Ansiedade/Ataques de pânico | De Mãe para Mãe

Ansiedade/Ataques de pânico

Responda
41 mensagens
Maria João Lopes -
Offline
Desde 01 Set 2010

Boa a noite a todas as mamãs e treinantes deste blog! Sou novata por aqui e conheci este site qdo pesquisava sobre a gravidez relacionada com a ansiedade/ataques de pânico. Eu e o meu marido achamos que chegou o momento de termos um filhote, mas estou com algum receio pq desde os meus 17 anos que tenho ataques de pânico horriveis e só consigo estar bem com medicação. Apesar de andar melhor nos ultimos 2 anos, qdo estou alguns dias sem tomar a medicaçao, sinto-me logo esquisita e ansiosa :s Fui a uma GO esta semana e ela trocou o meu antidepressivo (Cymbalta) por um ansiolitico (Victan), mas mesmo assim não me sinto bem continuar a tomar este tipo de medicação e magoar o meu filhote. Alguem já passou por uma situação destas? Alguem me sabe dizer se o Victan não faz mal ao bebe? Talvez seja importante referir que o Victan é o unico medicamento que eu tomo até agora, para além do ácido fólico que tb já comecei a tomar Sorriso Segundo a minha GO, daki a 2 semanas é o momento ideal para os treinos Sorriso

07-10-2010

Dani_Brasil -
Offline
Desde 05 Set 2010

Olá, tudo bem? Li tua história e não posso deixar de me manifestar. Em 2006 eu quase perdi minha mãe, passei por uma situação familiar de quase-morte totalmente inesperada. Na época a única que foi forte e racional foi eu, enquanto pai e irmã colocavam as emoções para fora. Quando minha mãe voltou do hospital para casa, bem e curada, a minha vida virou de cabeça pra baixo. Comecei a ter quedas de pressão, desmaios, controlava meu batimento cardíaco, vivia achando que tinha uma doença. Não podia entrar em hospital, pq tinha uma crise. Foi-me diagnosticado síndrome do pânico. De início eu não acreditei, pois eu tinha sintomas físicos e achava ser um problema físico e não psicológico. Na época fui medicada, e depois de uns dois meses, de tratamento raramente eu sentia algo ruim, nem pensava nisso, pq eu tinha medo das sensações voltarem. A idéia do medicamento não me agradava, então resolvi por conta própria largar tudo e dar início a terapia cognitiva comportamental, ou seja, é um auto-conhecimento, controle da ansiedade e estress. Passei 2 anos... até que meu terapeuta me liberou e deixou-me livre para procurar quando necessário. Logo depois ele faleceu, não foi um simples terapeuta, mas um grande amigo. Me sinto curada, em paz, falo do assunto tranquilamente e não tenho medo dos sintomas voltarem,pois hj eu tenho domínio sobre eles. Eu não tomaria nada desses medicamentos no caso de gravidez, pois acho muito forte! Conversa com GO pra saber se não pode prejudicar na formação do bebê! Te aconselho sinceramente a tentar outras alternativas...sem medicamento, que de certa forma mascaram o problema. Se é muuito difícil pra você, quem sabe ir diminuido as doses? Eu imagino o que vc passa...mas acredita que são sensações que não vão te matar (eu até tinha medo disso na época), pensa em controlar a respiração e se acalmar. Vou torcer muito por você!!! Desculpa escrever tanto!!!
Beijinhos.... Sorriso

