Ameniocentese | De Mãe para Mãe

Ameniocentese

Responda
15 mensagens
Gabrielaferreira -
Offline
Desde 05 Mar 2010

Olá , tenho 38 anos e por isso aconselhada a fazer ameniocentese. Quem já fez ? Também ouvi falar num novo teste Harmony Pré-Natal ,que custa cerca de 500 € e é análises as sangue, não havendo risco de aborto ao contrário da ameniocentese.
Como já estou a tentar engravidar à 5 anos e após aborto espontaneo em Junho, tenho medo de abortar... Podem contar a vossa experiencia ??

Beijinhos

Desde 13 Set 2012

Olá querida...

Mesmo que tivesse 20 anos, a amniosentese, na minha opinião, deveria sempre ser feita... é por não fazer parte do protocolo para mulheres jovens que contribui para a existência de muitas mães de filhos com trissomias.

Opiniões á parte, devo dizer-lhe que não deve ter medo do exame. Atualmente o exame é extremamente seguro. Como é feito numa faze já mais adiantada da gestação (eu fiz às 16 semanas), o risco de aborto é quase nulo. Fiz o exame numa 4ª-f, fiquei de repouso nesse dia e no seguinte e depois comecei a fazer pequenas coisas em casa. Na 2ª feira estava de volta ao trabalho. O exame é fácil de fazer, quase não sente desconforto nenhum. Começa por fazer uma ecografia que permite ao médico verificar como está o seu bebé e, mais importante, em que ponto do útero é que ele se encontra. A agulha só é inserida no local mais afastado do bebé. Como tudo é controlado em tempo real, sempre que o bebé se mostrar curioso e se mexer, o médico para de imediato o movimento da agulha. Nada de mais. Fica logo a saber nessa ecografia se espera um menino ou menina. O resultado para as principais trissomias (13, 18 e 21) costuma sair no máximo em 10 dias.

Faça o exame e fiquei tranquila. Depois passe aqui para contar como foi...

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

MonyC -
Offline
Desde 23 Out 2012

Sónia Maria Santos escreveu:
Olá querida...
Mesmo que tivesse 20 anos, a amniosentese, na minha opinião, deveria sempre ser feita... é por não fazer parte do protocolo para mulheres jovens que contribui para a existência de muitas mães de filhos com trissomias.

Concordo em absoluto!

Fiz amnio no passado dia 17, estava com 16s+5d, sente-se algum desconforto quando a agulha entra na bolsa, mas é perfeitamente suportável! Atualmente, o risco de aborto é de 0,5%, portanto é quase inexistente. No meu caso, fiz repouso absoluto nas primeiras 24h e depois mais 48 de repouso moderado.
Fi-la porque o meu rastreio bioquímico veio positivo. Numa próxima gravidez, vou "saltar" a parte do rastreio e fazer logo a amniocentese. Para quê andar com 'ses' e possibilidades, se podemos ter certezas?
Beijinhos e tudo de bom! Sorriso

Sobre MonyC

Treinante para a 1ª estrelinha desde dezembro/2012
POSITIVO: 09/09/2014
A minha M. chegou no dia 28/04/2015
POSITIVO: 31/03/2017 AR
POSITIVO: 25/09/2020 AE
POSITIVo: 17/11/2020 O meu C.A. chegou no dia 19/07/2021

sara_gonc -
Offline
Desde 25 Mar 2012

Eu tenho 36 e falei com o medico sobre isso e ele primeiro aconcelha fazer o rastreio bioquimico e só mediante o resultado havendo alguma possibilidade de alguma trissomia é que aconcelha a amniocentese. Ele passa sempre o rastreio seja para que idade for.

Tânia Rosário -
Offline
Desde 02 Nov 2014

Olá Gabriela. Não fiz a amniocentese, so fiz o rastreio bioquimico, mas qd a medica mo passou disse q servia para despiste q se viesse positivo teria que fazer a amniocentese e explicou me o risco de aborto. O rastreio bioquimico pode dar mts falsos positivos, principalmente quanto maior for a idade da mae... como ainda sou nova e nao tenho antecedentes na familia de trissomias vou confiar no rastreio (visto que as margens eram mm mt grandes)... mas se tivesse vindo positivo para alguma trissomia acho q faria o teste da harmony em vez da amniocentese, sei que é mt caro, mas só ouvi falar coisas mt boas, se nao estou em erro é 99% eficaz e como é um teste nao evasivo nao se corre risco de aborto. beijinhos

