2015

MariSilva2013 -
Offline
Desde 01 Abr 2014

Boa tarde mamã!
Vou ficar atenta às respostas que obter ao seu post...
Já é a minha segunda filhota...mas tanto poderá ser outro parto normal ou cesariana...tudo vai depender da princesa...
E confesso...também tenho muitas dúvidas sobre a cesariana... Confuso

Beijinhos...e uma hora pequenina! <3

Positivo - 18.12.2012 Sorriso
02.01.2013 - Ouvimos o teu <3 pela 1ª vez...e que emoção!!!
01.03.2013 - É uma Princesinha!!!
09.08.2013 - Nasceu a nossa Princesa...e como ela é linda!!!! Espertalhão
12.08.2015 - O segundo positivo!
09.01.2016 - Nasceu a nossa Princesinha "mais nova"!

MariaNica -
Offline
Desde 19 Ago 2015

Olá mamã, vou ficar colada ao seu post, porque nunca se sabe como será o parto e as dúvidas que colocou são bastante pertinentes...

silviafreitas -
Offline
Desde 30 Jul 2012

Boa tarde.
O Meu Di nasceu de cesariana, mas no meu caso não foi programada.
Ao fim de 14 horas de tp, sem grande evolução na dilatação (mesmo com oxitocina n passei dos 4 cm), a certa altura o ritmo cardico do meu bebe começou a ficar inconstante e a médica decidiu que o melhor seria passar para a cesariana.
Eu dou-me pouco bem com operações estando consciente, por isso tive de ser sedada, pois não conseguia acalmar.
A cesariana durou pouco mais de 15 minutos, acordaram-me p ver o menino quando o tiraram.
A minha cunhada (enfª parteira) levou-o p limpar e foi com ele p a sala de partos para o pai ajudar a vestir.
5 min depois, já vinha com ele vestido, p eu lhe dar um beijo.
entretanto o Di ficou uns minutos com o pai enquanto eu me restabelecia.
logo de seguida fui p a sala de recuperação, onde com o apoio de uma enfermeira ele mamou pela 1ª vez (cerca d 1/2 hora depois de nascer)
tive alguns problemas (n relacionados com a cesariana em si)... tensão muito baixa (4 - 2) e uma reacção alergica ao paracetamol.
Mas, o Di nasceu às 10h42 e por volta das 18h00 já me consegui por de pé no quarto.
No dia a seguir já andava bem (apenas tive muita retenção de liquido e as minha pernas e pés incharam p o dobro).
a minha cicatriz ficou optima, nunca tive dores.
Felizmente tudo correu muito bem.

Felicidades mamã, e pensamento positivo.
Lembre-se que não há 2 partos iguais.

No dia 13-03-13 nasceu a minha luz! Por ti filho, movo montanhas!
<3 <3 <3 <3

Liliana-mary -
Offline
Desde 30 Jun 2014

A mim rebentaram me as águas e segui para o hospital. Infelizmente de repente sem me dizerem nada, mas vendo que algo estava a correr mal, pois entraram médicos por toda a parte, levaram me para o bloco. Como deve calcular entrei em pânico e o marido também pois percebemos que algo estava a correr mal, apenas perguntava pelo meu bebé, mas ninguém me respondia. Como não me consegui acalmar houve uma enfermeira que me disse os batimentos do seu bebê desapareceram, acalme-se para o bem do seu bebê. Essas palavras foram cruciais, pois nesse exacto momento conseguiram com que eu me "apagasse". Felizmente correu tudo bem, o meu bebé teve que receber oxigênio e reagiu bem (o marido assistiu a esta parte). Ficou a primeira noite em observação. Nessa noite levaram-me de cadeira de rodas para o ver, estava bem graças a Deus de tal forma que nos restantes dias esteve comigo no quarto.
Em relação à família isso depende de cada um, a mim foram me ver no mesmo dia, aliás sempre tive visitas (bastantes mesmo), só no dia que vim embora é que não, mas depois apareceram lá em casa e ainda tive que cozinhar com ajuda claro. Óbviamente esta parte dispensava, mas sei que não fizeram por mal. As semanas seguintes em casa foi a mesma coisa, sempre gente a vir, não consegui descansar nada. Aconselho a por um travão caso aconteça o mesmo, pois é cansativo.
Eu consegui sempre cuidar do meu menino, fui sempre eu. É óbvio que os meus movimentos eram mais demorados, mas nunca tive dores e sempre fui eu a tratar sozinha dele, no hospital e mesmo quando regressei a casa. Posso dizer que talvez tenha sido uma das privilegiada da cesariana porque consegui sempre cuidar dele e da casa. Alias quando o meu bebé tinha 7 dias fui passear com ele, caminhava devagar mas consegui ir sem qualquer problema. As pessoas até ficaram admiradas de eu ter estado sempre assim tão bem.
Espero que corra tudo pelo melhor e não tenha medo, vai correr tudo bem e o mais importante vai conseguir cuidar da sua menina vai ver Sorriso