Afilhada e madrinha da amada Susy91

Maria João Lopes -
Offline
Desde 01 Set 2010

Agradeço todo o tempo que disponibilizou para me ajudar. Aos 17 anos, qdo

Maria João Lopes -
Offline
Desde 01 Set 2010

Agradeço todo o tempo que disponibilizou para me ajudar. Aos 17 anos, qdo comecei a ter ataques de pânico, não se falava muito nessa tipo de síndrome e pensaram que eu tivesse com uma depressão ou com uma doença fisica, mas alguns exames que fiz, diziam que estava tudo bem cmg. Mas não estava... estive quase um ano sem sair de casa. Passava mal só com o simples facto de tomar banho, fazer as refeições em familia, ir à loja da esquina, etc. Era um horror!!! Penso que foi a morte de uma grande amiga e o facto de eu ter ido fazer o secundario para longe de casa, que despoletou tudo isso. Entretanto, nessa altura, frequentei um psiquiatra durante um ano e tomei sempre medicação. Melhorei muito... Fiz o 10º e o 11º ano sempre bem, mas quando estava a fazer o 12º ano, vi uns amigos meus a terem um acidente de carro e, a partir desse dia, voltou tudo. Os medos, os ataques, toda essa frustração que eu não sabia explicar. já tenho 26 anos e sinto-me melhor pq já aprendi a controlar-me, já aprendi "técnicas" que me fazem sentir melhor qdo fico mto ansiosa, mas nunca deixei de tomar a medicação. Não tomo nada exagerado (apenas um comp. Cymbalta por dia, que agora foi trocado por 2 comp. Victan por dia), mas há sempre o receio de me sentir mal. Pelo que li, mais mal faz ao bebe um ataque de pânico ou a mulher se sentir sempre ansiosa, que a medicação, mas escrevo pq quero saber as opiniões das mulheres que já passaram por alguma coisa parecida.

Dani_Brasil -
Offline
Desde 05 Set 2010

Eu entendo a tua preocupação...realmente o ideal é conferir com teu médico se não há contra-indicações!!! Quem sabe a gestação...a chegada de um bebê, não vão fazer vc te sentir melhor e esquecer esta maldita síndrome? A atividade física e a meditação sempre me ajudaram muito, faço até hoje!
Boa sorte querida...vai dar tudo certo!
Bons treinos... Piscar o olho
Bjs

Afilhada e madrinha da amada Susy91

Maria João Lopes -
Offline
Desde 01 Set 2010

A minha GO disse-me que o Cymbalta traz problemas na formação da cara do bebe, mas que o Victan não faz mal. Vou tentar não tomar nada nos primeiros três meses de gravidez, mas se voltar a sentir-me mal, lá terá q ser. Obrigada e qdo houver a noticia desejada, eu comunico :)Beijinhos e boa noite

MariadeSena -
Offline
Desde 06 Jul 2010

Ola boa noite!

Uma pessoa com ataques de ansiedade e panico deve estar sempre medicada, e se a tua GO sabe do teu historial e se te trocou o ansiolitico por outro, decerto q o fez p o teu bem-estar e p poderes engravidar sem que essa medicação afecte o teu bebe. Claro q n vais poder andar a ter esses ataques e o melhor sera mm fazeres a medicação, pois esses ataques serão mais perigosos p o bebe se n forem controlados do q a tua medicação. Hj em dia ja existe mt medicação do foro psiquiatrico aconselhada a gravidas e a mulheres q amamentam, derivado tb às alterações emocionais e hormonais que acontecem nestas alturas. Fala isto c a tua medica, ninguem melhor do q ela p te informar sobre o Victan.

Beijocas e boa sorte p os treinos.

Maria, a Luz da minha vida desde 10/08/2007.
Marta, nasceu a 16/12/2010 para ajudar a iluminar a minha vida.
Bendito o dia em que Deus resolveu preencher a minha vida.
Madrinha da lutadora S.Ribeiro, da querida SusanaFonseca e da irreverente inesc

dudalaura -
Offline
Desde 29 Set 2010

Olá linda,

Eu também sofria de ataques de ansiedade/pânico e os meus apareciam sem qualquer aviso prévio.

A minha gravidez foi não planeada e por mais estranho que pareça no meu caso deixei pura e simplesmente de os ter.

A medicação que eu fazia também não era nada de especial e para ser sincera só a tomava nos dias de mais stress.

Tenta fazer o chamado desmame por ti mesma, com a tua força de vontade e o desejo de ser mamã vão te ajudar a ultrapassar tudo isso.

