Ansiedade na gravidez! | De Mãe para Mãe

Ansiedade na gravidez!

Responda
14 mensagens
Caitlin -
Offline
Desde 04 Maio 2016

Olá!
Sou nova por aqui mas tenho acompanhado o fórum desde que descobri que estou grávida. Estou agora de 18 semanas e na minha primeira gravidez Sorriso

O motivo deste tópico é o seguinte...

Já antes de estar grávida que sofro de ansiedade e tenho algumas crises e agora nesta nova fase sei que a coisa pode agravar .. Triste
Fico muito nervosa com pequeninas coisas e preocupo-me demasiado. Na última ecografia que fiz quase que me dava um fanico antes de poder ter a certeza que o coração do pequenito batia. Tem corrido tudo bem, felizmente, mas sei que um pequeno pormenor menos bom pode fazer 'desabar a casa'.

Existe mais alguém na mesma situação? Como estão a passar ou passaram esta fase?
Foi-me sugerido fazer hipnose durante os meses da gravidez e agradou-me a ideia.. Já alguém experimentou?
Entretanto também comecei a fazer meditação em grupo que me tem feito bem.
Enfim, como sei que ainda tenho um longo caminho quero aproveitá-lo da melhor maneira e conseguir controlar-me para não deixar que a ansiedade tome conta de mim!

Obrigada! Sorriso

cepp -
Offline
Desde 30 Mar 2016

Não te metas nisso nem em medicações, faz antes uma boa caminhada, apanha um solinho, ou porque não vais falar a uma psicologa??

Caitlin -
Offline
Desde 04 Maio 2016

Costumo fazer uma caminhada quase todos os dias!
Em relação à medicação..não sou a favor nem nunca tomei.
Já fui a algumas consultas com uma psicóloga e foi mesmo ela que me sugeriu a hipnose durante os meses de gravidez.
Ah, este tipo de hipnose é clínica e nada tem a haver com o que possa passar na tv ou meios de comunicação em geral!

cepp -
Offline
Desde 30 Mar 2016

Pronto sendo assim, não custa tentar. Eu também tive uns problemazitos com ansiedade durante a gravidez e fui a uma psicóloga e senti-me muito bem. Ajudou-me imenso, também é preciso ter sorte com quem apanhamos a frente

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

Olá Sorriso parabéns pela gravidez Sorriso porque não vai a um homeopata? Eu no pós parto fiquei com alguma ansiedade e fiz sessões quinzenais durante 2 meses. Ajudou-me imenso Sorriso

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

AnaIndia -
Offline
Desde 10 Nov 2015

Olá, tambem sinto alguma ansiedade, embora ache que no meu caso nao chegue a ser patologica. Tambem penso demasiado nas coisas e por vezes isso deixa-me acelerada e zonza.
Acho que deves primeiro que tudo procurar uma cura natural. O que gostas de fazer no teu dia-a-dia? Investe nisso.
Já percebi que este momento é um momento NOSSO. Inicialmente estava muito preocupada com os outros, com o trabalho, e com mil e uma coisas que em vez de me ajudarem a ter uma gravidez serena só me prejudicavam.
O meu conselho é, primeiro, começares por aí... Sorriso se não resultar, podes procurar ajuda psicológica.

Sobre AnaIndia

www.omundodaindia.blogspot.com

A minha filha é a minha vida.

Anuket -
Offline
Desde 06 Out 2015

Eu também padeço do mesmo mal e a mim "ataca-me" o descanso.
Dormia super mal, acordava e começava a pensar em mil e uma coisas: as que tinha por fazer, as que tinha feito... enfim, um suplício! Não descansava nada e isso ainda me stressava mais porque sei como o descanso é importante.
Entretanto comecei a fazer acupuntura. Estou a adorar, tem-me ajudado imenso.
Esta semana comecei a fazer ioga para grávidas e também sai de lá nas nuvens e dormi como um anjo, nem sei há quanto tempo não dormia tão serena.
Há muita coisa que podes fazer, algumas mamãs já fizeram várias sugestões bastante válidas.
Acima de tudo temos de ter qualidade de vida, na gravidez ou fora dela. Temos é de procurar o que funciona connosco e não ter medo de experimentar.
Boa sorte!
Sorriso