anasjc -
Offline
Desde 06 Abr 2015

Olá mamã, o meu Simão nasceu de cesariana nao programada, ao fim de 14 horas de trabalho de parto e com ele em sofrimento, por duas vezes os batimentos cardiacos cairam ao ponto da enfermeira entrar a correr e mandar o meu marido sair, eu em panico sem saber o que se estava a passar, lá me levaram para a cesariana, deram-me a anastesia deixei de sentir o corpo, so sentia a cabeça, durante a cesariana só me lembro de estar muito enjoada, o Simão nasceu bem sem qualquer problemas, depois do recobro e de voltar a sentir o corpo, ou seja umas 4 horas depois da cesariana terminar disseram para me levantar e durante a noite ja cuidei de mim e do meu bebé sozinha, tive algumas dores mas suportáveis com a ajuda da medicação, as pernas incharam-me muito mesmo durante 4 dias.. a enfermeira todos os dias via como estava a cicatriz, e mudava o penso, nao era doloroso, a medica só a vi no ultimo dia, quanto a visitas eu no hospital só tive o meu marido. Quando vim para casa já me sentia bem e capaz de cuidar do meu bebé, claro que com a ajuda preciosa do papá, o mais dificil de tudo foi aquelas horas todas em trabalho de parto e ver que o meu bebé estava a sofrer, nesse pont cesariana programada é melhor.. o que interessa é q vá calma que o resto tudo se passa e depois de tudo ao olhar para o meu filhote lindo, por ele fazia tudo outra vez.. espero que corra tudo bem, e depois venha cá contar-nos como é que foi..

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Eu fiz cesariana programada, gravidez gemelar. Entrei por volta das 8 e pouco e as bebés nasceram ao meio dia. Nesse tempo vestiram-me a bata, raparam os pelos púbicos e deram-me a epidural. Fui levada para o bloco e a cesariana em si correu bem, eu senti mais do que era suposto (penso que a anestesia devia ter sido mais forte), mas o fundamental para mim era ver as minhas filhas mal nascessem e assim foi. No entanto não aconselho este tipo de anestesia a pessoas muito sensíveis, sente-se a mexer por dentro, temos frio (o bloco é mais frio por questões de assepsia) e tem-se a noção dos procedimentos, apesar do lençol que não deixa ver nada. Fui levada de imediato para o quarto e às 2 já estava a receber visitas, a minha mãe e o meu marido (nesse dia foi só e ainda bem). Eu estava ótima, sem dores de qq tipo. Nesse dia e noite foram as enfermeiras que fizeram tudo ao bebé, depois da saída das visitas às 7. Os procedimentos variam de hospital para hospital e a minha cesariana já foi há vários anos, portanto mt coisa pode ser diferente. Ali, puseram-me uma fralda de incontinência e estava algaliada, portanto não me levantei até à manhã seguinte. Aí vestiram a cueca com penso, tiraram a algália, o cateter e ajudaram-me a levantar. E a partir daí eu que me desenrascasse. Foi muito mau, confesso. Tinha dores horríveis sempre que forçava os músculos da barriga e como ganhei tosse pareciam facas a cortar-me. Só tinha uma bebé comigo (a outra esteve dia e meio na incubadora) e tratar dela era mt complicado. Mas eu era a única na enfermaria a estar assim, as outras mexiam-se muito bem mesmo. Talvez o ter tido um final de gravidez mt dorido tenha complicado a situação e para além disso as pernas e pés incharam muitíssimo sem se saber a razão. Se estivesse quieta na cama estava bem, o pior foram as noites, sem pregar olho e cheia de dores, até porque as tentativas para amamentar foram um desastre.
Vim para casa ao 5º dia (na altura era assim) e a partir daí tudo correu bem. Tinha ajuda e recuperei com muita facilidade. Ao fim de uma semana já me sentia bastante bem e ao fim de 3 fiz uma viagem de 300km para ir a um congresso. Tenho uma cicatriz que mal se nota e as más lembranças ficaram no passado Sorriso