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Como sempre existem casos que não correm bem, o meu foi um deles,pois tive uma ruptura da bolsa amniotica pôs amniocentese mas graças a deus o meu filho aguentou mais umas semanas e apesar de ter nascido prematuro é muito saudável e sem trissomias. Fiz a amniocentese as 15 semanas certas com 30 anos e por suspeitas de trissomia 21 por TN aumentada e não visualização dos ossos do nariz.
Apesar da minha ma experiência sou a favor da amniocentese, tanto para o caso de mães que não querem filhos com trissomias como para as que os aceitariam mas queriam estar preparadas para essa eventualidade( como no meu caso).

alebasif -
Offline
Desde 29 Jul 2011

Olá!

Eu fiz amniocentese no passado dia 29 de Outubro, às 21 semanas e 4 dias.
Felizmente correu tudo bem e não hove qualquer problema durante ou após a realização do exame.
No entanto, como mulher que já passou por 4 perdas gestacionais, posso dizer que ia apavorada de cair nos 0,5% de abortos provocados pela amniocentese.
No meu caso específico, as informações de que necessitávamos não são possíveis de obter com o teste Harmony, sendo imprescindível a realização da amniocentese e foi por esse motivo que fiz o exame, no entanto, se pudesse escolher, optaria pelo Harmony por ser um método não invasivo, ainda que um resultado positivo no teste Harmony, conduza sempre à realização de uma amniocentese.

Sobre alebasif

Sorriso ALICE - 21/08/2012 - 3,450kg - 49cm Sorriso
Sorriso CLARA - 09/03/2015 - 3,480kg - 47,5cm Sorriso
3 estrelinhas no céu (20/07/2011, 27/10/2011 e 28/03/2014) Triste
Gravidez anembrionária (09/12/2013) Triste
www.maesquemuitas.blogspot.pt

mãe H. -
Offline
Desde 25 Ago 2014

Olá mamã
Eu tive um rastreio positivo às doze semanas para t21, tenho 37 anos e por isso o meu médico aconsellhou a fazer biopsia das vilosidades( praticamente o mesmo procedimento da amniocentese mas que pode ser feita a partir das 12 semanas com a vantagem de, em vez da picada na barriguita poder ser vaginal, eu consegui fazer vaginal) e não esperar pela amniocentese, e assim fiz o problema é que as vilosidades foram contaminadas por um fungo no laboratorio ao fim de oito dias da colheita, o resultado foi inconclusivo, resumindo tive de fazer tb a amniocentese às 16 semanas:( se soubesse o que sei hoje tinha logo partido para a amniocentese, nem rastreio tinha feito...o exame em si não me custou nada quando dei por isso já a dra.estava retirar o liquido e a terminar, custa mais a espera dos resultados... boa sorte beijinhos

claudiasus -
Offline
Desde 30 Mar 2011

Olá eu sou a Cláudia e tenho 38 anos na minha 2ª gravidez a eco das 12 semanas deu a TN aumentada apesar de ter feito os bioquímicos fiz na mesma a amniocentese e correu tudo bem :), agora nesta 3ª gravidez pela idade aconselharam a amniocentese e eu disse logo que sim que faria vou fazer dia 9/12 não tenhas medo vai o mais calma possível e faz o repouso que tudo corre pelo melhor. Depois vem contar como correu, boa sorte Sorriso

babyBi -
Offline
Desde 14 Mar 2013

olá, eu tenho 37 anos, o meu teste bioquimico deu negativo e optámos por não fazer a amniosintese. Fizeram-me um ecocardiograma ao coração da bebé e um exame á cabeça da bebé e estava tudo normal.
Se estás em duvida acho que deves fazer sem medo.

Sobre babyBi

Se podia não amamentar? Podia, mas não era a mesma coisa.

