Amniocentese aos 26 anos após rastreio bioquimico 1/307. Alguem passou por isto????? | De Mãe para Mãe

Amniocentese aos 26 anos após rastreio bioquimico 1/307. Alguem passou por isto?????

Responda
13 mensagens
new-mum -
Offline
Desde 12 Out 2010

Tenho 26 anos, este é o meu 2o filho, da 1a não fiz rastreio bioquimico pois viram os ossos do nariz e com as TN normalissima não me mandaram fazer mais nada mas desta vez fiz e ontem recebi os resultados que dizem que a probabilidade é de 1/307, embora não seja de alto risco que é considerado a partir de 1/270, aconselharam-me a fazer uma amniocentese... eu sinto-me mto tentada em fazer a amniocentese até porque não quero trazer ao mundo uma criança doente - sim, eu sei que trás polémica mas cada um pensa da sua forma certo?? - mas por outro lado só o risco de compkicações da amniocentese desencoraja-me um bocado pois a probabilidade de um aborto após a amniocentese é, no meu caso, maior do que a probabilidade de o bebé ter T21, T18 ou algum defeito do tubo neural. Alguem já passou por isto?? Alguem fez por estes motivos?? E o resultado?? Ajudem-me que não sei o que fazer...

Sobre new-mum

Por 2 vezes tive o mundo na barriga... agora os meus tesouros caminham ao meu lado na estrada que é a vida.

Catarina (26/02/2011) e Henrique (05/02/2012) a mamã ama-vos mais que a vida

andrea lopes -
Offline
Desde 01 Jul 2008

Olá
Eu nunca passei por isso mas tenho uma amiga que passou.
Também dava um risco alto e ela fez amniocentese.
Estava tudo bem com o bebe.
Isso são probabilidades, por isso tem calma e vais ver que não passou de um susto.
Bjs e boa sorte

A 30/08/2011 nasceu o meu amor com 3.675kg e 49.5 cm.

andrea

rosaantunes -
Offline
Desde 10 Nov 2010

Olá!!!

Eu sei o que isso é...

Nesta gravidez, também detectaram um valor aumentado da translucencia da nuca de 5,5 mmm... Havia risco na ecografia de 1 em cada 5 bebés terem anomalias...fiz rastreio bioquímico que deu positivo e com probabilidade de 1 para 4... por isso vê lá o meu susto...
Fui aconselhada a fazer amniocentese... fiz... e aguardei pelo resultado do exame (é o que custa mais a espera do resultado)... Felizmente a amniocentese revelou-me não haver problemas cromossómicos...e soube que vinha outra menina...

Por isso, pelo seguro acho que deves fazer a amniocentese... não há mts riscos de aborto... tens é de ter repouso pelo menos naquele dia.
Sempre poderás viver a tua gravidez mais descansada e caso haja algum problema terás tempo de digerir e ponderar o que fazer...

Entretanto, por volta das 28 semanas aconselharam-me a fazer ecocardiograma fetal para descartar a ínfima hipótese de problemas cardíacos (apesar do meu obstetra achar q estivesse td bem)... nesse ecocardiograma, pude descansar de vez, visto que não foram detectados quaisquer problemas...

Relaxa... se tiveres de fazer amniocentese, fá-la... não custa nada... e vais ver que tudo não passará de um susto tal como no meu caso foi.

Beijinhos

scsousa -
Offline
Desde 02 Fev 2011

olá eu fiz aos 27 anos do meu primeiro filho, os ,meus valores eram parecidos com os teus tambem tinha receio do aborto, mas correu tudo bem e nao houve complicações e ca tenho o meu pils com 5 anos saudavel.