Sobre dudalaura

A minha baby Laura nasceu no dia 16/11/2010 3.525 Kg e 50,5 cm Sorriso
Madrinha e Afilhada babada da Sofia Carvalho 79
Madrinha da Lutadora kidstore2011
Madrinha da estreante celia susana soares e do seu Fofinho Dinis
Afilhada com orgulho da Sain; Madrinha da novata Cristina33

sofia.cristina -
Offline
Desde 18 Maio 2010

oi... vi o teu topico e nao podia deixar de responder

eu tive alguns problemas, e fui medicada com quase todo o tipo de medicamentos, o meu corpo habituava-se facilmente e ganhava defesas contra eles...

mas o k te kero contar é sobre o victam.... eu tomava, nao NAO podia de maneira nenhuma ser todos os dias... era em s.o.s (pelo menos era como deveria de ser, pois tomava todos os dias mais do que devia, e viciei-me) para teres noçao fiquei viciada a tal ponto, k já nao vivia sem eles... e quando digo k nao vivia, era mesmo, pois um dia decidi por mim propria deixar de tomar "porcarias" e deixei, incluindo o victam, mas se nao tivesse dois ou tres na carteira entrava em panico, nao sei se me faço entender, eu nao os tomava, mas tinha de os ter ali comigo... era como se fosse o meu porto seguro, nao sei explicar! aconteceu muitas muitas vezes no meio de uma viagem reparar k nao os tinha e ter de comprar numa farmacia, e depois nao tomar... isto foi mais de 1 ano!!! agora já nao ando com eles... qaundo decidi engravidar foi quando me mentalisei k nao precisava dakilo...

há pouco tempo foi me dito por um medico k o victam é altamente vicioso!!! bom mas com esse defeito, não sei se será bom estares a tomar todos os dias 2!!!

a gravide foi a melhor coisa que me poderia ter acontecido, para teres noçao as outras coisas parecem-me todas tao pekenas... quase uma terapia, lol!!

eu alem dos ataques e dos dias piores, tabem nao conseguia falar, era muito fexada, ou melhor falava, falava e nao dizia nada, so conseguia falar com uma amiga (vivemos sempre perto) e quando ela se mudou para longe foi como se ficasse sozinha... fiquei com algum medo de fazer amigos, e confiar em alguem ainda hoje me é dificil!!! é certo k a distancia nao é tudo e ainda hoje falo muitas vezes com ela, é a minha madrinha de casamento... a irmã k nunca tive! mas senti-me como se ficasse desamparada!!!

como não coseguia falar, nao imaginas chegava a um gabinete de um psiq. e desatava a xorar sem conseguir dizer nada!! xeguei a passar 2 horas num gabinete só a xorar sem conseguir abrir o bico! o que me ajudou muito foi a escrita, escrevia verdadeiros cadernos, ao inicio guardava-os e depois tentava ler, nao conseguia, era como se tudo volta-se, entao muitos desses cadernos assim k se acabavam queimava-os!! as vezes até sentia como se os meus problemas tivessem a ser queimados junto e era bom! agora já nao escrevo tanto, ainda o faço as vezes!!! escrevi o diario da minha gravidez, mas esse claro é para guardar Careta

esta foi a minha experiencia... aconcelho-te a falares com alguem sobre o victam...

se precisares de alguma coisa podes contar comigo! quando estamos em baixo, as coisas tem uma dimensao diferente, e os problemas parecm muito maiores... de tudo o k tinha a unica coisa que ainda nao consegui resolver, e axo k nao vou conseguir é controlar a imaginaçao, ou seja dizem-me uma coisa e apartir dai faço um filme, tipo tragedia grega... sofro demasiado por antecipaçao!! depois vejo k nao valeu a pena estar mal antes das coisas acontecerem, mas isso ainda nao consio controlar...

já deves ter reparado k o meu vicio de escrever é grande... não xateio mais... bj e se precisares Piscar o olho

NASCEU A MINHA MENINA... DIA 09-10-10 ÀS 21:58 MINUTOS!!! Piscar o olho

SOU A PESSOA MAIS FELIZ DO MUNDO!

Arisca -
Offline
Desde 04 Jan 2010

Pensa um pouco:
-Se a tua médica, Obstetra, sabe do teu problema, e foi suficientemente sabedora, para te mudar o antidepressivo pelo Victam, naturalmente ela sabe o q faz! Certo??? Inclusivé, ela disse-te q o outro medicamento podia provocar malformações...portanto é uma médica preocupada com o teu estado!
Não penses que podes parar de tomar a medicação, que podes fazer um desmame por ti...o que tu sentes, esses ataques de pânico, o teu historial clínico não é brincadeira! Já passaste por muito!
A gravidez, é uma altura por si só em que andamos instáveis psicologicamente e mesmo quem não tem antecedentes, facilmente entra em estados depressivos (vê se quiseres o meu tópico de ontem)...
Não tenhas medo!
É preferível fazer a medicação do que andares a "bater mal" e aí não és para ti, nem para ninguém!