Margarida Kruger -
Offline
Desde 01 Set 2010

Eu fiz cesariana mas n foi programada, foi parto induzido, estive dois dias a sofrer horrores e no fim fui para cesariana de urgência, com as águas rebentadas por mais de 32 h.Levei tanta porcaria para as dores q quando estava a fazer a cesariana pareceu-me q a cirurgia foi feita em 5 m.Pelo meio ainda senti tirarem a minha filha na parte das costelas, levei mais um reforço de epidural e quase q perdia os sentidos, vomitei e tudo.Estive no recobro n sei até quando, fui para o quarto devia ser fim de tarde.Estava super inchada, até os olhos, tudo.As enfermeiras limparam--me e há noite, por incrível que parece já andava, parecia um monstro.Dores n tive muitas, era mais q me mexia, mas recuperei super bem e assim q tirei os pontos já fazia tudo em casa.

Duas princesas mais lindas do <3, amores da mãe
Alice 31 de Março 2011 <3 Ritinha 9 de Dezembro 2015

Ifam -
Offline
Desde 04 Set 2015

Eu fiz uma cesariana programada há menos de 2 meses no CMIN, antiga maternidade Júlio Dinis. Lá o procedimento foi o seguinte :
Só são marcadas duas cesarianas por dia mas sem horários definidos, temos de lá estar ás 8h e depois tudo depende das urgências que dêem entrada! Cheguei à urgência ás 8h,aguardei um pouco, entrei para fazer o CTG, fui ao gabinete de consultas e depois subi com o papá para o quarto. A mala já ficou lá, comigo já só foi a 1°roupinha do bébé. Prepararam-me para o bloco,entrei por volta das 10h e ele nasceu ás 10.50h.Quanto á cesariana em si não posso dar o meu testemunho porque foi com anestesia geral, só posso dizer que estava muito frio e que me algaliaram.
Fui para o recobro, assim que acordei puseram-me o filhote logo na mama, sempre com o auxílio das enfermeiras. Quando subi para o quarto o papá já estava à nossa espera, no primeiro dia só recebemos a visita dos avós e foram todos ajudando.
Ao final da tarde já me levantei e durante a noite fui eu que tratei dele mas as enfermeiras andaram sempre por ali na primeira noite e foram incansaveis sempre que precisámos delas durante o internamento!
Fui vista pela médica todos os dias e mudavam-me o penso.
Em relação ao penso higiénico, levei cueca fralda e ainda puz o penso, já não me recordo bem mas penso que fui eu que mudei quando me pude levantar.
Dores existem claro mas eles dão medicação e não achei nada muito difícil de suportar, mas isso também depende da tolerância á dor de cada um! Vim para casa numa sexta-feira e no sábado as visitas só diziam que eu estava muito fresca, nem parecia que tinha feito uma cesariana há 4 dias!
Incharam-me muito os pés e as pernas, mas pelo que li nos testemunhos anteriores é normal!
No geral acho que é isto mas se puder ajudar em mais alguma dúvida disponha!

libertad1982 -
Offline
Desde 20 Mar 2014

A minha nao foi programada estive no ecg durante 40 minutos mediram a tensao viram o meu peso. como toda a operacao temos sempre medo , mas algo que passa bem , ao fim de um pouco estamos ca fora
vestiram a bata e fui logo para o bloco ja com o soro posto e argalia como toda a gente entra, depois levei epidural , mas como sou sensivel deram mais 3 sedativos[acalmantes] sempre disperta, ao fim de 45 minutos sai do bloco operatorio, estive 1 dia e meio na sala cuidados intensivos como todo o mundo que e operado para ser vigilada, durante esse tempo parece que passaram horas, depois tomei banho e subi para obstetricia. passado um pouco veio o reguila.
dores normais de um pos-operatorio, entretanto estive 6 dias internada, sempre vigilada a soro e sempre com o cateter da anestesia epidural.
- se a mae se sentir bem pode levantar quando quiser sempre com ajuda de uma enfermeira.
as proprias enfermeiras fazem as mudanças e a limpeza [higiene] e
sentes sempre um pouco de dor porque te apertam o utero para voltar ao normal. ha entretanto dava injeccoes para nao coagular o sangue dava na barriga como se fosse diabetes.
o primeiro dia sempre as enfermeiras depois nos maes, para dar banho tratar a nao ser que sinta muitas dores pode sempre chamar a enfermeira.
bom parto

ficarla -
Offline
Desde 19 Dez 2014

Obrigada mamãs.
e a colocação da algália, aquilo doi? ai sou tão medricas...

