Ambientes mais humanizados nos Hospitais, para quando? | De Mãe para Mãe

Ambientes mais humanizados nos Hospitais, para quando?

Responda
2 mensagens
Amarte -
Offline
Desde 29 Jul 2009

Descobri um artigo que me pareceu interessante e decidi partilhar. Vejam aqui - http://www.paisefilhos.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=677&...

Sobre Amarte

A Sofia tem três fadas madrinhas: *anafaria3*; *mae_grande* e *sissi80*.
DPP: 13 de Fevereiro de 2010 Data marcada: 2 de Fev.

Angelzinha_Ca -
Offline
Desde 27 Fev 2010

Concordo plenamente contigo. Os hospitais deveriam criar um ambiente mais humanizado. E o pessoal que lá trabalha também deveria ser mais humano.É claro que também temos gente bastante competente e muito humana mas, pelas experiências desagradaveis que tenho tido, posso dizer-te que já vi coisas brutais. Tratam as pessoas como meras senhas que precisam de ser despachadas e não como gente que está a precisar de ajuda, muitas vezes em casos mais graves. Dão-se noticias terriveis como se se tivesse a ter uma simples conversa de café, banal e sem implicações algumas no estado emocional de uma pessoa e pouco se explica sobre o estado de saúde e cuidados que se teve ter. Temos nós que arrancar tudo a ferros da boca dos senhores doutores porque, como eles sabem, não têm a noção que deveriam ter...a de que os outros precisam de receber os conselhos que eles têm para dar. Limitam-se a despachar as tais senhas para ir beber um cafezinho, ou almoçar ou conversar com o colega que está no gabinete ao lado. É constrangedor! Sobretudo quando se trata de casos graves. E numa unidade de Obstetricia/ Parto deveriam ser muito mais humanos pois é tão dificil a gravidez de algumas pessoas, é um momento tão importante e ao mesmo tempo de tanta fragilidade e medo que todo o apoio é necessário e quantas e quantas vezes tratam, novamente, as pessoas como meros numeros que aparecem e não como gente que tem sentimentos.

Necessitamos sim, necessitamos urgentemente e cada vez mais de um ambiente humano e em que possamos confiar.

A minha ultima experiencia na unidade de Obstetricia não foi nada mas mesmo nada agradável. Tive uma crise de ansiedade, desatei a chorar e a pedir que me tirassem o soro e eis que a senhora enfermeira, arrogantemente e fria como gelo, desata a gritar comigo e a dizer para me acalmar que tinha muita gente para atender e que eu teria que aguentar-me sozinha. Piorei de minuto para minuto, chamei-a novamente e pedi que me chamasse um médico para ver se podia atender ao meu pedido. Já não aguentava mais, estava em panico e por mais que quisesse acalmar-me não conseguia. Virou-se para mim e mandou-me calar. Abriu-me a porta e disse que tinha muita gente para atender e para eu me calar. Comecei a não aguentar mais e implorei que me chamassem um médico. Depois de tanta insistencia ela lá acedeu, olhando para mim com aquele olhar desumano que me angustiou ainda mais e trancou a porta, batendo com muita força e dizendo " Isto é insuportavel, acabo de lhe por o soro e tenho que o tirar. Já viu...para uma enfermeira isto é desgastante." Escusado será dizer que ali, muito mais desgastada estava eu, preocupada com o meu bebé pois ninguém me explicava o que eu tinha e eu não parava com dores, com vomitos ao ponto de não segurar nada no estomago e com receio. E eu agora pergunto, será que escolhem a gente apropriada para estar a cuidar de quem precisa? Com tanta gente no desemprego e com vontade de ajudar, deem uma chance a essa gente e o mundo será bem melhor.

Desculpa o longo comentário mas quis compartilhar esta experiência e apoiar a tua opinião.

Beijinho

Ca