sofia.cristina -
Offline
Desde 18 Maio 2010

esqueci-me de dizer... fazia coisas mesmo de viciada, como deves saber o victam nao é permitido vender sem receita, no entanto eu percorria algumas farmacias até encontrar uma que me vende-se... infelizmente (agora percebo isso) poucas foram as farmacias que me negaram vender sem receita medica!!!

outra coisinha (é a ultima prometo) quando deixei de tomar comprimidos, ao inicio foi dificil... eu acredito bastante no poder dos chás... então uma amiga aconcelhou-me um chá para a ansiedade que para mim foi maravilhoso!! CHÁ DA RAMA DE CENOURA! como não gostava muito do gosto juntava sempre um pouco de cidreira e ficava bem melhor para beber... para mim foi muito bom!!! e este nao faz mal nenhum... frio até é bem bom... até o meu marido gosta... lol...

okok desculpa todo o testamento... e se precisares Piscar o olho

NASCEU A MINHA MENINA... DIA 09-10-10 ÀS 21:58 MINUTOS!!! Piscar o olho

SOU A PESSOA MAIS FELIZ DO MUNDO!

butterfly1 -
Offline
Desde 28 Ago 2008

Eu também tinha ataques de pânico... mas tal como a outra menina, durante a gravidez não se manifestaram. Agora quase 5 meses pós parto, também ainda nao voltaram... A gravidez fez maravilhas comigo...
Querida, força aí, vai tudo correr muito bem com você e com o bebé... Quanto menos fármacos melhor, mas se não der para você ficar sem eles, então tome, mas controlado pelo médico! É como fumar durante a gravidez, se puder não fume, mas se for para ficar ansiosa e stressada, mais vale fumar, pelo bebé!!!
Coragem.Bjo

Mamã hiper mega apaixonada de sua mais-que-tudo, Flor...
13.05.2010 * Maternidade Pe. Américo (Penafiel City lol)
2,560kg * 47cm
Orgulhosamente, afilhada de nini_mafa Espertalhão
Madrinha de sarasousa e de sua linda princesa, Matilde :D; Madrinha da Super Mamã Fuzia e de sua doce e ternurenta Laurinha Sorriso

loureiromarta -
Offline
Desde 08 Ago 2009

olha, as opiniões valem o q valem mas eu n largaria a medicação sem indicação médica.
eu tb fiz terapia cognitiva e mm assim custou-me mt largar os ansiolíticos antes de engravidar. os antidepressivos até foi só dp. a médica disse q já tinha ultrapassado a depressão e ia fazer um desmame rápido. mas isto pq na opinião dela n precisava deles. se ela achasse q precisava teria continuado.
tens q ver q os medicamentos são maus p um bebé mas a ansiedade tb é q eles sentem td.
sendo assim, o médico é q pode dizer qual o mal menor. n te esqueças q há mts pessoas q precisam de medicação por doenças várias e diminuem as doses se puderem mas continuam a tomar.
força e tenta novamente talvez fazer umas sessões, talvez de grupo q por vezes até se tem melhorias mais depressa. tb já fiz um curso de técnicas de relaxamento q era bem bom.
felicidades

Marta

vaniaDias -
Offline
Desde 11 Jun 2010

Eu a 4 anos que tenho ataques de panico, isto tudo porque o meu pai faleceu de repente, sentiu-se mal e passado uma hora faleceu, eu tinha 20 anos na altura e irmãos mais novos e claro a minha mae precisava de muito apoio, tive uns 5 meses depois da morte bem mas depois tudo começou a correr mal, sentia-me mal e varios sintomas, fiz imensos exames e felizmente tudo esta bem comigo. Engravidei a quase 3 anos atraz e foi muito complicado porque deixei de tomar a medicação para não fazer mal ao bebe e dia sim dia não eu estava no hospital, com sensações de desmaio com taquicardia....eu não trabalhava e havia dias que chorava para ir com o meu marido para o trabalho, embora soubesse que tinha de ficar no carro, mas na minha cabeça ele estava ali perto quando precisa-se. Se tomas medicação não deixes de tomar, eu tomo e já estou gravida novamente de 15 semaninhas e esta tudo bem com o meu bebe e felizmente ataques de panico são muito muito poucos e já os controlo. Pode parecer um pouco inutil mas li um livro que se chama "The secret" e ajudou-me imenso, compra e distrai-te um pouco a ler, vais ver que teras outra maneira de pensar.
Pensa positivo e não andes sempre a pensar nos malditos ataques de panico asim será pior. espero que em breve tenhas um bebe ddentro de ti... Felicidades