MarleneS -
Offline
Desde 23 Set 2014

Olá meninas!
Tenho 35 anos, e estava a tentar engravidar desde os 30.
Acabámos por fazer FIV, que felizmente correu bem, e às 12 semanas fiz a ECO, onde estava tudo normal, as mediçoes da nuca, do nariz, mas devido à idade fiz o rastreio para as trissomias.
Esta semana, faço 13 semanas e ontem, fui a uma consulta que me disseram ser basicamente para esclarecimentos, devido à minha idade.
Para meu espanto, tinham o resultado do rastreio, e... deu positivo Triste
Ainda estava a digerir essa noticia, já tinha de tomar outra, se fazia a amniocentese, ou nao.
Como nao sabia para o que ia, nao estava preparada nem informada, mas também nao senti apoio nem ajuda da medica, no sentido de me esclarecer.
Obviamente que decidi fazer, mas continuava receosa se teria tomado a melhor decisao.
Confesso que saí de lá de rastos, e se o meu marido inicialmente encarou bem, qto mais ele pensava no assunto, também ele começou a ir-se abaixo.
A medica chegou mesmo a dizer para irmos pensando se keremos avançar com a gravidez, caso o bebe tenha problemas!
Esta gravidez é mto desejada por toda a familia e estamos todos apreensivos k algo corra mal, e como até agora tem corrido tudo relativamente bem, ninguem estava preparada para este susto.
Ler as vossas mensagens descansou-me, mas por via das duvidas, markei outra eco, agora numa clinica privada, somente para irmos mais descansados para o teste, e termos alguma segurança de que o n/ bebe está bem, e que este teste é mesmo só um proforma...
Está marcado para dia 17/12... torçam por mim meninas!

Sonhadora22 -
Offline
Desde 18 Set 2011

Olá a todas.
Apesar de muito jovem (26 anos) a medição da nuca ( com presença do osso nasal) deu bastante alterada. Nem sequer fiz o rastreio bioquímico.

Às 16 semanas fiz a amniocentese. O exame custa um bocado por se sente a agulha a entrar, e a mim a medica teve de puxar 2 vezes pois não conseguiu apanhar líquido à primeira.
Fiquei de repouso 1 semana e correu tudo bem.

Inicialmente estava com medo do procedimento, mas acho que foi a melhor coisa. Agora tenho mesmo a certeza que a nossa baby é saudável.

Vai sem medo... Mas como tem sido difícil engravidares pede 1 semana de repouso e não 2 dias.. E ficas bem de certeza.

Boa sorte Sorriso

Ana_Ritinha -
Offline
Desde 20 Jun 2014

Olá mamãs.
A minha eco deu que tinha o osso nasal reduzido e como o rastreio deu valores alterados para trissimia21 aconselharam me a fazer a amniocentese ou o teste harmony. Andei a pesquisar e realmente o teste harmony era a melhor opção. Dias depois, com a cabeça mas fresca pensei que seria desnecessário fazer o teste Harmony visto a amniocentese ter um risco de aborto muito muito reduzido, se seguir todos os procedimentos nada poderia acontecer. e assim foi fiz a amniocentese ás 16 semanas e disseram me que teria que esperar pelo resultado umas 4 a 5 semanas......
Só sei que ontem fez as 5 semanas e o hospital ainda não tem o resultado.
Numa próxima gravidez não me vou deixar enganar..... Vou optar pelo o Harmony, pode se fazer ás 10 semanas, não tem risco nenhum e só esperas a 2 ou 3 semanas e é 99% viável. E também já disse á minha medica que nunca mais iria fazer o rastreio bioquímico, avançaria logo para o teste harmony.
É a minha opinião. Mas isto é os hospitais do sul….. no centro e no norte as coisas são mais rápidas.
Bjs e que te corra tudo bem

Gabrielaferreira -
Offline
Desde 05 Mar 2010

Olá a todas Sorriso
Agradeco a partilha das vossas experiências, acabei por fazer o teste Harmony , uma vez que não se corre qq risco de aborto , agora é esperar pelo resultado que demora cerca de 2 semanas .
Assim que tenha o resultado venho aqui compartilhá-lo com vocês .
Bjinhos

Andy77 -
Offline
Desde 14 Nov 2014

Também tenho 37 anos e espero o rastreio bioquímico. Pela eco a médica diz q a Tanslucência da Nuca está óptima. Ela diz que o que pode aumentar o risco é mesmo o factor idade. Durante esta espera tenho pensado na amniocentese e não estou muito receptiva a fazer. Tenho pesquisado mas não sei mesmo o que fazer se o resultado vier positivo. BabyBi porque fez o ecocardiograma ao coração do bebé e um exame à cabeça se o resultado foi negativo?