Sobre scsousa

mamã orgulhosa de dois bebes lindos

Silvia Duarte -
Offline
Desde 06 Fev 2008

Também passei por isso.No meu caso só no rastreio bioquimico vinha a possibilidade de o bébé ter trissomia21,na ECo estava tudo normal.A minha GO aconselhou a amniocintese mais por "descargo de consciência".Hoje em dia os riscos de aborto por causa da amniocintese são cada vez mais reduzidos.Tens que repousar no dia do exame e nos dias seguintes teres alguns cuidados,mas nada de extremismos.
A mim o que me custou mais foi a ansiedade da espera pelo resultado,são em média 2 semanas de espera e isso sim,custa um bocado.A amniocintese em si não custa nada,já tirei sangue a custar-me mais do que a amniocintese.

No meu caso não passou deum falso alarme,felizmente.Após as 2 semanas de espera ligaram a dizer-me que não havia problemas com o meu filho e que era um menino.:) Tal como á rosaantunes também me aconselharam a fazer o ecocardiograma fetal e também estava tudo bem.

O meu filho tem hoje quase um ano e meio e é um bébé normal e saudável,posso até afirmar que até hoje nunca adoeceu,o máximo que teve foi um dia de febre devido aos dentitos,mas foi só agora com o nascimento dos queixais,porque antes disso nunca tinha tido nada.

No teu lugar,faria a amniocintese sim,viverás uma gravidez muito mais calma e tranquila.

Boa Sorte!Felicidades!
Qualquer coisa em que possa ajudar,dispõe!

Madrinha e afilhada da Laurana....:)

macalado -
Offline
Desde 06 Abr 2011

Mais uma pra se juntar a vcs.
Com 26 anos tb me foi detectado um alto risco de anomalias no meu bebe. Não me lembro ao certo de valores mas dava-me algo que poderia ser indicio de anomalias físicas e psiquicas.
Foi-me falado da amniocentese e já tinha tb marcação no hospital para fazer o aborto no caso de se confirmar as suspeitas.
Nem hesitei, fiz a amniocentece e foi a decisão mais acertada. O exame não custa nada, doi-nos mais o íntimo, o coração e a alma do que o corpo.
Fiquei em repouso absoluto alguns dias e após uma longa espera (cerca de 10 dias) tudo normal!! Hoje tenho o meu pilas com quase 7 aninhos e 100% saudavel!!
Faz, a ciência esta muito evoluida e os casos de aborto são um nº muito pequeno em comparação com as vantagens desse exame!!

Boa sorte e se precisares de algo diz

bjcas

catia_x -
Offline
Desde 27 Mar 2011
I Love DMPM

Como demonstraste saber a probabilidade de aborto é 1/100 e se a tua probabilidade de existir doença é 1/300 quer dizer que é 3 vezes maior a probabilidade de teres um aborto devido a esse exame do que um bebé doente... Agora a decisão é só tua se arriscas ou não... espero que faças a melhor escolha e que esteja tudo bem Piscar o olho

Sobre catia_x

Positivo 27/01/2011
DPP: 03/10/2011 e foi mesmo neste dia Espertalhão Afonso chegaste!!!

new-mum -
Offline
Desde 12 Out 2010

Obrigada a todas pelos testemunhos, descansaram-me bastante.
Sim, eu sei o que significam as probabilidades, sou enfermeira e tb já vi varias amniocenteses a serem efectuadas mas quando é a nós é sempre diferente! looool
Pois, eu tb não quero trazer ao mundo uma criança doente por isso acho que vou mesmo fazer, dependendo do que me disser a médica das consultas de alto risco... é que tenho uma bebé com 6 meses em casa e não é facil o descanso absoluto, mas se é só no próprio dia e ter mtos cuidados nos restantes, acho que isso é sensato e consigo faze-lo... 1 em 307 é uma probabilidade mto pequena mas a pessoa nunca sabe né??? aiiiiiiiiiiiiii

Sobre new-mum

Por 2 vezes tive o mundo na barriga... agora os meus tesouros caminham ao meu lado na estrada que é a vida.