Sobre vaniaDias

Amo muito os meus filhotes!! É bom demais ser mãe Sorriso
Nos treinos para o terceiro Sorriso

www.facebook.com/artecomtintasepinceladas
www.facebook.com/Happykidshappy (Acessorios /Roupas novos para bebe e criança) Visitem

Maria João Lopes -
Offline
Desde 01 Set 2010

Olá Sofia! Desde já agradeço a sua preocupação em me ajudar. Em relação ao Victan, percebo-a bastante bem. Qdo os ataques de pânico apareceram, andei um ano num psiquiatra em Lx e na ultima consulta, pedi-lhe um medicamento que pudesse tomar em caso de SOS. Receitou-me o Victan e a partir desse dia, cada vez que me sentia mal ou cada vez que começava a sentir-me ansiosa, tomava um victan (nunca mais que 1 por dia). Creio que tb tomei dependencia, pq tb tinha q andar sempre com o Victan dentro da mala e se saía de casa e reparava que não o tinha, começava a ficar ansiosa.Deixei o Victan talvez há um ano ou mais e tenho tomado o Cymbalta (1 comp. ao deitar) que, diga-se de passagem, tem sido espectacular, pq nunca mais tive ataques de pânico, apesar das novas etapas que tenho enfrentado: o terminar do curso, o tirar a carta de condução, a compra da casa, o casar, o encontrar trabalho, etc, etc. Isto, para dizer que qlq coisa que eu tivesse que enfrentar, era uma ansiedade louca :s Pelo que o meu ex psiquiatra dizia, eu sou mto perfeccionista e é por querer ter tudo sempre controlado, querer que as coisas corram sempre bem, que sofro essa ansiedade. Agora estou a fazer o desmame do Cymbalta e a tomar o victan. A minha GO mandou-me tomar 1 de 12h em 12h, mas talvez só o tome em caso de SOS. Já li vários artigos de pessoas com os mesmo sintomas q eu e que a gravidez fez passar tudo. Enfim... estou desejosa de começar os treinos. Agora só qdo terminar de tomar a Provera e o Dufine (penso q seja este o nome).

Maria João Lopes -
Offline
Desde 01 Set 2010

Olá! Neste momento, por ordem da minha GO, estou a fazer o desmame do Cymbalta e comecei a tomar o Victan de 12h em 12h, mas talvez comece a toma-lo só em caso de SOS, pelo menos no 1º trimestre de gravidez. Estou desejosa de começar os treinos, mas agora só qdo terminar outra medicação que ela tb me receitou: Provera e Dufine (penso que seja este o nome). Já ouviste falar? Espero ter um positivão já em Novembro Sorriso

Maria João Lopes -
Offline
Desde 01 Set 2010

Olá!Na verdade, foi a 1ª vez que fui a esta GO, mas contei-lhe que tinha ataques de pânico e que tomava o Cymbalta. Ela disse-me que este antidepressivo faz bastante mal ao bebe e que eu tinha q mudar para um ansiolitico, o Victan, por ex. Como já tomei o Victan durante vários anos seguidos, não fiquei preocupada. Agora estou a fazer o desmame do Cymbalta e a pensar seriamente em tomar o Victan só em caso de SOS, em vez de toma-lo de 12h em 12h como recomendado pela GO. Daqui a 2 semanas começo os treinos e estou ansiosa (mas é uma ansiedade positiva) Sorriso

Maria João Lopes -
Offline
Desde 01 Set 2010

Se os ataques passarem com a gravidez, vou ser a mulher mais feliz do mundo! Sorriso

Maria João Lopes -
Offline
Desde 01 Set 2010

Se os ataques passarem com a gravidez, vou ser a mulher mais feliz do mundo! Sorriso