Sobre ficarla

A treinar desde 21 de dezembro de 2014.
Positivo 3 de abril de 2015

deborabelh@ -
Offline
Desde 25 Jun 2014

Olá...sei que o medo e a ansiedade não tem como ser controlados, eu tive cesariana na Cuf, só posso te dizer que depois que passa a anestesia é muito ruim, sofri 2 dias , mas depois foi tranquilo sem dor, procure andar qdo as enfermeiras te disserem, pois ajuda muito, minha mãe ficou de acompanhante pois não tinha condições de ficar sozinha. Quanto as visitas no 1 dia fiquei deitada ,no 2 dia seria melhor irem te visitar,vc já estará bem mais disposta.

Abelh@

libertad1982 -
Offline
Desde 20 Mar 2014

quanto a argalia nao doi nada , e simplesmente uma pressao que passa rapido vai ver que corre tudo bem, beijinhos

gatita5 -
Offline
Desde 21 Ago 2013

colada

ficarla -
Offline
Desde 19 Dez 2014

Obrigada a todas as mamãs que deixaram o seu testemunho.
Se houver meninas com mais relatos agradecia.

Sobre ficarla

A treinar desde 21 de dezembro de 2014.
Positivo 3 de abril de 2015

LalaVillas -
Offline
Desde 26 Fev 2015

Olá mamã!
A minha bebé nasceu dia 5 de outubro de cesariana programada pelas mesmíssimas razões... Esteve sentada toda a gravidez.
Cheguei ao hospital público às 08:00 em ponto pois se existirem outras cesarianas para o mesmo dia as mesmas serão feitas por ordem de entrada.
Recebi a pulseira e encaminharam-me para o internamento de obstetrícia onde vesti a bata e fiquei a aguardar na cama que seria minha depois da bebé nascer.
Não demorou muito pois era a primeira inscrita e não havia nenhuma cesariana de emergência.
Levaram-me para o bloco operatório e mesmo antes de entrar fizeram uma nova ecografia para terem a certeza que a bebé continuava pélvica o que se confirmou.
Já no bloco começaram o procedimento da epidural que no meu caso não me custou nada. Em seguida ajudam-te a deitar e já não sentes nada do peito para baixo. Colocam um pano abaixo do teu pescoço para não veres nada e Dá-se então início à cesariana. Como a bebé está de cabeça para cima os médicos terão de virá-la dentro de ti antes de retirá-la pois tem de sair de cabeça. Espera um corte um pouquinho maior do que as tradicionais suturas de cesariana de bebés que estão de cabeça para baixo devido a este procedimento. Vais sentir que te estão a mexer mas zero de dor... Quando tiram a bebé mostram-te logo mas não fica contigo muito tempo. No meu hospital a bebé é vestida praticamente ao teu lado e fica ali debaixo da luz que lhe fornece aquecimento.
Retiram-te a placenta, aspiram e cozem. Como és aspirada penso que a hemorragia que terás no pós parto é bem menor que a de parto natural. Ficas no recobro e levam-te a bebé para mamar e é espectacular pois ela começou logo a mamar como se já o tivesse feito mil vezes Sedutor
Depois de mamar fica no berço ao teu lado e vem a parte que mais me custou.
Uma enfermeira vem observar-te e carrega com toda a força dela na barriga para ver se deitas alguma coisa e digo-te, foi a pior dor que já senti na minha vida! O meu instinto foi agarrar com toda a força no braço dela!
Depois dão-te a comer gelatina ou beber um chá...
O cateter da epidural fica posto até ao dia seguinte e colocam-te uma bola de morfina agarrada ao cateter que te vai aliviando as dores.
No meu caso fizeram o levante às dez da noite ( a minha bebé nasceu às dez da manhã) e se até aí a auxiliar te dava a bebé para mamar e lhe trocava a fralda, a partir do levante esquece... Tens de fazer tudo sozinha (acho que depende do hospital). Foi terrível... A bebé chorava e eu demorava uns 10 minutos a levantar... Sempre com calma! É preciso é não stressar!
Os pensos são as enfermeiras que te mudam pois estás sempre a ser avaliada... Vão carregando na barriga, dói um pouco mas nada como no recobro... Daí ser mais pratico camisa de dormir... Algaliar e desalgaliar não dói nada! Atenção que não tens a noção de quando o saco enche! Pede a alguém para ver...
No meu caso depois de desalgaliada continuei sem sentir a bexiga e tive de ser novamente algaliada. É normal! Efeitos da epidural!
Eu inchei imenso pois os vasos linfáticos das virilhas não estavam a dar conta do recado... Eu que não inchei nada na gravidez fiquei "sem tornozelos" Enjoado
O pós é complicado e no meu caso fiquei a achar que ia demorar séculos para recuperar! Esquece! Passaram dois meses e estou magnífica! Voltei ao peso e figura de antes da gravidez e sem qualquer dor... Sem exercícios ou dietas! O amamentar faz tudo! Por falar nisso, o leite desce normalmente como no parto natural! No terceiro dia já comecei a ter leite... Ainda tenho hoje!
Custa um bocado e ficas com um pouco de inveja ao veres as outras mães de parto natural andarem como se nada fosse e tu mal te mexeres... Mas pronto, antes e durante o parto também não sofres nada...
Cuidado só com os pesos no primeiro mês... Ao segundo tas como nova!!!
Beijinhos e boa sorte! Vai correr bem!

