Amniocentese, quem fez? Como foi, como correu? | De Mãe para Mãe

Amniocentese, quem fez? Como foi, como correu?

Responda
9 mensagens
Hator -
Offline
Desde 09 Jul 2014

Partilhem a vossa experiência.
Vou fazer e estou um pouco ansiosa.

Desde 13 Set 2012

Olá mamã!

O meu menino já tem 16 meses. Eu fiz às 16 semanas de gestação. Não se preocupe. não doi nada e é um exame muito importante. Começa por fazer uma ecografia cujo objetivo é monitorizar o bebé e verificar em que ponto do útero ele se encontra para que a inserção da agulha seja feita em local oposto. Sente apenas um ligeiro desconforto com a inserção da agulha, mas é só isso. A agulha penetra o seu tecido, entra na bolça amniótica, retira um pouco do líquido e é extraída. Este processo é lento e preciso e o bebé está sempre a ser observado. Se ainda não sabe o sexo do seu bebé, esta eco, como é de grande precisão, permite ao médico dar-lhe essa informação.

Após o exame, deve ficar de repouso moderado nesse dia e no dia seguinte e depois poderá voltar à sua vida normal. eu fi-lo numa 4ª-f, tive baixa hospitalar nesse dia e no dia seguinte mas, quando fui ao médico de família para validar a baixa, ele achou por bem dar-me mais um dia. assim ganhei o fim de semana para ficar mais tranquila.

Espero ter ajudado
Vá sem medo porque não tem razões para isso.

SMSantos

Hator -
Offline
Desde 09 Jul 2014

Obrigado Sónia.
Tenho medo que alguma coisa corra mal durante o exame.
Estou muito receosa e sei que nesse dia vou estar muito nervosa.
Já li aqui o caso de uma mãe que abortou devido à amniocentese.
Quero estar tranquila, mas não consigo Triste

_pequenita_ -
Offline
Desde 15 Jun 2011

Bom dia!

Fiz a amniocentese à menos de 1 mês. A outra mamã já explicou todo o processo... Eu não vou dizer que não doi nada, mas como naquele momento a nossa preocupação é outra, acabamos por nem sentir a dor. Eu também fiz a uma 4ª feira, mas tive de ficar de baixa até a 4ª seguinte e tomar antibiótico porque tive uma pequena perda de líquido. Mas cada caso é um caso, e segui as indicações do médico e antes de voltar ao trabalho fui ao médico para ser avaliada e estava tudo ok.
Só tive hoje acesso ao relatório da amniocentese... felizmente está tudo bem com o meu bebé e é uma princesa... o pior deste processo é mesmo a espera, que é longa... chorei e rezei muito para que estivesse tudo bem, porque no meu caso haviam vários indicadores menos bons, como podes ver num tópico que criei na altura http://demaeparamae.pt/forum/tn-aumentada-agora-hipoplasia-falange-media...

Desejo-te tudo de bom, que tudo corra bem e tenhas o resultado que tanto queres.

Beijinhos

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Olá mamã, eu fiz e correu tudo bem. Também estava muito nervosa, mas a médica foi uma querida e tranquilizou-me. Começou por uma ecografia para ver a posição do bébé e foi engraçado que assim que começou a eco perguntou-me logo se já sabia o sexo. Ainda não sabia, mas quis logo saber, é um menino!!! A introdução da agulha faz uma ligeira impressão, mas como estava concentrada no ecran para ver o meu bebé, passou a secundário (a impressão). Fiquei em casa de repouso,4 dias, só levantava para ir à casa banho (o marido tirou férias). Sensivelmente uma semana depois, confirmava-se o menino e estava tudo bem. Por isso calma e de certeza que tudo irá correr bem. Beijinho

hppires -
Offline
Desde 10 Nov 2014

Olá mamãs!
Sou nova por aqui.
Tambem fiz amniocentese, no Hospital Santa Maria, correu tudo bem.
Claro que estamos ansiosas, começa com uma eco (fiquei a saber o sexo dos babies...2 meninos!!), sentes uma picadinha, no meu caso duas e depois já está, repousinho durante +- uma semana.
Cerca de 10 dias depois recebemos o resultado..o coração bate a 1000...estva tudo bem!
Vai tudo correr pelo melhor, tenho a certeza
Bjocas

Sobre hppires

HP

Hator -
Offline
Desde 09 Jul 2014

Obrigado pelas palavras de apoio.
Sempre dão um aconchego a este coração inquieto.
Um beijinho para todas.

Desde 13 Set 2012

Mamã, não leia coisas demais. É comum as pessoas gostarem de partilhar as más experi~encias. Atualmente o exame é muito seguro; se o médico for experiente (e acredito que são) tudo correrá bem. Vá tranquila e depois passe aqui para contar a experiência.

Por vezes acontecem coisas más, algumas são tão raras que nem entram nas estatísticas e são apenas casos pontoais. Acredite que tudo correrá bem e tente ficar calma. Claro que eu também estava nervosa, mas bastou os primeiros minutos com a médica durante a eco para descontrair e confiar nela. Ela parecia tão segura de si que não me deu margem para duvidar.

Fique bem...

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

Sofia.r -
Offline
Desde 01 Jan 2014

Também fiz e é claro que ia muito nervosa. Confesso que doeu menos do que esperava, não foi nada de especial. Depois o essencial é mesmo repousar bastante.
O que custou mais foi esperar o resultado do exame, isso sim foi doloroso!
No dia que me ligaram do laboratório (já nem me lembrava que ligavam se estivesse tudo bem) eu parecia que nem ouvia a senhora. Ela disse que estava tudo normal, eu desatei a chorar que nem conseguia falar. Depois ela perguntou se eu queria saber se era menino ou menina e eu respondi, pode ser...
Naquele momento isso era tão secundário, o alívio era tão grande, que não há palavras para explicar.

Vai descansada e vais ver que corre tudo bem.
Boa sorte!