Maria João Lopes -
Offline
Desde 01 Set 2010

Olá Vânia! Eu tb comecei a ter ataques de pânico passados uns meses de uma grande amiga minha ter falecido com cancro. Foi horrivel pq nós eramos como irmãs e tinhamos uma ligação tao forte que, eu cheguei a ter sonhos com ela que se realizavam no dia a seguir (como por ex. sonhar qdo é q ela chegava do hospital, etc). Tb previ o dia da morte dela. Não, não sou vidente e não acredito mto nessas coisas, apenas respeito. Mas a verdade é que eu sentia essas coisas em relação a ela. Nós eramos duas adolescentes numa só e hoje em dia, penso nela várias vezes. Continuo a não aceitar a morte de uma pessoa que era um anjo. Desculpa o desabafo, mas é tão mais facil falar disto com uma pessoa que está distante e q não conhecemos.É obvio que foi este o motivo que despoletou todos estes ataques de pânico, mas se me perguntarem se sou feliz, respondo de imediato q sim. Tirei um curso, comprei casa, casei, trabalho com pimpolhos dos 3 aos 5 aninhos e, de momento, não tenho problemas nenhuns. Q mais posso pedir? Só que em Novembro tenha um teste positivo Sorriso O meu marido vai pular de felicidade se isso acontecer Sorriso

MariadeSena -
Offline
Desde 06 Jul 2010

Querida, n sou medica sou apenas sociologa e em nd a minha ciência ou área de formação tem a ver c a medicina ou a psiquiatria, mas de facto penso q n deves deixar a medicação sem aconselhamento medico. Hj em dia existem inumeros anti-depressivos e otr medicamentos do foro psiquiatrico q são permitidos e bem tolerados por gravidas, e toda essa inovação veio permitir atenuar o sofrimento das mulheres gravidas e dos seus fetos, pois havia situações terriveis de suportar. Acho de mt valor q queiras deixar a medicação mas tens q pensar q isso sera mais um stress q vais ter e q sera melhor faze-lo com aconselhamento medico. Cm te disse é apenas a minha opinião q pertence apenas ao senso comum. Beijocas e q em NOvembro ja tenhas o teu positivo.

Maria, a Luz da minha vida desde 10/08/2007.
Marta, nasceu a 16/12/2010 para ajudar a iluminar a minha vida.
Bendito o dia em que Deus resolveu preencher a minha vida.
Madrinha da lutadora S.Ribeiro, da querida SusanaFonseca e da irreverente inesc

Titexinha -
Offline
Desde 27 Ago 2011

Ola alguem me sabe dizer se o Victan ou o Sedoxil engordam???

Julienne -
Offline
Desde 11 Ago 2011

Titexinha escreveu:
Ola alguem me sabe dizer se o Victan ou o Sedoxil engordam???

qualquer tipo de ansioiticos durante o se tratamento não engordam

Julienne -
Offline
Desde 11 Ago 2011

Eu sofro de ataques de ansiedades
Tomei durante um ano paxetil, aprazoam...
E tive e tenho acompanhamento psiquiatrico.
Desde maio que ja comecei a fazer o desmame do paxetil que é um antidepressivo, claro que nao foi facil, mas com força de vontade tudo se consegue...
Para ser mão convem ter o organismo completamente limpo deste tipo de quimicos... Por isso comecei o desmame... Agora estou a fazer o desmame do alpazolam que é um ansioitico, tambem nao esta a ser facil, mas para ser mae, faço tdo!
Se a tua GO to recomendou deve saber o que esta a fazer...
Mas tu ja estas gravida ??
Força

Julienne -
Offline
Desde 11 Ago 2011

Eu sofro de ataques de ansiedades
Tomei durante um ano paxetil, aprazoam...
E tive e tenho acompanhamento psiquiatrico.
Desde maio que ja comecei a fazer o desmame do paxetil que é um antidepressivo, claro que nao foi facil, mas com força de vontade tudo se consegue...
Para ser mão convem ter o organismo completamente limpo deste tipo de quimicos... Por isso comecei o desmame... Agora estou a fazer o desmame do alpazolam que é um ansioitico, tambem nao esta a ser facil, mas para ser mae, faço tdo!
Se a tua GO to recomendou deve saber o que esta a fazer...
Mas tu ja estas gravida ??
Força