LalaVillas

ficarla -
Offline
Desde 19 Dez 2014

obrigada mamã fiquei mais tranquila

Sobre ficarla

A treinar desde 21 de dezembro de 2014.
Positivo 3 de abril de 2015

PhiG. -
Offline
Desde 05 Dez 2015

A minha cesariana foi de emergência, o rapaz estava cheio de pressa..."dilatação?! O que é isso?! Eu quero nascer e é agora!" Sorriso E pronto, lá fomos nós para o bloco.
Como já tinha epidural, foi tudo relativamente rápido. Aliás, o q demorou mais foi mesmo a parte da costura. A médica tirou-o (n senti dor alguma, claro, apesar da sensação n ser agradável...mas tudo controlável...só soltei uma lágrimazita, mas era mais nervoso do q outra coisa!), encostou-o a mim de fugida e enquanto me cosiam ele foi limpo e vestido. Entretanto voltaram a trazê-lo para ao pé de mim até eu estar "pronta". Dp recobro e mais tarde quarto.
Levantei-me passadas 12h do parto (com a ajuda da enfermeira). Grande alívio, já n era preciso fazer xixi por um tubinho Sorriso
As enfermeiras é q me trataram do penso e tb me examinaram (além da médica). Doeu-me um bocadinho, mas o truque é respirar fundo, pensar q é tudo para o nosso bem e q daí a nada estamos prontas para andar com o nosso bebé ao colo!
O meu marido esteve sp connosco (durante a noite inclusive) e foi ele q mudou as fraldas, o punha ao meu colo para mamar, etc. Enquanto n me conseguia dobrar ou manter em pé durante mto tempo (tive algumas tonturas...), teve q ser assim. Suponho q, caso ele n estivesse, seriam as enfermeiras a ajudar.
No meio de tanta ajuda senti-me até um pouco inútil...queria mudar-lhe a fralda, ter-lhe dado o primeiro banho. Mas n dava...Por isso tentei tirar o máximo partido da parte da amamentação, e do colo e do mimo Sorriso E por falar em amamentação, se ainda n tens uma almofada, arranja uma! Foi uma grande ajuda para mim.
Outra coisa importante: quando as forças começarem a voltar, caminha! Nem q seja até à porta do quarto. Sp dentro das tuas possibilidades, claro, mas n te "resignes" ao desconforto e cansaço (q inevitavelmente vais sentir, por mto q te ajudem). Quanto mais depressa puseres o teu corpo a mexer, mais depressa ele voltará ao normal.
De volta a casa, n tive q me preocupar com o penso/cicatriz...como n tive dores de maior, sabia q estaria tudo bem, e passados uns 10 dias tirei o penso (q já começava a querer sair por si). Depois foi deixar ao ar o mais possível e hoje (1 mês e meio dp) já quase n se nota. Mto cuidado com os pesos e com o baixar/levantar/dobrar. É preciso mexer-nos, com certeza, mas tudo com conta, peso e medida.
Boa sorte! Sei q agora ainda está tudo mto distante, mas passa rápido...tanto as partes menos boas, como as mto boas, por isso é aproveitar! Sorriso

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?