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Sou bastante ansiosa por natureza.
Na gravidez sobri bastante com a ansiedade até ao momento em que o comecei a sentir e depois no último mês, penso que é normal. Agora vejo que foi mesmo estúpido, pois tive uma gravidez santa.
O pior mesmo veio depois graças às maravilhosas hormonas desrreguladas do pós-parto. Como as coisas não correram como eu esperava (em vários aspetos) tive várias crises, o que se reflete na minha pele (tenho uma doença que se agrava com o stress). Quem quiser saber o meu grau de ansiedade basta olhar-me para a pele das costas/barriga. :p
A solução: tentar perceber o porquê e resolver esses "problemas". Falar ajuda e minimizar os problemas também. Medicação só em casos extremos.
Caso engravide novamente tenho de avisar quem me atura para estar alerta.

Pelo que descreves estás a passar pelo que eu passei. Vais ver que quando o começares a sentir ficas mais calma.
As melhoras e sem stress...

Caitlin -
Offline
Desde 04 Maio 2016

Muito obrigada pelas vossas respostas!
É ''bom'' saber que podem haver outras pessoas nas mesmas situações ou parecidas para poder partilhar experiências, e isso acaba por ajudar bastante.

Sou uma pessoa que não lida bem com o desconhecido e quando é uma situação que não consigo controlar. E a gravidez é o juntar desses mundos todos para mim. Tenho também muito receio de hospitais e procedimentos médicos, ou seja acabo sempre por pensar naquilo que pode acontecer de negativo. Já é automático!

Ioga para grávidas foi algo que já ponderei fazer pois parece-me bastante interessante. Tenho de encontrar um sítio cá na zona que tenha essa actividade!

Nunca tinha ouvido falar da homeopatia para casos de ansiedade mas irei investigar! Obrigada pela dica!

Myah -
Offline
Desde 15 Mar 2016

ola olha eu tbm tenho ansiedade e tbm crises de panico no principio da gravidez foi mto complicado mas depois a medica deu me diazepan e quando me sentia ansiosa tomava respirava fundo fazia qualquer coisa para me distrair e passava Sorriso boa sorte

Lurdesbrito -
Offline
Desde 04 Set 2016

Eu também sofri de ansiedade e não estava a conseguir lidar com o trabalho. Começou-me a afetar o sono e tive 1 ataque de pânico. Pegando na sua pergunta Caitlin, (relativamente à hipnose), eu recorri à hipnose para me ajudar a lidar com os medos e ansiedade e fiquei fã. Depois de algumas consultas senti que a gravidez correu muito melhor, andava mais calma, até com o meu marido me senti melhor, no sentido de estarmos em sintonia e aproveitar aqueles pequenos momentos que quando estamos muito stressados não aproveitamos. Aconselho a todas as mamãs a recorrerem à hipnose, pois é uma ótima ferramenta para lidar com ansiedade, ataques de pânico, medos, insónias, etc! Eu fiz no Instituto 4Life em Lisboa e gostei tanto que até estou a pensar em tirar uma formação nessa área...

Seni7 -
Offline
Desde 05 Jun 2016

Eu tenho ansiedade e ainda ataques de pânico:/ sou muito pessimista e penso que algo de mal vai acontecer e entro mesmo em pânico, ja tinha antes da gravidez é muito mau mesmo Confuso mas temos que ser fortes e pensar nos nossos bebés:)

Caitlin -
Offline
Desde 04 Maio 2016

Seni7 apesar da ansiedade consegui ter uma gravidez calma e relaxada. A ansiedade não atrapalhou muito... claro que também contou o facto de não ter tido complicações. Mas tentei manter me positiva e não pensar muito. Agora estou perto do parto que sinceramente é o que sempre me assustou mais.. .mas mesmo assim tento manter-me positiva.

Eu acho que algo que resulta é tentarmos ser positivas e focar-nos que tudo irá correr bem. Tentar termos energia boa a nossa volta. Eu também sou uma pessoa pessimista e penso sempre no pior mas parece que a gravidez acabou por mudar um pouco isso Sorriso

Seni7 -
Offline
Desde 05 Jun 2016

Ainda bem Caitlin Sorriso e é mesmo esse o pensamento, sermos positivas e afastar toda a ansiedade que não faz nada bem nem ajuda em nada Sorriso
Beijinhos e felicidades!!!!!