Maria João Lopes -
Offline
Desde 01 Set 2010

Meninas, quase um ano dps de eu ter desabafado aqui qto à minha ansiedade/ataques de pânico, cá estou eu novamente!!! Na altura, a minha GO tinha trocado o meu antidepressivo (cymbalta) por um ansiolitico (Victan) e em Outubro podia começar os treinos. Foram 3 meses sem sucesso, mas ao 4o mês (Janeiro) nada de menstruação. Fiz um teste de farmacia q deu negativo. Em Fevereiro continuava sem menstruação... fui a uma clinica e fiz um teste de urina mesmo em laboratório, q tb deu negativo. Entretanto já tinha marcado ginecologista, pq pensava estar com algum problema nos ovários. E pronto, fiquei a saber q já estava gravida de 8 semanitas Sorriso Agora já vou nas 30 semanas e tomo o Victan de vez em qdo. Durante este tempo todo, já tive alguns ataques, q só consigo travar com a medicação, mas qdo a tomo sinto-me mal pq por mais q pesquise, os estudos sobre ansioliticos nas gravidas são inconclusivos. A unica certeza q existe é q a ansiedade faz mal ao bebé. E os ansioliticos n fazem??? Tenho tanto medo de estar a prejudicar a minha piolhinha Triste Estou desejando de a ver, de a ter nos meus braços. Beijokas*

ana_psi -
Offline
Desde 15 Abr 2011

Olá! Não tenho informação suficiente a esse nível, mas porque não tentas conjugar terapia cognitivo-comportamental com a medicação? A medicação não trabalha o problema, apenas camufla os sintomas. E não poderia estar mais em desacordo com uma menina que disse aqui que os ataques de pânico e de ansiedade só podem ser suportados com medicação. Nada mais errado!!!! A terapia cognitivo-comportamental tem imenso sucesso nestes casos... Se calhar com a terapia ias sentir menos necessidade de tomar a medicação... Há coisas que têm soluções mais simples que aquelas que julgamos... Mas tb se a médica te recomendou esse medicamento, é porque não faz um mal significativo ao bebé. Pelas ecografias, tem estado tudo ok? Que corra tudo bem!

Maria João Lopes -
Offline
Desde 01 Set 2010

Olá Ana. Desde q engravidei, comecei a andar na psicóloga do Centro de Saude, até pq tou c receio da depressão pós parto, mas apenas falamos sobre o q eu sinto e nada mais. Sinceramente, n me tem ajudado mto. Sim, nas ecos está tudo bem com a minha filhota, mas costumo ler vários artigos sobre este assunto e qto mais leio, mais receio tenho Triste

ana_psi -
Offline
Desde 15 Abr 2011

Olá, Maria João! Isso de apenas conversar... não serve de grande coisa. Ela tem que te dar estratégias de controlo de comportamentos e pensamentos para treinares entre as consultas! Podem-lhe chamar consultas de psicologia, mas não tem nada a ver... Lamento...
Beijinho e força! Beijinho

MariadeSena -
Offline
Desde 06 Jul 2010

Fala c a tua medica pois ha substancias bem toleradas por gravidas e mulheres a amamentar, q ate sao prescritas a quem tem depressão pos parto. Eu sei pq tb tomei durante a minh gravidez.

Maria, a Luz da minha vida desde 10/08/2007.
Marta, nasceu a 16/12/2010 para ajudar a iluminar a minha vida.
Bendito o dia em que Deus resolveu preencher a minha vida.
Madrinha da lutadora S.Ribeiro, da querida SusanaFonseca e da irreverente inesc

becasbruce -
Offline
Desde 22 Set 2011

ola a todas tenho 31 anos e andava a tentar engravidade há 4 anos, ja ia fazer na MAC FIV em Janeiro, mas esta semana descobri que estava gravida, mas em vez que estar a curtit o momento ando a ter bastantes ataques de panico, e dormir não consigo, são autenticas noites em claro.
Tomo cipralez e pazolam, a minha psicologoa disse k já tratou imensas pacientes com estes problemas e correu tudo bem esmo com medicação.
O problema é que eu tomo medicação desde os meus 18 anos, apesar de me controlar melhor de vez em quando fico ansiosa.
Falei hoje com a minha psiquiatra que disse para parar com tudo, mas estou um pouco preocupada pois parar de reprente sei quenão faz bem, eu à espera de ir falar com o obstetra, mas estou sem saber o que fazer, pois sinto-me culpada por estar me a sentir assim e não me consigo acalmar