Catarina (26/02/2011) e Henrique (05/02/2012) a mamã ama-vos mais que a vida

Leonor_C -
Offline
Desde 31 Jul 2011

Também tenho 26 anos e vou fazer amniocentese. O meu bebé tem uma translucência da nuca aumentada (4mm) o que fez com que a probabilidade de nascer com um problema é de 1/85. Fui logo aconselhada a fazer amniocentese por vários médicos. Acho que o risco de aborto por causa de amniocentese deve ter descido nos dias de hoje... os médicos são muito mais experientes, e a tecnologia ajuda-os muito. Eu estou relaxada em relação ao procedimento em si, já o resultado é o que me deixa mais ansiosa.
Boa sorte Sorriso

manuela paula -
Offline
Desde 14 Jun 2011

Muito mas MUITO obrigada pelo teu testemunho. Para mim, a título pessoal, foi admirável. Também vou fazer a amniocentese e os valores de referência quase gemeos. Face à TN e à idade, nem fiz o rastreio. Vendo o teu testemunho, consigo, bem lá no fundo, ver uma pequenina luz de esperança.

Felicidades para a tua menina.
Felicidades e boa sorte para as demais mamas que vão fazer a amn.
Sabemos que fazer ou não fazer é uma opção do casal. Qualquer posição, seja ela qual for, tem de ser respeitada. A ciência e a vida não deixam de ser jogos de probabilidades. No entanto, e uma vez que a ciência avançou tanto, não será melhor deixar as probabilidades para aqueles temas e situações onde a ciência não pode chegar??!!
Em qualquer circunstância os fundamentalismos são perigosos.

Manuela

rosaantunes -
Offline
Desde 10 Nov 2010

manuela paula escreveu:
Muito mas MUITO obrigada pelo teu testemunho. Para mim, a título pessoal, foi admirável. Também vou fazer a amniocentese e os valores de referência quase gemeos. Face à TN e à idade, nem fiz o rastreio. Vendo o teu testemunho, consigo, bem lá no fundo, ver uma pequenina luz de esperança.
Felicidades para a tua menina.
Manuela

Olá!!!

Eu só fiz rastreio por descarga de consciência mas já me tinham alertado que iria dar positiva... Entretanto, fez-se a amniocentese que depois da espera do resultado nos fez descansar um pouco...
Só pus aqui o meu testemunho para mostrar que nem sempre as coisas correm mal... apanhamos uns sustos, e verdade... mas ainda bem que só foi isso...
Estou ansiosa por conhecer a minha Daniela e ver que está td ok...

Beijinhos

Sandrinae -
Offline
Desde 09 Mar 2009

Eu tambem fiz uma amniocentese...e fui sem saber pr o q era.pois ligaram-m do hopsital a dizer q o médicvo queria falar comigo sobre os resultados do rastreio... já assim fiquei super preocupada, no dia seguinte fomos ao hospital, cheguei la com o meu marido e era pr fazer o exame, várias noites sem dormir com a preocupação...
... depois de mais de 2 semanas a espera ligarm.m hoje e felizmente ta tudo normal....

Bjs a todas q passam por isso... so elas sabem o que é a angustia de ficar a espera,....

Sobre Sandrinae

¤*¨¨*¤.¸¸...¸..¸¸...¸¸...¸¸...¸¸...¸¸...¸¸...¸¸..¤*;»\
\¸. A minha Estrelinha --> 14/01/2012,.,\
.\¸.¤*¨¨*¤.¸¸.¸..¸¸.¸..¸¸.¸¸...¸¸...¸¸.¸¸.¸.¸¸.¸.¸¸.¸¤*

Paulacc -
Offline
Desde 24 Ago 2011

Eu fiz a amniocentese e correu tudo bem. Mantém-te serena porque o exame é muito simples - tens mesmo é que respeitar o repouso, por ti e pelo teu bebé. Para mim foi fundamental ter a minha mãe lá em casa uns dias, porque sempre que tinha fome, ela trazia-me o que comer. Só me levantava para ir à casa-de-banho e tratar da minha higiene pessoal. Com tenho escadas em casa, só as subi/desci ao final do terceiro dia e sempre com muito cuidado. Não tive febre, apenas uma dorzita no local da picada e mais nada. É um exame seguro, mas requer mesmo que descanses que corra tudo bem depois.